• Nenhum resultado encontrado

Pesquisas com descritores em inglês nas bases SciELO CI e Scopus

4 ENSINO SUPERIOR, MODALIDADES E METODOLOGIAS E ARQUITETURA &

5.2 Pesquisas com descritores em inglês nas bases SciELO CI e Scopus

instituições nacionais, e dois em revistas internacionais, com autores de instituições espanhola, argentina e colombianas (redigidos em língua espanhola). Os trabalhos são das áreas de Arquitetura (encontrado na combinação 24), Ciências Ambientais, Ciências Atmosféricas, Ciências Multidisciplinares, Engenharia Agrícola, Estudos Ambientais, Gastroenterologia e Cirurgia. Na base Scopus foram encontrados apenas dois trabalhos, sendo um de 2007, publicado em conferência e outro, de 1999, artigo de periódico, todos vinculados a instituições nacionais e redigidos em português. Os trabalhos são das áreas de Ciências da Terra e Planetárias, Engenharia Química e Engenharia.

Pelos resultados, observa-se que, quando o termo “hibridismo” foi combinado com

“Arquitetura”, sem vínculo com “ensino”, o único trabalho encontrado voltou-se para hibridismo cultural e patrimônio arquitetônico. Já quando o descritor “remoto” foi utilizado em combinação com “Arquitetura”, sem vínculo com o termo “ensino”, os seis resultados da base SciELO CI versaram sobre sensoriamento remoto e acompanhamento remoto e a palavra “Arquitetura” não se referiu ao curso de Arquitetura e Urbanismo, mas sim à rede de arquitetura, arquitetura de RNA, de conferência multimídia, computacional, de um robô e eletrônica. Os trabalhos encontrados na base Scopus trataram sobre sensoriamento remoto, citando microcontrolador/microprocessador remoto, além de arquitetura WOSA/XFS, arquitetura interna das bacias e arquitetura 3-D das bacias. Com isso, percebe-se que nenhum dos nove trabalhos (sete deles com vínculos nacionais) encontrados nas duas bases tratam sobre o ensino híbrido ou remoto em Arquitetura e Urbanismo.

Dessa maneira, pode-se concluir que as buscas nas duas bases de pesquisa, SciELO CI e Scopus, a partir de 51 combinações de descritores em português sobre o recorte temático da pesquisa, não retornaram trabalhos, o que mostra a escassez de pesquisas sobre o tema indexadas nessas duas bases, apesar das amplitudes temporais da pesquisa (chegando a 60 anos) e da relevância das bases.

Em cada uma das 51 combinações foi acrescentado o descritor “pandemia”, mas não foram encontrados resultados em nenhuma das bases.

Tabela 2 – Resultados das pesquisas com descritores em inglês nas bases SciELO CI e Scopus.

COMBINAÇÕES DOS DESCRITORES SciELO CI

(2002-2022)

Scopus (1960-2022) 1

“E-learning”

and “Architecture and Urbanism” - - 0 1

(0)

2 and “Architecture & Urbanism” - - 0 0

3 and Architecture - - 5

(0)

4.865 (148) [8]

4 and “Architecture and Urbanism” and teaching 0 0

5 and “Architecture & Urbanism” and teaching 0 0

6 and Architecture and teaching 2

(0)

1.192 (46) [6]

7

“Blended learning”

and “Architecture and Urbanism” - - 0 0

8 and “Architecture & Urbanism” - - 0 0

9 and Architecture - - 0 190

(2) [1]

10 and “Architecture and Urbanism” and teaching 0 0

11 and “Architecture & Urbanism” and teaching 0 0

12 and Architecture and teaching 0 97

(2) [1]

13

“B-learning”

and “Architecture and Urbanism” - - 0 0

14 and “Architecture & Urbanism” - - 0 0

15 and Architecture - - 1

(0)

14 (0)

16 and “Architecture and Urbanism” and teaching 0 0

17 and “Architecture & Urbanism” and teaching 0 0

18 and Architecture and teaching 1

(0)

3 (0)

TOTAL

9, sendo 6 sem repet.

(0)

6.362 (198) [16; 9

sem rep.]

( ) Quantidade de trabalhos com vínculo nacional;

[ ] Quantidade de trabalhos que convergem para a temática da pesquisa, dentre os trabalhos com vínculo nacional.

Fonte: Elaborada pelo autor (2022).

Pela Tabela 2 percebe-se que foram encontrados resultados em sete combinações dentre as 18: nas duas bases para as combinações 3 (“E-learning” and Architecture), 6 (“E-learning” and Architecture and teaching), 15 (“B-learning” and Architecture) e 18 (“B-learning” and Architecture and teaching); e apenas na Scopus para as combinações 1 (“E-learning” and

“Architecture and Urbanism”), 9 (“Blended learning” and Architecture) e 12 (“Blended learning”

and Architecture and teaching).

