• Nenhum resultado encontrado

Os Primeiros Módulos da LCNM e a Formação do Professor que Ensina

Os quatros primeiros módulos, comuns para as três habilitações pretendidas (Física, Matemática e Química) são assim nomeados: “Módulo 1 - Introdução as Ciências da Natureza e Matemática”, “Módulo 2 - Terra e Universo”, “Módulo 3 - Biodiversidade” e “Módulo 4 - Manutenção dos Sistemas Vivos”. Com esses títulos e ementários observa-se que os conteúdos dos módulos estão próximos aos que são desenvolvidos na disciplina escolar Ciências do Ensino Fundamental (EF).

As ementas foram divididas em três componentes para abarcar as três bases de sustentação, denominadas: Fundamentos Matemáticos para o Desenvolvimento das Ciências, Fundamentos da Educação e Instrumentalização dos Componentes na Prática Pedagógica.

Observa-se que essas três componentes estão próximos da classificação das disciplinas por eixos de desenvolvimento que foram utilizados para análise do curso de Licenciatura em Matemática no capítulo anterior. Sendo assim, considera-se que se buscou constituir em um único elemento curricular, o módulo, as características das diversas disciplinas que compõem cursos de formação de professores, ou seja, disciplinas predominantemente de ampliação da cultura geral, aqui consideradas compondo o eixo de desenvolvimento Escolar de Nível Superior, de desenvolvimento da Cultura Acadêmico- Científica, neste caso seriam trabalhados os conteúdos de ciências relacionados aos temas de cada módulo mais os “fundamentos matemáticos para o desenvolvimento das ciências”, e o eixo composto por disciplinas fomentadoras da Cultura Profissional, onde seriam ampliados os conteúdos relacionados aos “fundamentos da educação” e “instrumentalização dos componentes na prática pedagógica”.

Na ementa do Módulo 1, Introdução as Ciências Matemáticas e da Natureza, a primeira componente, fundamentos matemáticos para o desenvolvimento da ciências, apresenta conteúdos matemáticos para o entendimento dos números, sua história, representações e os conjuntos numéricos. A ementa é complementada com itens sobre

história das ciências, desde a antiguidade a contemporaneidade, com destaque final a história das ciências no Brasil.

Na segunda componente, fundamentos da educação, a ementa desse módulo indica discussão sobre educação, sociedade, e o trabalho da docência.

Estudos sobre a relação entre a história da construção do conhecimento e o processo ensino-aprendizagem e consequências nas propostas curriculares de ensino de ciências aparecem na ementa como a terceira componente do Módulo 1, instrumentalização dos componentes na prática pedagógica.

Nos temas matemáticos na ementa do Módulo 2 - Terra e Universo encontra-se formas e medidas, com estudos sobre geometria plana e espacial, sistemas de coordenadas, vetores e trigonometria. Nos temas sobre ciências têm-se partículas, forças e interações, origem da terra, sua estrutura, magnetismo, satélites, sistema solar e o universo.

Para a fundamentação da educação é indicada na ementa debates sobre a compreensão do conhecimento humano, suas possibilidades e limites (epistemologia), do próprio homem e as consequências dessas reflexões na prática educativa.

Na parte de instrumentalização os estudos são sobre as fases e estágios do desenvolvimento do ser humano e a relação com o ensino de ciências e matemática, complementada por estudos sobre os PCN, com planejamento de unidades e projetos.

No Módulo 3 - Biodiversidade, a componente “fundamentos matemáticos para o desenvolvimento das ciências” indica estudos sobre funções e seus tipos, equações algébricas e sistemas lineares, matrizes e vetores, números complexos, origem da vida, desenvolvimento, organização e sustentação da vida, diversidade e evolução.

Conceitos básicos de sociologia e educação como fenômeno social são indicados como temas para o componente fundamentos da educação do Módulo 3, assim como processos de ensino aprendizagem, o ensino de ciências e a formulação de problemas, a relação entre os saberes científicos e os saberes dos alunos.

