• Nenhum resultado encontrado

Conformidade do Empreendimento com os Princípios do Equador

PD 07: Povos Indígenas

 Suficiência da Linha Base Desde o início do empreendimento houve significativas transformações no contexto sociocultural e territorial indígena na

região. Deste modo, a definição da linha base para a atuação indigenista da Norte Energia é um desafio constante. Tal desafio já havia sido identificado durante a elaboração dos Estudos Etnoambientais que compuseram o EIA, entre os anos de 2008 e 2009. Em todas as etapas do licenciamento, a definição da linha base esteve no centro das discussões, ora em razão do surgimento de novas aldeias e novas associações, ora com o aumento do número de famílias citadinas e ribeirinhas que passaram a reivindicar a identidade étnica indígena.

Ao longo deste processo a Norte Energia tem adaptado sua linha base, respondendo às novas demandas e às orientações institucionais. Mesmo assim, a amplitude das orientações da FUNAI (que na emissão da LO recomendou expressamente a

execução das ações aos povos indígenas desaldeados da Volta Grande do Xingu) e as transformações na condição indígena

regional, têm contribuído para que persista uma imprecisão na definição da Linha Base. Diante deste contexto, é prudente considerar que com relação à Linha Base o empreendimento segue apresentando conformidade parcial.

Conformidade Parcial

 Consulta e Participação Considerando a metodologia de elaboração dos estudos, as definições e os posicionamentos da FUNAI, as reuniões do

Comitê de Monitoramento da Vazão Reduzida (CVR) e as reuniões do Comitê Gestor Indígena (CGI), especialmente, o bom andamento da última reunião do CGI (28/11-01/12/2017), que contou com ampla participação de lideranças indígenas, autoridades e representantes institucionais, é possível afirmar que o empreendimento apresenta conformidade em relação ao processo de consulta e participação. Não obstante a conformidade atual, é fundamental manter a vitalidade da participação dos indígenas em instâncias coletivas de discussão e decisão. Para o processo de reelaboração do PBA-CI é importante evitar a não conformidade ocorrida em 2011, quando, apesar das reuniões nas aldeias, o processo de consulta e participação foi deficiente.

Conforme

 Mecanismo de Reclamações Desde 2010, a Norte Energia vem aprimorando os instrumentos de comunicação que incluem os mecanismos de reclamação

dos indígenas. Para tanto, são especialmente relevantes as atividades do Programa de Comunicação Indígena que mantêm acompanhamento diário das comunicações com todas as aldeias e associações. O registro e controle das comunicações segue um fluxo de demanda-resposta contemplando informações sobre a aldeia, sobre o indígena demandante, o tipo e resumo da demanda, a data da demanda/resposta e o resumo da resposta. No escritório da Gerência de Assuntos Indígenas, também são registradas e encaminhadas demandas e reclamações, seja para a própria Norte Energia, ou para instituições indigenistas. O tempo e a eficácia das respostas são avaliados positivamente, garantindo conformidade em relação a implantação e efetividade dos mecanismos de reclamação.

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador / Padrão de Desempenho do

IFC

Síntese da Avaliação Conformidade

 CPLI - Consentimento Prévio, Livre e Informado (Free, Prior Informed

Consent – FPIC)

Apesar das ambiguidades que envolvem seus posicionamentos, os indígenas deixam claro que querem ver desenvolvidos os projetos indigenistas do licenciamento. Em paralelo às manifestações de crítica ao empreendimento, os indígenas não apenas querem ter seus projetos desenvolvidos, mas exigem a contratação de empresas por eles indicadas. Ao longo do licenciamento, por meio de diversos processos de reestruturação administrativa, a Norte Energia tem atendido as exigências dos indígenas e desenvolvido os projetos de seus interesses, se aproximando das condições para a conformidade em relação ao Consentimento Prévio Livre e Informado. Contribui para a consolidação da conformidade a este padrão de desempenho as rotinas diárias de comunicação e atendimento, as discussões nas reuniões do CGI, bem como a constante intermediação de instituições como FUNAI, DSEI e MPF. Estas rotinas, discussões e mediações garantem a circulação de informações estratégicas para os indígenas avaliarem continuamente seus posicionamentos com relação ao empreendimento e as ações indigenistas em andamento. São estas condições que garantem a conformidade com relação ao CPLI.

Conforme

 Plano de Desenvolvimento de

Povos Indígenas (IPDP)

As ações visando o plano de desenvolvimento dos povos indígenas foram adotadas desde as primeiras etapas do licenciamento em atendimento às exigências do Plano Emergencial (instituído pela FUNAI em 2010). No âmbito da emissão da Licença de Instalação, o plano de desenvolvimento dos povos indígenas passou a ser integrado aos programas e projetos implantados pelo PBA-CI (aprovado pela FUNAI em 2012). Além das obrigações do licenciamento, os indígenas têm apresentado exigências que constituem parte importante de seu plano de desenvolvimento (casas, banheiros, combustível, motores, etc). Em certa medida, é possível perceber a existência de um PBA-CI institucional e um PBA-CI dos indígenas. Ao mesmo tempo que estas exigências vêm sendo atendidas, persiste uma baixa adesão dos indígenas a muitas atividades dos programas e projetos do PBA-CI. Embora existam importantes sinais de mudança, no momento, é prudente seguir considerando a conformidade parcial com relação ao PDPI. A mudança na orientação da diretoria da Norte Energia, buscando aproximação das lideranças indígenas, e melhorando o relacionamento com FUNAI e MPF, sugere que está em curso um processo de maior adesão dos indígenas e das instituições às ações e projetos em andamento.

Conformidade Parcial  Medidas de Indenização / Compensação de Impactos em Populações Indígenas e/ou Tradicionais

As medidas de indenização e compensação estão em andamento desde o Plano Emergencial e constituem parte das ações desenvolvidas no escopo dos programas do PBA-CI. Além das ações estruturantes do programa de infraestrutura e de atividades produtivas, os indígenas recebem, mensalmente, cotas de combustível e transporte fluvial entre as aldeias e a cidade de Altamira.

Quadro 9.0.a

Síntese da Conformidade da UHE Belo Monte com os Princípios do Equador e com os Padrões de Desempenho do IFC

Princípio do Equador / Padrão de Desempenho do

IFC

Síntese da Avaliação Conformidade

PD 08: Patrimônio Cultural