• Nenhum resultado encontrado

6. A PSICOLOGIA NO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL –

6.4 Relações com outros profissionais – equipe interdisciplinar e gestores

6.4.1 A percepção do trabalho em equipe

A Política Nacional de Assistência Social, por meio do Sistema Único de Assistência Social, traz consigo uma dimensão interdisciplinar de entendimento e atuação na questão social. Segundo o documento oficial de tal política (BRASIL, 2004),

O dinamis mo, a diversidade e a co mp lexidade da realidade social pautam questões sociais que se apresentam sob formas diversas de demandas para a política de assistência social, e que exigem a criação de uma gama diversificada de serviços que atendam às especificidades da expressão da exclusão social apresentada para esta política. (P. 53).

Como a equipe básica é composta por auxiliares administrativos, além de técnicos e estagiários de Psicologia e Serviço Social, o foco da discussão ainda está bastante centrado nestas categorias, sobretudo, senão exclusivamente, nas duas últimas. Cremos, entretanto, que a discussão já travada em publicações como nos “Parâmetros

para atuação de Assistentes Sociais e Psicólogos(as) na Política de Assistência Social”

(CFSS e CFP, 2007) e em trabalhos como o de Eidelwein (2007), intitulado “Psicologia

Social e Serviço Social: uma relação interdisciplinar na direção da produção de conhecimento”, pode ser utilizada e ampliada no debate sobre interdisciplinaridade nas

equipes dos CRAS, levando em consideração profissionais como os pedagogos e educadores artísticos e culturais, dentre outros.

Com relação à nossa pesquisa, a maioria dos sujeitos avalia a relação interdisciplinar como prerrogativa positiva e necessária para o alcance dos objetivos dos CRAS. Dentre as respostas, foram identificadas três realidades diferentes no que se refere ao dia-a-dia desta relação, as quais agrupamos da seguinte forma: trabalho em equipe – “bem articulado”, “em construção” e “inexistente”.

Entre os que relatam haver uma prática interdisciplinar entre os profissionais, há aqueles que atribuem esta realidade a aspectos pessoais, como afinidade, boa convivência e sintonia:

Muito boa, temos uma boa convivência e boa sintonia, trabalhando sempre em forma de parceria. (Q5).

Existe um boa relação de afinidade entre as profissionais, isso ajuda muito no trabalho, no entanto todas nós ainda estamos investigando sobre as possibilidades de atuação no CRAS. (Q10).

O diálogo e a troca de saberes, assim como o cuidado com as relações grupais, também aparecem como motivo para o trabalho em equipe dar certo, como podemos ver nas falas de Q1, Q7 e Q11:

O trabalho em equipe é um dos principais ingredientes do sucesso das ações planejadas e postas em prática, pois a equipe é um espaço de articulação de saberes e em nosso CRAS este espaço vem sendo muito bem ocupado e viabilizado, pois há o interesse coletivo em caminhar junto como equipe de trabalho e como amigos. (Q7).

Há um bom diálogo entre a equipe. As ações realizadas tanto no âmbito da assistência social como no da psicologia são discutidas e ponderadas. (Q11).

Avalio de forma também positiva, visto que cuido da parte organizacional do CRAS, sempre nos reunimos e sempre tento levar a humanização da equipe como um todo. O trabalho em equipe só enriquece e fortalece as medidas e decisões a serem tomadas. (Q1).

Estas últimas falas aproximam-se do que propõem os “Parâmetros para atuação

de Assistentes Sociais e Psicólogos (as) na Política de Assistência Social” (CFSS e

CFP, 2007), ao expressar que:

A atuação interdisciplinar requer construir u ma prática político-profissional que possa dialogar sobre pontos de vista diferentes, aceitar confrontos de diferentes abordagens, tomar decisões que decorram de posturas éticas e políticas pautadas nos princípios e valores estabelecidos nos Códigos de Ética Profissional. A interdisciplinaridade, que surge no processo coletivo de trabalho, demanda u ma atitude ante a formação e conhecimento, que se evidencia no reconhecimento das competências, atribuições, habilidades, possibilidades e limites das disciplinas, dos sujeitos, do reconhecimento da necessidade de diálogo profissional e cooperação. (P. 39).

