• Nenhum resultado encontrado

O Plano Plurianual 2012-2015

No documento RELATÓRIO CRIANÇAS Locais. (páginas 91-98)

Adoles umano

Diretriz 13 – Cooperação internacional e relações multilaterais para implementação das normativas e dos acordos internacionais de promoção, proteção e defesa dos direitos da

4. O Plano Plurianual 2012-2015

O PPA 2012-2015 do governo federal foi reestruturado em uma tentativa de fornecer maior transversalidade às ações governamentais. Foram alteradas a forma de apresentação das informações, suas classificações e as diretrizes que orientam as demais leis orçamentárias em comparação com o modelo adotado deste o ano 2000.

O PPA passou a apresentar dois tipos de programas que organizam a atuação governamental: os Temáticos e os de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado.

- Programa Temático: expressa e orienta a ação governamental para a entrega de bens e serviços à sociedade.

- Programa de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado: expressa e orienta as ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental.

Os programas temáticos são compostos por Objetivos, Indicadores, Valor Global e Valor de Referência. O Objetivo expressa o que deve ser feito, reflete as situações a serem alteradas pela implementação de um conjunto de iniciativas. Tem como atributos informações fundamentais para o desenvolvimento desse trabalho:

- Órgão Responsável: órgão cujas atribuições mais contribuem para a implementação do Objetivo;

- Meta: medida do alcance do Objetivo, podendo ser de natureza quantitativa ou qualitativa; e

- Iniciativa: atributo que declara as entregas de bens e serviços à sociedade, resultantes da coordenação de ações governamentais, decorrentes ou não do Orçamento.

O Indicador é uma referência que permite identificar e aferir, periodicamente, aspectos relacionados a um programa, auxiliando o seu monitoramento e sua avaliação.

O Valor Global é uma estimativa dos recursos orçamentários necessários à consecução dos Objetivos, e o Valor de Referência é um parâmetro financeiro que permitirá identificar empreendimento que tenha seu custo total superior à média de mercado.

Cabe ressaltar que o Valor Global dos Programas e os enunciados dos Objetivos não são limites à programação e à execução das despesas expressas nas leis orçamentárias anuais.

22 Tendo isso em consideração, esse trabalho leva em conta as seguintes classificações do PPA 2012-2015 para verificar quais ações atendem aos objetivos estratégicos dos eixos do Plano Decenal no Orçamento público.

– os programas temáticos, que indicam o nome da política a ser executada; – os objetivos do governo, que agregam as iniciativas selecionadas por apresentarem relação com o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual;

– os órgãos responsáveis pelas execução das iniciativas; e

- as iniciativas que têm relação com o Plano Nacional. Se um Objetivo tiver mais de uma iniciativa, serão consideradas apenas as que estiverem direta ou indiretamente ligadas aos eixos e às diretrizes do Plano Nacional.

Os valores do PPA 2012-2015 são apresentados no arquivo em anexo, mas não foram analisados por serem apresentados de maneira global, não sendo possível identificar o montante apenas das iniciativas selecionadas; além disso, os valores previstos podem ser alterados anualmente pela LOA, não refletindo a real capacidade de gasto do governo.

Essas informações foram comparadas aos Objetivos Estratégicos das Diretrizes do Plano Decenal para identificar quais políticas previstas no PPA 2012-2015 podem ser consideradas como promoção dos direitos de crianças e adolescentes, proteção e defesa dos direitos, protagonismo e participação de crianças e adolescentes, controle social da efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

4.1. O OCA e o PPA 2012-2015

As iniciativas do PPA 2012-2015 que atendem aos objetivos estratégicos das diretrizes do Plano Decenal são apresentadas em anexo, no arquivo Microsoft Excel® “OCA-PlanoDecenal.xls”, por Programa, Valores, Objetivos e Órgãos Responsáveis.

