• Nenhum resultado encontrado

2 PERCURSO METODOLÓGICO DA PESQUISA

2.4 Contexto e Sujeitos da pesquisa

2.4.2 Os professores de matemática iniciantes, egressos do curso de

localização e contato com os professores participantes da pesquisa

A pesquisa foi realizada com cinco professores de matemática em início de carreira que atuam na Educação Básica na cidade de Ji-Paraná, estado de Rondônia. Para escolha desses professores foram estabelecidos quatro critérios, sendo os seguintes:

Quadro 4 – Critérios estabelecidos para escolha dos professores participantes

Critérios Justificativa

Ser egresso do curso de

Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji- Paraná/RO

Optou-se somente pelos egressos da Licenciatura em Matemática da UNIR do Campus de Ji-Paraná, pelo fato de que o curso ofertado nessa cidade foi o segundo do estado. Além do mais, Ji-Paraná localiza-se na parte central do estado de Rondônia, evidenciando desse modo a importância do curso para a formação de professores de matemática, em especial para o interior do estado. A escolha pelos egressos do referido curso do Campus de Ji-Paraná está também relacionada a aspectos pessoais e profissionais, a saber: Por ser a cidade em que nasci e resido e, portanto, possibilita um melhor acesso às informações referentes aos egressos; Por ter cursado o curso de Licenciatura em Matemática na referida instituição, o que me permite ter um olhar mais aprofundado a respeito da formação proporcionada pelo curso; E ainda, acrescenta-se o fato de que após iniciar o doutorado e de definir a proposta de pesquisa, tive a oportunidade de começar a trabalhar como professora no curso de Licenciatura em Matemática na UNIR, Campus de Ji-Paraná.

Ministrar a disciplina de matemática na Educação Básica

Os professores poderiam ter outra atividade profissional ou atuar no Ensino Superior ou Técnico, ministrar outras disciplinas, contudo seria imprescindível para a pesquisa que os participantes atuassem com a disciplina de matemática na Educação Básica.

Estar atuando há no máximo três anos como profissional docente

A determinação desse período para escolha dos professores se justifica pelo fato de que o professor é caracterizado como iniciante, por Huberman, por exercer a docência há no máximo três anos. Portanto, para a pesquisa selecionou-se somente os licenciados, egressos do curso de Licenciatura em Matemática, que exercem a docência há no máximo três anos.

Aceitar o convite para

participar da pesquisa Uma vez feito o convite para os professores, cabia somente a eles decidirem pela participação voluntária ou não na pesquisa.

Tendo em vista o estabelecimento de critérios para seleção dos professores de matemática iniciantes para participar da pesquisa, iniciou-se o processo de identificação dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Ji-Paraná com a finalidade de posteriormente localizar os possíveis participantes que atendessem de início os três primeiros critérios. Para a identificação e seleção desses professores, recorreu-se à Secretaria de Registros e Controle Acadêmico (SERCA) da UNIR, Campus de Ji-Paraná, para se obter a relação de egressos de 2010 a 2014/1, com seus respectivos endereços de e-mail. A escolha por esse período se justifica pelo fato de que se considera que, após a conclusão do curso, nem sempre o licenciado consegue ingressar na carreira docente. A solicitação de dados à SERCA foi formalizada no dia 18/09/2014, informando sobre a proposta da pesquisa e da necessidade de se ter acesso à relação de egressos com seus respectivos e-mails. A resposta da SERCA foi obtida no dia 05/10/2014, contendo as informações solicitadas.

Quadro 5 – Quantidade de egressos com informações disponibilizadas pela SERCA

Ano Quantidade egressos de Quantidade de egressos com endereços de e-mail

2010 18 8 2011 10 8 2012 7 6 2013 5 5 2014/ 1 2 2 Total 42 29

Fonte: Elaborado pela pesquisadora mediante as informações fornecidas pela SERCA.

No mesmo dia 05/10/2014, foi elaborado um e-mail e enviado para os vinte e nove licenciados, convidando-os e os informando sobre a proposta da pesquisa. No texto do e-mail foi feita uma identificação profissional e solicitado que caso os licenciados tivessem interesse em participar da pesquisa, que inicialmente respondessem o questionário (apenso na p. 268) que estava em anexo, e que posteriormente entraria em contato para maiores esclarecimentos sobre a participação na pesquisa, bem como para obter a assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) (apenso na p. 265). O questionário tinha por objetivo obter informações sobre a formação acadêmica e atuação profissional, buscando identificar em especial se o profissional exercia a docência e se estava ministrando a disciplina de matemática na Educação Básica em um período de até três anos. Dos vinte e nove egressos, somente dez responderam o questionário e, por conseguinte, o e-mail, e dentre os dez, sete afirmaram serem professores de matemática. No entanto, desses sete, apenas

quatro estavam exercendo a docência há no máximo três anos. Em princípio se obteve quatro professores, sendo dois (Marcos e Elisa) da cidade de Ji-Paraná, uma professora (Janaina) de Vilhena e um professor (Elias) de Urupá.