Alguns profissionais, entretanto, relatam os desafios de pôr em prática tal modelo, como podemos notar na fala de Q9, o qual aponta como causas o pouco tempo de implantação do SUAS, o modelo de formação dos profissionais e a falta de identificação com a realidade dos municípios do interior do Estado.

Um trabalho bom, que por múltiplos fatores ainda está começando. 1.É um programa novo, lhes falta ainda todo o instrumental de acompanhamentos dos profissionais e das atividades, como por exemplo já existe na saúde, no SUS. 2.O modelo de formação dos profissionais é ainda inadequada para atuação em comunidades tendo em vista o modelo europeu do qual é copiado, segundo Pedro Demo. 3.A falta de identificação com as raízes culturais do cearense própria do Fortalezense que é por excelência americanizado em seus costumes lhes

impossibilita dentre várias intervenções profissionais, antes de mais nada, de simplesmente gostar de estar interior... (Q9).

Outro psicólogo aponta dificuldades no que se refere ao manejo das diferenças, entendendo como atividade do psicólogo a mediação destas diferenças para a promoção de ações efetivas.

Muito bom. Porém, como em todo trabalho de equipe, tem os suas dificuldades devido as diferenças de cada técnico e profissional. Mas acredito ser a administração destas diferenças também uma atividade a mais para o psicólogo dentro de um CRAS, administrando-as de forma a promover as ações necessárias ao bom desenvolvimento dos trabalhos no CRAS (Q12).

Sobre tais desafios, o documento sobre os “Parâmetros para atuação de

Assistentes Sociais e Psicólogos (as) na Política de Assistência Social” (CFSS e CFP,

2007) ainda sugere que,

Em virtude dos desafios impostos na atuação interdisciplinar na política de Assistência Social, considera-se importante a criação de espaços, no amb iente de trabalho, que possibilite m a discussão e reflexão dos referenciais teóricos e metodológicos que subsidiam o trabalho profissional e propiciem avanços efetivos, considerando as especificidades das demandas, das equipes e dos(as) usuários(as). A construção do trabalho interdisciplinar impõe aos(às) profissionais a realização permanente de reuniões e debates conjuntos de planejamento a fim de estabelecer as particularidades da intervenção profissional, bem co mo definir as competências e habilidades profissionais em função das demandas sociais e das especificidades do trabalho. (P. 39).

Ainda com referência à fala de Q12 sobre a atuação dos psicólogos na administração das diferenças internas da equipe de profissionais, este posicionamento encontra eco também no documento há pouco referido sobre os parâmetros de atuação dos profissionais (CFSS e CFP, 2007), o qual, se baseando nas diretrizes nacionais curriculares para a formação em Psicologia (BRASIL, 2004), acentua como habilidade e função do profissional de Psicologia, dentre outras, “analisar o contexto em que atua

profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os (as) seus (suas) agentes sociais.” (P. 34).

Um trecho da resposta de Q1 também expressa essa preocupação com o cuidado pelas relações entre os profissionais, ao relatar que

[...] cuido da parte organizacional do CRAS, sempre nos reunimos e tento levar a humanização da equipe como um todo. E também cuido, sempre que necessário do emocional da equipe. [...]

Perguntamo-nos, porém, acerca dos impactos que tal atribuição pode causar nas relações interpessoais quando um profissional, de nível hierárquico equivalente aos outros, assume a responsabilidade de cuidar das relações e mediar diferenças pessoais e profissionais, estando ele implicado neste processo. Seria possível manter o nível de imparcialidade necessário para evitar compreensões enviesadas? Seria confortável para os demais colegas esse tipo de intervenção? Estas são questões que ficam para futuras pesquisas. Voltemos então às respostas dos psicólogos à questão em pauta.

Vejamos a fala abaixo:

Regular. Ainda é necessário melhorar a comunicação. Uma linguagem única. (Q15).

