• Nenhum resultado encontrado

A participação e o interesse dos professores, de uma forma geral, é uma dificuldade que enfrentamos Esta postura dos professores

Integração das disciplinas

PRE 09: A participação e o interesse dos professores, de uma forma geral, é uma dificuldade que enfrentamos Esta postura dos professores

dificulta o entendimento dos alunos no que se refere à articulação dos saberes

Incompreensão de Projetos Integradores

PRE 09: Faltou uma maior conscientização de todos sobre a importância dos PI.

Escolas campo de estágio

PRE 04: Os PI VII são prejudicados pelo fato de Maceió só ter uma escola com Ensino Médio normal, e as turmas são divididas a fim de distribuir os estudantes em dias diferentes e não superlotar as salas com estagiários. Desta forma, as reflexões acontecem com o grupo, em separado.

PRÉ 09: Temos algumas dificuldades com escolas que não deixam o aluno entrar para a atividade.

(campo de estágio) para aprender juntos, de forma a partilhar conhecimentos.

Mudança do quadro de professores

PRE 13: Ao mudar o quadro de professores as dificuldades de trabalho reaparecem

Integração das disciplinas

PRE 11: Dificuldade em integrar as disciplinas que não são da mesma etapa, por exemplo, educação Infantil.

PRE 19: O fato de não se ter uma integração vertical faz com que muitas vezes, os assuntos se repitam pelos semestres seguintes, fazendo com que os alunos fiquem desmotivados.

Número de professores

PRE 20: O número de professores que trabalham com projetos integradores é restrito e alguns deles trabalham em duas turmas diferentes isso torna difícil a participação do professor.

Interdisciplinaridade

PRE 03: Pouca clareza do que seja interdisciplinaridade, é a grande questão tanto para os professores como para os alunos. E isso se torna o grande desafio, trabalhar de forma interdisciplinar com os PI.

PRE 25: A interdisciplinaridade nos parece ser uma alternativa para superar a fragmentação dentro do currículo. Porém, a nossa prática não se dá de forma interdisciplinar. A grande questão era: de que forma devemos trabalhar para que o egresso consiga trabalhar a interdisciplinaridade?

Contradição

PRE 04: Quando o trabalho é conjunto e,os professores vão em horários diferentes, mesmo tendo um norte, um fio condutor, os alunos costumam dizer que é desintegrador, porque certamente há alguma coisa que é dita que desdiz o que foi dito pelo outro professor.

Fonte: Elaborado pela autora.

No Quadro. 63, os professores apresentam em suas falas, as possíveis soluções dos problemas enfrentados. Eles acreditam que uma possível solução tenha início, a partir de um professor coordenador, o que já vem acontecendo, além da criação de momentos para uma maior partilha do conhecimento, com reflexões coletivas frequentes. Um trabalho mais voltado à integração do ensino, pesquisa e extensão.

“Para que os PI tenham a finalidade inicial de articular as disciplinas com a prática, os professores precisam conhecer a escola, os campos de atuação dos alunos.” PRE 09.

A percepção sobre a importância da integração formativa está presente nos relatos dos entrevistados, porém, ao se referirem sobre as ações do grupo de professores, o que sobressai,são as posturas individualistas, ações solitárias acentuando a fragmentação do currículo.

“Os professores devem se reunir mais vezes para discussões pontuais com seminários temáticos a fim de haver uma integração de forma mais natural.” PRE 20.

Quadro 63. Enfrentamentos para as possíveis soluções: professores

Quais os enfrentamentos para as possíveis soluções? Indicações

Professor coordenador 11

Partilha do conhecimento 7

Reflexões coletivas frequentes 4

Ensino, pesquisa e extensão 3

Planejamento coletivo 3

Ressignificar a relação teoria e prática 2

Compromisso profissional 2

Projeto coletivo 2

Blogs na Internet 2

Resgatar o papel social da universidade 2

Debates frequentes 1

Participação em fóruns de educação 1

Momento coletivo com todas as licenciaturas 1

Diálogo entre a instituição de ensino e a sociedade 1

Tema articulador eixo temático 1

Avaliação do curso 1

Fonte: Elaborado pela autora.

Quadro 64. Enfrentamento para as possíveis soluções: respostas dos professores

Professor coordenador

PRE 19: Com um responsável apenas pela disciplina de PI, a integração terá prejuízos. Porém, nem por conta disso, deixará de acontecer.

Partilha do conhecimento

PRE 10: O foco central dos Projetos Integradores deve estar no estudante que produz o conhecimento.

PRE 22: Projetos Integradores devem ser trabalhados de forma integrada, também com os professores, proporcionando a partilha do conhecimento.

Reflexões coletivas frequentes

PRE 09: Reflexões coletivas frequentes ajudariam na conscientização de todos sobre a importância dos Projetos Integradores.

