• Nenhum resultado encontrado

2   PERCURSO METODOLÓGICO 49

2.2   RECURSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS 60

2.2.3   Pesquisa de campo 67

A busca do norte orientador para a elaboração das questões apresentadas ao aluno de Administração teve origem na inquietação causada pela impressão de pouco envolvimento deste público com a aprendizagem ao longo dos semestre e dificuldades percebidas na realização de trabalhos de conclusão. Em função das complexidades que revestem os processos de ensino e de aprendizagem, busquei referenciais teóricos que fornecessem subsídios para identificar os fatores que poderiam permear a vida do aluno e impactar em sua aprendizagem.

As questões pertinentes aos motivos para o aluno estudar, escolher o curso de Administração e a IES em questão foram inspiradas em Charlot (2000) e Moreira (2000). As questões relativas às formas de aprendizado e possíveis barreiras a esse desafio, enfrentadas pelo aluno, vieram dos conhecimentos adquiridos junto a Illeris (2013). Os conhecimentos para a elaboração de questões relativas ao envolvimento, mobilização e comprometimento do aluno com sua aprendizagem tiveram origens nas leituras de Astin (1999), Charlot (2012) e Felicetti (2011). Concluindo, a estruturação e sequenciamento das questões levou em conta o Modelo IEO de Astin e Antonio (2012), que buscou obedecer os momentos distintos referentes ao acesso do aluno (Entrada), o contexto aonde ocorrem as ações docente e discente em prol do aprendizado (Ambiente estudantil) e a aprendizagem percebida ao final dos processos educacionais (Resultados).

A pesquisa de campo privilegiou inicialmente a realização de uma pesquisa-piloto, utilizada para ajuste do questionário em termos de: conteúdos abordados, ordenação de

conteúdos e questões, nível de aprofundamento que seria adotado na pesquisa, tipos de questões (aberta / fechada) e estilo de redação.

Para a pesquisa-piloto foi definido como objetivo ter-se como respondentes quatro alunos de cada semestre, 50% de cada gênero de alunos. Para tal, após o mapeamento de professores por sala de alunos, foi solicitado a 11 professores que indicassem quatro alunos das salas que lecionavam. Foram enviados e-mails a 52 alunos indicados23 pelos professores dos semestres. Adicionalmente também foi enviado convite a quatro alunos que haviam participado do Programa de Iniciação Científica (PIC).

Ao convite enviado, um total de 36 alunos respondeu a pesquisa-piloto disponibilizada no ambiente Google Docs24, durante o período de 24 de março a 3 de abril de 2014 no seguinte endereço:

https://docs.google.com/forms/d/1JqoInKcfSpqJYu9abqXiJ2N9FuH33qYgKiq7kym9 HWQ/viewform (acesso pelo navegador Internet Explorer)

As tabulações dos questionários respondidos serviram de base para elaboração do documento exame de qualificação e elaboração do questionário da pesquisa. Apesar do tamanho do questionário e tempo demandado para sua resposta, surpreenderam as manifestações de vários respondentes.

Para a revisão do questionário foi solicitada a avaliação da professora Dra. Manolita Correia Lima, responsável pelo Núcleo de Práticas Pedagógicas da instituição referência para a pesquisa e posteriormente a crítica sobre os conteúdos das questões do questionário final ao professor Osmar Pastore, coordenador de curso de graduação em Administração de uma IES da cidade de São Paulo.

Após a revisão das questões, foi enviado convite aos alunos de todos os semestres da instituição referência, exceto àqueles que haviam sido convidados para a pesquisa-piloto, para responder, no período de 30 de maio a 9 de junho de 2014, o questionário disponibilizado no endereço Google Docs:

https://docs.google.com/forms/d/1BltOjSFiqbfTTwmQYRc7v1MdZHwDAnjdKGN1l uyCgn0/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link

23

O número previsto era de 32 alunos, entretanto alguns professores lecionavam em mais de uma sala e entenderam quatro alunos por sala e não por semestre, motivo do número maior que o previsto previamente.

24

Para minimizar o risco de falha no envio de e-mail com grande número de endereços, os convites, feitos aos alunos, foram enviados 29 e-mail para grupos de até 50 endereços particulares25, conforme semestre que estavam alocados, com solicitação de registro de entrega e leitura. Os alunos cujas entregas não foram realizadas através de e-mail particular, receberam um novo convite por meio dos seus endereços acadêmicos.

A gestão das remessas dos convites, controle de e-mails recebidos, lidos, rejeitados ou outra alternativa, foi feita com o uso do MS-Outlook, e criação de pastas para suas classificações. Resumidos no Quadro 2.5.

Adicionalmente, buscando respondentes de outras instituições para servir parâmetro de avaliação para generalização, entrei em contato com dez coordenadores de cursos de graduação em Administração, expandindo a data para resposta até 13 de junho de 2014. Quando do contato feito, vários coordenadores comentaram sobre dificuldades em mobilizar seus alunos para responder o questionário, em função do período anual atípico, próximo a copa do mundo. No entanto 72 alunos de três outras instituições, duas de São Paulo e uma de Porto Alegre, responderam ao questionário.

Quadro 2.5 – Gestão de remessa e controle de e-mail convites enviados

Etapa E-mails Remessa a grupos de alunos-semestre (endereço particular) 29

Remessa a grupos de alunos (endereço acadêmico) para grupos de alunos com endereço particular que apresentaram erro

10

Declaradas como lidas 33

Informação espontânea que responderam 5

E-mail enviados para professores e multiplicadores 31 Fonte: Elaborado pelo autor

As respostas recebidas tiveram seus dados importados do sistema Google Docs, e os dados, dispostos em planilha eletrônica, foram tabulados de forma a transformar as combinações possíveis de inter-relações em informações que permitissem a compreensão e respostas às questões desta pesquisa. Com esse intuito, através da análise de correlação e como passo inicial, foram validados os dados coletados na IES referência a partir da verificação da correlação entre a IES referência (144 respostas) e duas outras IES da cidade de São Paulo (58 respostas), conforme detalhamento disponível no Apêndice T (Quadros D1).

25

A definição primária pelo e-mail particular se deveu em função de vários alunos comentarem que pouco acessam o e-mail acadêmico.

Adicionalmente se cotejou as respostas do campus São Paulo da IES referência com outro campus desta mesma IES da cidade de Porto Alegre (14 respostas), Apêndice T (Quadros D1). O passo seguinte foi elaborar a tabulação e análise dos resultados de cada questão feita, procedendo às verificações de correlações pertinentes a gênero (feminino e masculino), período (matutino e noturno) e semestre (1º ao 8º). Adicionalmente, em alguns casos, foram feitas tabulações e análises combinadas para alunos por gênero e período. Os quadros e gráficos de cada questão, suporte para o desenvolvimento da análise, encontram-se no Apêndice K - Tabulação de Questões - Quadros e Gráficos, cuja análise da pesquisa é encontrada no Capítulo 4 desta tese.

Num segundo momento, para analisar as variações semestrais observadas no indicador do nível de satisfação com seu aprendizado foi feita a análise da carga horária semestral das disciplinas de caráter humanista e exatas.