• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO

3.1 ESTRATÉGIA DA PESQUISA

3.2.3 A E TAPA DE D ESENVOLVIMENTO DO S ISTEMA DE C ONTROLE

3.2.3.1 Planejamento

O método de execução do planejamento do empreendimento consistiu no emprego da técnica de programação para prever os períodos de execução dos eventos, baseando-se em uma adequada programação dos recursos de produção, cujo resultado é o denominado Plano Mestre da Produção.

O desenvolvimento metodológico do processo de planejamento se baseou na verificação, durante a pesquisa literária, da ineficiência das técnicas de programação existentes em produzir respostas eficazes durante a fase de controle dos empreendimentos, através da qual se concluiu que a técnica da Linha de Balanço oferece uma quantidade limitada de informações, especialmente quando utilizada para monitorar o progresso do projeto, enquanto o CPM é incapaz de avaliar com clareza o fluxo na utilização dos recursos do projeto.

A metodologia apresenta a implantação integrada das técnicas em um sistema computacional, onde são apresentados instrumentos que visam amenizar as incoerências inerentes ao processo de planejamento, a partir de um processo eficaz de controle.

3.2.3.2 Ferramentas de Controle

Os instrumentos de controle foram desenvolvidos a partir do estudo do Sistema Last

Planner de Controle da Produção, de forma a verificar as adequações deste ao sistema

computacional empregado no estudo.

O sistema proposto é o produto da interligação dos instrumentos descritos, de modo a desenvolver uma metodologia capaz de gerar e avaliar os dados verificados durante o monitoramento do projeto.

3.2.4 AETAPA DE IMPLEMENTAÇÃO

A metodologia de implementação do sistema em um empreendimento está apresentada a seguir, em três fases distintas: investigação preliminar, elaboração do planejamento do empreendimento e controle.

3.2.4.1 Investigação Preliminar

A investigação preliminar teve o objetivo de levantar as principais características do empreendimento, de maneira a expor suas particularidades e obter os dados relevantes ao desenvolvimento metodológico do estudo. Nesta etapa é também apresentada a empresa executora da obra, com intuito de delinear as condições as quais esta pesquisa está sujeita.

O empreendimento em questão consistiu na construção de cinco edificações administrativas, anexas a uma linha de produção industrial, situada no Estado de Santa Catarina. Estas se encontravam dispostas em duas áreas distintas, denominadas Praças, que, embora fisicamente separadas, se encontravam próximas a ponto da distância entre estas não causar interferência na realização dos serviços.

Na área menor, denominada de Praça A, ilustrada na Figura 05, estavam localizadas dois escritórios praticamente idênticos, destinados a ocupação dos controladores dos processos da linha de produção da indústria, denominados Escritório 01 e Escritório 02. Na Praça B, representada naFigura 06, se encontravam duas edificações destinadas aos operários, o Refeitório e o Vestiário, além do Laboratório da fábrica.

Figura 05: Canteiro de Obras – Praça A.

Figura 06: Canteiro de Obras – Praça B.

Laboratório

Vestiário

Edificação Área (m2) Proporção de Área (%) Escritório 01 184,77 6,94 Escritório 02 184,77 6,94 Laboratório 643,72 24,17 Refeitório 535,08 20,09 Vestiário 1.115,20 41,88 TOTAL 2.663,54 100,00

As construções localizadas na Praça A perfazem um total de 369,54m2, enquanto as localizadas na Praça B, de maior porte, atingem uma área igual a 2294,00m2, conforme especificado na Tabela03.

Tabela 03: Identificação das Áreas das Edificações.

Ao observar as áreas apresentadas, é possível notar que as construções pertencentes a Praça B (Laboratório, Refeitório e Vestiário) apresentam dimensões bem superiores que as da primeira praça (Escritório 01 e Escritório 02), alcançando um total superior a 85% da área a ser edificada.

As edificações, apesar de destinadas à ocupação humana, possuem caráter industrial, diferenciando-se, desta forma, das residenciais, corriqueiramente objetos de estudo na área de controle da produção, principalmente no que se refere à arquitetura.

Todos os prédios possuíam características horizontais, apresentando todos a mesma largura e comprimento variável. Os serviços relacionados às instalações prediais eram caracterizados pelo emprego de materiais especiais, destinados à produção de resíduos não comuns e instalações elétricas designadas ao uso de equipamentos não corriqueiros. Todavia, a principal particularidade do empreendimento e a mais relevante ao estudo aqui proposto, eram os prazos de execução das edificações e as penalidades vinculadas a estes.

Para o cumprimento destes prazos, a empresa contratante utilizava um processo de controle intenso, baseado no monitoramento semanal do andamento dos serviços e no acompanhamento do progresso do projeto baseado na avaliação dos percentuais executados. A Tabela 04 apresenta os prazos fixados pela contratante.

