• Nenhum resultado encontrado

5. PLANEJAMENTO DA UNIDADE E RESULTADOS ALCANÇADOS

5.1. Planejamento da Unidade

A Ufopa utiliza, como referência para o desenvolvimento das atividades, o seu projeto de implantação; os objetivos definidos na sua lei de criação; o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2012-2016) para melhoria do desempenho institucional; o seu Estatuto, aprovado pela Portaria MEC nº 400, de 15 de agosto de 2013, bem como o Regimento Geral e normas complementares aprovadas em suas respectivas instâncias colegiadas.

O planejamento estratégico da Universidade é representado em seu PDI, que é parte integrante da avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) e identifica a Instituição quanto à filosofia de trabalho, à missão, à visão, às diretrizes pedagógicas que orientam as ações, estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e que pretende desenvolver.

Destacaram-se como principais instrumentos legais utilizados na elaboração do PDI a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; a Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; o Decreto nº 5.773/2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais; e o Plano Nacional da Educação (PNE – 2011-2020), que apresenta 10 (dez) diretrizes objetivas e 20 (vinte) metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. As metas do PNE seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão dos estudantes com dificuldades socioeconômicas para frequentar e permanecer na Universidade, assim como alunos portadores de necessidades educativas especiais, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.

O PDI (2012–2016) da Ufopa está estruturado da seguinte forma: perfil institucional, agenda estratégica, cronograma de implantação e de desenvolvimento da Instituição e dos cursos, perfil dos servidores, organização administrativa, política de atendimento aos discentes, infraestrutura, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional e aspectos financeiros e orçamentários.

5.1.1. Objetivos Estratégicos

Em seu processo de estruturação, a Ufopa tem buscado a consolidação do seu modelo de gestão. Em seu PDI (2012-2016), foram definidos seus objetivos estratégicos:

Tabela 6 - Objetivos Estratégicos e suas Descrições – Perspectiva “Sociedade”.

Objetivo estratégico Descrição do objetivo

Cidadãos capazes de transformar a realidade social da região amazônica

Cidadãos criativos, empreendedores, inovadores e conscientes da realidade regional.

Profissionais em sintonia com as necessidades da sociedade

Profissionais com visão sistêmica de biodiversidade, recursos hídricos, ciências, tecnologias e aspectos socioeconômicos.

Valorização da diversidade cultural Respeito às diferenças, com base nos aspectos étnicos, religiosos, linguísticos e sociais.

Contribuições inovadoras para o avanço científico e tecnológico da região amazônica

Desenvolvimento de pesquisas e tecnologias inovadoras que contribuam para agregar valores aos recursos naturais da região. Valores éticos e democráticos, inclusão social e

desenvolvimento sustentável

Ampliação de oportunidades, redução da pobreza e das desigualdades, respeitando o meio ambiente.

57

Tabela 7 - Objetivos Estratégicos e suas Descrições – Perspectiva “Processos”.

Objetivo estratégico Descrição do objetivo

Ampliar e diversificar as oportunidades educacionais Ampliar o acesso e a oferta aos diferentes níveis de ensino e diversificar as oportunidades educacionais.

Consolidar ensino e pesquisa interdisciplinar Capacitar, formar, atrair profissionais e estimular o ensino e a pesquisa interdisciplinar.

Potencializar a vocação regional Fortalecer e criar projetos pedagógicos voltados para as temáticas e demandas regionais.

Fortalecer e ampliar a produção e disseminação de conhecimentos

Estimular e fomentar a criação de novos grupos de pesquisa, fortalecer os existentes e as atividades de ensino e extensão. Intensificar a atividade de pesquisa de relevância social Promover o desenvolvimento de pesquisas comprometidas

em atender aos desafios sociais regionais. Promover maior interação com empresas e

comunidades

Estabelecer agenda de atividades integradas com base nas necessidades das empresas e da sociedade.

Alavancar e ampliar parcerias estratégicas

Intensificar a articulação com organizações públicas e privadas, terceiro setor, organismos de pesquisa e de fomento, nacionais e internacionais.

Fortalecer a interação com a educação básica

Formar profissionais da área da Educação e ampliar as oportunidades para educação continuada, tendo como referência os parâmetros curriculares nacionais para a educação básica.

Intensificar o uso de tecnologias educacionais Investir na aquisição, desenvolvimento e utilização de novas tecnologias e metodologias educacionais.

Consolidar o modelo pedagógico inovador

Difundir e aperfeiçoar continuamente a filosofia e os princípios que fundamentam o modelo pedagógico interdisciplinar da Universidade.

