• Nenhum resultado encontrado

Passarela da Fé: travessia entre fés coqueiros e pitas

D EVOÇÃO FÉ ESPERANÇA: atribuições simbólicas religiosas e fé católica

CAPÍTULO

1.5 Primeiros Milagres

1.6.1 Passarela da Fé: travessia entre fés coqueiros e pitas

No centro da cidade de Aparecida está a “Basílica Velha” (situada no chamado Morro dos Coqueiros), que é interligada à “Basílica Nova” (situada no Morro das Pitas) por uma majestosa ponte conhecida como “Passarela da Fé”. A ponte é feita de concreto, tem forma sinuosa de (S). (fig. 28). Possui grades altas nas laterais feitas de ferro, dando segurança aos passantes. É dividida ao centro por uma espécie de corrimão de metal com a finalidade de indicar as direções, “caminhe pela direta”, “caminhe pela esquerda”

FIGURA 28 - Passarela da fé - Santuário de N. S.

Aparecida /SP.

FONTE: Acervo fotográfico de Aninha Duarte -

2010

Possui 389m de comprimento e 5.85m de largura. Muitos devotos fazem promessas de andar de joelhos nessa passarela (fig.

29), saindo da “Basílica Velha” para a “Basílica Nova” ou vice-versa. A passarela foi inaugurada em 1972.

Em qualquer data, independentemente de ser data comemorativa, diariamente podem ser vistos na passarela da fé pagadores de promessas se arrastando, pagando seus votos. Alguns promesseiros vão carregando a imagem de Nossa senhora de Aparecida, outros, a de Frei Galvão, além de outros objetos votivos.

FIGURA 29 - Passarela da fé -

Santuário de N. S. Aparecida /SP.

FONTE: Acervo fotográfico de Aninha,

Alguns vão descalços, calçados com meias, com joelheiras. Enfrentam a “duras penas”, essa trajetória. Debaixo de chuva, de sol ardente, lá estão eles cumprindo o prometido. São votos feitos por homens e mulheres, adultos e velhos. Por essa passarela podem ser vistos verdadeiros desfiles de fé.

Os pagadores de promessas escolhem no espaço dos santuários locais para fazerem seus pagamentos de promessas. Seguem se arrastando pela “passarela da fé”, em faixas específicas feitas de cimento liso para facilitar o andar de joelhos, nas escadarias dos santuários nos corredores centrais dentro dos santuários que seguem rumos aos altares. Não se importam com os

sofrimentos, o padecimento do corpo, o importante é agradecer. Em todos os santuários pesquisados encontraram-se os pagadores de promessas, em cenas de sacrifícios e humildade, agradecendo graças alcançadas.

1.6.2 Centro de apoio ao romeiro: um shopping center.

O centro de Apoio ao Romeiro é um espaço amplo. Foi construído com o objetivo de acolher os romeiros de Nossa Senhora Aparecida. Está em funcionamento desde 1998. Possui área construída de 46.300m2, com 8.200m de área de Circulação. 2

(fig. 30, 31, 32, 33).

A entrada principal tem um extenso hall com bancos de alvenaria que servem de descanso para os romeiros. Logo após, encontra-se uma sala identificada como “ponto de encontro do romeiro”. Tem a finalidade de dar amparo aos romeiros que se perdem de seus grupos e lá são acolhidos por atendentes que anunciam o nome da pessoa “perdida” e o grupo ao qual pertence. Compõem esse mesmo

FIGURAS: 30, 31, 32, 33. Centro de apoio ao romeiro FONTE: Acervo fotográfico de Aninha Duarte, 2010.

espaço um stand que faz propaganda da “campanha dos devotos”74, além de banheiros, fraudários e telefones.

Nesse citado local, vê-se um verdadeiro centro comercial e pela visualidade pode ser comparado a um shopping-center, formado de uma grande Praça de Alimentação (composta por 22 lojas), 330 lojas de comércio varejista, 36 quiosques (Bombonieres, Lanchonetes e Lojinhas). Tem inclusive uma grande lanchonete do

Mcdonalds, serviço bancário e ampla área de lazer .

