• Nenhum resultado encontrado

Conformidade do Empreendimento com os Princípios do Equador

Princípio 3.0 Padrões Sociais e Ambientais

Aplicáveis

 Gestão da conformidade legal do empreendimento

 Identificação dos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis ao projeto

NE/MA – A NE possui o PS de Identificação dos Requisitos Legais e Outros Requisitos (PS NES GABM SGA 003/2012) em seu SGA. Nesse período não foi evidenciada a atualização da Planilha de Normas e Leis para as questões ambientais. Destaca-se, no entanto, que devido a recente decisão de reestruturação do SGA e, de uma possível interação entre os sistemas de MA e de SST, essa sistemática poderá ser alterada nos próximos monitoramentos e esse procedimento deixar de existir ou ser revitado para compor o novo sistema de gestão da NE.

NE/SST – O procedimento que determina essa metodologia deveria ter sido apresentado na 18ª Missão de Monitoramento, quando as tratativas para contratação da empresa de assessoria jurídica estavam em tramitação. No entanto, pouco se avançou neste processo até o momento (20ª Missão).

O&M/SST – A Eletronorte não apresentará qualquer metodologia de acompanhamento dos requisitos legais, cujas necessidades estarão abarcadas pela NE, fato que corrobora com a necessidade da participação da operadora na estruturação e implantação do sistema de gestão da NE.

OP/SST – As empresas desse grupo possuem ferramentas similares entre si e são consideradas funcionais para identificação e atualização de requisitos legais.

OE/SSTMA – As empresas contratadas da NE não possuem metodologia confiável de acesso aos requisitos, tampouco para indicar o atendimento dos mesmos. No entanto, a NE avalia o nível de atendimento legal por meio da Supervisão de SSTMA (ainda sem suporte metodológico formalizado para a correlação entre supervisão e requisitos legais).

Parcialmente conforme

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador / Padrão de Desempenho do

IFC

Síntese da Avaliação Conformidade

 Avaliação de conformidade legal do Projeto

Quanto à verificação do atendimento aos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis ao empreendimento, para a fase de operação do empreendimento, o procedimento apresentado (PS NES GABM SGA 003/2012) não contempla metodologia para realização de uma avaliação de conformidade legal abrangente, com periodicidade pré-definida, apenas aponta a necessidade de listar os requisitos legais e outros requisitos não atendidos quando forem abertas não conformidades. Segundo a NE a metodologia para avaliação da conformidade legal das questões socioambientais aplicáveis ao projeto seria incorporada ao Manual de Gestão, que deveria ser apresentado no 22º, no entanto, devido a recente decisão de reestruturação do SGA e, de uma possível interação entre os sistemas de MA e de SST, essa metodologia deverá ser alterada nos próximos monitoramentos e esse procedimento deixar de existir ou ser revitado para compor o novo sistema de gestão da NE.

Parcialmente conforme  Obtenção, renovação e atendimento às condicionantes de licenças, autorizações e portarias

A NE possui as seguintes ferramentas de gestão do processo de licenciamento:

 Acompanhamento do licenciamento por meio de reuniões semanais do grupo de trabalho específico;  Atualização da matriz de licenças;

 Sistema de Alerta do SGP (licenças e autorizações do IBAMA, SEMA). Condicionantes que têm prazo para atendimento ou outra demanda entram no Sistema de Alerta. Condicionantes que não têm prazo ou demanda, mas que estabelecem um pré-requisito, entram no controle de ofícios da FR;

 Atualização da planilha de licenças das obras do entorno;

 Controle de Ofícios (a responsabilidade sobre esse controle encontra-se em fase de transição e provavelmente passará a ser realizado pela própria equipe da NE, portanto esse tema será objeto de verificação na próxima missão de monitoramento).

Conforme

 Situação das multas e autos de infração

Foi encaminhado no período o arquivo com a atualização do status de multas e autos de infração recebidos pelo empreendimento. Esse documento não contemplou os autos recebidos na última inspeção do Ministério do Trabalho (realizada após o término desse período de monitoramento). Esses autos serão objeto de acompanhamento na próxima missão de monitoramento.