Fortalecer o envolvimento institucional das pessoas Demonstrar a pertinência e relevância da estratégia da Universidade para toda comunidade acadêmica.

Integrar as ações de planejamento e aprimorar a gestão estratégica

Implantar modelo de gestão, alinhando as ações de cada área aos objetivos institucionais, a fim de criar cultura orientada para resultados.

Sistematizar, integrar e proteger a informação Organizar e hierarquizar o acesso e a disponibilidade da informação alinhados à política de segurança institucional. Institucionalizar política de comunicação

Estabelecer procedimentos de comunicação efetivos e canais adequados para difundir e disseminar as informações institucionais.

Fonte: PDI/Ufopa.

Tabela 8 - Objetivos Estratégicos e suas descrições – Perspectivas “Pessoas e Infraestrutura” e “Orçamento”.

Objetivo estratégico Descrição do objetivo

Promover a qualificação dos servidores

Ampliar e otimizar as oportunidades de capacitação e treinamento, considerando as competências atuais e as metas da instituição.

Atrair e fixar pessoal qualificado

Ampliar a divulgação de concursos públicos e editais de seleção de professores pesquisadores, oferecendo condições adequadas de trabalho de acordo com objetivos em comum. Motivar e valorizar servidores com foco em

resultados institucionais

Organizar as rotinas de trabalho e proporcionar ambientes adequados e agradáveis que possibilitem bom desempenho e satisfação profissional.

Ampliar e adequar a infraestrutura acadêmica e administrativa

Dotar a instituição de espaços, serviços e equipamentos de qualidade e em quantidade suficiente para realização das atividades.

58 Fonte: PDI/Ufopa.

5.1.2. Estratégias de Atuação frente aos Objetivos Estratégicos

A construção do Mapa Estratégico concretiza a primeira etapa da metodologia de implantação da gestão estratégica na Instituição. O mapa é uma ferramenta simples e eficaz, que traduz de forma visual os objetivos estratégicos que serão considerados pela alta administração. Ele proporciona, como sua maior virtude, a materialização da visão e da estratégia que a organização adotará para transformar essa visão em realidade, norteada pela missão e pelos valores.

Para a construção do Mapa Estratégico da Ufopa, foram elencadas as seguintes perspectivas:  Sociedade: essa perspectiva agrupa os desafios ligados diretamente às entregas da organização para a sociedade, no cumprimento de sua missão. São os resultados gerados pela Instituição por seus esforços.

 Processos: reúne os objetivos para os quais a organização deve ter excelência para gerar os resultados institucionais. Os elementos dessa perspectiva apontam para desafios de primeira ordem, ou seja, quais atividades finalísticas da Ufopa devem ser realizadas com excelência. Além disso, são elencados desafios de segunda ordem, ou seja, quais as principais atividades- meio devem ser desenvolvidas para contribuir com as atividades finalísticas.

 Pessoas e Infraestrutura: envolve os desafios que a organização deverá superar para ter excelência em suas atividades internas, ou seja, como devem ser desenvolvidas as pessoas, suas competências e atendidas suas necessidades; e quais são os desafios de tecnologia para suportar as atividades prioritárias da Universidade.

 Orçamento: reúne os desafios alinhados à garantia financeira para que a organização cumpra adequadamente suas atividades.

Ampliar e adequar a infraestrutura física e tecnológica

Otimizar o espaço existente, ampliando a área construída e modernizando a estrutura tecnológica.

Assegurar recursos para a implantação da estratégia

Garantir recursos de acordo com as demandas institucionais, as quais assegurem a implementação e o alcance da estratégia organizacional.

59 Figura 13 - Mapa Estratégico da Ufopa.

5.1.3. Indicadores

Em relação ao mapa estratégico, os indicadores mantém a mesma relação de causa e efeito existente entre os objetivos, ou seja, devem preservar a mesma coerência que embasa a hipótese estratégica existente no Mapa Estratégico da Ufopa. Assim, os indicadores possibilitam a tomada de decisões gerenciais voltadas para a solução dos problemas apontados, servindo de base para a revisão de metas estabelecidas.