Lá romeiros, turistas, e moradores da cidade de Aparecida e adjacentes, cada qual utilizando o espaço com a finalidade que desejar, seja para fins comerciais, de descanso e entretenimento. É um espaço de diversas circularidades. Por todas essas características, há a indagação: é um centro de apoio ao romeiro ou um shopping-center?

Entre todos os santuários pesquisados, nada impressiona mais do que esse volume de ações propostas dentro do santuário de Nossa Senhora Aparecida e governada por ele. Ao passar o portão para dentro da área do Santuário, o romeiro, visitante e turistas, são atendidos em “todas” as suas necessidades.

1.6.3 Um santuário em tempos contemporâneos

Exceto a arquitetura externa das basílicas, os demais espaços, internos e externos, estão em consonância direta com os avanços tecnológicos das mídias contemporâneas (fig. 34, 35, 36, 37, 38).

FIGURAS - 34, 35, 36, 37, 38,

mídias visuais do santuário de Aparecida/SP.

FONTE: Acervo fotográfico. Aninha Duarte, 2010.

74 São os participantes colaboradores do santuário, que depositam por débito automático ou entregam

No interior da basílica veem-se sofisticados aparelhos de som, e televisores de tela plana estão instalados em vários outros locais que compõem o santuário. Dessa maneira, os devotos e turistas podem acompanhar a programação exibida naquele momento.

FIGURA 39 - setor de apoio ao romeiro

FONTE: Acervo fotográfico de Aninha Duarte, 2010.

Toda sinalização do santuário é feita por meio de plotagens, adesivos, banners, faixas, folders, revistas, placas de acrílico, tudo com designer gráfico qualificado, utilizando os avanços das mídias impressa, sonora e visual de última geração, dando ao espaço uma atmosfera de vanguarda em relação a outros santuários brasileiros.

No complexo do Santuário há um pronto atendimento médico da Unimed (fig 39) gratuito para todos os visitantes que necessitarem, além de ambulâncias 24 horas e disponibilização de cadeiras de rodas para os portadores de dificuldades de locomoção (fig. 40). A guarda policial consegue garantir a ordem do santuário (fig. 41). Chama atenção ainda, a limpeza de todas as áreas internas e externas do santuário. Os banheiros são limpos, com a disponibilidade de sabonete líquido, papel higiênico, toalhas descartáveis. A limpeza dos estacionamentos é feita com jatos de água, dando ao espaço um aspecto de limpeza e higienização.

FIGURA 40 - setor de apoio ao romeiro FONTE: Acervo fotográfico de Aninha Duarte

2010.

O Santuário de Aparecida difere de forma significativa de outros centros de peregrinações e romarias, no que diz respeito principalmente à sua monumental infraestrutura para receber os romeiros, devotos e turistas. Nesse sentido, vale lembrar, por exemplo, as tradicionais romarias para Muquém, em Goiás, que também recebe romeiros

de outros estados, e que, de forma absolutamente contraditória à Aparecida, até as

FIGURA 41- Setor de apoio ao romeiro FONTE: Acervo fotográfico de Aninha

opções de higiene e hospedagem ainda são muito limitadas, ficando os participantes em acampamentos provisórios e improvisados. De maneira semelhante isso ocorre em muitos centros de peregrinação brasileiros.

O Santuário de Aparecida possui um perfil cosmopolita, apesar de estar localizado em uma cidade pequena. Geralmente os seus visitantes saem de outros estados com a finalidade especifica de visitá-lo e pagar suas promessas, se for o caso. A cidade de Aparecida está totalmente voltada para o sentido religioso, os atrativos turísticos principais estão vinculados à religiosidade diferentemente do que ocorre, por exemplo, no caso de Nosso Senhor do Bomfim, na Bahia. A bela Salvador, conta com os atrativos das praias e vários museus.

No caso de Aparecida, o santuário é o grande atrativo da cidade, sendo que a arquitetura da Basílica Nova até destoa do restante da arquitetura da cidade. O santuário possui site oficial atualizado, possibilitando por meio dele, fazer uma viagem pela origem de sua história, assim como estar em contato com suas as ações, programações e agendamentos. Esse site contém uma “capela virtual” com a possibilidade do visitante “acender” a chamada “vela virtual” (fig. 42) e rezar o terço virtual (fig. 43). Essa vela virtual que fica queimando durante sete dias, e os devotos podem acompanhar “sua vela” dia por dia. Para isso, o devoto envia por e-mail uma mensagem dizendo qual é sua intenção.