A NE acompanha de forma bastante adequada autos de infração recebidos por suas contratadas. Ainda que existam registros ocasionalmente, esses são pontuais e prontamente solucionáveis.

Conforme

PD 01: Sistemas de Gerenciamento e Avaliação Socioambiental

 Sistema de Gestão da NE

 SGA O Sistema de Gestão Ambiental ainda não foi consolidado para a fase de operação. Devido a recente mudança na estrutura

organizacional da empresa e da decisão de reestruturação do SGA, além de uma possível interação entre os sistemas de MA e de SST, o plano de ação mencionado nos relatórios anteriores não está mais válido. Em função dessas novas diretrizes, os

Operação – Em desenvolvimento

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador / Padrão de Desempenho do

IFC

Síntese da Avaliação Conformidade

 Sistema de Gestão de SST

NE – A Equipe de SSTMA mantinha um Plano de Ação desde janeiro/2016, onde estavam relacionadas todas as ações necessárias para a implantação do SGI. No entanto, com a recente decisão (20ª Missão de Monitoramento) de unificar as gestões socioambiental com as de SST, o Plano de Ação deverá ser modificado.

Novamente, pouco avanço foi registrado no período, ainda que tenha ficado evidentes esforços para avançar por parte da Equipe de SST da NE. Diversas tratativas e rodadas de reuniões têm ocorrido com a diretoria que assumiu no início deste semestre.

Grande parte dos procedimentos necessários para a implantação do SGI de SST estão minutados, porém resta a elaboração do Manual do Sistema de Gestão; procedimento para tratamento de não-conformidades (ou equivalente) da própria gestão da NE; identificação de perigos e avaliação de riscos.

A Eletronorte indicou que está elaborando procedimentos de cunho operacional, intitulados de “Roteiro de Planejamento de Intervenção e Manutenção em Equipamentos”, cuja elaboração foi iniciada em janeiro/2018.

O/M – Não estava previsto que a Eletronorte, responsável pela operação e manutenção da UHE Belo Monte, apresentasse a estrutura de um Sistema de Gestão próprio para as questões de SST aplicáveis a fase de operação da Usina. No entanto, nesta 20ª Missão de Monitoramento foram relatados e, posteriormente, apresentados documentos que diferem dos que serão implantados pela NE. Assim, torna-se necessário que a Operadora elabore um documento que explique a estrutura pretendida e referencie os documentos que adotará para sua gestão (interna).

OP – As executoras dispõem de metodologias mais desenvolvidas para a composição de um sistema de gestão. O CONGEV, nova montadora que substituirá o CMBM, descreveu sucintamente sua estratégia de atuação e apresentou um plano de gestão para análise da NE de forma antecipada à sua mobilização, porém o documento foi rejeitado.

OE – As empresas executoras das OEs não possuem Sistema de Gestão estruturado devido ao porte dos contratos e a própria cultura dessas empresas, o que é suprido pela Supervisão da NE. Uma vez estabelecido o Sistema de Gestão de SST do Empreendedor, este certamente incluirá as empresas contratadas, suprindo qualquer lacuna que exista.

Em

desenvolvimento pela NE

 Cumprimento dos Programas de SST exigidos por Lei

NE – A NE mantém sua metodologia de Supervisão de SST que avaliam o nível de desempenho no atendimento dos requisitos legais e programas de SST, conforme apresentado na Seção 4.3.1.

O/M – A Eletronorte, responsável pela operação e manutenção da UHE Belo Monte, apresenta pouca informação que subsidie a avaliação deste item. Em relação à autorização do Corpo de Bombeiros, também existem ações sendo executadas para obtê-la, cuja previsão de termino seria dezembro/2017, porém foi postergada para o 1º semestre de 2018. Sobre os planos e programas legais, por intermédio da NE, os documentos foram elaborados e aprovados, porém seguiram para análise da Eletronorte. É importante salientar que esses documentos já estão em tramitação há quase um ano, sem que tenham sido aprovados. O desempenho da Eletronorte está apresentado na Seção 3.1.2.1

Parcialmente conforme

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador / Padrão de Desempenho do

IFC

Síntese da Avaliação Conformidade

OP – Em relação às empresas da OP, o resultado do monitoramento interno para mensuração do desempenho do CCBM encontra-se apresentado e discutido na Seção 4.3.2; e, do CMBM na Seção 4.3.3. A conclusão é que o desempenho é adequado para a fase atual. O ponto de atenção recai sobre a mobilização da nova empresa de montagem. Na seção 4.3.5 está apresentado o desempenho da executora das linhas de transmissão.