Edificação Início Término Duração

(meses) Escritório 01 10/03/2003 25/05/2003 2,5 Escritório 02 10/03/2003 25/05/2003 2,5 Laboratório 25/03/2003 01/07/2003 3,0 Refeitório 25/03/2003 01/08/2003 4,0 Vestiário 25/03/2003 01/08/2003 4,0

Tabela 04: Prazos de Execução Fixados pela Contratante.

Dentre as especificações relacionadas ao controle da produção impostas pela contratante, verificou-se a obrigatoriedade da utilização do MS Project para o acompanhamento do projeto, sendo os relatórios relacionados aos procedimentos de controle obrigatoriamente gerados no software.

O contato do pesquisador com a empresa teve início na fase de preparo da proposta de licitação para execução do empreendimento em questão. A empresa buscava auxílio para realização do cronograma de obra no MS Project, um dos pré-requisitos a ser cumprido pelos participantes do processo de licitação.

Esta atuava predominantemente no Estado de Santa Catarina, com obras em sua maioria relacionadas ao setor industrial e comercial. Durante o estudo, a empresa executava, além da obra em estudo, apenas uma edificação residencial, em fase de conclusão.

Desde o primeiro momento foi colocado pela empresa o objetivo de manter uma conduta durante a realização do empreendimento que visava demonstrar eficiência à contratante, de maneira que a meta principal seria satisfazer tanto quanto possível as exigências desta, com intuito de ser contratada para a execução de obras futuras.

Aprovada a proposta, tendo em vista a inexperiência da executora no que se refere à planejamento e controle de obras, foi acordada a parceria entre a empresa e o pesquisador com objetivo de implementar o modelo de controle da produção proposto e, desta forma, suprir as necessidades da empresa.

Caracterizada como uma empresa de pequeno porte, conta com um quadro reduzido de funcionários, sendo a maioria destes ligada ao setor administrativo. Desta forma, a empresa terceiriza praticamente todo o processo produtivo, fato que se justifica ao observar a não existência de um fluxo continuo de empreendimentos.

3.2.4.2 Planejamento do Empreendimento

O planejamento do empreendimento foi realizado em conjunto com o engenheiro responsável técnico da obra, denominado a partir deste momento como executor e o pesquisador, através de reuniões periódicas.

A determinação das atividades baseou-se nas especificações constantes na planilha orçamentária descrita pela contratante, que se tornaria, durante a execução, na planilha de medição, a qual serviria de base para a efetuação dos pagamentos à executora.

Definidas as atividades, coube ao executor determinar as durações destas e as relações de interdependência, a partir das quais o pesquisador empregou a técnica de programação desenvolvida e realizou as simulações necessárias até atingir o cumprimento das metas preestabelecidas. A maior dificuldade verificada nesta etapa foi que até aquele momento não

haviam sido definidos os responsáveis pela execução de parte dos serviços, tais como os relacionados à construção da estrutura de cobertura metálica e do sistema de ar condicionado, ocasionando a necessidade de realização de estimativas para a programação destes.

A administração da empresa havia optado pela terceirização dos recursos de produção, determinando que uma empreiteira de mão de obra executaria os serviços relacionados à execução da estrutura, alvenaria, revestimentos internos, revestimentos externos e impermeabilizações, contratados por hora, enquanto para a realização dos serviços de cobertura metálica, instalações prediais, acabamentos sanitários, esquadrias e sistema de ar condicionado ficou definido que seriam contratadas empresas especializadas, com custo global.

Foram atribuídas as atividades do projeto os recursos financeiros referentes apenas à parcela dos custos diretos. Os valores monetários atribuídos à execução das atividades são empregados na metodologia de análise do Earned Value, que visa avaliar o desempenho do empreendimento, de modo que se faz necessário inserir no sistema apenas os custos diretos, tendo em vista que estes são os recursos diretamente vinculados à execução dos serviços.

3.2.4.3 Controle

O controle de curto prazo baseou-se nas determinações impostas pela contratante, que solicitava a apresentação de dois relatórios semanais: um deveria conter a programação das atividades para o próximo período e o outro informar qual foi o real avanço alcançado em relação à programação apresentada na semana anterior.

O avanço real era determinado com base em avaliações visuais, freqüentemente realizadas também pela contratante, que poderia contestar os percentuais de conclusão

atribuídos pela executora. Estes percentuais eram imputados no sistema e passavam a configurar os dados reais de execução.

A avaliação baseada nas curvas de agregação era usualmente solicitada pela contratante no período de medições do percentual executado das obras, com intuito de determinar o valor monetário que deveria ser pago à executora referente ao período descrito contratualmente.

3.2.5 AETAPA DE CONCLUSÃO

Nesta etapa os resultados alcançados durantes a realização da pesquisa foram ponderados de maneira a avaliar se estes alcançaram as metas traçadas para a realização desta dissertação.

Foram apresentadas as considerações finais sobre o desenvolvimento do sistema proposto e dos instrumentos de controle que o compõe, bem como realizada a análise das limitações verificadas na sua implementação no empreendimento estudado.

Finalmente, foram sugeridos outros enfoques que podem ser abordados em futuros estudos, observados no transcorrer da realização da pesquisa.

Documentos relacionados