PRE 15: As reflexões coletivas ajudariam a caminhar rumo a uma proposta de trabalho integrado e a um equilíbrio na valorização da teoria com a prática.

PRE 25: O PPP do Curso de Pedagogia foi elaborado de forma coletiva, e foi um avanço (é necessário retomar estas discussões). Todos pensando coletivamente as decisões a serem tomadas. Ensino, pesquisa e extensão

PRE 15: Os PI devem estar ligados ao ensino, pesquisa e extensão. Tudo de forma articulada.

Planejamento coletivo

PRE 09: O planejamento em conjunto facilitaria.

PRE 20: os saberes e as metodologias precisam se integrar em um mesmo projeto por meio de um planejamento coletivo.

PRE 10: É importante a integração dos professores no momento de se planejar as disciplinas, retomar os conceitos básicos para os estágios.

Ressignificar a relação teoria e prática

PRE 04: O curso mostra as possibilidades de atuação além da sala de aula, mesmo sendo direcionado à docência. É necessário retomar as discussões, a fim de identificar os objetivos de cada PI, em cada semestre.

PRE 09: Para que os Projetos Integradores tenham a finalidade inicial de articular as disciplinas com a prática os professores precisam conhecer a escola, os campos de atuação dos alunos. Temos que pensar em uma estrutura organizacional que possa melhorar as ações dos Projetos Integradores.

PRE 03: A ressignificação da relação teoria e prática perpassa a interdisciplinaridade. Perceber o que é que cada disciplina pode contribuir na formação integral do aluno.

Compromisso profissional

PRE 25: Nosso compromisso profissional tem que ir além de nossos interesses pessoais.

Projeto coletivo

PRE 25: Devemos tornar a experiência tida neste PPPG, que foi elaborado coletivamente algo a ser revisto, frequentemente, e ainda de forma coletiva

Blogs na Internet

PRE 07: O trabalho com os sites facilita o retorno dos resultados da pesquisa.

Resgatar o papel social da universidade

PRE 08: A universidade deverá estar atenta às necessidades da sociedade e elaborar projetos para a qualidade (integral) de vida das pessoas.

Debates frequentes

PRE 20: Os professores devem se reunir mais vezes para discussões pontuais com seminários temáticos a fim de haver uma integração de forma mais natural.

PRE 15: A cada semestre temos que repensar os Projetos Integradores e como avaliar os pontos positivos e negativos.

Participação em fóruns de educação

PRE 20: A participação dos professores em fóruns de educação e outros meios de atualização (dentro e fora da universidade) se faz muito importante para o amadurecimento de conceitos inovadores, como os Projetos Integradores.

Momento coletivo com todas as licenciaturas

PRE 20: Realização de fóruns com todas as licenciaturas (dentro e fora da UFAL).

Diálogo entre a instituição de ensino e a sociedade

PRE 04: As parcerias com as organizações ligadas à educação fazem com que o curso se contextualize de forma mais natural.

Tema articulador eixo temático

PRE 20: Os saberes e as metodologias precisam se integrar em um mesmo projeto para a EI.

PRE 19: A integração vertical poderia ser resolvida se nos sentássemos com os professores dos anos anteriores, numa integração vertical, os temas dos semestres são positivos e, apesar de ter um tema sugerido pelo colegiado, temos casos de professores que elegem outros temas para o semestre, mas que dá muito certo também, os resultados são belíssimos.

Avaliação do curso

PRE 04: Podemos pensar em diminuir os semestres que PI aparece, mas aumentar a carga horária por semestre.

Fonte: Elaborado pela autora.

Concordando com Masetto (2010), julgamos que o ensino com pesquisa é uma estratégia importante, a fim de melhorar a qualidade dos cursos de graduação. A pesquisa favorece a relação teoria e prática, o aluno materializa o conhecimento, com a ajuda do projeto de pesquisa.

Na maioria das falas existe uma conscientização da necessidade de refletir a forma que vêm sendo trabalhados os Projetos Integradores, já que se trata de um componente curricular que contribui para a integração formativa, tendo em vista, a qualidade da formação de professores.

Temos aqui, um resultado parcial da pesquisa que será complementado pelo questionário.

Questionário

As questões enviadas por e-mail e respondidas pelos professores também foram de grande relevância. O questionário foi utilizado em razão da dificuldade de algumas professoras participarem das entrevistas, por causa da greve dos professores. Os quadros pertinentes ao questionário, associados às falas dos sujeitos, nos permitem estabelecer correlações, para então, elencar as categorias de análise.

1. Qual é a sua percepção de Projetos Integradores? Ele tem sido importante para a formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia?

Quadro 65. Percepção de Projetos Integradores: professores que responderam questionário

Ideias centrais Síntese

PRQ 01 Eixo articulador entre teoria e prática é importante,