• Nenhum resultado encontrado

Passivo circulante

No documento 1. INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE (páginas 42-47)

6. O BALANÇO PATRIMONIAL

6.1. Aspectos Conceituais e Estruturais do BP

6.3.1. Passivo circulante

O Passivo circulante é a parcela do Passivo que possui o maior grau de exigibilidade e está associado ao capital de giro utilizado para o desenvolvimento das atividades operacionais no âmbito da organização.

Passivo circulante é o conjunto das obrigações e dívidas que uma organização possui e que poderão exigíveis dentro do período que compreenderá o Exercício Social subseqüente.

O Passivo circulante é composto por diversos elementos distintos, mas alguns deles são comuns para a maioria das organizações, que são:

• Fornecedores; • Títulos a pagar; • Salários a pagar; • Encargos sociais; • Adiantamentos de clientes; • Empréstimos; • Financiamentos.

A definição dos elementos que apresentem o maior grau de exigibilidade dependerá das características específicas da indústria na qual a organização atua em função dos padrões característicos de seus ciclos financeiros perante terceiros.

Os fornecedores compreendem os passivos relacionados às obrigações derivadas das compras a prazo de mercadorias, materiais, matérias-primas, bem como outros serviços.

Também são considerados fornecedores os serviços públicos prestados pelas organizações possuidoras de autorização específica, tais como os serviços de transmissão de energia elétrica, os serviços de abastecimento de água e de rede de esgotos, bem como os serviços de telefonia e transmissão de informações e dados.

Os títulos a pagar são os passivos associados às obrigações financeiras contraídas pela organização junto a pessoas físicas ou jurídicas perante interações corporativas em função de necessidades operacionais e não-operacionais.

Exemplo:

As compras de matérias-primas a prazo representam fatos contábeis que são registrados em uma conta normalmente denominada Fornecedores.

Os títulos a pagar são obrigações perante terceiros e podem assumir formas bastante diversas, mas a sua característica básica está relacionada a uma obrigação financeira permanecerá.

Os salários a pagar são os passivos relacionados aos recursos humanos da organização e compreendem todas as obrigações que compõem o relatório mensal da folha de pagamento.

Os encargos sociais são os passivos relacionados às obrigações financeiras referentes aos encargos sociais que incidem sobre a folha de pagamento.

Os adiantamentos de clientes são os passivos compreendem todas as obrigações relacionadas aos adiantamentos recebidos de cliente anteriormente à entrega do bem adquirido ou serviço contratado.

Exemplo:

Empréstimos contraídos junto à outra organização, que não seja uma

Instituição Financeira, são registrados em uma conta que pode ser denominada Títulos a pagar.

Exemplos:

Os salários dos empregados da empresa representam fatos contábeis que são registrados em uma conta normalmente denominada salários a pagar.

As obrigações referentes ao FGTS e INSS dos empregados representam fatos contábeis que são registrados em uma conta normalmente denominada encargos sociais.

Os empréstimos são os passivos relacionados às obrigações financeiras contraídas junto a Instituições Financeiras relativas à obtenção de capitais para suprir necessidades sazonais de recursos financeiros.

Os financiamentos são os passivos relacionados às obrigações financeiras contraídas junto a Instituições Financeiras relativas à obtenção de capitais para atender a certas necessidades específicas vinculadas à operação.

A contabilidade pode contemplar inúmeros elementos do Passivo que podem ser classificados como obrigações para atender as particularidades inerentes a organizações que atuam em setores distintos da atividade econômica.

Exemplo:

O recebimento de pagamento relativo à aquisição de um bem que será entregue em 30 (trinta) dias no ato da assinatura do compromisso.

Exemplo:

Uma operação financeira para a obtenção de recursos financeiros vinculando o uso dos recursos financeiros para a renovação das máquinas serem utilizados nas atividades cotidianas podem representar fatos contábeis que são

registrados em uma conta normalmente denominada financiamentos. Exemplo:

Uma operação financeira para a obtenção de recursos financeiros para serem utilizados nas atividades cotidianas pode representar fatos contábeis que são registrados em uma conta normalmente denominada empréstimos.

É importante lembrar que o Passivo circulante também abrange as obrigações exigíveis por um prazo maior que doze meses, desde que o ciclo operacional seja maior. 6.3.2. Passivo exigível a longo prazo

O Passivo exigível a longo prazo é a parcela do Passivo que está relacionada às atividades operacionais mas não possui um grau de exigibilidade semelhante ao Passivo circulante.

Passivo exigível a longo prazo é o conjunto de obrigações e deveres que a organização possui e que serão exigíveis (terão seus valores pagos pela empresa) apenas após o término do Exercício Social subseqüente, ou dentro de um intervalo de tempo equivalente ao ciclo operacional seguinte.

O Passivo exigível a longo prazo pode ser composto por elementos que apresentam características distintas entre si, tais como:

• Obrigações exigíveis;

• Empréstimos ou adiantamentos de sociedades coligadas ou controladas.

As obrigações exigíveis são obrigações que possuem exigibilidade prevista para após o término do Exercício Social ou do ciclo operacional seguinte e são derivadas das atividades operacionais vinculados às atividades-fim da entidade.

Faz-se necessário destacar que a diferença entre os fatos contábeis registrados em Títulos a pagar pertencentes ao Passivo circulante e os Títulos a pagar pertencente pertencentes ao Passivo exigível a longo prazo está relacionada ao instante de tempo no qual a exigibilidade acontecerá.

Exemplo:

Obrigações decorrentes de compras efetuadas com pagamentos previstos em prazos posteriores ao término do Exercício Social subseqüente ou maior que o ciclo operacional são registrados na conta obrigações exigíveis.

As obrigações contraídas com prazos de pagamento superiores há doze meses, ou superiores ao período relativo ao ciclo operacional (em função do fator tempo), após encerramento do Exercício Social serão registradas no Passivo exigível a longo prazo.

Os empréstimos ou adiantamentos de sociedades coligadas ou controladas, bem como de diretores, acionistas ou participantes no lucro são obrigações exigíveis que não estão associadas a esta classificação em função do prazo necessário para sua exigibilidade (superior a doze meses ou ao período relativo ao ciclo operacional), mas em função de uma imposição legal decorrente da Lei das Sociedades por Ações.

No documento 1. INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE (páginas 42-47)

Documentos relacionados