Aqui o profissional revela o desafio de uma linguagem comum aos profissionais que trabalham no CRAS, o que nos remete mais uma vez à importância do diálogo entre saberes e de interfaces das ciências implicadas neste trabalho. Sobre este projeto coletivo, Eidelwein (2007) assinala que,

[...] ao trabalhar de forma interd isciplinar, cabe uma reflexão epistemológica sobre a concepção de ser humano e de mundo que fundamenta a produção do conhecimento coletivo. Concepção que, em mu itas situações, fica subentendida a partir das teorias, métodos e metodologias utilizados. Cabe, então, refletir, a partir da concepção epistemológica que sustentará o trabalho interdisciplinar, quais teorias, métodos e metodologias favorecem, contribuem, melhor possibilitam a construção de saberes e ações que permitam alcançar o compro misso social das profissões em questão: a produção de melhores condições de vida através da garantia de direitos sociais, civis e políticos a partir dos quais se possa chegar à distribuição e não à concentração da riqueza social. (P. 14).

No documento sobre os parâmetros de atuação de psicólogos e assistentes sociais dos CRAS (CFSS e CFP, 2007), também está explícita a compreensão da necessidade de ter como base do diálogo e do estabelecimento de um saber comum à realidade sócio-histórica dos sujeitos para os quais se destina a Política, compreendendo-o de forma integral, sem fragmentá-lo.

Embora Serviço Social e Psicologia possuam acúmulos teórico -políticos diferentes, o diálogo entre essas categorias profissionais aliará reflexão crítica, participação política, co mpreensão dos aspectos objetivos e subjetivos inerentes ao convívio e à formação do indivíduo, da coletividade e das circunstâncias que envolvem as diversas situações que se apresentam ao trabalho profissional. É possível construir, a partir dessa ação interdisciplinar, um cenário de discussão sobre responsabilidades e possibilidades na construção de uma proposta ético-política e profissional que não fragmente o sujeito usuário da política de Assistência Social. (CFSS e CFP, 2007, p. 41).

Entre as respostas fornecidas pelos sujeitos desta pesquisa estão aquelas que expressam situações mais críticas no que se refere à existência de um trabalho interdisciplinar entre os profissionais dos CRAS.

Para Q3, o trabalho em equipe é

inexistente. A equipe só se reúne ou devido interesses particulares ou por alguma ação do órgão gestor que precise da união da equipe. (Q3).

Outro sujeito revela que

são bons profissionais, mas ainda estamos trabalhando em formato individual. Os trabalhos coletivos ainda estão tímidos. Nos falta capacitação e uma melhor orientação sobre o CRAS. Portanto acredito que temos modificações a ser feitas em nossa forma de abordagem. A prefeitura acaba sobrecarregando nosso trabalho, pois surgem muitas demandas de outras áreas que temos que atender. Não conseguimos trabalhar intersetorialmente de maneira organizada o que dificulta o fortalecimento da rede de assistência profissional. (Q13).

Na tentativa de melhor compreensão de tais respostas, nos reportamos ao relato de atividades, discutidos nesta dissertação em tópicos anteriores, buscando fazer um comparativo entre a questão do trabalho em equipe e a presença de espaços no ambiente de trabalho que priorizem a troca de saberes e a reflexão sobre o trabalho em conjunto, como sugerem os parâmetros para atuação de psicólogos e assistentes sociais nos CRAS (CFSS e CFP, 2007).

Nesta busca, percebemos que somente dois profissionais fizeram menção a atividades que propiciem espaços para diálogo sobre os saberes, havendo um relato sobre planejamento de ações junto com a equipe técnica e outro se referindo à produção de material técnico com objetivo de contribuir com a troca de reflexões com outros colegas.

Estes dados indicam que, apesar da compreensão por parte dos psicólogos pesquisados do trabalho em equipe como fundamental para os resultados dos CRAS, não faz parte de suas rotinas de trabalho a participação em atividades que favoreçam uma interdisciplinaridade e um projeto coletivo de intervenção.