• Nenhum resultado encontrado

II. O CAPITALISMO INTERNACIONAL

4. Imperialismo

4.2. Partilha do mundo

O aspecto cardeal no imperialismo é a partilha do mundo pelos monopólios com apoio no sistema de Estados. Do colonialismo do final do século XIX às corporações multinacionais do pós-guerra, e destas à livre circulação do capital financeiro pelos territórios nacionais, o capitalismo monopolista conheceu diferentes maneiras (e que se combinam, nem sempre são substituídas ao longo da história) de dividir o planeta em zonas ou polos de acumulação centrados no seleto clube dos imperialistas.

A conquista imperialista parte da exportação de capital, sobre a qual Rudolf Hilferding (1981, p. 314) derramou muitas luzes:

Por “exportação de capital” eu quero dizer a exportação de valor que é visada para criar mais-valia no exterior. É essencial, sob este ponto de vista, que a mais- valia deva permanecer à disposição do capital doméstico. Se, por exemplo, um capitalista alemão fosse emigrar para o Canadá com o seu capital, se tornasse um produtor lá e jamais retornasse a seu país, isto constituiria uma perda para o capital alemão, uma desnacionalização de capital. Não seria uma exportação de capital, mas uma transferência de capital, constituindo uma dedução do capital doméstico e uma adição ao capital estrangeiro. Apenas se o capital usado no exterior permanecer à disposição do capital doméstico, e a mais-valia produzida por este capital puder ser utilizada pelos capitalistas domésticos, podemos falar de exportação de capital40.

Não é para fazer turismo que o capital se move de um país a outro. Em suas incursões internacionais, ele é movido, sempre, pelo impulso da valorização crescente,

40 Em inglês: “By ‘export of capital’ I mean the export of value which is intended to breed surplus value

abroad. It is essential from this point of view that the surplus value should remain at the disposal of the domestic capital. If, for example, a German capitalist were to Canada with his capital, become a producer there and never return home, that would constitute a loss for German capital, a denationalization of the capital. It would not be an export of capital but a transfer of capital, constituting a deduction from the domestic capital and an addition to the foreign capital. Only if the capital used abroad remains at the disposal of domestic capital, and the surplus value produced by this capital can be utilized by the domestic capitalists, can we speak of capital export.

83 pelas oportunidades de lucro maior. Tais oportunidades, na análise clássica, surgem nos países atrasados por conta do baixo preço da força de trabalho local e das matérias-primas disponíveis, fatores estes que se mostram singularmente alvissareiros em face da saturação de determinados capitais no centro do sistema:

Enquanto o capitalismo for capitalismo o excedente de capital não é consagrado à elevação do nível de vida das massas do país, pois significaria a diminuição dos lucros dos capitalistas, mas ao aumento desses lucros através da exportação de capitais para o exterior, para os países atrasados. A possibilidade da exportação de capitais é determinada pelo fato de uma série de países atrasados já terem sido incorporados na circulação do capitalismo mundial, terem sido construídas as principais vias férreas ou iniciada a sua construção, terem sido asseguradas as condições elementares para o desenvolvimento da indústria etc. A necessidade da exportação de capitais obedece ao fato de que em alguns países o capitalismo amadureceu excessivamente e o capital [...] carece de campo para a sua colocação lucrativa (LENIN, 2010a, p. 62).

Cabe ponderar que as perspectivas mais lucrativas não necessariamente estarão nos países periféricos. Basta verificar o fluxo do capital após a Segunda Guerra Mundial e logo se verá que ele se deu, majoritariamente, entre os países do centro – por mais que se deva ter em conta o contexto geopolítico, que confiou aos Estados Unidos a incumbência de erguer bastiões capitalistas para barrar o avanço soviético. Sem embargo, a exploração do trabalho vivo na periferia é seguramente maior, em virtude da composição orgânica típica das nações ditas atrasadas. Em acréscimo, o poder do capital estrangeiro num país colonial ou semicolonial é proporcionalmente maior do que seria num país imperialista. De qualquer maneira, há que se considerar o ramo da atividade econômica e a divisão internacional do trabalho para se saber onde os lucros podem ser maiores ou menores.