OE – O resultado de desempenho das Obras do Entorno e empresas executoras dos programas do PBA encontra-se apresentado e discutido na Seção 4.3.4, o qual apresenta-se adequado na avaliação feita.

Geral – A NE demonstrou identificar e registrar os desvios (RDs) por meio de seu processo de supervisão, mesmo que a eficácia do tratamento desses desvios pelas empresas tenha boas possibilidades de melhoria, já que os corrigem pontualmente na maioria das vezes e os temas normalmente se repetem ao longo dos meses.

 Supervisão ambiental e sistemática de tratamento de não conformidades

 OP A empresa BIOCEV continua realizando a supervisão das questões do PCAI e do PRAD nas obras principais e, também, nas

atividades das montadoras. No período foram apresentados os resultados dessa supervisão, que mostram o total dos Registros de Desvios (RDs) abertos no período, quantos são Não Conformidades (NCs) e quantos são Registros de Ocorrência (ROs).

Conforme

 OE OE – A metodologia de supervisão ambiental pela NE continua sendo realizada por meio dos Registros de Desvios, que

identificam as anomalias e são encerrados somente quando as contratadas corrigem a pendência. De um modo geral, a metodologia de supervisão é suficiente para garantir uma avaliação dos principais pontos que podem acarretar problemas para o empreendedor. Neste trimestre, correspondente ao 20º RSAP, houve um aumento considerável de desvios relacionados com o “Check Lista Meio Ambiente OE”, porém não houve qualquer destaque na análise crítica apresentada pela NE.

Conforme, mas com oportunidades de melhoria

 Supervisão de SST e sistemática de tratamento de não conformidades

OP – O resultado da Supervisão de SST sobre a OP encontra-se apresentado e discutido na Seção 4.3.1. No período a NE manteve sua metodologia de supervisão que conta com apoio dos Técnicos de Segurança em campo utilizando tablets com aplicativo específico para a coleta de dados e desvios, os quais são trabalhados estatisticamente para gerar informações que embasarão o redirecionamento de esforços na equipe para se buscar melhoria de desempenho (se esta for necessária). OE – No caso da supervisão sobre as executoras das OEs, a avaliação é similar, mesmo que as dinâmicas e prazos de atendimento sejam mais variados. Foi recomendado que a NE avalie os resultados globais das empresas que trabalham sob sua gestão e determine mecanismos de garantia que independam da capacidade de resposta das empresas. O resultado da Supervisão de SST sobre a OE encontra-se apresentado e discutido na Seção 4.3.1.

O/M – A mesma metodologia de supervisão já está sendo aplicada pela Equipe de SSTMA sobre as atividades da

Conforme, mas com oportunidades de melhoria

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador / Padrão de Desempenho do

IFC

Síntese da Avaliação Conformidade

 Treinamentos

 NE OP – As empresas executoras da OP realizam basicamente os treinamentos legais e outros de capacitação para o exercício de

suas atividades. Os resultados estão apresentados na Seção 4.3.3.

OE – As empresas executoras das OEs seguem as mesmas diretrizes, ainda que existam pequenas variações a depender do contrato.

O/M – A Eletronorte mantém seus funcionários treinados nos temas requeridos pela legislação. Os operadores, de acordo com a prática do setor, devem ter uma carga de treinamentos mínima, o que é cumprido pela Eletronorte, segundo informações da Engenheira de Segurança do Trabalho.

