• Nenhum resultado encontrado

processamento de doce em pasta (tipo cremoso)

2.7 Processamento do doce em pasta de ba nana tipo cremoso

2.7.3 Outras informações importantes

» Caso a polpa utilizada tenha sido obtida sem adição de água, deve-se adicionar 20% de água potável a formula- ção em relação à quantidade de polpa.

» Para o doce de banana cremoso assim, como de frutas que não são muito ácidas, recomenda-se a adição de 0,4% de ácido cítrico como agente acidificante na formulação em relação à quantidade de polpa da fruta. Para frutas mais ácidas, como a goiaba, recomenda-se a adição de 0,25% de ácido cítrico na formulação do doce em relação à quantidade de polpa utilizada. O ácido cítrico pode ser pesado e misturado diretamente com os demais ingre- dientes secos, ou ser dissolvido em uma pequena quan- tidade de água e adicionado à polpa, seguido de homo- geneização. O ácido cítrico, além da função de acidificar, naturaliza o sabor doce, fazendo com que o sabor da fru- ta seja melhor percebido no produto.

» No processamento de doces de frutas, podem ser adi- cionada uma série de produtos conservantes que pos- suem a finalidade de prolongar e garantir a estabilidade microbiológica do produto. A legislação brasileira (RDC nº 8, de 06 de março de 2013) permite a adição de até 0,1% (1g/kg) de benzoato de sódio (ácido benzóico), iso- ladamente. ou ácido sórbico em combinação ou sorbato de potássio, cálcio ou sódio em relação a quantidade de polpa. Geralmente são esses os conservantes mais utili- zados para os doces cremosos.

» Caso seja utilizado o sorbato de potássio como conser- vante, ele deve ser adicionado apenas quando o doce es- tiver próximo ao ponto final, dissolvido com um pouco de água potável.

» A adição de conservante no produto é opcional, no en- tanto a sua adição garantirá mais estabilidade microbio- lógica ao produto após o processamento.

» Recomenda-se a preparação sanitária das embalagens que receberão os doces, com a esterilização das embalagens de vidro e tampas metálicas por imersão em água a 100°C por 5 minutos, caso sejam utilizadas esse tipo de material para o acondicionamento dos doce,s ou a sanitização com imersão em água clorada a 100 ppm por 15 minutos se as embala- gens forem plásticas de polipropileno. O controle de quali- dade da embalagem na produção de doces é muito impor- tante, visto que é um ponto crítico de controle, que, podem contaminar ou favorecer o desenvolvimento microbiano no produto caso não tenha realizado os devidos cuidados. » Os doces devem ser acondicionados nas embalagens de modo que preencham não menos que 90% de toda a área de acondicionamento.

O fluxograma de produção de doce cremoso de outras frutas pode variar até a obtenção da polpa, dependendo das características físicas e fisiológicas de cada tipo de fruta, mas após a obtenção da polpa, o fluxograma de processamento é praticamente o mesmo. Vale ressaltar que, para algumas frutas, o doce não é obtido a partir do fruto maduro, ou da polpa, a exemplo do doce de mamão cremoso, que é obtido a partir do fruto verde (sem cascas e sementes) triturado, ralado ou moído em tamanho pequeno e fino, e seu ponto final é definido mediante a verifica- ção do °Brix e da aparência dos pedacinhos de mamão que devem ficar.

Referências

BOLZAN, A. B.; PEREIRA, E. A. Elaboração e caracterização de doce cremoso de caqui com adição de sementes da araucária. Brazilian Journal Food Technology, v. 20, n. p.1-11, 2017. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução Normativa n° 12, de 24 de julho de 1978. Regulamento técnico para padrões de identidade e qualidade de alimentos e bebidas. Diário Oficial [da] República Federati- va do Brasil, Brasília, 24 jul. 1978.

____________. Resolução n° 9, de 11 de dezembro de 1978. Re- gulamento técnico para padrões de identidade e qualidade de alimentos e bebidas. Diário Oficial [da] republica Federativa do Brasil, Brasília, 11 dez. 1978.

____________. Portaria n°. 326, de 30 de julho de 1997. Regu- lamento técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos produtores/ industrializadores de alimentos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 30 jul. 1997.

____________. Resolução nº 12, de 2 de janeiro de 2001. Regu- lamento sobre padrões microbiológicos para alimentos e seus Anexos I e II. Diário Oficial [da] República Federativa do Bra- sil, Brasília, n. 7, jan. 2001.

____________. Resolução n° 259, de 20 de setembro de 2002. Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embala-

dos. Diário Oficial [da] republica Federativa do Brasil, Brasília, 23 nov. 2002.

____________. Resolução n° 359, de 23 de dezembro de 2003. Regulamento Técnico de Porções de Alimentos Embalados para fins de Rotulagem Nutricional. Diário Oficial [da] repu- blica Federativa do Brasil, Brasília, 26 dez. 2003.

____________. Resolução n° 360, de 23 de dezembro de 2003. Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional. Diário Oficial [da] republica Federativa do Brasil, Brasília, 26 dez. 2003. ____________. Resolução RDC nº 272, de 22 de setembro de 2005. Regulamento técnico para produtos de vegetais, produ- tos de frutas e cogumelos comestíveis. Diário Oficial [da] Re- pública Federativa do Brasil, Brasília, 23 set. 2005.

____________. Resolução nº 8, de 06 de março de 2013. Dispõe sobre a aprovação de uso de aditivos alimentares para produ- tos de frutas e de vegetais e geleia de mocotó. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 06 mar. 2013. FREIRE, M. T. A.; PETRUS, R. R.; HASHIDA, J. C.; FAVARO- -TRINDADE, C. S. Avaliação física, química e sensorial de doce cremoso de goiaba acondicionado em bisnaga plástica. Brazi- lian Journal of Food Technology, v. 12, n. 3, p. 172-180, 2009. LEITE JÚNIOR, B. R. C.; OLIVEIRA, P. M.; CASTRO, R.L.E.; MAR- TINS, E.M.F.; LAMA, J.M.N. Características físicas, químicas e

sensoriais de doce de manga cremoso acrescido de farinha de okara. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 20, n. 1, p. 111-121, 2013.

MOURA, R. L.; SILVA, A. P.; SILVA, F. G.; LIMA, S. P.; SOUZA, P. A. Avaliação da qualidade físico-química em doces cremosos de goiaba comercializados em Limoeiro do Norte-CE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, n. 3, p. 303-306, 2014.

SILVA, M. P.; CUNHA, T. A.; MOREIRA, R.M.; CANUTO, J. W.; CAMPOS, R. C. A. B.; MARTINS, E.M.F.; MARTINS, M.L. Ela- boração e caracterização de doce cremoso de frutos de juçara (Euterpe edulis Martius) com banana e abacaxi. Higiene Ali- mentar, v. 30, n. 260/261, p. 94-99, 2016.

VENDRUSCOLO, C. T.; MOREIRA, A. S.; VENDRUSCOLO, J. L. S. Tecnologia de frutas e hortaliças: geleias, doces cremosos e em massa. Ed. Universitária UFPel, Pelotas-RS, 2009. 78p.