Na base SciELO CI foram encontrados nove registros, dentre os quais dois trabalhos apareceram nas combinações 3 e 6 e um mesmo trabalho apareceu nas combinações 15 e 16, resultando assim em seis trabalhos sem repetições; todos são artigos em periódicos, nenhum deles com vínculo nacional, mas de instituições do Chile, Colômbia, França, Itália e México. Apesar de trabalhos com vínculos exclusivamente internacionais não serem enfoque desta pesquisa, como três deles apresentaram o termo teaching, verificou-se do que se tratam as ocorrências sobre

“Arquitetura”, constatando-se arquiteturas para sistemas de tecnologias educacionais, computacional e de software, não tendo relação com o curso de Arquitetura.

Na Scopus foram encontrados 6.362 registros vinculados a instituições de diversos países.

Diante de tal quantitativo, não foram verificadas as repetições antes de realizar um refinamento.

Desse total, 198 trabalhos (apenas 3,11% do total) apresentam vínculo nacional, dentre os quais 16 possuem confluências com a temática da pesquisa. Desconsiderando as repetições para esses 16 trabalhos, chegou-se a nove trabalhos. Apenas estes serão levados em consideração para a caracterização das principais informações.

No que diz respeito à pesquisa realizada em novembro de 2020 (SANTANA; OLIVEIRA, 2021), não havia registros de publicações nas combinações 15 e 18 pela base SciELO CI e na combinação 1 pela base Scopus. Na combinação 3 foram encontradas quatro publicações em vez de cinco pela base SciELO CI e 4.262 em vez de 4.865 pela base Scopus (o que representa um crescimento de 14,15%); na combinação 6 foram encontradas 1.028 publicações em vez de 1.192 (crescimento de 15,95%) na Scopus; na combinação 9 foram encontradas 172 publicações em vez de 190 (crescimento de 10,47%) na Scopus; na combinação 12 foram encontradas 91 publicações em vez de 97 (crescimento de 6,59%) na Scopus; na combinação 15 foram encontradas 12 publicações em vez de 13 e na combinação 18 não houve variação na Scopus. Em termos das publicações nacionais, as mudanças foram percebidas apenas nas combinações 3 e 6 na base Scopus, em que foram encontrados 137 registros em vez de 148 (crescimento de 8,03%) e 43 em vez de 46 (crescimento de 6,98%), nesta ordem. Assim, nota-se que no último ano teve-se uma evolução nas publicações científicas, sobretudo de vínculo internacional, considerando os critérios pesquisados. Quanto aos trabalhos com vínculo nacional com aderência ao campo do ensino de Arquitetura, foram encontrados os mesmos nove trabalhos.

No Quadro 6 estão apresentadas as informações dos trabalhos com vínculo nacional que mais se aproximaram da temática desta pesquisa, selecionados a partir da investigação dos títulos, palavras-chave e resumos. No quadro constam os títulos dos trabalhos em inglês e em português, com identificadores para referenciá-los no texto: T1, T2 etc., além das palavras-chave em português, as áreas, as fontes com os idiomas, os autores com as afiliações, os anos e os números

de citações das publicações. Para os descritores da pesquisa e suas similaridades presentes nos títulos e/ou nas palavras-chave, foi usado destaque em negrito.

Quadro 6 – Publicações nacionais obtidas com descritores em inglês na Scopus (1960-2022).

TÍTULO

PALAVRAS-CHAVE

ÁREAS FONTE/

IDIOMA

AUTORES/

AFILIAÇÕES

ANO

CITAÇÕES Combinação 3 (“E-learning” and Architecture)

The importance of circular references, architectural modeling, digital project and collaborative actions in the architecture learning - T1

A importância das referências circulares, da modelagem arquitetônica, do projeto digital e das ações colaborativas na

aprendizagem da arquitetura

Modelagem, projeto digital, ações colaborativas

Ciência da Computação e Engenharia

Trabalho de conferência internacional (18 th International Conference on Geometry and Graphics) redigido em inglês.

XAVIER, I.;

CANTREVA, P.;

KLEIN, I.

(Universidade Federal Fluminense)

2019 1

The virtual school of architecture and design - T2

A escola virtual de arquitetura e design

Arquitetura digital, escola virtual de arquitetura, educação on-line, e-learning, criatividade e interações on-line

Artes e Humanidades, Ciência da Computação, Ciências Sociais e Engenharia

Trabalho de conferência internacional (1 st International Conference on Digital Architecture and Construction) redigido em inglês.

HOLLAND, M.