Conforme

 Implantação dos Planos, Programas e Projetos Socioambientais do PBA

 PGA Conforme

 PAC Conforme

 Meio Físico Conforme

 Flora De forma geral, os projetos da vegetação estão sendo executados de acordo com os Princípios do Equador, o PBA e as

exigências do órgão ambiental. A destinação da madeira foi interrompida em novembro de 2017, devido principalmente à falta de autorizações para sua movimentação (que venceram em novembro) e as novas AUMPF solicitadas pela Norte Energia em julho de 2017 ainda não foram emitidas pelo IBAMA. A destinação da fitomassa lenhosa ainda não foi efetivamente iniciada (produção de cavaco), no entanto, estão em andamento os procedimentos para produção de carvão vegetal a partir dos resíduos da serraria Ipê do Travessão 27. Os projetos de banco de germoplasma e os de monitoramento da vegetação seguem em conformidade na fase de operação. Foi solicitado ao IBAMA o encerramento do projeto de banco de germoplasma, com a transferência das suas principais atividades para o Programa de Recomposição da Cobertura Vegetal das APP dos Reservatórios. Também foi solicitada a descontinuidade do monitoramento de dois dos oito módulos Rapeld.

Conforme

 Fauna Terrestre O monitoramento previsto dentro dos programas referentes à fauna terrestre e semi-aquática, bem como no programa de

resgate de fauna nas ilhas, segue de acordo com o previsto no PBA e atende às condicionantes da LO. Não há novos impactos a serem mitigados.

Conforme  Limnologia e

Ictiofauna

Os programas e projetos da limnologia e ictiofauna estão, de forma geral, sendo executados de acordo com as exigências do

órgão ambiental e os padrões do IFC. Conforme

 Socioeconomia Os programas do meio socioeconômico estão sendo executados de acordo com o PBA, com vários programas e projetos

tendo continuidade após a emissão da LO, e de acordo com os padrões de desempenho do IFC e Princípios do Equador. A maneira como estão sendo executados esses programas do meio socioeconômico tem sido acompanhada nas missões de monitoramento, assim como a gestão dos programas. Até o momento não foram verificadas distorções ou desvios na

Conforme, com necessidade de verificação na próxima missão.

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador / Padrão de Desempenho do

IFC

Síntese da Avaliação Conformidade

execução das atividades. Nessa fase da operação, foram feitas junções de projetos e aglutinações de atividades, tendo sido verificado seu andamento em todas as missões de monitoramento do Consultor Independente. Em 2017 foi definido o cronograma de uma agenda positiva, que consiste na realização de reuniões técnicas com o IBAMA visando abordar os atendimentos de algumas condicionantes. Como resultados e encaminhamentos dessas reuniões, além de alinhamentos sobre o cumprimento das condicionantes, foi também discutida a reprogramação dos prazos de algumas condicionantes para os quais a NE obteve a anuência do órgão ambiental.

 Implantação do PBA-CI A partir de 2013, a Norte Energia, por meio da Superintendência de Assuntos Indígenas (SAI), ampliou, qualificou e

consolidou sua capacidade de gestão e interação com as populações indígenas e instituições relacionadas. Ao longo do segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016, a SAI reorganizou sua estrutura administrativa, fortalecendo os gestores internos que acompanham as empresas contratadas que, indicadas pelos próprios indígenas, executam os programas e projetos do PBA-CI. Em 2017 foi empreendida uma nova reestruturação sendo criada a Superintendência Socioambiental e de Assuntos Indígenas, vinculada diretamente à presidência. Com isso, a SAI foi transformada em Gerência de Assuntos Indígenas (GAI), sendo unificados os processos administrativos com foco no atendimento indigenista e na padronização das respostas institucionais. Pela primeira vez a Norte Energia contratou uma profissional com formação em antropologia para o cargo de Gerente de Assuntos Indígenas. Além da gerente (antropóloga), a equipe de gestão do PBA-CI foi fortalecida com a contratação de profissionais com formação em nível superior, incluindo mestrado e doutorado. Esta reestruturação reflete um reposicionamento que tem resultado na aproximação entre a própria diretoria da Norte Energia e as lideranças indígenas e representantes institucionais, notadamente FUNAI e MPF. Como detalhado na Seção 6.1 deste Relatório, a equipe da Norte Energia dedica-se ao atendimento e acompanhamento diário de todas as ações do PBA-CI e das demandas dos indígenas, sejam essas desenvolvidas nas aldeias, nos escritórios das empresas terceirizadas, nas instituições intervenientes ou no próprio escritório da Gerência em Altamira. Atendendo às orientações da FUNAI, os relatórios semestrais apresentam informações circunstanciadas sobre todas as atividades realizadas em cada aldeia. Em resposta às exigências da FUNAI, impostas por ocasião da emissão da LO, a nova gerência está, atualmente, empenhada na organização do processo e revisão da matriz de impacto, além da revisão/reelaboração do PBA-CI. Neste processo, serão avaliados os programas e projetos já executados e serão pactuados com os indígenas e instituições os termos para a execução de ações de longa duração, que deverão perdurar ao longo dos anos de concessão do empreendimento.

