• Nenhum resultado encontrado

Planificações das Sessões de Atividades 2ª Fase

No documento Mais laços e menos nós (páginas 103-106)

Capítulo III Análise dos dados e discussão dos resultados

Anexo 4- Planificações das Sessões de Atividades 2ª Fase

Sessão nº1 (10/03/2018) Público-Alvo: Famílias

Objetivos: Desenvolver competências familiares ao nível da comunicação e interação, mas também o

trabalho em equipa.

Atividades: 1. Mímica

O grupo deve sentar-se em círculo por família. A primeira família deverá escolher um cartão. De seguida, todos os elementos dessa família deverão mimar a ação perante os colegas, que terão de adivinhar o que está a fazer. A primeira família que adivinhar será a próxima a fazer a mímica. O grupo deverá ser motivado de modo a fazer gestos diferentes, não apenas aqueles que já conhece. O propósito é brincar com o corpo, com o movimento, aprender a expressar-se de forma diferente e divertida, em conjunto com a sua família.

2. Desenho de família

Cada família deverá fazer um desenho que represente a sua família, este deverá ser personalizado ao gosto de todos os elementos da família. Após a realização do desenho, estes deverão escrever algumas palavras/ frases que representem a sua família.

3. Reflexão

Em roda, o grupo deverá expressar o que sentiu relativamente à primeira sessão em família. Posteriormente, cada um deverá escrever no seu diário, sendo que as crianças mais pequenas deverão pintar um desenho sobre a família.

Material Necessário: Cartão com imagens (para realização da primeira atividade); Cartolinas; Tesouras;

Colas; Feltro; Esponja; Lápis de cor; Marcadores; Folhas coloridas;

Sessão nº2 (17/03/2018) Público-Alvo: Famílias

Objetivos: Estimulação auditiva de coordenação e de criatividade. Atividades:

1. Caminhar, caminhando

O grupo deverá caminhar livremente pela sala. Com uma colher de pau, a investigadora deverá bater num objeto de forma a criar diferentes ritmos, sendo que os participantes deverão movimentar-se de acordo com ritmo das batidas. (muito rápido, médio e muito lento).

Numa segunda fase da atividade, o grupo deverá dividir-se por famílias e por cada uma será distribuído um ritmo. Nesta fase da atividade, o grupo só poderia movimentar-se quando ouvisse o seu ritmo.

2. Estátuas

Os participantes deverão juntar-se por famílias, sendo que preferencialmente estejam em número par, para que um fizesse de estátua e o outro de escultor. O escultor, no seu imaginário, teria de pensar de que material seria feito a sua estátua (madeira, plasticina, barro, mármore, etc.) e teria de a esculpir e dar-lhe forma.

Quando todos os escultores terminarem, estes deverão afastar-se das suas estátuas, para poderem observar as esculturas. Seguidamente, invertem-se os papéis, as estátuas passavam a escultores e os escultores a estátuas. Sendo que nesta estatuas os escultores tem que programar as suas estátuas como estatuas interativas, que os visitantes quando chegassem perto das estatuas elas se movimentassem.

O grupo de participantes deverá dividir-se em dois grandes grupos, sendo que um grupo representará os escultores e outro grupo as estátuas. O grupo de estátuas terá de se posicionar em diferentes locais da sala, de modo a criar um museu. O objetivo é criar uma sala interativa. Relativamente aos escultores, estes deverão ausentar-se da sala de modo a preparem a sua personagem (idosos) para visitar o museu. Quando estiverem todos preparados, iniciar-se-á a visita ao museu.

Momento de Reflexão

Em roda, o grupo deverá expressar-se e refletir acerca do que sentiu durante a sessão. Posteriormente, os participantes deverão escrever no seu diário, enquanto as crianças mais novas irão colorir a folha de avaliação da satisfação relativa à sessão e às atividades.

Materiais necessários: Colher de pau

Sessão nº3 (24/03/2018) Público-Alvo: Famílias

Objetivos: Desenvolver competências de audição musical, de movimento e de dança. Atividades:

1. Trautear Músicas

Os participantes deverão estar sentados em roda, sendo que um deverá ir ao centro do grupo, colocar os fones e deverá trautear a música conforme o cartão que lhe for atribuído.

Trautear em MU UM: Trautear em LA LA; Trautear em TI TI

Os restantes participantes deverão tentar adivinhar a música que o colega está a trautear. Quem acertar deverá ocupar o lugar no centro.

2. Jogo das cadeiras

Os participantes deverão fazer uma roda com as cadeiras. Posteriormente, deverá ser colocada música a tocar e, enquanto a música toca, os participantes deverão dançar à volta das cadeiras. Quando o som da música deixar de tocar, os participantes têm de se sentar nas cadeiras, quem ficar de pé perde e sai do jogo.

3. Hino de família

Em família, os participantes deverão escrever um hino/ ou escolher uma música e deverão adotá-lo como o hino oficial da família. No fim, todos os hinos serão apresentados ao grupo.

Momento de Reflexão

Em roda, o grupo deverá refletir acerca das atividades propostas para esta sessão. Posteriormente, cada participante deverá escrever no seu diário.

Recursos Matérias: Fones; Música; Cadeiras; Folhas de Papel; Canetas/Lápis Sessão nº4 (07/04/2018)

Objetivos: Desenvolver competências corporais, de movimento e de dança. Atividades:

1. Dança das cadeiras

Ao som da música, os alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. A pessoa que não se sentar sairá do jogo e retira-se mais uma cadeira. Vencerá o último a sentar-se.

Neste jogo as cadeiras deverão estar conforme o jogo anterior. O principal objetivo deste jogo é não eliminar nenhum jogador, mas sim cadeiras, a cada rodada deverá ser tirada uma cadeira, contudo os participantes deverão conseguir-se sentar-se como puderem: no colo, no braço da cadeira, deitados sobre os colegas, etc…

Várias cadeiras deverão ser espalhadas pela sala. Em cima de cada uma delas haverá um balão. Os participantes deverão formar uma equipa constituída por dois elementos, um jogador e um guia. Os jogadores deverão estar vendados e uma música ritmada deverá animar o grupo. Estes devem dançar enquanto a música toca. Quando a música parar, eles deverão procurar uma cadeira, sentar-se e rebentar o balão que estiver na cadeira, sendo que devem ser guiados pelo seu guia. Haverá uma cadeira a menos, quem sobrar, é eliminado.

2. Toca e dança sem parar

Nesta atividade os participantes terão equipas formadas. Após a formação de equipas, cada uma deverá escolher o primeiro participante a jogar. Nesta atividade os participantes terão de dançar diferentes estilos musicais (infantil, rancho, Kizomba, Samba, Rock, entre outros). Os participantes que estiverem a dançar não poderão parar de o fazer e o jogador deverá trocar de lugar sempre que ouvir o sinal da buzina. Neste jogo, no mínimo. deverá estar 1 elemento a dançar por equipa e, no máximo, poderão estar todos os membros da equipa a dançar.

Cada grupo deverá criar uma breve coreografia a partir de um dos estilos de uma música à sua escolha. Posteriormente, deverão apresentar essa coreografia ao grande grupo.

3. Momento de reflexão

No final da sessão os participantes deverão refletir nos seus diários acerca das atividades propostas, bem com se sentiram na realização das mesmas.

Recursos Matérias: Cadeiras; Música; Balão; Vendas

Sessão nº5 (21/04/2018) Público-Alvo: Famílias

Objetivos: Conversar com o grupo (mulheres) relativamente ao projeto: Decidir com o grupo a

No documento Mais laços e menos nós (páginas 103-106)