C. G. O.

(Universidade do Cruzeiro do Sul)

2006 2

Combinações 3 (“E-learning” and Architecture) e 6 (“E-learning” and Architecture and teaching) Virtual reality as a tool for

teaching architecture - T3

A realidade virtual como ferramenta para o ensino de arquitetura

Arquitetura, processo de projeto, ensino, realidade virtual, tecnologia

Ciência da Computação e Matemática

Trabalho de conferência internacional (7th International Conference on Design, User Experience, and Usability) redigido em inglês.

BRANDÃO, G.

V. L.; AMARAL, W. D. H.;

ALMEIDA, C. A.

R.;

CASTAÑON, J.

A. B.

(Universidade Federal de Juiz de Fora)

2018 4

Intensifying the development of web-based virtual museums for e-learning domain - T4

Intensificando o

desenvolvimento de museus virtuais baseados na web para o domínio do e-learning

E-learning, reutilização de software, software da web,

arquitetura, museu virtual

Ciência da Computação

Trabalho de conferência internacional (15th International Conference WWW/Internet 2016) redigido em inglês.

ZAINA, L. A.

M.a; WELTER, E. F. de A.a; GÓIS, G. J. de C.a; LELES, A.

D.b

(aUniversidade Federal de São Carlos; bColégio de Engenharia de Sorocaba)

2016 0

Dissemination of the Brazilian code for building energy efficiency labeling through a distance course in a virtual learning

environment - T5

Rotulagem de construção, ensino a distância, eficiência energética, ambiente virtual de aprendizagem

Energia Trabalho de conferência internacional (27th International Conference on Passive and Low Energy Architecture)

PEREIRA, F. O.

R.;

PEREIRA, A. C.;

FONSECA, R.

W.; PÍRES, F. C.;

CASTRO, L. C.;

YAMAKAWA, M. A.

(Universidade

2011 0

Divulgação do Código Brasileiro de Rotulagem de Eficiência Energética de Edifícios por meio de curso a distância em AVA

redigido em inglês.

Federal de Santa Catarina)

Simultaneous use of scaled and virtual models in early architectural design education - T6

Uso simultâneo de modelos em escala e virtuais na educação inicial de projeto de arquitetura

Modelagem de computador 3-D, estúdios de design, modelagem em escala, ensino, experiência, modelos virtuais

Ciências Sociais e Engenharia

Trabalho de conferência internacional (International Conference on Engineering Education) redigido em inglês.

SILVA, N. F.;

LIMA, E. M.

(Universidade de Brasília)

2008 0

Distance learning in architectural design studio:

Two comparative studies with one onsite teaching - T7

Ensino a distância em estúdio de projeto arquitetônico: dois estudos comparativos com um no local de ensino

Educação a Distância, custos baixos, qualidade de ensino, colaboração em tempo real, ensino, experiência

Ciência da Computação, Ciências Sociais e Engenharia

Trabalho de conferência internacional (International Conference on Engineering Education) redigido em inglês.

SILVA, N. F.;

LIMA, E. M.

(Universidade de Brasília)

2007 6

Experimental laboratory for teaching architecture lighting in a virtual learning environment - T8

Laboratório experimental para ensino de iluminação em Arquitetura através de um AVA

Processo de projeto, laboratório experimental, ambientes virtuais de aprendizagem

Energia e Engenharia

Trabalho de conferência internacional (23rd International Conference on Passive and Low Energy Architecture) redigido em inglês.

ATANASIO, V.;

PEREIRA, F. O.

R.; PEREIRA, A.

T. C.

(Universidade Federal de Santa Catarina)

2006 0

Combinações 9 (“Blended learning” and Architecture) e 12 (“Blended learning” and Architecture and teaching) Architecture programme for

freshmen students: A teaching proposal - T9

Programa arquitetônico para alunos iniciantes: Uma proposta de ensino

Aprendizado ativo, programa de arquitetura, calouros, ensino

Ciências Sociais e Engenharia

Trabalho de conferência internacional (8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education and 14th Active Learning in Engineering Education Workshop) redigido em português.

BASTOS, M. G.;

MENDONÇA, A.

P. (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas)

2016 0

Fonte: Elaborado pelo autor (2022).

De 4.865 registros na combinação 3 (“E-learning” and Architecture), 148 documentos apresentaram vínculo nacional; destes, oito artigos (T1 a T8) apresentaram convergências com a temática da pesquisa. Com a inclusão do descritor “teaching” (combinação 6), foram encontrados 1.192 registros, dentre os quais 46 trabalhos com vínculo nacional foram encontrados, seis deles com aproximações ao recorte desta pesquisa, já obtidos pela combinação 3 (T3 a T8). Os oito

artigos foram publicados em conferências internacionais, entre 2006 e 2019, sendo das áreas de Artes e Humanidades (T3), Ciências Sociais (T2, T6 e T7), Ciência da Computação (T1, T2, T3, T4 e T7), Energia (T5 e T8), Engenharia (T1, T2, T6, T7 e T8) e Matemática (T3), com todos os autores afiliados a instituições nacionais.

