• Nenhum resultado encontrado

Foto 24 Equipe da RPPN Serra do Tombador e pesquisadora

4.3 O PAPEL DO TERCEIRO SETOR

Muitas vezes, apesar de existir a disposição e a motivação em realizar algo, faltam recursos e conhecimento para por em prática o objetivo sonhado. Nesse momento é muito importante o auxílio de pessoas experientes que possam ajudar na concretização dessa motivação. Foi o que aconteceu na região da Chapada dos Veadeiros. Um fator muito importante para que surgisse a maioria das RPPNs, foi a chegada de ONGs em seu território, que promoveram projetos de cunho ambiental, entre os quais a criação de RPPNs.

68

As ONGs atuam, principalmente, em áreas que o governo não consegue suprir todas as necessidades da sociedade. Elas possuem um papel de destaque nas ações ambientais no Brasil e no mundo. Muitos projetos ambientais, no Brasil, foram (e são) gerenciados por ONGs. Em relação à criação de áreas protegidas, cabe destacar o trabalho realizado pelo WWF e pela Funatura. A experiência de aliar ONGs na implementação de RPPNs, demostra que o terceiro setor é mais eficiente do que o próprio governo no processo de incentivar e apoiar o surgimento dessas novas áreas protegidas privadas. Na região da Chapada dos Veadeiros dois projetos se destacaram por terem sido de grande importância para a implementação das RPPNs na região: o “Projeto Veadeiros” promovido pelo WWF e o “Projeto RPPNs” promovido pela Funatura. Além dessas duas ONGs, outras organizações participaram da criação de RPPNs na Chapada, como a Associação Ecológica Alto Paraíso, a Oca Brasil e a Fundação Boticário. Para conhecer um pouco sobre os objetivos de cada ONG será feito um breve histórico de suas ações.

4.3.1 Associação Ecológica Alto Paraíso

A Associação Ecológica Alto Paraíso (AEAP) foi fundada em 1992 com uma missão ambientalista. Entre seus objetivos está administrar a RPPN Campo Alegre, constituir e manter reservas naturais, implantar e gerenciar atividades de proteção, pesquisa e conservação, apoiar e incrementar a integração e o desenvolvimento socioeconômico do Município de Alto Paraíso de Goiás e do Nordeste Goiano, promover e apoiar a implementação dos corredores ecológicos e sua manutenção, entre outros objetivos ligados à conservação da biodiversidade (AEAP, 2013).

4.3.2 WWF

O primeiro escritório latino do WWF foi criado no Brasil em 30 de agosto de 1996. Com sede em Brasília, seu primeiro projeto independente desenvolvido no país foi o Projeto Integrado de Conservação e Desenvolvimento chamado de “Projeto Veadeiros”, implementado no mesmo ano. O objetivo era promover a educação ambiental, o ecoturismo, a agroecologia e a criação e implementação de áreas protegidas na Chapada dos Veadeiros – GO (WWF, 2013). A grande relevância ecológica da região foi um dos motivos que levaram o WWF a instalar um escritório na cidade de Alto Paraíso de Goiás – GO. O primeiro objetivo era apoia a criação e a implementação da Reserva da Biosfera do Programa Homem e Biosfera da UNESCO, que visava à conservação da natureza e ao desenvolvimento econômico e social da região (FONSECA, 2013). Com a criação da

69

Reserva da Biosfera, o Projeto Veadeiros promoveu a tentativa de criação de corredores ecológicos formados por UCs no entorno do PNCV, entre as quais as RPPNs (WWF, 2013).

