• Nenhum resultado encontrado

Planejamento e Controle de Produção (PCP)

No documento GESTÃO DO AGRONEGÓCIO II (páginas 44-48)

A produção é a principal função das organizações, uma vez que esta etapa é responsável por determinar o objetivo da empresa, seu produto final. Considerando a importância da gestão da produção, esta seção trata do planejamento e do controle da produção, etapas dedicadas ao gerenciamento das atividades envolvidas na produção, buscando atender a uma demanda do mercado (SLACK;

CHAMBERS; JOHNSTON, 2002, p. 34). A interpretação dos termos planejamento e controle indica que estas são etapas de um mesmo processo, sendo que a diferença entre elas é que planejar está associado a objetivos e ações a longo prazo, e o controle é um conjunto de metas e ações avaliadas e estabelecidas com informações a curto/médio prazo (BATALHA, 2007, p. 337).

Para a produção, o planejamento e controle são a primeira e a última fase do processo administrativo, sendo que o primeiro determina os objetivos e como atingi-los de forma eficiente, e o controle acompanha e assegura o desempenho (CHIAVENATO, 2011). Além disso, o planejamento trata de um processo de preparação com um roteiro e métodos determinados, que tornam os gestores mais capazes de antecipar as consequências de suas decisões ou ação. Assim, o planejamento é a base de todo e qualquer processo da administração, pois na administração é necessário pensar, traçar objetivos e estabelecer ações que devem ser executadas sempre com a maior antecedência possível, para que a empresa esteja preparada de forma organizada a cumprir seus objetivos.

O planejamento é ainda mais relevante em empresas rurais, pois nestas organizações não é possível reverter os processos iniciados. Veja um exemplo:

ao se planejar plantar em determinada área é preciso adquirir todos os insumos necessários (como sementes, fertilizantes etc.). Em caso de alterações na demanda ou preços baixos ou ainda de falta de locais para estocar tamanha produção, não será possível devolver o material ou diminuir a área cultivada. A finalidade do planejamento da produção é alcançar a melhor eficiência e eficácia do processo de produção (CHIAVENATO, 2011, p. 44) (Figura 10).

Planejamento e Controle da Produção Capítulo 2

Figura 10 – Finalidades do planejamento da produção

Fonte: Adaptado de Chiavenato (2011).

O planejamento da produção é o estabelecimento do que a empresa deverá produzir, tendo em vista, de um lado, a sua capacidade de produção e, de outro, a previsão de vendas que deve ser atendida. Esta determinação é um conjunto de funções integradas que visam orientar o processo produtivo em relação aos objetivos da empresa e aos recursos empresariais disponíveis (CHIAVENATO, 2011, p. 44). Para os produtores rurais pode ser a determinação do espaço da área a ser dedicado a tal cultura, que pode ser estabelecido considerando os valores de mercado da cultura no momento, pela previsão do tempo, por contratos de venda preestabelecidos, pelos preços dos insumos e por diversos outros fatores.

Neste exemplo temos um plano estratégico para a produção de biodiesel a partir da mamona. Disponível em: <http://www.revistasg.

uff.br/index.php/sg/article/view/V9N4A3>.

Por outro lado, o controle inclui o monitoramento do que de fato aconteceu, comparando com o que foi planejado, elaborando as ações para realinhar os planos da empresa (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2002, p. 321). Assim, o administrador deve planejar e manter o controle do que acontece na empresa.

Nesse sentido, o controle busca registrar e avaliar continuamente o desempenho das atividades da organização para conseguir fazer os ajustes necessários em tempo hábil. Como exemplo podemos citar o controle da produção de uma indústria de biodiesel, em que devem ser acompanhados os sistemas de produção, a qualidade do produto, os prazos de produção, além de algumas características que devem ser mantidas ao longo destes processos.

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO II

No artigo a seguir, de Birchal e Birchal (2013), temos um exemplo de automação para melhorar o controle da produção de biodiesel. Disponível em: <http://revistas.unibh.br/index.php/dcet/

article/viewFile/1091/622>.