As combinações 9 (“Blended learning” and Architecture) e 12 (“Blended learning” and Architecture and teaching), resultaram os mesmos dois trabalhos com vínculo nacional (dentre 190 e 97 registros, respectivamente), em que apenas um deles (T9) convergiu para a temática da pesquisa, sendo este um artigo em conferência internacional, de 2016, das áreas de Ciências Sociais e Engenharia.

Para as combinações 1 (“E-learning” and “Architecture and Urbanism”), 15 (“B-learning”

and Architecture) e 18 (“B-learning” and Architecture and teaching), foram encontrados um, 14 e três registros, nesta ordem, mas não resultaram trabalhos com vínculo nacional. De todos esses, apenas o trabalho encontrado na combinação 1 apresentou aderência à temática da pesquisa, apesar de seu vínculo internacional. O trabalho é intitulado “Customized IoT devices for the architectural education future in connectivity for smart cities”, de autoria de Reátegui e Herrera (2021) da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, que foi publicado na conferência internacional 2nd Sustainable Cities Latin America Conference, redigido em inglês, e pertence as áreas Ciências Ambientais, Ciência da Computação, Ciências Sociais e Energia. A pesquisa debruça-se sobre a internet das coisas no ensino de Arquitetura, otimizando o desempenho das edificações e em consonância com a sustentabilidade das cidades.

Os trabalhos T7 (do ano de 2007) e T3 (de 2018) figuram com o maior número de citações, seis e quatro, respectivamente, seguidos dos trabalhos T2 (de 2006) e T1 (de 2019), com duas e uma citação, respectivamente. Os noves trabalhos são de autores vinculados a instituições nacionais de quatro regiões do Brasil. Quatro trabalhos dentre os nove apresentam autoria de um mesmo grupo de pesquisadores, dois a dois, T6 (de 2008) e T7 de Silva e Lima da Universidade de Brasília; e T5 (de 2011) e T8 (de 2006) que tiveram a colaboração de Pereira e Pereira da Universidade Federal de Santa Catarina. Dos nove trabalhos, dois são de 2006 (T2 e T8), um de 2007 (T7), um de 2008 (T6), um de 2011 (T5), dois de 2016 (T4 e T9), um de 2018 (T3) e um de 2019 (T1), como está ilustrado no Gráfico 1, no qual são apresentados o quantitativo de trabalhos por ano e a evolução ao longo dos anos pelos registros das frequências acumuladas.

Gráfico 1 – Publicações nacionais da Scopus com convergência ao tema por ano.

Fonte: Elaborado pelo autor (2022).

Pelo Gráfico 1 percebe-se que as nove publicações resultam de um intervalo de 15 anos, dentro do qual nota-se um hiato nas produções científicas entre 2009 e 2010, entre 2012 e 2015, e nos últimos dois anos, 2020 e 2021. Há mais anos de estabilização do que de crescimento no número de publicações relacionadas ao recorte da pesquisa na base Scopus, cenário mais favorável que o da base SciELO CI, em que não foram encontrados resultados.

Na sequência, tem-se uma síntese das abordagens de cada um dos nove trabalhos, com suas contribuições para o recorte temático desta pesquisa.

Combinação 3:

O trabalho T1 (The importance of circular references, architectural modeling, digital project and collaborative actions in the architecture learning) é de Xavier, Cantreva e Klein (2019) da Universidade Federal Fluminense, e apresenta as potencialidades da modelagem arquitetônica na aprendizagem de disciplina que trata sobre modelagem estrutural, diante dos problemas de representação e compatibilidade na Arquitetura, que podem ser trabalhados com a valorização da modelagem e das ações colaborativas desde o início do percurso formativo dos alunos.

O artigo T2 (The virtual school of architecture and design) é de autoria de Holland (2006) da Universidade do Cruzeiro do Sul, e aborda um ambiente virtual 3-D, a Escola Virtual de Arquitetura e Design, que inclui estúdios, laboratórios, biblioteca, salas de aula, galerias, teatro e cinema, de forma a, por meio da interação, estimular o desenvolvimento de habilidades intelectuais e criativas, integrando conceitos e práticas da área da Arquitetura com tecnologia e inovação.

Combinações 3 e 6:

O trabalho T3 (Virtual reality as a tool for teaching architecture) é de autoria de Brandão et al. (2018) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e apresenta a utilização de ferramentas tecnológicas como celulares e óculos de realidade virtual servindo de auxílio ao projeto arquitetônico, agilizando processos e otimizando soluções, a partir de experiências exitosas de apresentação de projetos no curso de Arquitetura da UFJF.