Em suas andanças pelo globo, o capital estabelece elos de dominação econômica e política. Sua passagem nunca é indiferente para os povos que se deparam com o ilustre visitante, o qual logo se transmuta em força despótica de ocupação. E como muitos capitais desempenham este mesmo movimento em paralelo, acaba ocorrendo que os grandes grupos tendem a se compor minimamente, separando o que é devido a cada um de acordo com a correlação de forças. Os territórios econômicos – considerados aqui como os mercados e suas potencialidades – tornam-se objeto de uma divisão, de uma partilha do mundo, e aqui está o cerne da teoria do imperialismo.

84 Numa genial formulação, Lênin (2010a, p. 74) ilumina o âmago da relação entre os monopólios capitalistas que dá o tom à época imperialista:

Os capitalistas não partilham o mundo levados por uma particular perversidade, mas porque o grau de concentração a que se chegou os obriga a seguir esse caminho para obterem lucros; e repartem-no segundo o capital, segundo a força; qualquer outro processo de partilha é impossível no sistema da produção mercantil e no capitalismo.

Em polêmica direta com Kautsky, Lênin explicita que o imperialismo não é produto da pura e simples avidez dos capitais monopolistas, tampouco da política das grandes potências, e sim de todo um novo perfil do capitalismo, que encontra na dominação monopolista a pedra de toque para a sua reprodução ampliada e que, por isto mesmo, divide o planeta em áreas de controle e influência – não por conta de determinadas orientações políticas dos governos, mas pela organização estrutural do capital em âmbito mundial. O combate ao imperialismo, pois, só pode ser um combate ao capitalismo, restando inconcebível uma linha reformista de se querer amainar a ganância individual dos grandes grupos e das potências.

Realçando o aspecto estrutural do imperialismo, talhando-o como um novo estágio na história do modo de produção capitalista, Lênin nos traz elementos para se pensar a partilha do mundo como uma forma social determinada, como a cristalização da estrutura internacional do capitalismo monopolista – e com o significado de relações que escapam à vontade dos sujeitos envolvidos. Não por acaso, o revolucionário russo fez questão de pontuar que “qualquer outro processo de partilha é impossível no sistema da produção mercantil e no capitalismo”.

No seu núcleo duro, a teoria leninista do imperialismo é de extrema atualidade, até porque ela mesma permite entrever os pontos passíveis de atualização. Primeiramente, porque colônias e protetorados são estatutos jurídicos transitórios e concernentes à realidade econômica de um país. A descolonização formal do mundo não significa que, na materialidade capitalista internacional, tenham sido abolidas as relações econômicas de tipo colonial – e é exatamente o aspecto econômico e estrutural que interessa a Lênin, que desponta como a essência de sua construção teórica. E, em adendo, pelo fato de que a existência de uma partilha do planeta não afasta a hipótese de repartilhas, isto é, de

85 reconfigurações nas correlações de força entre as nações, o que diz respeito à posição da periferia em face do centro e à posição dos países do centro no interior do seu bloco de poder.

Isto posto, propomos a compreensão do imperialismo com base na ideia de partilha capitalista e monopolista, sendo que tal divisão, em si mesma uma forma social do capitalismo internacional, pode comportar formas ou modalidades derivadas, nas quais a dominação imperialista se manifesta e se concretiza ao sabor da conjuntura histórica.

A modalidade inaugural de partilha imperialista capitalista foi diretamente colonial – efetivando-se numa indisfarçável coincidência entre a expansão do colonialismo nos anos finais do século XIX e a formação dos monopólios. A divisão do mundo era literal, tendo na Conferência de Berlim (1884-1885) a sua manifestação mais significativa. Instituindo regras de ratificação sobre possessões na África, a mencionada conferência promoveu o início de um rateio do continente em favor das potências europeias, que agiam como comensais repartindo entre si a abundância do banquete conforme regras pretensamente “civilizadas41” – até que a resistência dos povos colonizados à implantação coercitiva do

capitalismo fez cair a máscara de boas maneiras dos países imperialistas. Estes logo substituíram a pena da diplomacia pelo chicote, pelos rifles modernos e pelas metralhadoras.

