• Nenhum resultado encontrado

OUTROS PRODUTOS DE SAÚDE

4. DISPENSA DE PRODUTOS EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA

4.3. OUTROS PRODUTOS DE SAÚDE

Produtos como medicamentos e produtos veterinários; medicamentos e produtos homeopáticos; produtos naturais; dispositivos médicos; suplementos alimentares e produtos de alimentação especial; produtos fitofarmacêuticos; produtos cosméticos e de higiene corporal; artigos de puericultura e produtos de conforto[2], podem ser encontrados em farmácias. Destes apenas vou destacar aqueles que apresentam, na FD, uma maior procura pelos utentes.

4.3.1. MEDICAMENTOS DE USO VETERINÁRIO

De acordo com DL n.º 148/2008, de 29 de julho, considera-se um medicamento veterinário “toda a substância, ou associação de substâncias, apresentada como possuindo propriedades curativas ou preventivas de doenças em animais ou dos seus sintomas, ou que possa ser utilizada ou administrada no animal com vista a estabelecer um diagnóstico médico-veterinário ou, exercendo uma ação farmacológica, imunológica ou metabólica, a restaurar, corrigir ou modificar funções fisiológicas” [30]. Na FD, parte de um dos lineares localizados na área de atendimento, é dedicado a este tipo de produtos que

apresentam na sua embalagem, em fundo verde, a inscrição "Uso Veterinário”, para que sejam facilmente reconhecidos [30].Em termos de relevância no nível de vendas, há a destacar, além dos anticoncecionais (ex: Pilusoft®, Pilucat®, Piludog®, Megecat®), os desparasitantes quer de uso interno (ex: Paravet®, Drontal®, Cazitel®, Tenil Vet®), quer de uso externo (ex: Frontlline®, Advantix®, Eliminall®). De ressalvar a grande procura do desparasitante externo Eliminall®. Este desparasitante é constituído pela substância ativa Fipronil e tem eficácia durante um mês, sendo que a elevada procura se deve ao baixo preço apresentado.

4.3.2. DISPOSITIVOS MÉDICOS

De acordo com o DL n.º 145/2009, de 17 de junho, entende-se por dispositivo médico “qualquer instrumento, aparelho, equipamento, software, material ou artigo utilizado isoladamente ou em combinação"..."cujo principal efeito pretendido no corpo humano não seja alcançado por meios farmacológicos, imunológicos ou metabólicos"..."destinado pelo fabricante a ser utilizado em seres humanos para fins de: diagnóstico, prevenção, controlo, tratamento ou atenuação de uma doença" [31]. Os dispositivos médicos podem ser enquadrados em diferentes classes de acordo com potenciais riscos decorrentes da conceção técnica e do fabrico. Assim, existem dispositivos médicos de baixo risco (classe I), médio risco (classe IIa e IIb) e alto risco (classe III), dependendo da duração do contacto com o corpo humano, se é um dispositivo invasivo ou não invasivo, qual a anatomia afetada pela utilização e os riscos potenciais decorrentes da conceção técnica e do fabrico [31, 32]. Devido à grande prevalência de doentes diabéticos na região, os produtos desta categoria que são mais requeridos pelos utentes da FD são lancetas e tiras para controlo da glicémia. De destacar a grande aposta que a FD tem feito em produtos ortopédicos principalmente no que toca a calçado e meias de descanso e compressão. Outros produtos com alguma procura são seringas, gazes e compressas, testes de gravidez, etc.

4.3.3. PRODUTOS COSMÉTICOS E DE HIGIENE CORPORAL

A crescente preocupação da sociedade com a aparência levou, nos últimos anos, a um aumento da procura de produtos cosméticos. De acordo com o DL n.º 189/2008, de 24 de setembro, um produto cosmético consiste em “qualquer substância ou mistura destinada a ser posta em contacto com as diversas partes superficiais do corpo humano, designadamente epiderme, sistemas piloso e capilar, unhas, lábios e órgãos genitais externos, ou com os dentes e as mucosas bucais, com a finalidade de exclusiva ou principalmente os limpar, perfumar, modificar o seu aspeto, proteger, manter em bom estado ou de corrigir os odores corporais” [33]. Apesar de ser alvo de constantes renovações, a FD apresenta pelo menos um linear, na área de atendimento ao público. dedicado, quase na totalidade, a produtos cosméticos e dermofarmácia. Assim, os produtos com maior destaque são os destinados à hidratação do corpo e mãos, durante e após o banho (Uriage®, Caudalie®, Bioderma®, A-derma®, La Roche-Posay®, Klorane®, entre outras), bem como produtos com o objetivo de melhorar certas condições frequentes no rosto como acne, rosácea, manchas ou rugas. A FD tem disponível diversos produtos para a comichão, caspa, cabelos secos, oleosos, queda de cabelo e ainda para cabelos pintados. Considerando a higiene íntima destacam-se as marcas Lactacyd® e Femilyane®. Outros produtos com elevada procura são os que se inserem no grupo de higiene oral, como colutórios, pastas e escovas de dentes. Numa primeira fase, a falta de conhecimentos nesta área e a grande diversidade de produtos existentes fez com que sentisse muitas

dificuldades em aconselhar estes produtos aos utentes, tendo de o efetuar sempre com supervisão. Através da observação dos farmacêuticos e técnicos da FD e após leitura dos panfletos das diversas marcas, fui adquirindo alguns conhecimentos que consegui então aplicar durante o estágio.

4.3.4. ARTIGOS DE PUERICULTURA

A FD tem vindo a apostar cada vez mais nos de produtos de puericultura e de conforto. Estes produtos destinam-se a promover o desenvolvimento (alimentação e sucção) e conforto (sono, relaxamento, higiene, etc.) dos bebés e crianças, durante os primeiros anos de vida. Assim, existe um linear totalmente dedicado a estes produtos, onde constam, por exemplos, diversos artigos da Chicco® (biberões, brinquedos, tetinas, chupetas) e Mustela® (artigos de higiene), papas e leites da Nutricia® e Nestlé®, bem como fraldas da marca Libero®[34].

4.3.5. SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Suplementos alimentares são “géneros alimentícios que se destinam a complementar o regime alimentar normal e que constituem fontes concentradas de determinados nutrientes ou outras substâncias com efeito nutricional ou fisiológico..." [35]. Durante o estágio notei uma elevada de procura de suplementos de magnésio (MagnesiumOK®, Magnesona®, Magnesiocard®, etc) com intuito de combater situações de fadiga física e intelectual, e também do multivitamínico Centrum®. Com o aproximar do Verão constatou-se um aumento de vendas de suplementos alimentares termogénicos. Nesta categoria, destaca-se claramente o Suplemento Alimentar Seca Barriga®. Este, ao aumentar o metabolismo do organismo, contribui para a perda de peso e gordura corporal. Está disponível nas formas de xarope e cápsulas sendo o efeito mais notório quando estas duas são combinadas. Compete ao farmacêutico indicar aos utentes que a toma destes suplementos não substitui um regime alimentar normal e variado e que podem exibir contraindicações e efeitos adversos.

Documentos relacionados