• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

3.5 Perguntas de pesquisa e hipóteses

Com o objetivo de investigar o papel de duas formas de CE, recast e modelo, e a relação destas com variáveis cognitivas de diferenças individuais para o desenvolvimento linguístico de aprendizes brasileiros de inglês, o presente estudo contemplou as perguntas e hipóteses de pesquisa apresentadas no item 3.5.1, a seguir.

3.5.1 Perguntas de pesquisa e hipóteses

Com base em pesquisas anteriores, que contemplaram o tema, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar as seguintes perguntas e hipóteses:

Pergunta 1: O tipo de evidência (recast e, ou modelo) recebida pelo participante faz alguma diferença para o melhor aproveitamento nos testes linguísticos?

Hipótese: Existe diferença estatisticamente significativa em relação aos resultados do recast comparados com os do modelo e do controle. Participantes que receberam recast tiveram um aproveitamento maior nos testes linguísticos, para ambas as estruturas, em relação aos participantes que receberam modelo e controle.

Pergunta 2: Uma determinada estrutura (ordem de adjetivos e perguntas indiretas) se beneficiou mais de um tipo de evidência (recast ou modelo) que outra?

Hipótese: a) Existe diferença estatisticamente significativa em relação ao tipo de CE empregada e a estrutura linguística investigada. O recast parece ser mais eficaz que o controle e o modelo para as perguntas indiretas, como medido pelos ganhos nos testes de JG e oral.

b) Existe diferença estatisticamente significativa em relação ao tipo de correção de erro empregada e a estrutura linguística investigada. O recast parece ser mais eficaz que o controle e o modelo para a ordem de adjetivos, como medido pelos ganhos nos testes de JG e oral.

Pergunta 3: Os ganhos encontrados no pós-teste são duradouros, quando comparados com o pós-teste tardio?

Hipótese: a) Existe diferença estatisticamente significativa em relação aos ganhos obtidos no pós-teste, quando comparados aos do pós-teste tardio, evidenciados pelos testes de JG e oral. O recast mostrou ter efeito duradouro, especialmente para a ordem de adjetivos, em relação ao modelo.

b) Existe diferença estatisticamente significativa em relação aos ganhos obtidos no pós-teste, quando comparados aos do pós-teste tardio, evidenciados pelos testes de JG e oral. O recast mostrou ter efeito duradouro, especialmente para as perguntas indiretas, em relação ao modelo.

Pergunta 4: Existe alguma correlação entre foco de atenção e tipo de CE (recast e modelo) empregado?

Hipótese: a) Existe correlação positiva entre foco de atenção e aproveitamentos nos testes linguísticos, medidos pelos ganhos obtidos nos testes de JG e oral. Participantes que apresentaram alto foco de atenção, evidenciados pelos testes de trail making, se beneficiaram mais do recast do que participantes com baixo foco de atenção.

b) Existe correlação positiva entre foco de atenção e aproveitamentos nos testes linguísticos, medidos pelos ganhos obtidos nos testes de JG e oral. Participantes que apresentaram alto foco de atenção, evidenciado pelos testes de trail making, se beneficiaram mais do modelo do que participantes com baixo foco de atenção.

Pergunta 5: Existe correlação entre foco de atenção e noticing das estruturas linguísticas no insumo?

Hipótese: a) Existe correlação entre foco de atenção e noticing. Participantes que apresentaram alto foco de atenção e relataram, na entrevista estimulada, terem percebido a CE no insumo, beneficiaram-se da CE na forma de recast, em relação ao modelo.

b) Existe correlação entre foco de atenção e noticing. Participantes que apresentaram alto foco de atenção e relataram, na entrevista estimulada,terem percebido a CE no insumo, beneficiaram-se do modelo, em relação ao recast.

Pergunta 6: Existe alguma correlação entre a capacidade de MT avaliada como uma habilidade verbal e numérica e foco de atenção?

Hipótese: a) Existe correlação entre a capacidade de MT verbal e foco de atenção. Participantes que demonstram um alto grau de foco de atenção, evidenciada pelos testes de trail making, apresentam alta capacidade de MT, medidos pela bateria de testes de MT.

b) Existe correlação entre a capacidade de MT numérica e foco de atenção. Participantes que demonstram um alto grau de foco de atenção, evidenciada pelos testes de trail making, apresentam alta capacidade de MT, medidos pela bateria de testes de MT.

Pergunta 7: A capacidade de MT avaliada como uma habilidade cognitiva verbal e numérica relaciona-se com a eficácia do tipo de CE (recast / modelo) recebida pelo participante?

