• Nenhum resultado encontrado

5.2 Sujeitos da Pesquisa: Os Alunos da EJA

5.2.6 A percepção da Química no cotidiano

Para conhecer o saber dos alunos seus anseios e suas expectativas a respeito da Química, algumas perguntas da entrevista foram direcionadas para essas questões. A primeira questão tinha como objetivo saber qual era a concepção de Química para os estudantes, o que eles pensavam quando eu perguntava onde eles percebiam a presença da Química em sua vida, no seu cotidiano.

A maioria dos estudantes citou exemplos do seu dia a dia para demonstrar o que entendiam por Química, muitos deles, exatamente sete (7) alunos entrevistados, falaram que a Química está presente em tudo, em todas as coisas, como seguem alguns relatos.

ROSA: “Em tudo né, tudo que a gente faz no dia a dia ela tá presente né, em tudo,

na comida, em tudo que você vai fazer. No meu trabalho né, ela tá sempre presente”.

HORTÊNCIA: “hoje em dia se for prestar atenção, no meu entender, quase tudo

relacionado no nosso dia a dia tem uma Química, começa pelo que, igual, eu sou dona de casa, material de limpeza mesmo que eu uso é um material químico, a gente tem que tomar cuidado pra criança não ingerir, porque sabe que tem várias misturas, eu acho que a Química tá no nosso dia a dia, sempre teve, só que às vezes tava e a gente nem sabia...”.

ROSA BRANCA: “em todos né, você vai fazer uma comida, você tá usando Química,

você vai lavar uma roupa, Química, então assim, tudo o que você vai fazer tem Química, mas pra você desenvolver alguma coisa com relação à Química é muito mais difícil né”.

VIOLETA: “Na verdade eu acho que a Química tá presente em quase tudo, porque a

gente dentro de sala de aula estuda esse negócio de ar, de misturas, essas coisas né, praticamente em tudo a Química tá”.

VERÔNICA: “Eu sei que a gente usa a Química em vários momentos do dia da

mamadeira pra criança né, é uma forma de usar a Química né, utiliza ela praticamente o dia inteirinho né, praticamente tudo o que a gente vai fazer tem a Química”.

O relato também nos mostra que a observação da Química é pautada em fenômenos específicos, percebidos em ações cotidianas dentro do ambiente doméstico, como nos produtos de limpeza, no combustível que abastece os meios de transporte utilizados e nos próprios alimentos.

LAVANDA: “Posto de gasolina, sobre eu prestar atenção em adulteração, aí tem

umas coisas que a professora tá explicando agora, do gás de cozinha...”.

MARGARIDA: “Ah, pra mim ela é útil, a Química. Nos produtos de limpeza ela pra

mim é fundamental”.

DÁLIA: “Ah, percebo, quando vou fazer bolo tem que usar o pó ..., o pó ... já é uma

Química. Em outras coisas também, tipo assim, eu não lembro agora, mas tem mais também, acho que a gente sempre usa, a gente que não percebe que tá usando né, igual, quando vai plantar pra fertilizar, tipo assim, as vezes tem até alguma reação Química do esterco com alguma coisa a gente nem percebe, porque a gente não entende muito, mas tem”.

IRÍS: “ah, hoje em dia em muita coisa né, amaciante, sabão em pó, produto de

cabelo”.

Pelos relatos dos alunos é possível observar que a experiência do dia a dia, propicia muitos saberes do senso comum, eles observam a existência da Química em tudo, no entanto, não entendem os conceitos relacionados aos fenômenos observados. Cabe ao professor possibilitar a reflexão a partir desses saberes, tornando-os críticos em relação às informações cotidianas.

Três (3) dos alunos entrevistados, relataram não saber citar exemplos, por não perceber a presença da Química em seu dia a dia, ainda disseram que não

conseguem fazer assimilações sobre o que aprendem com as coisas que vivem diariamente.

Sobre a percepção da Química no ambiente de trabalho, dos dezesseis entrevistados, quinze já trabalharam ou trabalham em alguma empresa ou comércio na cidade. Dentre esses, apenas quatro não conseguem observar a Química nesse ambiente

JACINTO: “não, porque meu trabalho é só pegar os palete ordenar na posição”.

OLEANDRO: (aluno surdo- transcrição fala do interprete) “ele trabalha de embalar, fazendo paletes, não consegue ver Química”.

Esses alunos JACINTO e OLEANDRO, trabalham em empresas da cidade na parte de produção, talvez por não participar do processo industrial dessas empresas, e relacionar a Química com fenômenos de transformação a nível visual, não conseguem perceber a Química presente nas funções que desempenham nessas empresas. LAVANDA e TULIPA apenas disseram que não observam a Química, e não justificaram o motivo da resposta, uma delas é costureira e a outra ajudante de costura, provavelmente assimilam a Química apenas a fenômenos visuais macroscópicos por isso a negativa.

Os outros alunos citaram exemplos de onde conseguem visualizar a Química no seu ambiente de trabalho e também falaram sobre a relação que fazem com o que é estudado na escola e o que observam na sua profissão.

LÍRIO: “Na forma até de produzir o produto né, precisa de uma mistura de químicos

lá pra sair o álcool, é, venenos, o próprio combustível, nos adubos, fertilizantes”.

VERÔNICA: “Seria nessa área de limpeza mesmo, porque, a gente usa muito

produto químico, tem um tal de pedrex muito forte, você tem que diluir ele na agua, aí tem a concentração, você tem que saber o tanto certo, se não ele acaba te prejudicando se não diluir o tanto certo”.

ROSA: “Nas progressivas, no descoloramento, nas tinturas”.

5.2.7 Associação das atividades cotidianas ao conhecimento científico e