Conforme

 Interação entre os programas ambientais e de saúde e segurança

O SGP está operando, cumprindo o papel de Plataforma online de sistematização das informações e controle de fluxo de

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador / Padrão de Desempenho do

IFC

Síntese da Avaliação Conformidade

PD 02: Trabalho e Condições de Trabalho

 Capacitação da mão de obra Continua em atendimento ao PE e ao PD 02. Apesar da redução da contratação de mão de obra e crescente desmobilização

programada das frentes de serviço, decorrente da evolução e conclusão da fase de construção das obras civis da UHE Belo Monte, o Programa de Capacitação de Mão de Obra segue de acordo com o cronograma.

Conforme  Segurança do Trabalho e

Saúde Ocupacional

NE – A Equipe de SST/MA mantém a gestão dos controles sobre os funcionários próprios, inclusive com a adoção de sistema informatizado, que garante maior controle e gestão da segurança, da saúde, de treinamentos, da CIPA, fornecimento de EPI, entre outros.

O/M – Os dois procedimentos apresentados pela Eletronorte garantem metodologia de gestão para dois aspectos desta fase (Programação e Execução de Serviços nas Instalações da Transmissão e Geração, e Realização de Serviços por Terceiros), sendo necessária a apresentação das diretrizes de SST para os demais temas, o que será feito pela própria NE com o apoio da ELN. No caso dos documentos que disciplinam a gestão de SST, conforme requerido pela legislação, os mesmos foram recém emitidos e estão disponíveis para serem implantados.

OP – As empresas executoras da OP possuem equipes e metodologias que garantem o planejamento, determinação de controles, monitoramento da eficácia dos mesmos e determinação de ações de correção/melhoria de desempenho.

OE – Dado os diferentes níveis de governança das empresas contratadas para execução das obras do entorno, a Supervisão, tal como ela foi concebida, tem fundamental importância para garantir a conformidade frente aos principais requisitos de SST.

Conforme

 Políticas e procedimentos de RH

Os procedimentos da NE e CCBM conformes, tendo continuidade sua administração de Recursos Humanos unificada para todos os funcionários da obra, independente do sítio em que estejam locados, embora esses sítios estejam sendo desativados gradativamente. Esses procedimentos atendem às boas práticas para desmobilização da mão de obra e com acompanhamento da área de Ouvidoria.

Conforme

 Condições do Trabalho na UHE Belo Monte

NE – O empreendedor proporciona condições adequadas para o exercício das atividades por seus funcionários.

O/M – Nenhum relato foi apresentado que viabilizasse a avaliação das condições do trabalho da Eletronorte, ainda que exista padrão satisfatório reportado pelos funcionários entrevistados e nas condições observadas em campo. A disponibilização de uma área de vivência e refeitório na UHE Pimental foi iniciada pela elaboração de uma proposta de projeto, que evoluiu para o projeto final e a licitação para contratação da executora.

OP – As empresas executoras conferem condições bastante adequadas para que os funcionários realizem suas atividades. OE – As condições de trabalho proporcionadas pelas empresas executoras das Obras do Entorno são relativamente variadas, porém apresentam-se num nível bastante adequado e condizente com a realidade. As eventuais situações adversas são registradas por meio da Supervisão da NE e oportunamente corrigidas pelas empresas.