• Nenhum resultado encontrado

Apêndice I: Vídeo do desenvolvimento das aulas da etapa de lecionação autônoma.

PLANO AULA 2 Duração: 90 minutos

Datas: 26/01/2018 e 30/01/2018 PREPARAÇÃO Exercício 1 Duração: 2 minutos

Apoio musical: sem música

Objetivo específico: Facilitar a concentração na consciencialização do próprio corpo e da respiração.

Momento1: Cada aluno deve escolher um lugar na sala. Deitar em decúbito dorsal confortavelmente. Separar os dedos das mãos, apoiar a mão direita nas costelas opostas e vice versa. Perceber o movimento dos ossos na entrada e saída do ar.

Momento 2: Partilhar sobre a percepção de como o corpo reagiu ao movimento da inspiração e da expiração. Quais partes se aproximaram e quais se afastaram do chão em cada um destes dois momentos.

Exercício 2

Duração: 4 minutos

Apoio musical: sem música

Objetivo específico: Trabalhar o alinhamento ósseo.

Momento 1: Apoiar os dois pés no chão. Flexionar uma perna de cada vez, alternadamente, à 90º sem modificar a angulação entre perna e coxa e retornar ao ponto inicial. Inspirar ao elevar e expirar ao retornar.

Imaginar as pernas como se estivessem a flutuar até uma mesa baixa à 90º.

Momento 2: Elevar um braço de cada vez, alternadamente, em direção ao teto e retornar. Inspirar ao elevar e expirar ao retornar.

Momento 3: Unir os dois movimentos anteriores simultaneamente. Braços e pernas alternados. Mesma indicação da respiração.

Exercício 3

Duração: 4 minutos

Apoio musical: Toshiro– Naná Vasconcelos

Objetivo específico: Produzir nova experiência cinestésica da ação de levantar e do movimento da marcha.

Momento 1: Deitar-se para o lado direito, braço direito alongado e apoiado no chão abaixo da cabeça, mão esquerda apoiada no chão. Pernas fletidas à 90º graus e unidas. Perna esquerda vai à frente e atrás 4 vezes simulando o movimento da marcha.

Imaginar um travesseiro entre perna e coxa de forma a manter a angulação.

Momento 2: Buscar formas de levantar do chão a partir desta posição. Retornar.

Momento 3: Retomar a posição inicial, agora virados para lado esquerdo. Repetir.

DESENVOLVIMENTO

Exercício 4

Duração: 4 minutos

Apoio musical: Fla X Flu – Jaques Morelenbaum

Objetivo específico: Consciencializar sobre o potencial de movimento das pernas a partir do toque. Dar importância ao sistema osteomuscular.

Momento 1: Em duplas, no chão. Um manipula e o outro é manipulado. O que manipula procura encontrar possibilidades de movimento e articulações na perna direita de quem é manipulado. Sem sair do lugar.

Momento 2: Repete na perna esquerda.

Exercício 5

Duração:10 minutos

Apoio musical: Pretty Heart – Duofel, Badal Roy, Daniel Moreno.

Objetivo específico: Consciencializar sobre as possibilidades de movimento das pernas, a conexão destas com outras partes do corpo, bem como da sua utilização como ponto de iniciação para criação de movimento.

Momento 1: De pé. Perna esquerda apoiada no chão para sustentar peso do corpo. Mover perna direita, sem sair do lugar. Perguntas: Como posso articular a minha perna? Onde começa e onde termina minha perna?

Imagem sugerida: Somos uma árvore e a perna que fica no chão nos serve como uma raiz, enquanto a outra são as folhagens a mover.

Momento 2: Continuar a experiência anterior e permitir que outras partes do corpo movam a partir da perna. Pergunta: Quais outras partes do corpo temos vontade de mover enquanto estamos a mover a perna?

Momento 3: Deslocar-se pelo espaço livremente a mover-se partir da perna direita.

Tudo igual com a perna esquerda.

Exercício 6

Duração: 20 minutos

Apoio musical: Rasta la vista – René Aubry

Objetivos específicos: Produzir movimento contínuo e natural sem preocupação formal ou intencional a partir da manipulação de outro. Refletir sobre esta experiência.

