• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS DA PESQUISA

4.2 Resultados dos testes linguísticos

Nos itens que se seguem, serão apresentados os resultados dos testes linguísticos de julgamento gramatical e descrição oral de figuras tanto para as perguntas indiretas quanto para a ordem de adjetivos. Serão considerados os resultados dos três instantes de coleta de dados: pré-teste, pós-teste e pós-teste tardio.

4.2.1 Os testes de julgamento gramatical (JG) e os testes orais

Os testes de julgamento gramatical (JG) foram compostos de três versões, A, B e C, cada versão contendo 25 itens, sendo 10 itens dedicados a adjetivos, 10 a perguntas indiretas e 5 itens diversos para desviar a atenção dos participantes. Os testes orais foram compostos de duas apresentações de slides: uma para levantar perguntas indiretas, composta de 6-8 slides, e a outra para produção de ordem de adjetivos, composta de 10-13 slides. Os testes orais, como o teste de JG, foram compostos de três versões, A, B e C. Ambos os testes são descritos detalhadamente no capítulo 3 de metodologia.

As figuras 6 e 7, a seguir, ilustram os resultados encontrados nas análises em relação ao desempenho dos participantes. Nestes gráficos de progressão, observa-se o desempenho dos participantes, independente da estrutura linguística, para o JG (valores relativos) e para o teste oral (valores absolutos) no pré-teste, pós-teste e pós-teste tardio. Considerando os resultados nos testes de JG, figura 6, pode-se afirmar que os três grupos apresentaram aproveitamento positivo, quando comparando o pós-teste ao pré-teste. Os

grupos recast e modelo apresentaram desempenho superior ao grupo-controle. O grupo recast apresentou desenvolvimento maior em relação aos demais grupos, controle e modelo. Embora os resultados do grupo recast, no pós-teste não tenham sido mantidos no pós-teste tardio, os ganhos obtidos por esse grupo ainda são superiores aos dos demais grupos. De certa forma, os resultados evidenciados no gráfico sugerem que a CE, na forma de recast, parece ter um impacto maior no desenvolvimento linguístico do participante em relação aos resultados dos grupos modelo e controle.

Analisando-se a figura 7, referente aos dados gerais dos testes orais, observa-se que os três grupos apresentaram desenvolvimento positivo, comparando o pré-teste com o pós- teste e o pós-teste tardio. Os grupos recast e modelo mostraram maiores ganhos em relação ao grupo-controle. Contrariamente à figura 6, os resultados do grupo recast no pós-teste foram mantidos no pós-teste tardio. Novamente, os resultados do grupo recast, na figura 7, foram superiores aos dos grupos modelo e controle, mantendo a mesma tendência encontrada na figura 6.

0.00% 10.00% 20.00% 30.00% 40.00% 50.00% 60.00% 70.00%

Preteste Posteste Posteste tardio

Controle modelo recast 0 1 2 3 4 5 6

Preteste Posteste Posteste tardio

Controle modelo recast

Considerando-se os resultados, separadamente, para o teste de julgamento gramatical para ordem dos adjetivos (FIGURA 8) e perguntas indiretas (FIGURA 9), observa-se, relativamente, o mesmo padrão encontrado na figura 6 de resultados gerais. Examinando- se a figura 8, os grupos experimentais modelo e recast mostraram ganhos superiores ao grupo-controle (p < 0,05) do pré-teste para o pós-teste e do pré-teste para o pós-teste tardio. O grupo recast apresentou uma diferença positiva em relação ao grupo-modelo, porém, essa diferença não é estatisticamente significativa (p > 0,05). Observa-se um declínio no aproveitamento do grupo recast do pós-teste para o pós-teste tardio. Os grupos recast e modelo não apresentaram diferença estatisticamente significava entre pós-teste e o pós-teste tardio (p > 0,05), mas apresentaram diferença estatisticamente significativa em relação ao grupo-controle (p < 0,05). Este resultado sugere que, para a ordem dos adjetivos, não há uma diferença significativa entre o emprego de um método ou outro, ou seja, relativamente, os resultados indicam que ambos os métodos podem levar o aprendiz ao mesmo desenvolvimento.

Concentrando-se na figura 9, que mostra resultados dos testes de JG para perguntas indiretas, observa-se que os grupos modelo e controle apresentaram, proporcionalmente, o mesmo desempenho ao longo do estudo para as perguntas indiretas, ou seja, o quadro evidenciado no pré-teste foi mantido para o pós-teste e pós-teste tardio. Por outro lado, constata-se um aproveitamento positivo para o grupo recast em relação aos demais grupos, corroborado pelo valor de p < 0,05. Esta diferença é, estatisticamente mantida nos dois instantes de coleta de dados, pós-teste e pós-teste tardio. Estes resultados sugerem que, para as perguntas indiretas, apenas a CE na forma de recast parece ser

eficaz, quando comparada com os demais grupos. Para todos os valores, veja APÊNDICE N. 0.00% 10.00% 20.00% 30.00% 40.00% 50.00% 60.00% 70.00%

Preteste Posteste Posteste tardio

Controle modelo recast 0.00% 10.00% 20.00% 30.00% 40.00% 50.00% 60.00%

Preteste Posteste Posteste tardio

Controle modelo recast

Figura 8: Julgamento gramatical adjetivos Figura 9: Julgamento gramatical perguntas indiretas

Examinando-se as figuras 10 e 11, os resultados dos testes orais para a ordem de adjetivos e estruturas argumentais, podem ser observados os mesmos padrões encontrados na figura 7. Constata-se que os resultados dos testes orais para as construções com adjetivos, em ambos os grupos, recast e modelo, apresentaram um nível de aproveitamento superior ao do grupo-controle (p < 0,05). Especialmente para a ordem dos adjetivos, o grupo-modelo apresentou desempenho comparável ao do grupo recast; entretanto, em valores absolutos, o grupo recast teve uma pequena vantagem em relação ao modelo, porém, esta não é estatisticamente significativa (p > 0,05).

0 1 2 3 4 5 6

Preteste Posteste Posteste tardio

Controle modelo recast 0 1 2 3 4 5 6

Preteste Posteste Posteste tardio

Controle modelo recast

Figura 10: Testes orais adjetivos Figura 11: Testes orais perguntas indiretas

Para as perguntas indiretas, figura 11, o grupo recast mostrou ganhos destacadamente superiores aos dos grupos modelo e controle, os quais ficaram relativamente inalterados (p < 0,05). Estes resultados sugerem que, para a ordem de adjetivos, os dois métodos, modelo e recast, são semelhantes; entretanto, para as perguntas indiretas, o recast é superior. O resultado completo, com todos os valores, pode ser encontrado no APÊNDICE O.

De forma geral, os resultados encontrados sugerem que a CE implícita na forma de recast parece ser mais eficaz, quando comparada com o grupo-modelo e o grupo-controle. Do mesmo modo, os dados sugerem um aproveitamento positivo para o recast em relação a ambas as estruturas investigadas, porém, este é mais acentuado para as perguntas indiretas.

Estes resultados serão discutidos mais profundamente na seção de discussão, bem como serão tratadas as hipóteses de pesquisa levantadas no capítulo 3.