• Nenhum resultado encontrado

4 Presença do Coque na Internet

4.3. O Coque no Orkut: a ilusão do volume

4.3.1. Perfis de usuário: uso esporádico e imediatista

Dada a quantidade de usuários brasileiros no Orkut, não é de surpreender que as primeiras 5 páginas de retornos da busca por “Coque” na categoria outros países não apresente qualquer resultado estrangeiro, ou sequer em outro idioma que não o português. Apesar das variações de localidade, a proporção de perfis de usuários verdadeiramente estrangeiros (com localidade declarada e escritos em outro idioma) é insignificante (5 perfis contabilizados ao longo de todas as modalidades de busca por usuários). Em todas as buscas por usuários, 30% dos 240 perfis retornados faziam menção de alguma forma à comunidade do Coque em Recife.

Dos perfis relacionados ao Coque-Recife, a grande maioria (32%) apontava como origem “Recife, Brasil”, mas outros 10% apontavam os EUA, havendo ainda referências curiosas a outras localidades, como Afeganistão (referência do perfil “Mc Catita do Coque Prostituto”) e Emirados Árabes (“Mc Netinho do Coque”), ambos países que vez por outra figuram nos noticiários televisivos em função de conflitos sangrentos ou de casos de violações de liberdades individuais, ou ainda à África do Sul ( perfis “Fofocas do Coque dia dos namorados”, e “sou o bolado do Coque”), que alia ao fato de ter sediado os jogos da Copa do Mundo de futebol em 2010 uma representação midiática de profundo subdesenvolvimento. De modo similar é possível especular que a referência às Bahamas (perfil “Reizinho do Coque”), e Bolívia (perfil “Menino rebelde do Coque) sugerem também, de modo até mais explícito, a influência simbólica da mídia.

O usuário dentro do Recorte Coque-Recife com período de atividade mais antigo é de 26/08/07 (14 destes resultados não puderam ter sua última atividade determinada, provavelmente datando de mais de dois anos atrás), com pelo menos um quarto dos perfis desse recorte sem quaisquer tipos de atualizações há pelo menos um ano, e nove sem atualizações nos últimos 6 meses (Gráfico 2 – Último acesso ao Orkut por usuário) . Apenas 18% dos perfis referentes ao Coque- Recife estiveram ativos no último mês ([dezembro/2010] se ampliarmos a faixa de atividade para os últimos 6 meses esse percentual aumenta para 35%) , o que coincide com uma situação de uso marcada por um acesso mais esparso, e que se reflete também numa incidência menor de perfis abandonados (15%). Nos perfis não relacionados ao Coque-Recife, 30% dos perfis estiveram ativos no último mês (aumentando para 40% se considerarmos os últimos 6 meses), enquanto 40% desses perfis encontram-se inativos, o que nos aponta para uma relação de uso mais intenso ou de

abandono65

No que diz respeito aos usos, a presença de “frases do perfil66” emerge como uma das

opções mais utilizadas nas novas versões do Orkut. As frases de perfil permitem um processo de atualização de status rápido que é repassado em tempo real à pagina inicial de todos os membros da rede de amigos, a exemplo de outros dispositivos de redes sociais como o Twitter e o Facebook. Comparativamente, o uso das frases de perfil aparece como uma ferramenta de comunicação mais utilizada que a descrição do próprio perfil (que tem um caráter mais estático): a presença de descrições é verificada em 30% dos perfis relacionados ao “Coque-Recife”, enquanto que o uso de frases de perfil se verifica em 38% dos perfis. Ainda que a diferença não seja gritante, já dá a perceber uma certa preferência pelos processos de enunciação mais dinâmicos e visíveis.

Por outro lado, nos perfis não relacionados ao Coque-Recife, a presença de descrição foi

65 No caso dos perfis fora do recorte referente ao Coque-Recife, muitos dos perfis encontrados como inativos não possuíam quaisquer informações além dos dados essenciais para a criação da conta, nem apresentaram sequer fotografias de usuários – o primeiro passo da customização do perfil – dando a entender que se tratavam de casos de perfis abandonados.

66 Esta opção só foi implementada nos redesigns mais recentes do orkut, que ocorreram por volta de 2009, e em inglês é chamada de “headline”, mas a versão em português optou por não utilizar a tradução mais literal para “manchete” ou “chamada”.

verificada em 65% dos perfis, ao passo que as frases de perfil foram encontradas em 60% desses perfis. Essa pequena inversão aponta para uma customização maior e mais detalhada do perfil da parte destes usuários com relação de uso mais intensa.

A participação em comunidades também apresenta uma dinâmica interessante quando comparamos as quantidades de comunidades a que os perfis de usuários do recorte “Coque-Recife” estão associados em relação à quantidade de comunidades a que os demais perfis estão associados. Uma quantidade expressiva (45%) dos usuários relacionados ao Coque-Recife não está associada a nenhuma comunidade, enquanto apenas 17% dos demais usuários não estão associados a nenhuma comunidade e outros 20% estão associados a algo entre 50 e 100 comunidades. O que nos indica uma preferência por estabelecer relações mais “diretas” entre os perfis (possivelmente através de recados e mensagens de perfil para perfil), favorecendo uma comunicação restrita a indivíduos de um mesmo grupo social, e um desinteresse na construção de conhecimento compartilhável e armazenável, nos moldes de uma “inteligência coletiva” – a função mais comumente associada às comunidades.

A partir desses resultados, podemos sugerir que as comunidades adquiriram para os usuários do Orkut a partir do uso uma ênfase em seu aspecto simbólico de partilha de valores: menos que grupos de relacionamento e produção de bens coletivos, a adição de uma comunidade passa a representar mais uma declaração de ideais que uma disposição à participação de fato (como o seria nas comunidades online mais “tradicionais”), funcionando como uma espécie de emblema67

dos gostos e das preferências de cada usuário.

Dessa maneira, pode-se argumentar que a não participação em comunidades por grande parte dos usuários do Coque-Recife deve-se a uma preferência por outras formas de enunciação dentro da plataforma (como, por exemplo, o uso das “frases de perfil”), mais adequadas a uma participação esporádica, numa busca por se fazer mais presente e visível nos momentos em que se está de fato utilizando a plataforma. Do outro lado, a adição de mais comunidades por parte daqueles que possuem uma situação de uso mais intensa aponta para essa apropriação mais “ilustrativa” das comunidades, como uma espécie de adorno que complementa o processo de detalhamento do perfil iniciado pela descrição e que pode ser complementado por uma atividade cotidiana.

67 Recentemente, após o seu redesign, o Orkut incorporou a aplicação de “emblemas” (“badges”), ao estilo dos escoteiros, descritos pelo site como “uma outra maneira de se expressar no Orkut, com diferentes séries de emblemas para usuários que interagem com o Orkut de maneiras diferentes”. Alguns exemplos de emblemas são o “usuário antigo”, para aqueles que estão no Orkut há muito tempo (5 anos ou mais), ou “promoter”, para aqueles que criaram promoções populares. - fonte: http://en. blog. orkut. com/2010/11/badges-on-orkut-can-you-collect-them. html