FIGURA 43 - Pagina do terço Virtual FONTE: Acervo fotográfico de Aninha FIGURA 42 - Pagina da vela virtual

Duarte - foto tirada da imagem do

FONTE: Acervo fotográfico de Aninha Duarte - foto tirada

da imagem do computador - 2011. computador - 2011.

Posteriormente tem-se o retorno desse por e-mail, sendo recebida uma senha para que haja o acompanhamento da vela queimando. Caso a pessoa queira deixar a vela queimando por trinta dias, será necessário o pagamento de R$15,00 (quinze

reais / ano de 2009) e também receberá em sua casa, uma medalha de Nossa Senhora. Há a possibilidade ainda de se acender uma vela virtual fazendo um pedido para um amigo, bastando ter o e-mail desse amigo. No mesmo dia o amigo receberá um e-mail comunicando que uma pessoa acendeu uma vela para ele, mostrando também o texto da intenção.

FIGURA 44 - Pagina do site - Devotos Mirins. FONTE: acervo fotográfico de Aninha Duarte - foto

tirada da imagem do computador, 2011.

O terço virtual ensina o passo a passo da oração do terço. Ao clicar em iniciar vem a imagem do terço e o texto da oração. À medida que as preces iniciam as contas do terço vão sendo marcadas.

Outro alvo de comunicação diz respeito aos devotos mirins (fig. 44). O site das crianças tem uma função educativa. Fala de

educação religiosa, higiene, família, brincadeiras e outros temas.

FIGURA 45 - Plotagem sobre as mesinhas da

lanchonete. Santuário de Nossa Senhora Aparecida /S P.

FONTE: Acervo fotográfico de Aninha Duarte,

2011.

A cada visita ao santuário encontra-se uma surpresa, uma nova benfeitoria no espaço para atender os turistas e devotos e vários seguimentos. Nos aspectos das novas mídias, esse santuário está deveras atualizado, o que o distancia totalmente dos demais santuários, principalmente aqueles que possuem um perfil mais “rural”. Essa mega infraestrutura cibernética, desconstrói

o discurso de que geralmente os devotos são pessoas desinformadas e ingênuas.

No espaço da lanchonete localizada ao lado da sala das promessas, encontra-se plotada sobre as mesinhas a propaganda do

site do santuário (fig. 45). Nesse mesmo espaço foram colocadas bancadas com tomadas para recargas de celulares, câmaras diversas e notebook (fig, 46).

FIGURA 46 - Bancadas para recarga de notebook FONTE: Acervo fotográfico de Aninha Duarte, 2010.

No contexto das mídias contemporâneas esse é o Santuário brasileiro que certamente possui maior diálogo com a cibernética, filiando-se às várias formas de comunicações virtuais, tais como sistemas de e-mails, site, blogs, revista eletrônica75, além de rádio e rede de televisão.

A meta do santuário é de, realmente, estar em consonância com as mídias atuais. O Santuário Nacional possui suporte econômico para investir nesse tipo de produção e divulgação. Sabe-se que o valor para a criação de bons sites, plotagens, vídeos e demais equipamentos, é de custo alto. O setor de empresa faz uma divulgação intensa dos acontecimentos do santuários, enviando assiduamente e-mails para todos associados, devotos, jornalistas, pesquisadores cadastrados, além de deixar as “últimas novidades” no site oficial do santuário.

No Brasil é o melhor santuário em termos de marketing. Abaixo, um e-mail recebido, com o cartaz anexo (fig. 47).

O Santuário Nacional de Aparecida, conforme solicitado no e-mail acima, atendeu muito bem aos apelos do Papa Bento XVI, aderindo de forma intensiva as funcionalidades das novas tecnologias.