Hipótese: a) Existe diferença estatisticamente significativa em relação à capacidade de MT e o aproveitamento dos participantes que receberam a CE na forma de recast. Participantes que receberam recast e apresentaram maior capacidade de MT, evidenciada pela bateria de testes de MT, demonstraram maior aproveitamento nos testes linguísticos, evidenciado nos resultados dos testes de JG e Oral.

b) Existe diferença estatisticamente significativa em relação à capacidade de MT e o aproveitamento dos participantes que receberam evidência positiva. Participantes que receberam modelo e apresentaram maior capacidade de MT,

evidenciada pela bateria de testes de MT, demonstraram maior aproveitamento nos testes linguísticos evidenciado nos resultados dos testes de JG e Oral.

Pergunta 8: A capacidade de MT, avaliada a partir de cada componente funcional verbal (alcance de compreensão na escrita, listas de palavras e compreensão de frases), relaciona-se com a eficácia do tipo de CE recebida pelos participantes?

Hipótese: a) Existe diferença estatisticamente significativa em relação à capacidade de MT verbal, em cada componente, e o aproveitamento dos participantes que receberam recast. Participantes que têm uma maior capacidade de MT, evidenciada pela bateria de testes de MT, apresentam maior aproveitamento nos testes linguísticos de JG e Oral.

b) Existe diferença estatisticamente significativa em relação à capacidade de MT verbal, em cada componente, e o aproveitamento dos participantes que receberam evidência positiva. Participantes que têm uma maior capacidade de MT, evidenciada pela bateria de testes de MT, apresentam maior aproveitamento nos testes linguísticos de JG e Oral.

Pergunta 9: A capacidade de MT, avaliada a partir de cada componente funcional numérico (alcance de computação, listas de números e compreensão aritmética), relaciona-se com a eficácia do tipo de CE recebida pelos participantes?

a) Existe diferença estatisticamente significativa em relação à capacidade de MT numérica, em cada componente, e o aproveitamento dos participantes que receberam recast. Participantes que têm uma maior capacidade de MT,

evidenciada pela bateria de testes de MT, apresentam maior aproveitamento nos testes linguísticos de JG e Oral.

b) Existe diferença estatisticamente significativa em relação à capacidade de MT numérica, em cada componente, e o aproveitamento dos participantes que receberam evidência positiva. Participantes que têm uma maior capacidade de MT, evidenciada pela bateria de testes de MT, apresentam maior aproveitamento nos testes linguísticos de JG e Oral.

Pergunta 10: A capacidade de MT, avaliada a partir dos escores compostos dos componentes funcionais (capacidade de coordenação, de armazenamento e eficiência de processamento), relaciona-se com a eficácia do tipo de CE recebida pelos participantes?

Hipótese: a) Existe diferença estatisticamente significativa em relação à capacidade de MT, em cada componente funcional, e o aproveitamento dos participantes que receberam recast. Participantes que têm uma maior capacidade de MT, evidenciada pela bateria de testes de MT, apresentam maior aproveitamento nos testes linguísticos de JG e Oral.

b) Existe diferença estatisticamente significativa em relação à capacidade de MT, em cada componente funcional, e o aproveitamento dos participantes que receberam evidência positiva. Participantes que têm uma maior capacidade de MT, evidenciada pela bateria de testes de MT, apresentam maior aproveitamento nos testes linguísticos de JG e Oral.

Pergunta 11: Existe alguma correlação entre os testes de MT-A e MT-B e o teste de noticing?

Hipótese: a) Existe correlação entre os testes de MT-A e noticing. Participantes que apresentaram alta capacidade de MT nos testes numéricos relataram, na entrevista estimulada, terem percebido mais as estruturas no insumo.

Hipótese: b) Existe correlação entre os testes de MT-B e noticing. Participantes que apresentaram alta capacidade de MT nos testes verbais relataram, na entrevista estimulada, terem percebido mais as estruturas no insumo.

Pergunta 12: Existe alguma correlação entre noticing e os ganhos obtidos a partir das formas de CE recast/modelo?

Hipótese: a) Existe correlação positiva entre os ganhos advindos da CE, na forma de recast, e noticing. Participantes que relataram na entrevista estimulada terem percebido as estruturas linguísticas no insumo, a partir do recast, apresentaram melhor desempenho nos testes linguísticos JG e oral.

b) Existe correlação positiva entre ganhos advindos da evidência positiva e noticing. Participantes que relataram na entrevista estimulada terem percebido as estruturas linguísticas no insumo, a partir da evidência positiva, apresentaram melhor desempenho nos testes linguísticos JG e oral.