• Nenhum resultado encontrado

Pesquisas que relacionam Relevância da Informação Contábil à Convergência

2.3. PROCESSO DE CONVERGÊNCIA ÀS IFRS NO BRASIL

2.3.3. Pesquisas que relacionam Relevância da Informação Contábil à Convergência

Da mesma forma que a seção anterior, esta seção traz à tona pesquisas sobre a influência das IFRS sobre a relevância das informações contábeis, demonstrando resultados mais homogêneos. Neste sentido, verifica-se que grande parte das pesquisas observadas apresentou um consenso quanto aos benefícios advindos pós adoção das normas IFRS, tendo em vista as significativas evidências de aumento na relevância das informações contábeis divulgadas pelas empresas e a adição de novas informações relevantes para os investidores no mercado de capitais.

Inicialmente Hung e Subramanyam (2007) investigaram os efeitos da adoção das IFRS nas demonstrações financeiras, bem como a relevância das informações contábeis para uma amostra de empresas alemãs durante 1998-2002. Eles compararam os efeitos das normas IAS em relação ao padrão contábil Alemão para uma amostra de 80 empresas alemãs que voluntariamente adotaram as normas internacionais de contabilidade. Encontraram em sua pesquisa que o ativo total e o patrimônio líquido, bem como a variação do lucro e do patrimônio líquido, apresentam-se mais relevantes no IAS do que no padrão da Alemanha. Além disso, encontraram que os ajustes de reconciliação do patrimônio líquido são relevantes, enquanto que os ajustes de reconciliação dos lucros não se mostraram relevantes.

Fernandes, Santos, Pereira e Szuster (2008) buscaram analisar se a parada programada seria um exemplo de aceitação de norma estrangeira que contribui para a qualidade informativa das demonstrações contábeis de empresas brasileiras de capital aberto à luz da Teoria Contábil e verificar se a convergência para as normas internacionais tem auxiliado a evolução da qualidade da evidenciação contábil no Brasil (na Petrobras). A parada programada caracteriza-se pela paralisação temporária das operações de um ativo ou grupo de ativos, com o objetivo de realizar manutenções relevantes em intervalos regulares ao longo de sua vida útil econômica. No entanto, demonstraram que não houve subversão no que já era presente em livros de Teoria da Contabilidade, no que tange aos conceitos de Ativo, Passivo e Resultado, mas, sim, um reconhecimento de que a norma internacional já era alinhada com essa teoria no País.

Lima (2010) investiga a relevância das informações contábeis antes e depois do início do processo de convergência para as normas internacionais de contabilidade no Brasil, durante 1995 e 2009. O autor especificamente, pretendeu analisar essa questão sobre três perspectivas

distintas. A primeira delas com um enfoque de curto prazo, analisa a reação do mercado de capitais brasileiro associada à divulgação das demonstrações contábeis em três diferentes momentos: antes, durante e após a transição do padrão contábil brasileiro para o padrão híbrido (IFRS). A metodologia utilizada foi o estudo de eventos e os resultados encontrados indicam que: as demonstrações contábeis possuem conteúdo informacional, isto é, oferecem novas informações que são incorporadas aos preços; para a amostra de empresas que possuem os incentivos para serem mais informativas (ADR) não foram encontradas diferenças em seu conteúdo informacional. A segunda perspectiva contemplada na pesquisa volta-se a uma análise de longo prazo entre a associação de variáveis contábeis e variáveis de mercado. Essa análise ocorreu através da investigação da associação entre as informações contábeis (lucro e patrimônio líquido) e o preço, para identificar se a adoção das IFRS, aumenta o nível de associação entre essas variáveis contábeis e o preço. De modo complementar, o modelo de retorno ou timeliness os resultados indicaram que a relevância da informação contábil, aumentou após a adoção parcial das normas IFRS no Brasil. Por fim, a terceira perspectiva analisou a relevância dos números contábeis em um momento específico, que é a divulgação dos ajustes de reconciliação do lucro e do patrimônio líquido. Nessa perspectiva, as evidências indicaram que os ajustes de reconciliação são relevantes para o mercado de capitais brasileiro. Isso significa que os mesmos eventos econômicos, quando mensurados por diferentes normas contábeis, alteram as expectativas dos investidores acerca dos lucros futuros da empresa e, por conseguinte, modificam os preços.

Outro estudo realizado sobre a temática foi o de Antunes, Grecco, Formigoni e Mendonça Neto (2012). Os autores tiveram como objetivo principal apresentar as principais mudanças ocorridas recentemente na prática contábil brasileira, comentando os efeitos esperados na qualidade da informação contábil em termos do reconhecimento e mensuração dos eventos econômicos; além, da divulgação das informações contábeis por meio de seus principais relatórios. Suas conclusões revelam que dentre todas as alterações que visam melhorar a qualidade da informação contábil divulgada, a consequência mais relevante se dá no âmbito cultural, visto que a contabilidade hoje no Brasil está muito mais focada na interpretação dos pronunciamentos do CPC do que na mera aplicação de regras (exigindo do contador habilidades de análise e interpretação), o que contribui para a valorização da profissão no Brasil. Esse aspecto impacta positivamente o status profissional, tanto sob o ponto de vista do reconhecimento pela sociedade, como sob o aspecto da recompensa econômica. Mas os autores ainda criticam alguns aspectos da nova legislação, principalmente no que se refere à sua imposição às pequenas e

médias empresas (implica em um acréscimo desnecessário na complexidade e nos custos dos sistemas de informação contábil).