75 Conferir em: A Revista de Aparecida: publicação do Santuário Nacional para a campanha dos

devotos. Ano. 7. n. 90. Setembro 2009. Prezado Colega

Atendendo a um apelo do papa Bento XVI, queremos utilizar as novas tecnologias em favor da evangelização, de forma a trazer o jovem para participar desta atividade no Santuário, voltada para eles.

Através de um blog oficial, no ar deste o dia 20 de outubro, informações sobre a programação e conteúdo de formação estão à disposição do jovem que deverá participar do evento, que acontece no dia 13 de novembro. Segue sugestão de pauta.

Atenciosamente, Flavia Gabriela

Santuário Nacional de Aparecida Sala de Imprensa

Tel 12 3104 1042/3104 1041

Imprensa@santuarionacional.com FIGURA - 47

Para saber mais acesse o blog oficial WWW.A12.com/romariadajuventude *obs. Grifo nosso. / E-mail enviado para o endereço Siga o twitter oficial da 2ª Romaria . anaduarte@ufu.br – recebido em 27/10/2010 – 09: 08 hs. Nacional da Juventude: @jovempadroeira.

Sobre esse cenário religioso cibernético, Mikos em sua tese de doutorado “A construção de veículos religiosos na cibercultura: a ciber-religião” ressalta que:

A partir do final do século XX, o advento dos meios de comunicação eletrônicos interativos (mais precisamente computadores e outras tecnologias capazes de rede) ampliou a capacidade de conexão, transformando o cotidiano dos seres humanos. A cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias está transformando radicalmente as sociabilidades humanas. As experiências religiosas, evidentemente, não fincaram imunes a tantas mudanças. Atualmente várias pessoas ligadas ou não a instituições religiosas, lançam mão dos meios de comunicação eletrônicos interativos (mais precisamente, os computadores e outras tecnologias capazes de rede) como mediação para experiência religiosa.76

Todos os grandes santuários tem utilizado essas novas mídias. Os sites oficiais estão cada vez mais elaborados. O site do Santuário de Nossa Senhora de Fátima pode ser lido em seis idiomas. Percebeu-se que um santuário cria uma “novidade”, e na semana seguinte os demais já estão incorporando-as em suas paginas.

Nesse novo espaço digital-espiritual é possível se fazer um grande passeio pelos santuários sentado em frente de um computador. Pode-se ler sobre a história do santuário, rezar terços, acender velas, assistir missas, festas, solicitar orações, fazer depósitos bancários, (conforme a campanha do devoto em Aparecida), e outras ações.

O orante-digital possui outra postura frente ao espaço imaterial religioso que lhe é oferecido on-line. É uma experiência muito diferente do que se vive no mundo físico, é outra geografia, “não torna menos real por não ser material” conforme argumenta Wertheim em seu livro “Uma História do Espaço de Dante a Internet” 77.

O uso dos santuários com suas páginas na Internet pode ser entendido como uma forma de apresentação de seu espaço religioso, divulgação e propagada do local. A religião on-line é uma oferta, cabe ao crente aceitá-la. A bíblia está atualmente digitalizada. Vários estudos bíblicos que geralmente eram oferecidos só na igreja, hoje estão disponibilizados nos sites. Os padres têm convivido com muita

76 MIKOS, Jorge. A construção de vínculos religiosos na cibercultura: ciber-religião. Tese de

Doutorado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. p .95.

77 WERTHEIM, Margaret. Uma História do Espaço de Dante à Internet. Rio de Janeiro: Jorge

naturalidade com esses facilitadores, respondem entrevistas por e-mails, indicam vários sites, até mesmo de outros santuários diferentes de sua área de atuação.

Para os orantes-digitais, pode ser um facilitador, é confortável ter um santuário dentro de casa. Quem reza e tem muita fé, segue o velho ditado “rezar não tem hora e nem lugar”. Acredita-se que são mudanças, formas de comunicar de rezar, socializar, conhecer pessoas dentro dessas novas redes religiosas. Essas mudanças ocorrem muito em função das necessidades humanas. Até sobre curas on-line, por meio das velas virtuais, já encontram-se depoimentos de devotos afirmando que obtiveram graças ao acendê-las. A religião vai ocupando seu espaço também no campo da tecnologia.

1.6.4 A força de uma devoção: do culto privado ao público - aspectos