O texto identificado como T4 (Intensifying the development of web-based virtual museums for e-learning domain) tem autoria de Zaina et al. (2016), com vínculos da Universidade Federal de São Carlos e do Colégio de Engenharia de Sorocaba, e aborda a necessidade da construção e manutenção de museus virtuais na web, como repositórios de memória de História, Arte e Humanidade, para servir como ferramenta e-learning, de impacto direto na aprendizagem, apresentando um domínio específico para o desenvolvimento da proposta.

Já T5 (Dissemination of the Brazilian code for building energy efficiency labeling through a distance course in a virtual learning environment) é de Pereira et al. (2011) da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho descreve o desenvolvimento de um curso EaD por meio de um AVA denominado Arquitetura e Design (VLE-A), para capacitação de alunos e profissionais, no que diz respeito à disseminação do conhecimento sobre as diretrizes para aplicação do regulamento de eficiência energética para edifícios comerciais e de serviços públicos.

O trabalho T6 (Simultaneous use of scaled and virtual models in early architectural design education) é de Silva e Lima (2008) da Universidade de Brasília, e traz uma abordagem comparativa sobre a experimentação simultânea da modelagem 3D por computador com a modelagem em escala em um ateliê, com a intenção de refutar a ideia de que o ensino computacional não deve antecipar o desenho à mão, como consequência de falta de criatividade e repetição de soluções.

O trabalho T7 (Distance learning in architectural design studio: Two comparative studies with one onsite teaching) também é de Silva e Lima (2007), e apresenta e compara três experiências de ensino envolvendo supervisão e discussão de projetos arquitetônicos, uma de forma presencial e duas a distância, de modo a potencializar a EaD para o acesso de estudantes de diferentes localidades. O estudo conclui pela viabilidade e eficácia desta modalidade em Arquitetura.

Em T8 (Experimental laboratory for teaching architecture lighting in a virtual learning environment), trabalho de Atanasio, Pereira e Pereira (2006) da Universidade Federal de Santa Catarina, é apresentado o desenvolvimento de um AVA para a integração do conceito de iluminação ao projeto arquitetônico, de modo a propiciar nos alunos o entendimento acerca do

fenômeno da iluminação, abordando o trajeto da luz e suas modificações condicionadas pelas variáveis arquitetônicas.

Combinações 9 e 12:

O trabalho T9 (Architecture programme for freshmen students: A teaching proposal) tem autoria de Bastos e Mendonça (2016) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, e apresenta uma proposta de aprendizagem combinada e baseada em problemas, com o uso de rotação por estações e sala de aula invertida com um grupo de calouros de Arquitetura, potencializando a aprendizagem híbrida, reconhecendo-a como uma tendência emergente para a Educação.

Percebe-se, apesar da pouca quantidade de trabalhos com vínculo nacional, que os artigos T7 e T9 convergem diretamente para a ocorrência da EaD e do ensino híbrido em Arquitetura, enfatizando as potencialidades dos formatos. Os outros trabalhos apresentam ferramentas tecnológicas e estratégias de ensino e aprendizagem que viabilizam, sobretudo, o uso dos espaços virtuais para a ocorrência eficaz das dinâmicas educacionais, entendendo a formação autônoma e centrada no aluno como fatores imprescindíveis da Educação mediada por tecnologias. Apesar da abrangência temporal da Scopus (60 anos), as poucas pesquisas selecionadas datam dos últimos 20 anos, face a expressividade da temática no século XXI. Acredita-se que a abordagem do tema se manifeste de forma expressiva nos trabalhos vinculados a outros países, que apareceram em quantitativo bastante elevado na Tabela 2, sobretudo na combinação 3, que insere o descritor

“teaching”, mas que não foram investigados nessa etapa da pesquisa, pelo critério de exclusão adotado.

Dentre os trabalhos com vínculo nacional que não foram explicitados neste texto, vários deles debruçam-se sobre a EaD e o ensino híbrido, mas em contextos diferentes do curso de Arquitetura, usando termos como, por exemplo, arquitetura pedagógica, para AVA, para técnicas de ensino-aprendizagem, ou com outras conotações como, arquitetura de software, de rede, computacional, de interconexão em laboratório, genérica, conceitual, de microsserviço e neural.

Em cada uma das 18 combinações com os termos em inglês foi acrescentado o descritor

“pandemic”, a fim de abranger registros relacionados ao contexto do ensino on-line e remoto. Os resultados das buscas estão sintetizados na Tabela 3.

Tabela 3 – Resultados das pesquisas com descritores em inglês nas bases SciELO CI e Scopus inserindo o termo

“pandemic”.