Com o objetivo de verificar se a adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil tornou as demonstrações financeiras mais relevantes, em termos informativos para o mercado de capitais, Ramos e Lustosa (2013) mensuraram o value relevance através do modelo empregado por Collins, Maydew e Weis (1997), derivado do modelo de avaliação pelo lucro residual, reatulizado por Ohlson (1995) para o período de 2004 a 2012. Seus resultados corroboram a afirmação de um aumento na relevância da informação contábil no valor da empresa com a convergência às normas internacionais, demonstrando que existe indícios de que a convergência aproxime as informações contábeis ao valor justo de negociação atribuindo maior relevância para a tomada de decisões.

Já Macedo, Machado e Machado (2013) compararam a relevância da informação contábil em períodos pré e pós a primeira fase do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade no Brasil, que se deu no exercício de 2008. Para tanto, realizou-se uma comparação do 𝑅2 das regressões, pré e pós convergência, entre uma proxy de cada informação contábil (lucro líquido - LLPA e patrimônio líquido - PLPA) como variáveis independentes e o preço das ações como variável dependente, para o período de 1997 a 2009, de empresas não- financeiras de capital aberto no Brasil. Seus resultados mostraram diferenças no value relevance da informação contábil de LLPA e PLPA, com o LLPA apresentando um ganho e o PLPA uma perda de conteúdo informacional. Os autores atribuem o ganho da primeira à redução no conservadorismo e a introdução do conceito do valor justo na prática contábil, que tendem a deixar o Lucro mais próximo da realidade econômica da empresa, rompendo o paradigma de que o Lucro Líquido é uma cifra meramente contábil. Quanto à perda do conteúdo informacional da segunda, eles afirmam que pode estar associada a um descolamento entre a situação financeira das empresas e o comportamento do mercado de capitais, em virtude da crise mundial de 2008.

Silva e da Silva (2015) analisaram especificamente o conteúdo informacional da Demonstração de Resultado Abrangente (DRA) que compunham o Novo Mercado da BM&FBovespa. Para analisar o conteúdo informacional da DRA, utilizaram testes estatísticos de diferenças de médias para amostras pareadas (Lucro Líquido do período - LL e o Resultado Abrangente – LLA). Os resultados encontrados indicaram que aproximadamente 50% das empresas apresentaram ganhos e perdas no LLA; os efeitos líquidos dos ganhos e perdas foram positivos

nos anos de 2012 e 2011 e negativos no ano de 2010; o CPC 2 e CPC 38 foram os que mais frequentes impactaram os LLA; e existem diferenças entre as métricas LL e LLA para as empresas analisadas nos anos de 2011 e 2010. Os resultados observados indicam que os itens que compõem a DRA têm o potencial de gerar volatilidade no resultado do exercício caso fossem reconhecidos na Demonstração de Resultado do Exercício.

Um estudo que aponta para conclusões opostas aos estudos anteriores é o de Clarkson et al (2011). Os autores investigaram o impacto da adoção das IFRS na Europa e Austrália sobre a relevância dos lucros e do patrimônio líquido. Com base na amostra da pesquisa que consistiu em 3.488 empresas que adotaram as IFRS em 2005, puderam comparar os números originais reportados em 2004 com os gerados em 2005 e comparativos em IFRS para o ano de 2004. Através do modelo linear tradicional, relataram que os números contábeis oriundos do padrão IFRS tem impacto similar sobre o lucro e o PL ou apresentam o mesmo poder explicativo em relação ao GAAP local. No entanto, quando a amostra é segregada em países de regime common

law versus code law, o modelo sugere um decréscimo na relevância das informações contábeis

das empresas dos países common law, enquanto que o preço não é relevante para as firmas de países code law.

Quadro 3. Pesquisas que relacionam Relevância da Informação Contábil às IFRS.

AUTORES OBJETIVO PAÍS MÉTODO RESULTADO

Hung e

Subramanyam (2007)

Investigar os efeitos da adoção das IFRS nas demonstrações financeiras, bem como a relevância das informações contábeis.

Alemanha Utilizaram um modelo Probit para analisar as decisões das empresas da amostra em adotar a IAS.

O ativo total e o PL, bem como a variação do lucro e do PL, apresentam-se mais relevantes no IAS do que no padrão da Alemanha.

