• Nenhum resultado encontrado

O percurso metodológico

No documento anapaulagomestavares (páginas 83-86)

2. PERCURSO METODOLÓGICO E ANÁLISE DO CASO

2.2 O percurso metodológico

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza como método o estudo de caso. Buscamos investigar quais os desafios enfrentados pela GEDIME para a otimização do controle do saldo de merenda nas escolas pertencentes à Coordenadoria Distrital de Educação 4 do Amazonas.

O estudo iniciou-se a partir de um processo de levantamento bibliográfico, com o qual foi possível ter acesso a autores que teorizaram sobre o tema de alimentação escolar e a necessidade de oferta. Além disso, consultamos leis e publicações sobre alimentação escolar, de acordo com as regulamentações governamentais que visam garantir o abastecimento das escolas. A despeito de nosso foco ser o processo de estoque nas escolas estaduais da CDE 4 e o desabastecimento que pode acontecer, no processo de envio dos gêneros alimentícios, atrela-se à logística, que é um elemento diretamente vinculado ao caso em questão.

Sobre a pesquisa bibliográfica, Lima e Mioto assim se manifestam:

A pesquisa bibliográfica tem sido utilizada com grande frequência em estudos exploratórios ou descritivos, casos em que o objeto de estudo proposto é pouco estudado, tornando difícil a formulação de hipóteses precisas e operacionalizáveis. A sua indicação para esses estudos relaciona-se ao fato de a aproximação com o objeto ser dada a partir de fontes bibliográficas. Portanto, a pesquisa bibliográfica possibilita um amplo alcance de informações (LIMA e MIOTO, 2007, p. 40). Para responder a esta questão, do suposto desabastecimento, foi utilizada pesquisa documental, sobretudo no primeiro capítulo dessa dissertação, no qual foram analisados relatórios de controle e saldo da merenda escolar realizada pela GEDIME dos anos de 2015 e 2016, os quais demonstram o fluxo de necessidade e o tempo gasto para suprir as demandas existentes. De acordo com Pádua (1997), a pesquisa documental tem sido utilizada em pesquisas científicas, o que contribui para fins de comparações e descrições de estudos.

Pesquisa documental é aquela realizada a partir de documentos contemporâneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autênticos (não fraudados); tem sido largamente utilizada nas ciências sociais, na investigação histórica, a fim de descrever/comparar fatos sociais, estabelecendo suas características ou tendências (PÁDUA, 1997, p. 62).

Como técnica de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos no processo de distribuição e fiscalização da merenda escolar, em específico com a gerente do GEDIME, com o representante do Conselho Estadual de merenda e com as quatro supervisoras da merenda escolar e também questionários aplicados a gestores das escolas. O questionário tem o total de 33 gestores, em virtude de uma escola da CDE 4 tratar-se de um Centro Tecnológico e não fornecer merenda. Desses atores, com exceção do Presidente do Conselho, todos são parte integrante dos servidores da CDE 4.

A entrevista feita com a Gerente da GEDIME, profissional que possui responsabilidades diretas na operacionalização da merenda nas escolas do Estado do Amazonas, visava compreender a forma de gestão dos estoques da merenda, o levantamento de itens faltantes e sua solicitação para reposição no estoque de cada escola e para manutenção da qualidade dos estoques.

A entrevista realizada com o Conselheiro do CAE, no mesmo formato da entrevista que foi feita com a Gerente da GEDIME, teve o objetivo de obter dados, além da gestão, no processo de execução do Programa de Alimentação, de responsabilidade da SEDUC, como também da atuação do CAE enquanto órgão fiscalizador.

Essas ações foram elencadas como importantes e necessárias, devido o viés qualitativo que o estudo propõe. Os dados colhidos devem ser confrontados à luz dos teóricos da área, buscando, assim, evidenciar os principais problemas que serão alvo de discussão em um Plano de Ação, no final deste estudo.

Para realizar as entrevistas com a Gerente da GEDIME, com o Presidente do Conselho de Alimentação e com as supervisoras que atuam na CDE 4 foram previamente agendadas. Para entrevistarmos a gerente da GEDIME, entramos em contado com ela por telefone, informamos da realização do trabalho de pesquisa envolvendo a coleta de saldos da merenda escolar e agendamos um dia na gerência da merenda escolar que fica localizada na zona leste da cidade de Manaus.