Momento 1: Retornar às duplas, o manipulador faz uma ação na perna direita (a manipulação é feita apenas pelo toque da mão na perna da dupla). O manipulado responde ao estímulo sem sair do lugar.

Momento 2: O mesmo com possibilidade de deslocar-se pelo espaço a partir da perna direita como resposta ao estímulo recebido.

Tudo igual com perna esquerda.

Troca funções.

Momento 3: Com exceção de uma, as demais duplas sentam-se. Enquanto uma continua a fazer, as demais assistem. Em seguida, alternam-se à indicação da professora.

Momento 4: Falar sobre a experiência de isolar uma única parte do corpo e tentar descobrir o que pode ser criado de movimento a partir dela, tanto individualmente quanto em dupla através do impulso.

METADE DA AULA

Exercício 7

Duração: 6 minutos

Apoio musical: Refuges – René Aubry

Objetivo específico: Focar na clareza de ação e proposição e acordar novas experiências de reações.

Momento 1: Nas mesmas duplas, enquanto o manipulador toca na perna, o manipulado responde na direção contrária, indo de encontro ao toque.

Imagem sugerida: há um ímã na mão do manipulador e na perna do manipulado. Um vai ao encontro do outro.

Trocar funções.

Momento 2: Falar sobre esta experiência e comparar com a anterior. Passamos por experiências de movimentos diferentes? A sensação foi a mesma? A reação pareceu mais ou menos natural?

Exercício 8

Duração: 4 minutos

Apoio musical: É só isso – Caetano Veloso, José Miguel Wisnik

Objetivo específico: Desenvolver a pesquisa de movimento pessoal dentro de proposta específica.

Momento 1:Voltar ao lugar onde começaram a aula, agora de pé. Usar as pernas para desenhar linhas no espaço, sem sair do lugar.

Momento 2: O mesmo com deslocação livre pela sala.

Exercício 9

Duração: 5 minutos

Apoio musical: My body is my house - René Aubry

Objetivos específicos: Desenvolver a pesquisa de movimento pessoal dentro de proposta específica e fomentar a atenção ao redor.

Momento 1: Todos alinhados, no fundo da sala. De pé. Chegar ao ponto oposto na sala a partir das pernas. No ponto final, estar atento, perceber e aguardar a chegada de todo o grupo. Pausar e reiniciar, todos juntos, sem uso da palavra ou qualquer outro dispositivo. Apenas pela sensação de escuta do grupo.

Momento 2: Repetir agora a iniciar sentados. Usar níveis baixo e médio na deslocação.

Exercício 10

Duração: 5 minutos

Apoio musical: My body is my home - René Aubry

Objetivo específico: Estimular atenção ao redor e, ao mesmo tempo, na relação do corpo com o espaço.

Exercício 11

Duração: 5 minutos

Apoio musical: É só isso – Caetano Veloso, José Miguel Wisnik.

Objetivo específico: Iniciar a vivência e exploração da pausa. Explorar diferentes redefinições de movimento a partir das pernas.

Escolher novo lugar na sala, sentados ou de pé, mover apenas as pernas. Parar ao sinal da professora. Retomar movimento ao sinal da professora a partir das pernas.

Exercício 12

Duração: 10 minutos

Apoio musical: trechos de músicas usadas na aula

Objetivo específico: Estimular a criatividade e a tomada de decisão individual dentro do conjunto.

Momento 1: Relembrar as experiências feitas na aula.

Momento 2: Em área delimitada da sala, cria-se um território para improvisação. O grupo deve decidir o momento de iniciar e parar uma cena de improvisações a partir das experiências realizadas durante esta aula.

Os alunos que não estão em cena devem observar a improvisação e detectar as experiências feitas na aula e os pontos relevantes interessantes que possam surgir.

ENCERRAMENTO

Exercício 13

Duração: 10 minutos

Objetivo específico: Promover a espontaneidade do discurso sobre as experiências praticadas.

Reflexão final com participação verbal dos alunos que queiram partilhar algo significante destas experiências em sala de aula.

PLANO AULA 3