• Nenhum resultado encontrado

O questionário (ANEXO 3) teve como objetivo construir uma ideia de como o professor Marcelo está representado em um perfil geral. Ele tem 32 anos de idade e, a partir dos onze anos de idade, começou a tocar violão obtendo suas primeiras aulas de violão popular por um período de um ano. Sua formação institucional é decorrente do curso de Licenciatura em Artes - Habilitação Música da Universidade Fundação Regional de Blumenau - FURB. Além da formação acadêmica, estudou na Escola de Música de Blumenau do Teatro Carlos Gomes e também obteve aulas particulares. Iniciou a profissão de professor de violão no ano de 2001 como estagiário na Fundação Cultural. Atualmente, leciona em uma instituição regida por administração privada e pública da cidade, além disso ministra aulas particulares em sua residência. As suas aulas são realizadas tanto coletiva como individualmente e o tempo de duração de cada aula consiste em 60 minutos.

Vieira (2009) afirma que as escolas livres de música são o espaço mais citado pelos entrevistados e também como o local das primeiras experiências profissionais. No entanto, o autor não descarta outros ambientes de socialização profissional que podem ocorrer “em oficinas, sindicatos e instituições de ensino, e em aulas particulares, tanto na casa do aluno como na casa do próprio professor” (2009, p.59). As palavras de Vieira correspondem aos ambientes profissionais do professor Marcelo, uma vez que ele leciona também em sua residência, além da instituição a qual está vinculado.

Os seus principais professores de violão foram Renato Mor e Marcus Llerenna. Com o primeiro, iniciou os seus estudos de violão clássico na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes no ano de 2000. Neste período, já possuía conhecimentos de leitura de partitura musical com a flauta transversal e optou estudar violão. Ingressou na Camerata de Violões da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB e permaneceu no grupo por um período de oito anos. O professor Marcelo afirma que a sua participação na Camerata de Violões foi um grande aprendizado técnico e musical e o violonista Renato Mor focava muito a questão da técnica e da clareza do som com vistas a obter uma boa sonoridade para conseguir nuances variadas de interpretação. Com o violonista Marcus Llerena, o professor Marcelo afirma ter aperfeiçoado os seus estudos de interpretação, dedicando-se muito ao trabalho de mão direita e também o uso do

apoio como recurso interpretativo. Ele afirma que desenvolveu também a leitura de partitura, lendo obras novas para violão solo e em trio juntamente com o professor Wallace.

As escolas livres de música, segundo Vieira (2009, p.55), foram consideradas importantes para a formação musical dos participantes de seu trabalho, incluindo, ademais, como espaços para as primeiras atuações profissionais. No entanto, o autor cita o caso de um professor que considerou como sendo um espaço alternativo à formação acadêmica, não permanecendo mais do que um ano e meio estudantes nestes locais. O professor Marcelo demonstra a variedade de locais onde aperfeiçoou a sua formação musical, como a escola livre de música, professores particulares distintos, grupos de câmara e até o estudo prévio de outro instrumento musical, a flauta transversal. O professor, no caso em estudo, relatou ainda a importância em sua formação no violão clássico.

As principais referências citadas pelo professor Marcelo para estudar foram as seguintes:

MÉTODOS LIVROS ARTIGOS GRAVAÇÕES VÍDEOS

I n i c i a ç ã o a o Violão e Curso Progressivo de Violão (Henrique Pinto) Teoria da Música (Bohumil Med)

Artigos das revistas da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM Possui um acervo de aproximadamente seiscentos discos de v i n i l , c e r c a d e q u a t r o c e n t o s C D s , arquivos em formato m p 3 e m a i s digitalizações dos discos de vinil. YouTube Princípios Elementares do Violão (Orlando Fraga) H a r m o n i a e Improvisação 1 e 2 (Almir Chediak) Revista Concerto M é t o d o s d e Mateo Carcassi Acordes, Arpejos e Escalas produzidos (Nelson Faria) Ritmos Brasileiros (Marco Pereira) História Universal da Música (Roland de Candé)

Tabela 18: Principais referências respondidas pelo professor Marcelo.

Apesar da formação acadêmica em Licenciatura, a maioria das referências citadas pelo professor Marcelo é sobre materiais de conteúdos musicais, com exceção dos artigos das revistas da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM. Assim como Marcelo, o armazenamento de músicas em mp3 no computador também é apresentado por um dos professores no trabalho de

Vieira (2009, p.98). O objetivo deste último é manter-se atualizado com as canções que os alunos gostam, conseguindo suprir a necessidade do gosto do aluno ao escolher o seu próprio repertório.

O professor em questão utiliza as referências sonoras em suas aulas de acordo com os conteúdos, ou mesmo para incentivar os alunos à audição de novas músicas e novos artistas. Em relação a vídeos, o professor Marcelo utiliza como recurso o YouTube e sempre usa, em aulas para materiais novos, músicas em evidência na mídia. Entre outras referências, procura tocar sempre, nas aulas, para oferecer uma referência mais prática, mais próxima daquilo que o aluno vai tocar. E também assistem [professor + aluno] às apresentações musicais na cidade.

O termo experiência, para o professor Marcelo, é o contato com tudo o que é externo, tudo o que é dado como referência, seja prática ou apreciativa. A partir de um primeiro contato, o professor Marcelo afirma poder selecionar o que é de seu interesse e associar a sua prática de estudos diária, aqui, referindo-se à música e ao violão especificamente. A importância da experiência, sob o seu ponto de vista, é buscar sempre novas informações para aprofundar os seus conhecimentos e, da mesma forma, estar sempre em contato com assuntos de interesse intelectual, motivando-o cada vez mais a ler, experimentar coisas novas e a rever materiais já estudados e, além disso, estar em contato com as pessoas, sendo que viajar é fundamental neste processo segundo o professor.

O professor Marcelo utiliza recursos tecnológicos em suas aulas e afirma concentrar tudo no computador, áudio, vídeo e edição de partituras. Ele utiliza os seguintes softwares: Finale 2006, o Winamp como player, o PaceMaker (plug-in do Winamp) para reduzir o andamento das músicas e mudar a afinação de algumas delas que sejam compatíveis com a afinação tradicional do violão. As suas aulas são coletivas e/ou individuais com duração de 60 minutos. A aula observada foi individual.