COMBINAÇÕES DOS DESCRITORES SciELO CI

(2002-2022)

Scopus (1960-2022) 19

“E-learning”

and “Architecture and Urbanism” - - and pandemic 0 0

20 and “Architecture & Urbanism” - - and pandemic 0 0

21 and Architecture - - and pandemic 0 35

(0)

22 and “Architecture and Urbanism” and teaching and pandemic 0 0

23 and “Architecture & Urbanism” and teaching and pandemic 0 0

24 and Architecture and teaching and pandemic 0 15

(0) 25

“Blended learning”

and “Architecture and Urbanism” - - and pandemic 0 0

26 and “Architecture & Urbanism” - - and pandemic 0 0

27 and Architecture - - and pandemic 0 9

(0)

28 and “Architecture and Urbanism” and teaching and pandemic 0 0

29 and “Architecture & Urbanism” and teaching and pandemic 0 0

30 and Architecture and teaching and pandemic 0 5

(0) 31

“B-learning”

and “Architecture and Urbanism” - - and pandemic 0 0

32 and “Architecture & Urbanism” - - and pandemic 0 0

33 and Architecture - - and pandemic 0 0

34 and “Architecture and Urbanism” and teaching and pandemic 0 0

35 and “Architecture & Urbanism” and teaching and pandemic 0 0

36 and Architecture and teaching and pandemic 0 0

TOTAL 0 64

(0) ( ) Quantidade de trabalhos com vínculo nacional.

Fonte: Elaborada pelo autor (2022).

Pela Tabela 3 nota-se que foram encontrados resultados apenas na base Scopus e para as combinações 21 (“E-learning” and Architecture and pandemic), 24 (“E-learning” and Architecture and teaching and pandemic), 27 (“Blended learning” and Architecture and pandemic) e 30 (“Blended learning” and Architecture and teaching and pandemic). Nenhum dos trabalhos apresentou vínculo nacional, entretanto, visto a relevância do contexto do ensino remoto para esta pesquisa, verificou-se a convergência das produções com a temática da mesma no âmbito dos cursos de Arquitetura, pela investigação dos títulos, resumos e palavras-chave dos documentos. Desconsiderando as repetições, foram encontrados oito trabalhos de vínculo internacional apresentando confluências com o tema da pesquisa. No Quadro 7 estão sintetizadas as informações dos oito trabalhos que, apesar de não terem apresentado vínculo nacional, têm

convergências com a temática desta pesquisa, sobretudo no que tange à atualidade da abordagem do ensino on-line nos cursos de Arquitetura no contexto da pandemia. No quadro constam os títulos dos trabalhos em inglês e em português, com identificadores para referenciá-los no texto:

T10, T11 etc., as palavras-chave em português, além das áreas, as fontes com os idiomas, os autores com as afiliações, os anos e os números de citações das publicações. Para os descritores da pesquisa e suas similaridades presentes nos títulos e/ou nas palavras-chave, foi usado destaque em negrito.

Quadro 7 – Publicações obtidas com descritores em inglês na Scopus (1960-2022) sobre o ensino no contexto da pandemia.

TÍTULOS

PALAVRAS-CHAVE

ÁREAS FONTE/

IDIOMA

AUTORES/

AFILIAÇÕES

ANO

CITAÇÕES Combinação 21 (“E-learning” and Architecture and pandemic)

E-learning adoption by undergraduate architecture students: facilitators and inhibitors - T10

Adoção da aprendizagem on-line por estudantes de graduação em arquitetura:

facilitadores e inibidores.

Aprendizagem on-line, cursos de Arquitetura, intenção comportamental, riscos percebidos

Negócios, Gestão e Contabilidade e Engenharia

Artigo de periódico internacional (Engineering, Construction and Architectural Management) redigido em inglês.

TANDON, U.;

MITTAL, A.;

BHANDARI, H.;

BANSAL, K.

(Chitkara University – Índia)

2021 0

A review on virtual reality for architecture education - T11

Uma revisão sobre realidade virtual para o ensino de arquitetura

Educação em Arquitetura, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, tecnologias VR/AR

Ciências da Decisão, Negócios, Gestão e Contabilidade e Engenharia

Trabalho de conferência internacional (11th Annual International Conference on Industrial Engineering and Operations Management) redigido em inglês.

SIRROR, H.;

ABDELSATTAR , A.; DWIDAR, S.; DERBALI, A.

(Prince Sultan University – Arábia Saudita)

2021 0

Combinações 21 (“E-learning” and Architecture and pandemic) e 24 (“E-learning” and Architecture and teaching and pandemic)

Transforming learning for architecture: online design studio as the new norm for crises adaptation under COVID-19 - T12

Transformando o aprendizado para a arquitetura: estúdio de projeto on-line como a nova norma para adaptação a crises sob o COVID-19

Aprendizagem virtual, ensino de projeto on-line, crises, COVID-19, transformando o aprendizado, aprendizagem on-line sustentável

Ciências Sociais e Engenharia

Artigo de periódico internacional (Open House International) redigido em inglês.