No último Módulo da primeira parte do curso, Módulo 4 - Manutenção dos Seres Vivos, os conteúdos de matemática elencados na ementa são próximos aos de um curso de cálculo, que incluem continuidade, limite, séries, derivadas, integrais (definidas e indefinidas) e equações diferenciais ordinárias. Complementando a ementa, para a componente “fundamentos matemáticos para o desenvolvimento das ciências”, temos os temas: relações de Ciência, Tecnologia e Sociedade, explorações dos recursos naturais e questões ambientais.

Para a componente fundamentos da educação, na ementa do Módulo 4 os conteúdos são sobre psicologia para a “compreensão do processo do desenvolvimento da criança em suas dimensões cognitivas, afetivas, psicomotora e social” (UFMT, 2002, fl. 56).

Como instrumentação dos componentes na prática pedagógica a ementa do Módulo 4 apresenta como conteúdo a prática de investigação sobre o ensino de ciências, e a pesquisa como alternativa de prática pedagógica.

As ementas dos quatro primeiros módulos apresentam destaque para temas matemáticos, mas não são ementas de disciplinas usuais de um curso de formação de professor de matemática, assim como a parte de ciências das ementas dos módulos não são ementas, ou parte de ementas, de disciplinas acadêmicas dos campos de conhecimento correlatos. Há, neste caso, uma tentativa em definir novas disciplinas escolares para a formação de professores de ciências e matemática. Essa tentativa é no sentido de se juntar em uma só disciplina os três eixos de desenvolvimento de curso de formação de professores apresentados no capítulo anterior, que estudou o movimento na trajetória histórica das disciplinas da Licenciatura em Matemática do campus de Cuiabá da UFMT, nos eixos desenvolvedores: Escolares de Nível Superior, Cultura Acadêmico-Científica e Cultura Profissional. Ou seja, a busca é de aglutinar disciplinas, que tem prioritariamente as características descritas para cada eixo, em uma só, realizando, assim, uma interdisciplinaridade de disciplinas escolares de nível superior na formação de professores, constituindo, assim, uma nova disciplina escolar.

Nos capítulos: “A Ciência e as Ciências: da Especialização aos Campos Disciplinares” e “Disciplinas Escolares e Matérias de Ensino: das Práticas Docentes a Cultura Escolar”, observamos que a constituição e caracterização de uma disciplina passam por movimento histórico para clarear suas finalidades, princípios, normas, ritos, constituindo melhor seus conteúdos, conhecimentos, práticas, hábitos e uma comunidade de praticantes, dirimindo as possíveis controvérsias, sendo coletivamente estabilizada para se transformarem de fato em parte integrante da cultura escolar, no caso das disciplinas escolares, ou acadêmica científica no caso de campo de conhecimento. Portanto, para que os módulos propostos no projeto da LCNM se tornem disciplinas escolares de nível superior se faz necessário novas reedições do curso, superando a perspectiva experimental do projeto, para que cada módulo possa ter uma trajetória temporal, determinando uma história que os caracterizem como disciplinas, tornando-se assim disciplinas acadêmicas.

Mesmo mostrando uma proximidade dos conteúdos das disciplinas escolares onde atuam os professores em formação, não há menção a elas, disciplinas escolares e suas organizações na escola, como conteúdos a serem tratados na formação docente. Os ementários dos módulos são no sentido de capacitar os alunos nos conteúdos que ali estão elencados e instrumentaliza-los com ferramental para o ensino desses conteúdos no seu, dos alunos, trabalho nas escolas.

O aluno que optar pela habilitação em ensino de Matemática da LCNM deve passar obrigatoriamente por essa primeira parte do curso, os quatro primeiros módulos com dois anos de duração. Essa metade do curso está relacionada a formação geral em ciências com conteúdos de matemática relacionados. Portanto, o resultado dessa primeira parte do curso é de uma formação geral, de ampliação da cultura geral do aluno, com alguns elementos de conteúdos de disciplinas acadêmicas de Matemática, os “fundamentos matemáticos para o desenvolvimento das ciências”, e profissionalizantes, desenvolvidos prioritariamente nas componentes das ementas “fundamentos da educação” e “instrumentação dos componentes na prática pedagógica”.