• Nenhum resultado encontrado

4. Condições de produção do estudo com os licenciandos em Física

4.2 A pesquisadora como professora

Durante as aulas ministradas pela pesquisadora-professora, que foram gravadas em áudio, é importante destacar que o professor responsável pela turma e o aluno de pós-graduação que realizava o PED estiveram sempre presentes. Além disso, mesmo os alunos que não assinaram o termo de consentimento, não aceitando que suas produções fossem analisadas, deveriam participar e entregar as atividades. Por isso, apesar do grupo que frequentou as aulas ter sido formado por 46 integrantes, não foram todos que concordaram em colaborar com a pesquisa. Contamos com o aceite de 24 alunos. Destes, nem todos participaram de todas as aulas. Assim, vamos caracterizar aqui aqueles que responderam ao questionário inicial, aplicado na primeira aula ministrada pela pesquisadora-professora. Tivemos, nesse dia a participação de vinte alunos, sendo que quinze nunca haviam ingressado em um curso de graduação, três já haviam, mas não o tinham concluído e dois alunos possuíam diploma, um era licenciado em matemática e outro em pedagogia. Sobre o alto índice de recusa em participar da pesquisa, levantamos algumas possibilidades, dentre elas, a necessidade de fornecer dados pessoais ou o fato de se tratar de uma pesquisa que envolvia leitura e, pela necessidade de explicarmos antes do início das atividades, pode ter afugentado alguns alunos.

Podemos concluir que nossos sujeitos eram formados em sua maioria por alunos em busca do primeiro diploma de graduação e que exerciam algum tipo de atividade em outro horário.

Com relação à avaliação, as atividades realizadas em sala de aula não seriam computadas na nota final da disciplina, entretanto, elementos relacionados às discussões realizadas durante as aulas fariam parte da avaliação final.

Na primeira aula referente à pesquisa, os alunos receberam o termo de consentimento e a explicação sobre o projeto. Em seguida, foram convidados a responder um questionário inicial (Apêndice I), o qual versava sobre questões pessoais e sobre alguns recursos pedagógicos que podem e são utilizados no ensino de física. Após essa atividade, todos os alunos fizeram a leitura de um texto formado por um compilado de

trechos extraídos de três diferentes livros didáticos (Anexo I), Quanta física (KANTOR, et al, 2010), Física para o Ensino Médio (YAMAMOTO e FUKE, 2010), e Física em contextos – Pessoal, social e histórico (PIETROCOLA et al, 2010), todos da edição de 2010 aprovados no PNLD 2012. Os alunos realizaram a leitura de um total de 16 páginas e, partindo dessa leitura, foram convidados a responder um questionário (Apêndice II) sobre seus hábitos de leitura, sobre sua relação com o material oferecido e também sobre os sentidos por eles produzidos para a leitura dos temas relacionados com a Energia Nuclear. Por conta do tempo disponível para a leitura do material e para responderem aos questionários, alguns alunos solicitaram que a entrega do questionário referente à leitura do livro didático fosse feita na semana seguinte.

Na aula seguinte, a pesquisadora-professora começou por recolher os questionários referentes à aula anterior. Porém, como muitos alunos que não estavam presentes naquela aula estavam nessa, foi solicitado que se realizasse uma nova, e breve, explicação sobre o termo de consentimento, que foi entregue junto com os demais materiais referentes à primeira aula para aqueles que haviam faltado. Em seguida, a pesquisadora-professora apresentou, com base nos questionários que os alunos haviam entregue na aula anterior, um apanhado geral das respostas, para que pudesse suscitar uma conversa entre os participantes e, então, realizou uma mediação propondo um debate sobre a leitura que havia sido feita, como esse recurso poderia ser trabalhado com os alunos de Ensino Médio, se ele seria um material adequado ou se os licenciandos acreditavam que existissem outras formas de realizar essa apresentação do tema para esse nível de ensino. A apresentação utilizada pode ser conferida no Anexo III. A atividade relatada aqui utilizou cerca de meia hora da aula, e então foi dada continuidade às atividades.

Para essa aula, foi programado que os alunos efetuassem a leitura de textos do tipo divulgação científica. Para isso foi entregue, aleatoriamente, um texto dentre os seguintes, que podem ser encontrados no Anexo II: Autos de Goiânia (CANDOTTI et al; LIPSZTEIN, RAMALHO, 1988), Energia Nuclear (PORTELA, LICHTENTHÄLER FILHO, 2000), Revista Galileu (NOGUEIRA, 2005) e Revista USP (GOLDEMBERG; HUSSEIN, 2011). Os alunos foram então convidados a efetuar cada um a sua leitura. Entretanto, tinham a liberdade para conversar entre si, com a pesquisadora-professora, com o professor responsável pela turma ou ainda com o doutorando que desenvolvia atividades do PED na disciplina. Conforme acabavam a leitura do texto, os alunos

recebiam outro questionário (Apêndice IV), esse devendo ser respondido tendo como referência o material que tinham em mãos. Essa aula tinha o foco voltado para os sentidos produzidos pela leitura do texto e para as possibilidades que os alunos vislumbravam para a utilização da divulgação científica no Ensino Médio. Assim como na primeira aula, alguns alunos não conseguiram efetuar a leitura e responder o questionário, ficando este para ser entregue na aula seguinte, bem como a discussão sobre a leitura.

A terceira aula teve início com o recolhimento dos questionários daqueles que não o haviam entregue na aula anterior e com uma apresentação (Apêndice V) elaborada com base nas respostas dos alunos para o questionário do Apêndice IV, que haviam entregue na semana anterior. Essa apresentação possibilitou uma mediação da pesquisadora-professora, bem como uma discussão mais ampla com os alunos, os quais puderam trocar informações contidas no material que haviam lido, uma vez que não foram todos que leram o mesmo texto.

Após essa atividade de retomada, a pesquisadora-professora, ainda com o auxílio da apresentação elaborada (Apêndice V) explicou como seria realizada a atividade da última aula. Sentimos que essa explicação era necessária pelo comentário do professor responsável pela turma que considerou que os termos utilizados na atividade poderiam ser confusos para os alunos, visto que estavam cursando o primeiro semestre do curso. Então, essa parte da aula tendeu a ser mais voltada para a formação inicial dos licenciandos em física. Nela os alunos, divididos em grupos, foram convidados a elaborar uma proposta de aula utilizando algum(ns) dos recursos apresentados nas aulas anteriores. Devido ao fato desse projeto ter sido desenvolvido no primeiro semestre do curso de Licenciatura em Física, consideramos que esse seria, possivelmente, um dos primeiros contatos com esse tipo de atividade. Por isso os alunos receberam uma folha com alguns elementos que essa proposta de aula deveria conter (Apêndice VI), sendo coerentes com a apresentação realizada pela pesquisadora-professora. Após elaborarem essa proposta os alunos foram convidados a compartilhar com os colegas de sala sua produção. A realização dessa atividade foi mais rápida, o que possibilitou ainda a realização de uma discussão final sobre as propostas apresentadas pelos alunos.

Após o encerramento das três semanas, a pesquisadora-professora ainda acompanhou a turma por mais algumas aulas, e se colocou em disponibilidade, caso algum aluno tivesse interesse em dialogar sobre o tema ou as propostas elaboradas durante

o projeto. Entretanto todas as discussões foram finalizadas na terceira aula, na qual cerca de quatro alunos ficaram com a pesquisadora-professora, o professor responsável e o aluno de doutorado que realizava o PED por cerca de uma hora além do horário previsto para o término da aula.

5. Análise das informações coletadas junto aos licenciandos