AL MAANI, D.a; ALNUSAIRAT, S.b; AL-JOKHADAR, A.c (aApplied Science Private University; b Al-Ahliyya Amman University;

cUniversity of Petra – Jordânia)

2021 1

Combinações 21 (“E-learning” and Architecture and pandemic) e 27 (“Blended learning” and Architecture and pandemic) Strengths and weaknesses of

architectural education on-line classes conducted during COVID-19 - T13

Arquitetura, currículo, aprendizagem on-line, educação

Ciências Sociais e Engenharia

Artigo de periódico internacional (World

BRZEZICKI, M.

(Wrocław University of Science &

2020 3

Pontos fortes e fracos das aulas on-line de educação arquitetônica realizadas durante o COVID-19

arquitetônica, aprendizado híbrido; curso de projeto; atividades educativas

Transactions on Engineering and Technology Education) redigido em inglês.

Technology – Polônia)

Combinações 21 (“E-learning” and Architecture and pandemic), 24 (“E-learning” and Architecture and teaching and pandemic), 27 (“Blended learning” and Architecture and pandemic) e 30 (“Blended learning” and Architecture and teaching and pandemic)

Evaluation of the online teaching of architectural design and basic design courses case study: College of Architecture at JUST, Jordan - T14

Avaliação do ensino on-line de cursos de projeto

arquitetônico e projeto básico estudo de caso: Faculdade de Arquitetura da JUST, Jordânia

Educação a Distância, aprendizagem on-line,

aprendizagem híbrida, pandemia da Covid-19, educação em arquitetura

Engenharia Artigo de periódico internacional (Ain Shams

Engineering Journal) redigido em inglês.

IBRAHIM, A. F.;

ATTIA, A. S.;

BATAINEH, A.

M.; ALI, H. H.

(Jordan University of Science and Technology – Jordânia)

2021 4

Combinações 27 (“Blended learning” and Architecture and pandemic) e 30 (“Blended learning” and Architecture and teaching and pandemic)

Transition from physical design studio to emergency virtual design studio.

Available teaching and learning methods and tools - a case study - T15

Transição do ateliê de projeto físico para o ateliê de projeto virtual de emergência.

Métodos e ferramentas de ensino e aprendizagem disponíveis - um estudo de caso

Ensino de arquitetura, ensino on-line, ateliê de projeto virtual, COVID-19, colaboração remota, tecnologia educacional

Engenharia Artigo de periódico internacional (Buildings) redigido em inglês.

KOMARZYŃSKA-ŚWIEŚCIAK, E.a; ADAMS, B.b; THOMAS, L.b (aWrocław University of Science &

Technology – Polônia; bGhent University – Bélgica)

2021 0

COVID-19 responsive teaching of undergraduate architecture programs in India: learnings for post-pandemic education - T16

Ensino responsivo COVID-19 de programas de graduação em arquitetura na Índia: aprendizados para educação pós-pandemia

Aprendizagem híbrida, educação on-line, Covid-19, educação em arquitetura, pedagogia responsiva à pandemia

Ciências Sociais e Engenharia

Artigo de periódico internacional (Archnet-IJAR) redigido em inglês.

VARMA, A.;

JAFRI, M. S.

(Amity University Rajasthan – Índia)

2021 4

A blended learning strategy:

reimagining the post-Covid-19 architectural education - T17

Uma estratégia de aprendizagem híbrida:

reimaginando a educação arquitetônica pós-Covid-19

Arquitetura, aprendizagem híbrida, Covid-19, Educação, on-line, tecnologia

Ciências Sociais e Engenharia

Artigo de periódico internacional (Archnet-IJAR) redigido em inglês.

MEGAHED, N.;

HASSAN, A.

(Port Said University – Egito)

2021 0

Fonte: Elaborado pelo autor (2022).

Para a combinação 21 (“E-learning” and Architecture and pandemic) foram encontrados 35 registros, sendo oito deles de 2020, 26 de 2021 e um de 2022, nenhum com vínculo nacional, mas dos Estados Unidos, Grécia, Índia, Jordânia e Polônia. Desse total, cinco trabalhos (T10, T11, T12, T13 e T14), da Índia (T10), Arábia Saudita (T11), Jordânia (T12 e T14) e Polônia (T13) apresentaram relações com o tema da pesquisa. Apenas o trabalho T13 é do ano de 2020, enquanto os outros são do ano de 2021. Apenas o trabalho T11 foi de conferência internacional, enquanto os outros são artigos em periódicos internacionais. Foram identificadas as áreas de Ciências da Decisão (T11), Ciências Sociais (T12 e T13), Engenharia (todos) e Negócios, Gestão e Contabilidade (T10 e T11).