A seguir são apresentados os indicadores da Ufopa:

Tabela 9 - Objetivos e Indicadores Estratégicos – Perspectiva “Sociedade”

Objetivo estratégico Indicador estratégico

Cidadãos capazes de transformar a realidade social da região amazônica

Taxa de Sucesso na Graduação (TSG)

Índice de Inserção no Mercado de Trabalho

Profissionais em sintonia com as necessidades da sociedade

Taxa de Sucesso na Graduação por Unidade Acadêmica (TSGUA)

60 Fonte: PDI/Ufopa.

Tabela 10 - Objetivos e Indicadores Estratégicos – Perspectiva “Processos”. Objetivo estratégico Indicador estratégico

Ampliar e diversificar as oportunidades educacionais

Número de Vagas por Curso na Graduação

Número de Vagas por Curso na Pós-Graduação lato sensu Número de Vagas por Curso na Pós-Graduação stricto sensu Consolidar Ensino e Pesquisa Interdisciplinar Número de Publicações Distribuídos pelo Qualis com Foco

Interdisciplinar (A + B)

Potencializar a vocação regional Índice de Projetos de Pesquisa Relacionados com Temas Regionais Índice de Eventos Voltados para Discussão de Temas Regionais Fortalecer e ampliar a produção e disseminação

de conhecimentos Número de Publicações por Grupos de Pesquisa

Intensificar a atividade de pesquisa de relevância social

Índice de demandas sociais atendidas (demandas relativas à atuação da UFOPA como ator único - projetos de pesquisa gerados pelo atendimento de demandas da sociedade)

Promover maior interação com empresas e comunidades

Número de Projetos no Núcleo de Inovação Tecnológica Integração com a Sociedade

Alavancar e ampliar parcerias estratégicas

Quantidade de Recursos Levantados por meio de Projetos Cooperativos

Número de Termos de Cooperação e Aditivos Estabelecidos com Organismos Nacionais e Internacionais

Fortalecer a interação com a educação básica

Número de professores titulados na UFOPA que atuam na Educação Básica

Número de Ações que envolvem a Educação Básica

Intensificar o uso de tecnologias educacionais

Diversidade de Recursos Tecnológicos de Apoio às Atividades Acadêmicas

Numero de cursos que utilizam a tecnologia de Educação a Distância Número de Cursos de Atualização Pedagógica e Tecnológica para Docentes

Consolidar o modelo pedagógico inovador Índice de Evasão Valorização da diversidade cultural

Índice de Diversidade Cultural em Número de Vagas (Aspectos Étnicos, Religiosos, Linguísticos e Sociais)

Índice de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão voltados à Diversidade Cultural

Índice de Eventos Realizados para a Valorização Cultural

Contribuições inovadoras para o avanço científico e tecnológico da região amazônica

Índice de Projetos de Pesquisas Registrados na Área de Inovação e Tecnologia

Número de Registros de Licenciamentos e Patentes (Inovação Tecnológica)

Número de Publicações Distribuído pelo Qualis (A e B)

Índice de Alunos com Bolsas de Iniciação Científica

Valores éticos e democráticos, inclusão social e desenvolvimento sustentável

Número de Bolsas Permanência Oferecidas aos Estudantes (Auxílio Moradia, Auxílio Transporte, Auxílio Alimentação, Auxílio Didático- Pedagógico e Bolei)

Número de Atividades/Projetos (ensino, pesquisa e extensão) para Sensibilização e Mobilização Socioambiental.

61 Índice de Retenção

Fortalecer o envolvimento institucional das

pessoas Índice de Satisfação da Comunidade Acadêmica

Integrar as ações de planejamento e aprimorar a gestão estratégica

Índice do Alcance de Metas Estratégicas Índice de Execução dos Projetos Estratégicos

Sistematizar, integrar e proteger a informação

Índice de Disponibilidade do Site e de Disponibilidade de Internet Taxa de Disponibilidade da Rede Local

Índice de Bloqueio ao Parque Tecnológico

Institucionalizar política de comunicação Índice da Comunicação (internet, blogs, revista eletrônica e outras) Atividades de Divulgação e Marketing da Instituição

Fonte: PDI/Ufopa.

Tabela 11 - Objetivos e Indicadores Estratégicos – Perspectiva “Pessoas e Infraestrutura” e “Orçamento”.

Fonte: PDI/UFOPA

A Ufopa busca realizar seus objetivos por completo. Desse modo, em 2014, continuou investindo em infraestrutura – reformas e aquisições; recursos humanos – nomeação de servidores aprovados em concursos e capacitação dos já existentes; ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) – oferta de vagas, projetos e apoio ao estudante para permanência estudantil e inovação tecnológica.

A Instituição ainda não estabeleceu formalmente uma metodologia de avaliação de resultados das estratégias do PDI. Tal avaliação ocorre informalmente e de acordo com a percepção de cada Unidade, conforme os projetos desenvolvidos.