O WWF coordenou vários subprojetos em parceria com três organizações locais: a Associação dos Pequenos Coletores de Flores do Cerrado (ASFLO), a Associação de Condutores de Visitantes da Chapada dos Veadeiros (ACVCV) e a Associação Comunitária de São Jorge – (ASJOR) (HAUFF, 2005). Na época, a ONG tinha uma base na cidade de Alto Paraíso e procurava proprietários que tinham uma consciência ambiental. Nota-se que as RPPNs criadas com a ajuda do WWF se localizam nas imediações do PNCV, ou seja, em sua zona de amortecimento. De acordo com o Sr. Galetti, um dos proprietários de RPPN, o objetivo da ONG era criar um corredor ecológico com o Parque e outras áreas preservadas, como a dele, que estava dentro da área prioritária para a ONG.

4.3.3 Oca Brasil

O Instituto Oca Brasil se localiza em Alto Paraíso e Goiás e tem como missão a conservação do meio ambiente do Cerrado. A ONG nasceu em 1997, fundada pelo Sr. Paulo Maluhy e mantém projetos culturais e educacionais na região. Além disso, promove cursos de permacultura e agroecologia, sustenta um viveiro de mudas nativas da região e vem se especializando na gestão de unidades de conservação (OCABRASIL, 2013).

4.3.4 Funatura

A Funatura foi fundada em 30 de julho de 1986, por Maria Thereza Jorge Pádua, com o objetivo de proteger a natureza no Brasil e, em especial, o bioma Cerrado. A primeira inciativa de criar reservas particulares surgiu na década de 1980, com o lançamento do Programa Santuários de Vida Silvestre – SVS – executado pela Funatura (SOUZA e KESSLRING, 2013). Alguns anos depois, com o surgimento da figura da RPPN, a ONG deu continuidade ao Programa SVS, criando Áreas Protegidas e RPPNs por todo Brasil, uma delas na Chapada dos Veadeiros, a RPPN Mata Funda, criada em 1997.

Um dos grandes incentivos à criação de RPPNs na região da Chapada dos Veadeiros foi o Projeto PNUD GEF/BRA/00/G-35, iniciado em setembro de 2001. O projeto, executado pela Funatura, sob a coordenação de Fernando Lima, tinha como objetivo o incentivo ao reconhecimento de RPPNs no entorno de dois parques do bioma Cerrado: O PNCV e o Parque Nacional Grande Sertão Veredas. O projeto foi encerrado em 2005, com o reconhecimento de sete RPPNs, cinco delas na Chapada dos Veadeiros. Além disso, a

70

Funatura realizou a Avaliação Ecológica da RPPN Campo Alegre, já existente no entorno do PNCV.

De acordo com Fernando Lima, o contato com os proprietários, no início, foi feito de forma individual, por meio de visitas, porém, não surtiu o efeito esperado. A nova estratégia, pensada por ele, nasceu com a ida ao Encontro dos Povos do Cerrado, realizado em Goiânia em 2001. Fernando Lima, junto com a sua equipe, resolveu promover um Encontro dos Povos das Chapadas dos Veadeiros e um Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas, onde se pretendia aproveitar o espaço para debater sobre RPPNs e desenvolvimento sustentável, entre outros assuntos pertinentes, ampliando a divulgação do projeto com folders e estandes. Segundo Lima, a ideia foi um sucesso, pois vários proprietários se mostraram interessados em conhecer melhor essas reservas. O Encontro dos Povos do Cerrado acontece até hoje.

4.3.5 Fundação Boticário

Com a missão de promover e realizar ações de conservação da natureza, no ano de 1990, foi criada a Fundação Grupo Boticário. Entre suas ações está a criação de áreas protegidas privadas. No ano de 1994, foi criada a primeira RPPN da instituição, a RPPN Reserva Natural do Salto Morato, no Paraná, uma referência em termos de gestão de reserva privada. A história da fundação na Chapada dos Veadeiros começa em 2007, com a compra de uma área para a implantação de sua segunda RPPN. Em 2009, é reconhecida a RPPN Reserva Natural Serra do Tombador, no Município de Cavalcante – GO. A aquisição da terra das duas RPPNs do Boticário contou com o apoio financeiro da The Nature Conservancy (TNC) (FUDAÇÃO GRUPO BOTICARIO, 2008).