• Nenhum resultado encontrado

1. PROCESSO CRIATIVO DE ALENTO

1.6. PERFIL DOS PERSONAGENS

ISADORA MARTIN (23): Gravidez nunca esteve nos planos de Isadora, após passar anos ouvindo da mãe Lúcia que era indesejada e se sente culpada. A relação familiar de Isadora foi frágil e sem referências: a mãe, tirana e ameaçadora; o pai, alcoólatra e distante. Ela viu em Miguel, seu namorado de escola, um porto seguro em meio a tantos tormentos dentro de casa. De natureza impulsiva e ágil, Isadora partiu com Miguel para a capital, deixou tudo para trás, sob os presságios da mãe que o rapaz ainda lhe traria o inferno.

A convivência com Miguel se tornou difícil com o passar do tempo morando juntos. O casal não conseguia alcançar seus objetivos individuais e entrava em discordância. Isadora é uma pessoa que oscila emocionalmente mediante o que lhe acontece, mas aprendeu a ser fria e observadora, pensando em si mesma em primeiro lugar. Então, após ser abandonada e se descobrir com HIV, Isadora percebe que não quer o filho, se for para pôr no mundo alguém que não será amado assim como ela não foi pela mãe.

MIGUEL NEGREIROS (25): Aventureiro de nascença, Miguel sempre sonhou alto e luta por aquilo que acredita. Ter a cabeça nas alturas não faz, entretanto, com que seus pés saíam do chão: estrategista, ele sabe muito bem onde pisar. Porém, toda as suas convicções sobre o quão bom ele é caem por terra quando os sonhos começam a não se realizar e ele se vê morando junto com sua namorada Isadora, longe da família que o apoia financeiramente, e completamente infeliz. Ao mesmo tempo que tem casos extraconjugais, passa a enxergar Isadora mais como uma companheira do que como mulher. A notícia do filho anima Miguel um pouco, parece uma luz no fim do túnel.

Contudo, a descoberta do HIV faz com que ele haja por impulso e deixe Isadora, mesmo sem saber se ela está contaminada também. Por um lado, ele se sente aliviado por deixá-la; por outro, se sente culpado pela criança. Ele não suportaria a reação dela se estivesse contaminada tampouco a responsabilidade que isso lhe recairia.

GUSTAVO MANOEL (24): O sonho de Gustavo é viver da arte drag queen, que começou a desenvolver desde muito jovem e lhe custou o afeto da família, embora o pai o apoiasse, com ressalvas. Ele se mudou de para Natal para estudar Turismo e ter a independência que sabia que não teria se continuasse em Várzea, cidade do interior do Rio Grande do Norte. Ao mesmo tempo em que estuda, Gustavo performa em casas noturnas e trabalha em um call center – ele ainda não consegue se manter apenas como drag –, e foi onde encontrou Isadora. Apesar de opiniões divergentes, os dois são melhores amigos um do outro porque compartilham de um passado parecido: deixaram a família para buscar uma vida diferente.

Gustavo é a pessoa a quem Isadora recorre para falar sobre suas frustrações e desabafar, mesmo que ela não admita que precisa de ajuda. Ele vê nela um porto seguro em um ambiente em que as amizades não são confiáveis e as pessoas tentam passar a perna umas nas outras, mas não aprova o relacionamento dela com Miguel, que ele considera volátil e instável. Gustavo questiona a amizade de Isadora quando descobre que ela manteve em segredo o plano de abortar quando ele foi o único a ficar ao lado dela depois de Miguel abandoná-la. Contudo, no fundo, ele consegue compreendê-la.

MARTHA CRUZ (33): Empresária de uma loja de roupas no Brás, em São Paulo, Martha é descendente de asiáticos e aprendeu, da pior maneira, que nada vem fácil e tudo tem um preço. Aos 31 anos, engravidou pela primeira vez durante o processo de divórcio, após seis anos casada, e optou pelo aborto quando se viu com pouco dinheiro e percebeu não querer ter uma criança de forma alguma em decorrência do desencantamento pelo então marido. O casamento desgastado era baseado em uma relação fraca na qual só Martha se doava enquanto o homem usufruía do que ela tinha.

Dessa forma, ela recorreu, decidida pelo aborto, a um grupo de amigas que lhe indicaram três alternativas: uma clínica, que seria a mais cara; a compra de medicamento pela internet; ou uma moça que fazia na casa dela. Martha entrou em um grupo de Whatsapp para comprar o medicamento e não passou complicações no procedimento. Ela, depois de abortar,

decidiu continuar no chat para auxiliar e encorajar outras mulheres que buscassem abortar. É neste grupo, composto por mulheres de diversas partes do país, que ela encontra Isadora, uma jovem receosa, mas determinada que quer interromper a gravidez.

PSICÓLOGA TEREZA (49): Mãe de duas moças e divorciada há dez anos, Tereza, além de psicóloga, é uma das administradoras do grupo de Whatsapp que comercializa medicamentos abortivos. Ela nunca fez um aborto, mas ajudou a filha mais velha a fazer, prestes de sair do Ensino Médio, porque nenhuma delas tinha como cuidar de uma criança; para Tereza, a gravidez poderia atrapalhar o futuro da filha. Ela é uma mãe protetora e, por vezes, controladora; possui temperamento ameno, entretanto. Dessa forma, entrou no grupo por meio de uma amiga enfermeira e bancou a medicação, mesmo que fosse cara. Ver mulheres de várias faixas etárias no chat fez com que Tereza despertasse para uma realidade cruel: embora seja proibido, o aborto está presente na vida das mulheres.

Assim como Martha, Tereza continuou no grupo após o aborto da filha, mas jamais a autorizou a ter acesso às conversas, tampouco saber os pormenores do procedimento. Quando Isadora chega para se consultar depois de descobrir que está com HIV e compreende a história de vida da jovem, a psicóloga percebe que não há palavras que faça Isadora mudar de opinião sobre o aborto. Por mais que faça parte de um grupo clandestino e confie nos medicamentos, Tereza sabe dos altos riscos que o procedimento pode acarretar. E uma vez que ela insere alguma mulher no chat, retira qualquer suspeita que possa entregá-la ou incriminá-la.

Documentos relacionados