O mando político coercitivo inerente aos regimes coloniais era o meio principal de assegurar a migração dos capitais metropolitanos para as colônias, protetorados e possessões diversas. Mesmo a contratação da força de trabalho africana, na maioria das ocasiões, estava um tanto aquém daquilo que se reputa por “trabalho livre” ou regime normal de assalariamento42, ainda que não chegasse a ser um regime de escravidão. Era ainda um imperialismo capitalista imaturo, visto que repousava, em grande medida, em

41 “Antes da conferência de Berlim, as potências europeias já tinham suas esferas de influência na África por

várias formas: mediante a instalação de colônias, a exploração, a criação de entrepostos comerciais, de estabelecimentos missionários, a ocupação de zonas estratégicas e os tratados com dirigentes africanos. Após a conferência, os tratados tornaram-se os instrumentos essenciais da partilha da África no papel. Eram de dois tipos esses tratados: os celebrados entre africanos e europeus, e os bilaterais, celebrados entre os próprios europeus” (UZOIGWE, 2010, p. 35).

42

Walter Rodney (2010, p. 385) informa que os trabalhadores africanos poderiam ser condenados a penas de açoite, e que as faltas contratuais por eles cometidos “quase sempre inscreviam-se no domínio do código penal e não no do civil; praticada por operários africanos, a ‘falta ao contrato’ unilateral continuava a ser considerada ‘deserção’, no sentido militar da palavra”. Foi assim até o fim do colonialismo clássico nos anos 1940.

86 aparatos de subjugação política e militar – as atrocidades do imperialismo no antigo Congo belga, talvez o exemplo mais dramático, não deixam dúvidas; ainda assim, orientava-se para a acumulação de capital, para a extração de mais-valia (e não para a mera formação de superávits comerciais, como no mercantilismo), merecendo a qualificação de capitalista. No mais, elas serviam bem ao propósito de escoamento dos capitais sobreacumulados nos metrópoles.

Tinha-se nos domínios coloniais, então, a forma precípua de partilha do mundo, restando às potências de industrialização tardia, como Alemanha, Japão e Estados Unidos, apelar à via militar para abocanhar seus quinhões no interior do jogo imperialista. Havia uma desproporção entre o poderio industrial das novas nações capitalistas, em ascensão exponencial (A Alemanha logrou suplantar a Inglaterra na produção industrial, e os EUA se encaminhavam para o mesmo destino), e a quantidade exígua de posses coloniais, limitando drasticamente as suas opções de exportação de capital – sobretudo num mundo já dividido em zonas de exclusividade para os imperialismos já consolidados.

Em virtude desse impasse, o imperialismo conduziu a humanidade a duas guerras mundiais (a segunda como continuação da primeira), e este doloroso parto concebeu um rearranjo no bojo da partilha do globo. Os EUA foram os grandes vencedores, firmando uma verdadeira hegemonia no capitalismo internacional. Até hoje, nenhuma burguesia de outro país é capaz de rivalizar com a burguesia estadunidense e clamar para si a posição de liderança.

Com o triunfo dos Estados Unidos, o imperialismo assumiu uma nova feição. A marca da dominação imperialista não mais seria a posse de colônias no exterior, e a ruína dos vastos impérios coloniais da Grã-Bretanha e da França assim o atestou. O capital renovou e sofisticou seus métodos de expansão, e o principal deles tornou-se a empresa multinacional, o que, como vimos antes, completa a internacionalização do modo de produção capitalista:

No passado, havia apenas uma internacionalização marginal da produção de mais-valia na efetiva indústria manufatureira, fora o domínio das matérias- primas. Hoje ela constitui o aspecto realmente novo e específico da internacionalização do capital na época capitalista tardia. A maioria das grandes empresas agora gasta capital constante e variável em muitos países da Terra, seja em ramos sob seu controle direto ou em joint ventures com outras empresas, seja em empresas fundadas por companhias estrangeiras em países estrangeiros e