Já para entrevistarmos o Presidente do Conselho de Alimentação, fomos pessoalmente à sala onde funciona o conselho de alimentação escolar que fica localizada no entorno da sede da SEDUC, e falamos com a secretaria do CAE sobre o trabalho de pesquisa que estávamos realizando e da necessidade de entrevistar o conselheiro, solicitando uma agenda com ele. Nosso pedido foi aceito e retornamos à posteriormente as instalações do CAE para realização da entrevista.

Para realização das entrevistas com as quatro supervisoras da CDE 4, tivemos que falar com o Coordenador da CDE 4 e, semelhantemente às duas ações anteriores, explanaram-se previamente os objetivos da pesquisa, explicitando a importância das supervisoras da merenda escolar e dos gestores no processo de coleta de dados, de forma que permitisse a análise, para o alcance dos objetivos da pesquisa. Na ocasião, foi solicitado à pesquisadora que contatasse a nutricionista da coordenadoria para realizar as entrevistas propostas. Dessa forma, foi possível conversar e entrevistar individualmente as supervisoras que fazem o acompanhamento diário da merenda escolar pertencente ao recorte deste estudo.

Ainda com o objetivo de construir dados sólidos que permitissem uma análise profunda de possíveis problemáticas, foi aplicado aos gestores das escolas da CDE 4 um questionário eletrônico, cujas perguntas encontram-se no apêndice C. O instrumento foi elaborado com perguntas fechadas, enviado para os gestores das escolas para coletar dados, ficando disponível por 51 dias, sendo que, dos 33 gestores, apenas 20 responderam o questionário. Na ocasião, objetivávamos descobrir como é feito o acompanhamento do programa da merenda escolar, com questões concernentes ao levantamento de saldos; distribuição da alimentação na hora da merenda e também sobre sua qualidade. Em relação ao instrumento, Marangoni (2009) diz que:

Embora o formato fechado facilite o preenchimento do questionário e a tabulação dos dados, não se deve ceder à tentação de usá-lo exageradamente. Informações preciosas podem ser perdidas, como no caso de querer reduzir o numero de categorias possíveis, estabelecendo classes (MARANGONI, 2009, p. 171).

Realizando-se a coleta na CDE 4, buscamos obter uma visão de como o processo de abastecimento das escolas das CDEs acontece, visto que a distribuição para carregamento encaminhada pela GEDIME à empresa responsável pela logística de entrega da merenda escolar se faz, considerando os municípios que as compõem. Nesse sentido, se estão ocorrendo problemas de abastecimento com a CDE 4, que se encontra no mesmo espaço geográfico que a GEDIME, que não tem dificuldades no acesso, o que pode estar acontecendo nas CEs que ficam distantes da capital, no que diz respeito ao abastecimento de gêneros da merenda escolar? Trata-se de assunto que pode sustentar, talvez, outra pesquisa de campo.

A estruturação dos entrevistados pode ser vista no quadro 9, no qual elencamos os sujeitos de pesquisa e sua identificação no decorrer do texto.

Quadro 9 – Sujeitos da pesquisa

Sujeito Identificação na Pesquisa Presidente do Conselho de Alimentação

Escolar

Presidente do CAE 4 supervisoras de merenda escolar Supervisora A

Supervisora B Supervisora C Supervisora H Gerência da Merenda Escolar Gerente da GEDIME

Fonte: Autora da pesquisa (2017)

No tratamento de dados, durante a compilação e produção de gráficos, utilizou- se o Excel, software específico que propiciou elementos que subsidiaram a análise do objeto de estudo.

Na ideia de atender ao segundo objetivo deste estudo, que foi analisar as dificuldades encontradas no controle dos estoques de suprimentos da merenda escolar nos depósitos das escolas pesquisadas, as informações coletadas pelos respondentes geraram os elementos apresentados na seção seguinte.

No documento anapaulagomestavares (páginas 83-86)