• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 – A luta por Representação das Mulheres no Brasil de 1975-1985

3. As Eleições de 1986

3.2 Perfil das Deputadas da 48º Legislatura

Para uma melhor percepção da importância da ação deste grupo de pressão dentro do Parlamento, vale destacar que, ao longo de seus 195 anos de independência, o Brasil já elaborou oito Constituições, sendo quatro impostas pelos governantes e quatro votadas por assembléias constituintes; no entanto, até 1986, apenas uma mulher havia sido eleita deputada constituinte: a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz que em 1934, atuou no parlamento nacional.

Em contraponto, a nossa Constituição Cidadã, em vigor até hoje, teve em sua promulgação um marco jurídico e legislativo no tocante aos direitos das mulheres e à ampliação de sua cidadania. Esta conquista, todavia, não deve ser creditada – como insistem alguns – aos bons ventos democráticos que pairavam pelo Parlamento brasileiro e que o levou a outorgar à parcela feminina da população alguns direitos fundamentais; mas ao contrário, deve ser atribuída à articulação política das próprias

mulheres no seio da Constituinte, que, através das 2924 deputadas eleitas e sobretudo, da

pressão exercida pelo movimento feminista e de mulheres.

Vale destacar, que esta luta, notadamente a que se dá no âmbito do Parlamento, envolve pressões, articulações, negociações e às vezes, alguns recuos, além de algumas denúncias contra atores políticos resistentes às mudanças sociais.

No caso em estudo, a participação das mulheres na construção de seus direitos constitucionais exigiu muita argúcia, muita habilidade política, muita compreensão da conjuntura política e do próprio funcionamento Parlamentar por parte das feministas, notadamente aquelas com participação nas estruturas do Estado, através do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Uma vez que ficou patente a importância da norma constitucional para o avanço da cidadania feminina, para uma melhor compreensão de tais questões destacam-se neste capítulo as atuações das parlamentares e ativistas durante o desenrolar da Constituinte e seus respectivos caminhos que as levaram até o Congresso Nacional

Dentre as mulheres atuantes na ANC, algumas pesquisadoras25 já enfatizaram a ação das deputadas constituintes da bancada feminina. Esta era formada por mulheres eleitas dos mais variados partidos, advindas das mais diversas regiões do país e pertencentes às mais diferentes profissões. Tais características serão esmiuçadas na seção que se segue, de modo a se atingir um panorama do perfil legislativo que compôs essa bancada feminina.

 Distribuição por região geográfica

Nesta seção faz-se uma análise dos estados brasileiros em que estas mulheres foram eleitas e suas filiações partidárias como mostra a tabela 1.

Para melhor ler os dados da tabela, os condensei no Gráfico 2, que contém exatamente as mesmas informações, apenas de maneira mais figurativa. O que se pode analisar nesse aspecto é, primeiramente, que a maioria das deputadas é advinda da

24Bete Mendes (PMDB) licenciou-se do mandato de Deputado Federal Constituinte na legislatura 1987-

1991, para exercer o cargo de Secretária da Cultura do Estado de São Paulo, de 15 de março de 1987 a 21 de dezembro de 1988; Lurdinha Savignon (PT) tomou posse como suplente em 4 de janeiro de 1989, na vaga do Dep. Vítor Buaiz; Wilma Maia (PDT) Licenciou-se do mandato de Deputada Federal na

legislatura 1987-1991 para tratar de interesses particulares por 120 dias a partir de 18 de outubro de 1988 e acabou por renunciar o cargo para assumir a Prefeitura de Natal, em 1º de janeiro de 1989.

região Sudeste, com 9 representantes de estados dessa região, o que já era de certa forma esperado, dada a concentração populacional e importância política da mesma.

A segunda região com mais representantes eleitas é a região Norte, seguida pela região Nordeste com 8 e 6 deputadas respectivamente. Esse bom desempenho regional de locais que usualmente não tem alta representatividade no Parlamento pode ser interpretado enquanto novidade e é destacado em discurso pelas próprias constituintes:

Quadro 4 – Representação Feminina na Câmara Federal por Estado da 48ª Legislatura, Brasil - 1986

Fonte: Câmara dos deputados – site: https://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa

Deputada Partido Estado de Origem Região

Abigail Feitosa PSB Bahia Nordeste

Anna Maria Rattes PSDB Rio de Janeiro Sudeste

Benedita da Silva PT Rio de Janeiro Sudeste

Bete Mende PMDB São Paulo Sudeste

Beth Azize PDT Amazonas Norte

Cristina Tavares PDT Pernambuco Nordeste

Dirce Tutu Quadros PSDB São Paulo Sudeste

Eunice Michiles PFL Amazonas Norte

Eurides Brito PFL Distrito Federal Centro-Oeste

Irma Passoni PT São Paulo Sudeste

Lídice da Mata PcdoB Bahia Nordeste

Lúcia Braga PDT Paraíba Nordeste

Lúcia Vânia PMDB Goiás Centro-Oeste

Lurdinha Savignon PT Espírito Santo Sudeste

Marcia Sibilis Viana PDT Rio de Janeiro Sudeste

Marcia Kubistschek PMDB Distrito Federal Centro-Oeste

Maria de Lourdes Abadia PSDB Distrito Federal Centro-Oeste

Maria Lúcia Melo de Araújo PMDB Acre Norte

Marluce Pinto PTB Roraima Norte

Moema São Thiago PSDB Ceará Nordeste

Myriam Portella PSDB Piauí Nordeste

Raquel Cândido PDT Rondônia Norte

Raquel Capiberibe PSB Amapá Norte

Rita Camata PMDB Espírito Santo Sudeste

Rita Furtado PFL Rondônia Norte

Rose de Freitas PSDB Espírito Santo Sudeste

Sadie Hauache PFL Amazonas Norte

Sandra Cavalcanti PFL Rio de Janeiro Sudeste

Wilma Maia PDT Rio Grande do Norte Norte

Gráfico 2 – Representação Feminina na Câmara Federal segundo Grandes Regiões na 48ª Legislatura, Brasil - 1986