87 subsequentemente compradas por inteiro, ou em grandes companhias multinacionais nas quais os interesses estrangeiros estão entrelaçados. Este desenvolvimento começou imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, especialmente nas indústrias estadunidenses de petróleo, automóveis e aparelhos elétricos, e se tornaram hoje um fenômeno mundial que pela primeira vez provê de fato uma estrutura imediatamente internacional para a competição do capital43

(MANDEL, 1976, p. 324).

Vendo seus antigos impérios coloniais desmoronarem mediante poderosas ondas revolucionárias na África e na Ásia, num enfrentamento que durou décadas a fio, as potências tradicionais se espelharam no modelo estadunidense e priorizaram a estratégia da empresa multinacional – no que receberam farto apoio por parte dos Estados Unidos, inclusive financeiro, como ficou patente com o Plano Marshall.

Por certo, o apoio estadunidense era parte de um projeto maior de defesa de um capitalismo liderado pelos EUA. Colocava-se para a potência hegemônica a tarefa de conciliar de algum modo a voracidade de sua própria burguesia, sedenta de novos mercados, e a necessidade de se reerguer o bloco imperialista mundial, fragilizado pela guerra, mas desta vez sob uma direção política e econômica incontestável. Foi assim que os Estados Unidos assumiram o papel de garante do capitalismo mundial, e toda a sua pujança logo se postou como uma referência para os imperialismos rivais – que naquele momento foram rebaixados a aliados táticos em face da ameaça representada pela URSS e, principalmente, pelas ondas revolucionárias que assombravam a Europa.

Forjou-se, então, um capitalismo caracterizado pelas multinacionais, estes colossos que concentram e centralizam o capital mundialmente, até mesmo em sua forma de capital produtivo. Operou-se uma transformação sistêmica singular, e que basicamente “aprofundou a divisão internacional do trabalho, modificou a inserção mundial dos países imperialistas, e seu alcance nos demais alterou profundamente a relação entre o campo e a

43

Na língua inglesa: “In the past there was only marginal internationalization of the production of surplus- value in actual manufacturing industry, outside the domain of raw materials. Today it constitutes the really new and specific aspect of the internationalization of capital in the late capitalist epoch. A majority of large companies now spend constant and variable capital in many countries of the earth, whether it be in branches under their direct control or in joint ventures with other companies, whether in enterprises founded by foreign companies in foreign countries and subsequently bought up, or in big multinational companies in which foreign concerns are interwoven. This development started immediately after the Second World War, especially in the US oil, automobile and electrical apparatus industries, and has today become a world-wide phenomenon which for the first time actually provides an immediately international framework for the competition of capital”.

88 cidade em todo o mundo sob seu raio de ação”, além de ter induzido diversas “inovações comportamentais e culturais” (FONTES, 2010, p. 164).

Entendemos que a partilha do mundo, desde os episódios do pós-guerra, apresenta- se como uma redivisão do território econômico mundial – aqui compreendido como o espaço de acumulação – entre os grandes grupos capitalistas, desta vez com a primazia dos capitais nucleados nos EUA; postulamos também que a exploração deste território é levada a cabo pelo fluxo direto do capital pelos países (sobretudo do capital das multinacionais), perfazendo uma segunda modalidade ou forma de partilha imperialista que dispensa os aparatos coercitivos tradicionais dos antigos impérios coloniais, e que prioriza cabalmente a dominação econômica sobre a dominação política e militar.

