• Nenhum resultado encontrado

O conceito de redes sociais antecede o surgimento das tecnologias atuais, podendo ser vistos como elementos que estão conectados de diversas formas, dependendo do tipo de relação ado- tado [133]. No entanto, com a massificação do uso da Internet o conceito de rede social tem-se misturado com os sites e aplicações móveis afins.

De acordo com Palazzo, as redes sociais possuem todos os recursos de uma rede social con- vencional, como o Facebook, perfil do utilizador, mensagens, mural, chat, listas de amigos, repositório, entre outros, para além disso, também permite a personalização da interface e da experiência do utilizador de acordo com as políticas específicas da comunidade [107]. A evolu- ção tecnológica permitiu avanços na produção de interfaces cada vez mais interativas e voltadas para o utilizador, além disso, a popularização da Internet e dos dispositivos móveis tem possibi- litado o aumento das atividades colaborativas na chamada web [63]. Sob a ótica da interface, há uma maior exigência dos média no fornecimento não apenas do acesso às informações, mas também a interação com elas contribuindo e modificando-as. Neste cenário, observaram que há diferentes possibilidades de interação em sites colaborativos e que nem todos os utilizadores contribuem ou lideram as discussões, o que os levou a uma classificação dos utilizadores [112]. A personalização, usando as redes sociais, pode ser mais efetiva porque os utilizadores depen- dem das escolhas dos seus pares como um atributo adicional [27], ou revisam preferências de atributos como resultado de influências de pares [98]. A importância das redes sociais é evi- dente: o Fecebook tem mais de 400 milhões de utilizadores móveis e os dois maiores dispositivos móveis serviços de redes sociais,Foursquare e Instagram , cada um tem cerca de 15 milhões de utilizadores [75]. Além disso,Fecebook tem parceria com o Wall Street Journal e Washington

Poste, entre outros, para lançar aplicativos Social Reader para dispositivos móveis.6

2.8.1

Personalização Adaptável

Os dispositivos adaptáveis rapidamente se tornaram mais poderosos, versáteis e omnipresentes. Os telefones inteligentes e dispositivos similares fazem parte do dia-a-dia de qualquer utiliza- dor, sendo que a tecnologia está tão avançada que permite a navegação na web e a utilização das redes sociais nesses dispositivos.

Os pesquisadores criaram um sistema de personalização adaptável, que combina os dados sobre o comportamento do utilizador em sistemas de informações sobre os interesses da rede social dos utilizadores para oferecer recomendações melhores e mais relevantes sobre artigos de notí- cias em dispositivos. Esta área é cada vez mais importante para a pesquisa, pois tendemos a ler as notícias cada vez mais em dispositivos dos utilizadores que impõem várias restrições, como o tamanho reduzido da tela, as conexões sem fio limitadas e a menor atenção dos leitores. É

6

Computação Móvel desempenha um papel fundamental visto que os dispositivos móveis fornecem co- nectividade e pode permitir acesso, processamento e compartilhar as informações a qualquer tempo e em qualquer lugar.

Figura 2.4: Figura nº4- Definição de Redes Sócias Móvel (Fonte:Livro de Mini cursos)

crucial reduzir o excesso de informações e exibir somente as notícias relevantes.

O sistema de personalização adaptável auxilia os utilizadores a descobrir de forma discreta no- tícias relevantes através da sua rede social, sem a necessidade de compartilhar o conteúdo ativamente e sem uma influência indevida de utilizadores pesados ou líderes de opinião. Este é um dos modelos mais importante para a compreensão da estrutura adaptativa, através de uma série de regras adaptativas, mencionados nas secções anteriores. A adaptação em conjunto com as informações dos modelos de utilizadores é responsável por oferecer ao utilizador uma estru- tura personalizada aos seus objetivos e preferências [111]. Eles estão mais integrados na vida pessoal de um indivíduo e representam uma maneira mais natural de consumir serviços digitais (por exemplo, notícias móveis) em diferentes contextos. Mas, até agora, há apenas pesquisas limitadas que mostram como personalizar um ambiente móvel e quais são os benefícios de o fazer [41].

A localização ( o termo em inglêslocalization é abreviado liOn, porque existem 10 letras do pri- meiro “1”até o ultimo “n”) é o processo de adaptação de aplicações,serviços e produtos para um mercado internacional específico, para permitir a sua aceitabilidade numa cultura específica, incluindo a tradução da interface do utilizador, redimensionamento de caixas de diálogo, re- cursos de personalização, e resultados dos testes para garantir que o programa ainda funcione, ou seja, é o processo de fazer uma versão específica do produto para um mercado-alvo [120]. A proteção de informação de contexto de localização é particularmente importante nas Redes Sociais Móveis, devido à grande quantidade de aplicações que proveem recursos baseados na localização do dispositivo móvel. A privacidade de localização pode ser definida como o direito do utilizador de decidir como, quando e para qual o propósito das suas informações de localiza- ção podem ser reveladas a outros [21]. As seguintes categorias de privacidades de localização podem, então, ser identificadas [20]:

• Privacidade da Identidade: onde o objetivo é proteger a identificação do utilizador as- sociadas a partir das informações de localização, informações de localização podem ser providas a alguma entidade, mas a identidade do utilizador deve ser preservada;

de proteger sua real localização;

• Privacidade de caminho: onde o objetivo é não revelar localização anteriores ao qual o utilizador passou, ou seja o caminho atravessado pelo utilizador

A personalização adaptativa para atender o difícil teste de aceitação do utilizador, deve ser concebido com certas restrições, fornecer uma boa experiência inicial e aprender rapidamente para novos utilizadores, onde o primeiro uso deve fornecer uma experiência aceitável e não pes- soal. Os benefícios da personalização adaptativa devem ser aparentes dentro dos primeiros usos se os utilizadores retornarem além disso, a transição de um não-pessoal para uma experiência personalizada deve ser boa, não passando por um estado de apresentação de itens aleatórios para o utilizador.

As redes sociais possuem funcionalidades para criar perfis que representam entidades, as quais se relacionam socialmente, trocando informações, entre indivíduos, organizações ou mesmo en- tre sistemas. A computação móvel possibilita os utilizadores estarem sempre online, devido ao suporte de mobilidade provido pelos dispositivos portáteis [74].

A análise das redes sociais surgiu como uma técnica chave na sociologia moderna e na antro- pologia social, no final do século XX. O termo passou a ser visto como um novo paradigma das ciências sociais, tendo vindo a ser aplicado e desenvolvido no âmbito de disciplinas tão diversas como a antropologia, a biologia, os estudos de comunicação, a economia, a geografia, as ciên- cias de informação, a psicologia social, a sociolinguística e, sobretudo, no serviço social. Em 1954 J. A. Barnes começou a usar o termo sistematicamente ao público em geral, incorporando os conceitos tradicionalmente usados quer pela sociedade quer pelos cientistas sociais, grupos bem definidos, tribos familiares e categorias sociais [25].

Assim a rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas

Figura 2.5: Figura nº5 exemplo de um diagrama de uma rede social. O nó com maior grau de centralidade de intermediação está representado em amarelo. (Fonte: Levina, e Timme, 2011)

por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais caraterísticas na definição das redes sociais é a sua abertura, que possibilita rela- cionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. As redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte da sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente.7

7

É a ordenação de elementos em ordem de importância, podendo significar também, mais especifica- mente: a distribuição ordenada de poderes