Então, procurou-se recorrer a outras estratégias para aumentar a quantidade de professores para participar da pesquisa, principalmente os que residiam na cidade de Ji- Paraná, pela facilidade na logística. No dia 10/10/2014 fui à Coordenadoria Regional de Educação (CRE)13, localizada no primeiro distrito da cidade de Ji-Paraná, com intuito de colher a assinatura do diretor em uma autorização (apenso na p. 267), que possibilitava entrar em contato com os professores de matemática iniciantes nas escolas, já identificados, para tratar de assuntos referentes à participação desses professores na pesquisa. Então, foi aproveitada a oportunidade para explanar sobre a proposta da pesquisa, assim como para entregar uma cópia impressa do projeto.

O diretor da CRE concedeu a autorização e na conversa foi verificado se era possível ter acesso à relação de professores de matemática recém contratados, de forma emergencial e efetiva, juntamente com o nome das respectivas escolas em que estes profissionais atuavam. Após o diretor informar que isso seria possível, ele indicou o responsável pelo setor que poderia fornecer as referidas informações, ficando acordado que seriam enviadas, após uma semana, as informações solicitadas via e-mail. Como não foi obtida a resposta, procurou-se insistir por meio de algumas ligações, visitas e e-mails, no entanto não se obteve êxito.

Então, recorreu-se a outras alternativas e em uma conversa com a professora Márcia, colega de trabalho na UNIR, surgiu a ideia de encaminhar um e-mail para a turma dos egressos do curso, para a qual havia ministrado a disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental no final do primeiro semestre de 2013/1, convidando os que estivessem lecionando para participar da pesquisa. O e-mail foi encaminhado no dia 24/02/2015 e obtive respostas de quatro egressos, sendo que dois deles confirmaram que estavam trabalhando como professores. Desses dois, um deles não havia concluído o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de modo que nesse processo consegui obter a participação na pesquisa de somente mais uma professora (Joana), que reside na cidade de Rolim de Moura. Na busca por obter uma quantidade maior de professores de matemática iniciantes na pesquisa, recordei-me de que no ano de 2014/1, quando ministrava a disciplina de estágio supervisionado do ensino

13 No estado de Rondônia há 13 (treze) Coordenadorias Regionais de Educação, que se localizam nas seguintes

cidades: Ji-Paraná, Guajará Mirim, Jarú, Ouro Preto D’Oeste, São Francisco do Guaporé, Extrema, Rolim de Moura, Cerejeiras, Ariquemes, Porto Velho, Pimenta Bueno, Vilhena e Cacoal. Disponível em:< http://www.seduc.ro.gov.br/portal/index.php/acessos-uteis/links-mapacres.html>. Acesso em: jun.2015.

fundamental, em uma das visitas aos licenciandos nas escolas, havia conhecido uma professora iniciante (Fabiane). Após enviar-lhe um e-mail no dia 02/03/2015, convidando-a e solicitando que respondesse o questionário, a professora aceitou participar da pesquisa.

Além disso, conversei com professores da UNIR que mantinham contato com egressos do curso a fim de que pudessem ajudar a fazer contato com os licenciados que estavam lecionando. Então, com a mediação do professor Emerson e do professor Marlos, colegas de trabalho na UNIR, obtive a adesão de mais dois professores da cidade de Ji-Paraná, o professor Elton por meio do professor Emerson, e a professora Érica pelo professor Marlos. Desse modo, chegou-se à quantidade de oito professores de matemática iniciantes, sendo: cinco que residem em Ji-Paraná, um na cidade de Vilhena, um em Rolim de Moura e um em Urupá.

Assim, obteve-se dados, resultantes da aplicação de questionário e entrevista, desses oito professores. Contudo, no processo de organização e sistematização, verificou-se que havia uma quantidade significativa de dados. Em decorrência disso, considerou-se que seria necessário reduzir a quantidade de professores para compor o relatório final da pesquisa, sem prejudicar a interpretação e análise dos dados. Em princípio, estabeleceu-se um critério que pudesse ajudar nessa delimitação, optando-se somente pelos professores que atuavam profissionalmente na cidade de Ji-Paraná/RO, resultando assim em cinco professores, a saber: Elisa, Elton, Érica, Fabiane e Marcos. Além do mais, Joana, da cidade de Rolim de Moura, única professora que atuava em escola particular, comunicou posteriormente que havia sido demitida. O professor Elias, de Urupá, havia abandonado a profissão docente e migrado para a área de segurança pública, por meio de concurso. Por fim, a professora Janaína, de Vilhena, embora atuasse no Ensino Médio, portanto na Educação Básica no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), trabalhava também no Ensino Técnico e no curso de Licenciatura em Matemática, sendo que a referida professora, em entrevista, destacou que antes de atuar no IFRO havia trabalhado menos de seis meses em uma escola pública, e por diversas razões optou em solicitar exoneração do cargo. Para preservação da identidade dos professores que participaram da pesquisa, visando desse modo mantê-los no anonimato, foram utilizados nomes fictícios.