Fonte: Câmara dos deputados– site: https://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa

O Gráfico 2 indica que 35% do total de representantes é da região sudeste, 31% da região norte, 23% da região nordeste e 12% da centro-oeste.

Um aspecto que deve ser destacado é a não eleição de nenhuma representante da região Sul e analisando as legislaturas anteriores o único estado que havia elegido uma mulher anteriormente fora Santa Catarina, na 47ª legislatura (1967-1971), ao eleger a senhora Ligia Doutel de Andrade pelo MDB. Possivelmente pelo caráter tradicionalista apresentado pelo região, que tem na sua sociedade costumes patriarcais mais arraigados.

 Distribuição por partidos políticos

As 26 mulheres eleitas para a Assembléia Nacional Constituinte exerceram seus mandatos através de 8 partidos diferentes: (5) PMDB, (6), PSDB, (4) PFL, (5) PDT, PT e PSB (2 cada), PTB, e PC do B, uma deputada cada um. Isto é para dar um panorama da diversidade que caracterizava a bancada feminina, cada uma com sua respectiva filiação. Essa diversidade precisa ser ressaltada, pois a expressão ‘bancada feminina’ pode dar a impressão de uníssono, o que não é o caso.

Aqui é importante ressaltar também o fenômeno de transição partidária, que se deu com algumas parlamentares, em especial no caso do PSDB que foi criado durante os trabalhos constitucionais, puxando muitos dos deputados que estavam vinculados ao antigo MDB que representava toda a oposição partidária e se apresentava altamente

fragmentada. Para demonstrar esse fenômeno são colocados os gráficos 3.1 e 3.2 abaixo:

Gráfico 3.1 - Distribuição por Partido Político das Deputadas Eleitas na Data da Posse 1987 – Brasil

Fonte: Mulheres na Política – eleições de 2016 (MELO, DWECK, MORANDI)

Gráfico 3.2- Distribuição por Partido Político das Deputadas Eleitas na Promulgação da Constituinte de 1988– Brasil

Fonte: Câmara dos deputados– site: https://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa

O gráfico 3.1 representa a distribuição partidária das parlamentares mulheres logo após as eleições. O gráfico 3.2 é feito com dados partidários do momento da promulgação da constituinte, alguns meses após as eleições e a posse dos mandatos. Nesse período, além dos debates parlamentares, e da formulação de uma nova Carta Constitucional, foram criados novos partidos e se apresenta uma movimentação, como bem lembra Lídice da Mata, deputada constituinte que viveu essas transformações e compartilha a lembrança

ao lembrar que “ Foi uma experiência singular, porque tivemos um grande número de mulheres nesse processo constituinte que mudaram de partido, saindo dos mais conservadores para os mais progressistas” (Entrevista concedida em 28/02/2019).

Formação Acadêmica

Quadro 5 – Representação Feminina para 48º Legislatura por Profissão– Brasil -1986

Fonte: Câmara dos deputados– site: https://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisae SHUMAHER e CEVA (2015)

Para fechar a análise sobre as deputadas eleitas se coloca a tabela 2, com todas as parlamentares, seus respectivos partidos e profissões declaradas em biografia da Câmara dos Deputados. Desta se coloca uma maioria de mulheres com ensino superior que ingressam o Congresso Nacional, fazendo assim um recorte de representatividade com um maior grau de instrução.

Deputada Partido Profissão

Abigail Feitosa PSB Médica

Anna Maria Rattes PSDB Advogada Benedita da Silva PT Assistente Social

Bete Mende PMDB Atriz

Beth Azize PDT Advogada

Cristina Tavares PDT Jornalista Dirce Tutu Quadros PSDB Biologa

Eunice Michiles PFL Servidora Pública

Eurides Brito PFL Professora

Irma Passoni PT Pedagoga

Lídice da Mata PcdoB Economista Lúcia Braga PDT Assistente Social

Lúcia Vânia PMDB Jornalista

Lurdinha Savignon PT Secretária Marcia Sibilis Viana PDT Economista

Marcia Kubistschek PMDB Jornalista Maria de Lourdes Abadia PSDB Assistente Social Maria Lúcia Melo de Araújo PMDB Professora

Marluce Pinto PTB Professora

Moema São Thiago PSDB Advogada

Myriam Portella PSDB Advogada

Raquel Cândido PDT Profissional técnica Raquel Capiberibe PSB Pedagoga

Rita Camata PMDB Jornalista

Rita Furtado PFL Professora

Rose de Freitas PSDB Jornalista

Sadie Hauache PFL Jornalista

Sandra Cavalcanti PFL Professora

Wilma Maia PDT Professora

Documentos relacionados