Em termos gerais, o planejamento pode ser compreendido também como as condições e ações para atingir os objetivos propostos e o controle seria o momento de monitorar e acompanhar as reais condições do planejamento posto em prática, avaliando se os resultados correspondem aos esperados e se são necessários ajustes no plano original (BATALHA, 2007, p. 336). Este setor de planejamento e controle da produção é o apoio à produção e tem o objetivo de apresentar o Plano de Produção e as principais questões relacionadas à sua formalização em nível estratégico. O apoio à produção possui três níveis de decisões: o estratégico, o tático e o operacional (TUBINO, 2009), conforme a figura a seguir (Figura 11):

Figura 11 – Níveis de decisão em planejamento e controle da produção

Fonte: Tubino (2009).

Todos os níveis de decisão apresentados influenciam a forma como as organizações planejam, programam e controlam sua produção (RUSSOMANO, 2000). Apesar de fundamentais para a gestão do processo produtivo, os planos financeiro e de marketing serão tratados em outras disciplinas. Neste capítulo daremos ênfase aos planos de produção e ao plano mestre de produção.

No nível tático, as empresas estabelecem quais recursos estarão disponíveis, quais indicadores serão utilizados para a avaliação do desempenho e os limites que serão admitidos pela organização. Além disso, são programados o número de funcionários necessários para a produção; o número máximo de horas extras; se a empresa vai operar com estoques, qual é o valor máximo de estoque e como será o relacionamento com os funcionários; a previsão de demanda e a programação da capacidade de produção da empresa (BATALHA, 2007, p. 340).

Planejamento e Controle da Produção Capítulo 2

O Planejamento e Controle de Produção (PCP), como sua denominação sugere, representam as duas fases da administração descritas na seção anterior, o planejamento e o controle da produção das organizações. Assim, o PCP participa de forma integrada e contínua da elaboração de projetos, processos, administração e manutenção das cadeias produtivas. O objetivo do PCP é tornar estes processos produtivos mais eficazes, organizando o sistema de produção e estabelecendo parâmetros de funcionalidade entre setores da empresa (CHIAVENATO, 2011). Ademais, esta proposição concilia o potencial de fornecimento dos produtos/serviços com a demanda de seus clientes, garantindo um processo produtivo constante (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2002).

Um sistema de PCP é um sistema de informações estruturadas para obter dados, processá-los e avaliá-los para fundamentar decisões em relação aos objetivos, metas e ações das empresas a curto, médio e longo prazo, sempre monitorando e respondendo conforme os resultados são obtidos (BATALHA, 2007, p. 337).

Para que este sistema seja eficiente, deve-se aperfeiçoar o uso de recursos para a produção, garantindo fluidez à produção, além de gerenciar as demandas dos clientes, partindo do setor de vendas, gerando uma ou mais ordens de serviços de produção, minimizando atrasos, gerenciando eficazmente a utilização dos estoques, consequentemente, atendendo melhor aos clientes e, desta forma, gerenciando e controlando a produção. O PCP apresenta três fases principais.

Pode-se descrevê-las detalhadamente como: projeto de produção, planejamento da produção e controle da produção (Figura 12).

Figura 12 - Fases do planejamento e controle de produção (PCP)

Fonte: Adaptado de Chiavenato (2011, p. 39).

Vale ressaltar que a grande dificuldade ao se trabalhar com o PCP das organizações é que cada empresa possui necessidade de diversas combinações e estruturas de informações e modelos para sua tomada de decisão (BATALHA, 2007, p. 337).

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO II

Atividades de Estudos:

1) Considerando suas atividades de estudo e trabalho em sua rotina normal e aplicando os conceitos que conhecemos até agora, qual é a importância destes princípios em sua vida?

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

__________________________________________________

2) Liste três tipos de decisões que devem ser tomados no controle da produção e cite exemplos:

Decisões de controle

da produção Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3

No documento GESTÃO DO AGRONEGÓCIO II (páginas 44-48)