Em outras palavras, revestiu-se um mesmo conteúdo (o sistema imperialista) de uma nova forma; a relação entre centro e periferia do capitalismo continua, mas com ferramentas mais aperfeiçoadas, mais adequadas ao seu conteúdo capitalista. Reproduz-se a lógica colonial, embora sem o ônus das administrações coloniais e sem o inconveniente discurso, para o atual contexto, do “fardo do homem branco”. Temos um imperialismo mais “igualitário” na aparência, e que, sob a igualdade formal de uma somatória de Estados pretensamente soberanos, põe em marcha o instrumental de coleta de valor excedente de um país para o outro. “O novo imperialismo que eventualmente emergiria dos escombros do antigo”, na postulação de Ellen Wood (2005, p. 129), “não mais seria uma relação entre senhores imperiais e súditos coloniais, mas uma complexa interação entre Estados mais ou menos soberanos44”.

Quando tratarmos do direito internacional, exploraremos esta ideia com mais afinco. Resta agora decodificar como se põe o despotismo econômico imperialista, e é preciso, para tanto, esmiuçar coisas que olhamos de relance anteriormente, a começar pela captura de mais-valia pelo capital estrangeiro no país em que ele atua. Ruy Mauro Marini (2012a, p. 26) nos disponibiliza um compêndio da questão:

A partir do momento em que, cumprido o ciclo da produção, o capital estrangeiro contribuiu para a produção de mais-valia, ele tem direito a uma parte dela sob a forma de lucro ou juros, conforme se trate de investimento direto ou indireto. Isso

44 Em vernáculo: “The new imperialism that would eventually emerge from the wreckage of the old would no

longer be a relationship between imperial masters and colonial subjects but a complex interaction between more-or-less sovereign states”.

89 dá lugar a transferências de mais-valia ao exterior. E mais: nos casos em que essa transferência não opera e em que a mais-valia ou parte dela é reinvestida no próprio país em que foi gerada, o capital produtivo dali resultante é contabilizado como capital estrangeiro, embora tenha sido gerado com base na mais-valia criada no próprio país.

Marini demonstra em sua análise que o capital investido no exterior permite a coleta de mais-valia em desfavor da acumulação nacional do país em que se investiu. Neste sentido, o capital estrangeiro penetra na nação e se internaliza no seu processo endógeno de acumulação, isto é, devém parte integrante da produção e da reprodução do capital local – o que o faz sem perder de vista o seu objetivo prioritário de remessa de valor para a matriz.

Na articulação entre a acumulação interna e o capital estrangeiro, a regra geral é a seguinte: a força de trabalho é fornecida pelo país dependente, assim como uma parte dos meios de produção, como a terra, os materiais de construção e os equipamentos mais elementares. Os demais meios de produção, pronunciadamente os que se caracterizam por componentes de maior refinamento científico e tecnológico, vêm do exterior, assim como, eventualmente, a mão de obra mais qualificada.

Por este e por outros condicionantes, o autor aponta que, sob o ângulo do ciclo do capital, os países atrasados encontram-se em franca dependência dos países avançados no processo da reprodução capitalista. A carência da periferia em relação ao centro refere-se à insuficiência do capital-dinheiro para se iniciar determinados empreendimentos econômicos, à escassez de capital produtivo na forma de maquinário mais moderno e, por fim, às dificuldades de realização, no plano interno, do capital-mercadoria, sendo que tudo isto conspira em desfavor dos capitalismos periféricos. No que tange as duas primeiras variantes de exiguidade do capital, deduz-se delas a abertura para o capital estrangeiro e o direito deste de taxar a acumulação com a sua parcela de mais-valia. Da última variante, deduz-se a dependência aguda do mercado externo, porquanto o apertado nível de renda da população e a transferência de lucro para o exterior não permite que as mercadorias sejam suficientemente consumidas no próprio país em que são produzidas – o que ajuda a explicar porque as burguesias periféricas tendem a se especializar como exportadoras de

commodities na divisão internacional do trabalho.

E mesmo quando um dado setor da economia periférica arrisca-se a alçar voos autônomos, ele terá de enfrentar a concorrência das empresas dos países imperialistas, as

90 quais desfrutam de vantagens competitivas consideráveis, a começar pela superioridade tecnológica, que permite que os monopólios abocanhem fatias adicionais da mais-valia total. Para se igualar às empresas maiores, as empresas menores teriam que elevar sua

Documentos relacionados