Fernandes, Santos, Pereira e Szuster (2008)

Analisar se a parada programada seria um exemplo de aceitação de norma estrangeira que contribui para a qualidade informativa das demonstrações contábeis e verificar se a convergência tem auxiliado a evolução da qualidade da evidenciação contábil.

Brasil Baseada nas normas e bibliografia identificada como de uso difundido, complementadas por um exemplo real, o da empresa Petróleo Brasileiro S.A.

Demonstraram que não houve subversão no que já era presente em livros de Teoria da Contabilidade, no que tange aos conceitos de Ativo, Passivo e Resultado, mas, sim, um reconhecimento de que a norma internacional já era alinhada com essa teoria no País.

Lima (2010) Investigar a relevância das informações contábeis antes e depois do início do processo de convergência para as normas internacionais de contabilidade.

Brasil Estudo de eventos e modelo de retorno ou timeliness.

Indicam que as demonstrações contábeis possuem conteúdo informacional, isto é, oferecem novas informações que são incorporadas aos preços. Para a amostra de empresas que possuem os incentivos para serem mais informativas (ADR) não foram encontradas diferenças em seu conteúdo informacional. Também indicam que a relevância da informação contábil, aumentou após a adoção parcial das normas IFRS no Brasil.

Clarkson et al (2011)

Investigar o impacto da adoção das IFRS sobre a relevância dos lucros e do PL.

Europa e Austrália

Modelo linear tradicional. Relataram que os números contábeis oriundos do padrão IFRS tem impacto similar sobre o lucro e o PL ou apresentam o mesmo poder explicativo em relação ao GAAP local. No entanto, quando a amostra é segregada em países de regime common law versus code law, o modelo sugere um decréscimo na relevância das informações

contábeis das empresas dos países common law, enquanto que o preço não é relevante para as firmas de países code law.

Antunes, Grecco, Formigoni e Mendonça Neto (2012)

Apresentar as principais mudanças ocorridas recentemente na prática contábil brasileira, comentando os efeitos esperados na qualidade da informação contábil em termos do reconhecimento e mensuração dos eventos econômicos.

Brasil Análise crítica sobre os efeitos esperados na qualidade da informação contábil.

Dentre todas as alterações que visam melhorar a qualidade da informação contábil, a consequência mais relevante se dá no âmbito cultural, visto que a contabilidade hoje no Brasil está muito mais focada na interpretação dos pronunciamentos do CPC do que na mera aplicação de regras. Esse aspecto impacta positivamente o status profissional, tanto sob o ponto de vista do reconhecimento pela sociedade, como sob o aspecto da recompensa econômica.

Ramos e Lustosa (2013)

Verificar se a adoção das normas internacionais de contabilidade tornou as demonstrações financeiras mais relevantes, em termos informativos para o mercado de capitais.

Brasil Através do modelo empregado por Collins, Maydew e Weis (1997), derivado do modelo de avaliação pelo lucro residual, reatulizado por Ohlson (1995)

Aumento na relevância da informação contábil no valor da empresa com a convergência às normas internacionais, demonstrando que existe indícios de que a convergência aproxime as informações contábeis ao valor justo de negociação atribuindo maior relevância para a tomada de decisões.

Macedo, Machado e Machado (2013)

Comparar a relevância da informação contábil em períodos pré e pós a primeira fase do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade.

Brasil Realizou-se uma comparação do 𝑅2 das regressões, pré e pós convergência, entre uma proxy de cada informação contábil (lucro líquido - LLPA e patrimônio líquido - PLPA) como variáveis independentes e o preço das ações como variável dependente.

Mostraram diferenças no value relevance da informação contábil de LLPA e PLPA. O LLPA apresentou um ganho e o PLPA uma perda de conteúdo informacional. Os autores atribuem o ganho da primeira à redução no conservadorismo e a introdução do conceito do valor justo na prática contábil. Quanto à perda do conteúdo informacional da segunda, eles afirmam que pode estar associada a um descolamento entre a situação financeira das

empresas e o comportamento do mercado de capitais, em virtude da crise mundial de 2008.

Silva e da Silva (2015)

Analisar especificamente o conteúdo informacional da Demonstração de Resultado Abrangente (DRA).

Brasil Para analisar o conteúdo informacional da DRA, utilizaram testes estatísticos de diferenças de médias para amostras pareadas (Lucro Líquido do período - LL e o Resultado Abrangente – LLA).

Indicaram que aproximadamente 50% das empresas apresentaram ganhos e perdas no LLA; os efeitos líquidos dos ganhos e perdas foram positivos nos anos de 2012 e 2011 e negativos no ano de 2010; o CPC 2 e CPC 38 foram os que mais frequentes impactaram os LLA; e existem diferenças entre as métricas LL e LLA para os anos de 2011 e 2010. Os resultados observados indicam que os itens que compõem a DRA têm o potencial de gerar volatilidade no resultado do exercício caso fossem reconhecidos na DRE. Fonte: Elaborado pelo autor.