Para a combinação 24 (“E-learning” and Architecture and teaching and pandemic) foram encontrados 15 registros, quatro deles de 2020 e 11 de 2021, alguns em reptição com a combinação 21, pertencentes à Austrália, Emirados Árabes, Índia, Jordânia e Polônia. Foram identificados apenas dois trabalhos com convergência ao recorte temático da pesquisa, que também já tinham sido identificados na combinação 21, T12 e T14, da Jordânia, datados de 2021, publicados em periódicos internacionais, pertencentes as áreas de Ciências Sociais (T12) e Engenharia (T12 e T14).

Para a combinação 27 (“Blended learning” and Architecture and pandemic) foram encontrados nove registros, um de 2020 e oito de 2021, vinculados à Bélgica, Egito, Índia, Jordânia e Polônia. Desse total, cinco trabalhos (T13, T14, T15, T16 e T17) apresentaram relação com o tema, um deles já encontrado nas combinações 21 e 24 (T14) e um deles na combinação 21 (T13).

Os artigos selecionados são da Polônia (T13 e T15), Jordânia (T14), Bélgica (T15), Índia (T16) e Egito (T17), publicados em periódicos internacionais, pertencentes as áreas de Ciências Sociais (T13, T16 e T17) e Engenharia (T13, T14, T15, T16 e T17). Apenas T13 é datado de 2020 e os outros trabalhos são de 2021.

Para a combinação 30 (“Blended learning” and Architecture and teaching and pandemic) foram encontrados cinco registros, todos de 2021, vinculados à Bélgica, Egito, Índia, Jordânia e Polônia, dentre os quais quatro deles (T14, T15, T16 e T17) apresentaram relação com o tema da pesquisa, todos já encontrados na combinação 27, um deles figurou em todas as combinações (T14).

Os trabalhos com maior número de citações foram T14 e T16, com quatro citações cada, apesar de serem artigos bem recentes (2021), seguidos de T13, trabalho de 2020 que teve três citações. O trabalho T12 teve uma citação. Os outros trabalhos não registraram citações. Os trabalhos T16 e T17 foram publicados no mesmo periódico internacional Archnet-IJAR. Dos oito trabalhos, um é de 2020 (T13) e os outros sete são de 2021, o que mostra a exponencialidade do

aumento de publicações relacionadas ao ensino on-line e as experimentações no ensino remoto de um ano para o outro em virtude do contexto da pandemia que acomete o mundo desde 2019. Esses trabalhos são de pesquisadores vinculados a instituições da Índia (T10 e T16), Jordânia (T12 e T14) e Polônia (T13 e T15), com dois documentos cada; e Arábia Saudita (T11), Bélgica (T15) e Egito (T17), com um documento cada, dos continentes africano, asiático e europeu. Portanto, nota-se que nenhuma pesquisa do continente americano foi encontrada com a innota-serção do termo

“pandemic” nas combinações nas duas bases de pesquisa.

Na sequência é apresentada uma síntese das abordagens dos oito trabalhos, com suas contribuições para o recorte temático desta pesquisa, apesar de não terem vínculo nacional, mas debruçarem-se sobre a área de Arquitetura.

Combinação 21:

O trabalho T10 (E-learning adoption by undergraduate architecture students: facilitators and inhibitors) tem autoria de Tandon et al. (2021) da Chitkara University (Índia), e apontou facilitadores e inibidores para a adoção da aprendizagem on-line para estudantes de cursos de Arquitetura. A pesquisa aplicou questionários e procedeu a uma análise fatorial exploratória com modelagem das equações envolvidas verificando a significância de cada uma das variáveis estudadas. Dentre os facilitadores foram validados expectativa de desempenho (se tem significado para o aluno), expectativa de esforço (se tem facilidade de uso), motivação hedônica (intrínseca), instruções multimídia, tenacidade acadêmica (mentalidade e habilidade dos alunos), e dentre os inibidores foram citados riscos psicológicos, de tempo, de avaliação e de interação. O estudo indiano destacou os desafios e as oportunidades desencadeadas pela pandemia ao contexto educacional e ressaltou a importância de motivar os alunos a adquirirem conhecimento por meio da aprendizagem on-line.

O trabalho T11 (A review on virtual reality for architecture education), de autoria de Sirror et al. (2021) da Prince Sultan University (Arábia Saudita), ressaltou os desafios impostos pela pandemia aos cursos de Arquitetura, que são predominantemente práticos, e voltou-se para a utilização e as implicações da tecnologia Realidade Virtual (RV) para a Educação arquitetônica no âmbito de projeto, construção, levantamento e análise e projeto de estruturas. O trabalho apresenta uma revisão das principais aplicações de RV no ensino de Arquitetura. O estudo potencializa a utilização das tecnologias de RV e de Realidade Aumentada como motivação para a aprendizagem dos alunos pela vivência de situações realistas conferida por elas.

Combinações 21 e 24:

O trabalho T12 (Transforming learning for architecture: online design studio as the new norm for crises adaptation under COVID-19) tem autoria de Al Maani, Alnusairat e Al-Jokhadar