As iniciativas governamentais foram agrupadas permitindo a identificação de quais compõem cada eixo do Plano Decenal. Há possibilidade de uma mesma iniciativa ser alocada em mais de um eixo do Plano Decenal, a depender de seus objetivos e amplitude de atuação.

23 Foram selecionadas 164 iniciativas em 20 programas, distribuídas nos eixos do Plano Decenal. No OCA foram consideradas políticas de agricultura familiar e reforma agrária; para as mulheres; de promoção dos Direitos Humanos; dos direitos dos povos indígenas; de saneamento básico; e de segurança pública, por exemplo.

O INESC entende que, na prática, todo o Orçamento público tem impacto na vida de crianças e adolescentes. Como é impraticável um monitoramento de todo o Orçamento público pelo movimento da infância e adolescência, o INESC enxerga o OCA como uma agenda positiva estratégica, que contempla as ações mais diretas para crianças e adolescentes – e tais ações podem ser acompanhadas pela sociedade civil de maneira permanente.

O INESC, como uma das instituições responsáveis pela criação da metodologia OCA e responsável por disponibilizar e atualizar o Orçamento Criança e Adolescente, disponível no Siga Brasil (sistema do Senado Federal de acompanhamento das informações orçamentárias), propõe o acompanhamento estratégico apenas das iniciativas diretamente relacionadas com crianças e adolescentes, que atendam ou contemplem esse público em sua execução.

Essa agenda positiva de monitoramento dos direitos de crianças e adolescentes no Orçamento público fornece insumos e agilidade às ações de incidência política em prol desses direitos.

A proposta contempla 76 iniciativas distribuídas em 16 programas temáticos do PPA 2012-2015, envolvendo as diversas as políticas para crianças e adolescentes nas áreas de educação, saúde, assistência social, segurança, dentre outras.

A agenda estratégica é apresentada por eixo do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes:

EIXO1 – Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes

Contempla as iniciativas de fomento da educação do campo, com componente de educação ambiental, a implantação de bibliotecas rurais e a política de educação básica.

Foram selecionadas as iniciativas de atenção integral à saúde de crianças e adolescentes, a Rede Cegonha, com iniciativas exclusivas de atendimento a crianças, adolescentes e mulheres, e a política de Prevenção, Atenção e Reinserção Social de

24 Usuários de Crack, Álcool e outras Drogas, incluindo a rede de saúde mental, para enfrentamento de dependência química. Também a política de transferência direta de renda pelo programa Bolsa Família, de fortalecimento do SUAS, além da política de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial. E políticas de cultura, esporte, promoção dos direitos humanos e dos direitos dos povos indígenas e segurança pública – além de todas as iniciativas do programa de promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

EIXO 2 – Proteção e Defesa dos Direitos

Neste eixo, foram encontradas iniciativas específicas de proteção e defesa, bem como de promoção, com base nos objetivos estratégicos das diretrizes 3, 4 e 5 do Plano Decenal.

Dentre as iniciativas específicas deste eixo, destacam-se:

– a reestruturação da rede de atenção psicossocial para o enfrentamento do crack, álcool e outras drogas;

– as iniciativas de acesso à Justiça, atendimento de direitos ameaçados, extinção dos grandes abrigos e eliminação da longa permanência em acolhimento, estruturação dos conselhos tutelares, fiscalização do trabalho infantil e enfrentamento à violência sexual, e a política de promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

EIXO 3 – Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes

Agrega as políticas de participação para a construção do Plano Nacional de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra, o desenvolvimento e a difusão de metodologias de empoderamento, a participação cidadã de crianças e adolescentes e o fomento à criação e implementação de ouvidoria nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

EIXO 4 – Controle Social da Efetivação dos Direitos

Este eixo incorporou apenas ações do programa de promoção dos direitos de crianças e adolescentes:

25 – monitoramento dos processos de extinção dos grandes abrigos e eliminação da longa permanência de crianças e adolescentes em acolhimento;

– gestão do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e dos demais planos temáticos – violência sexual, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), Convivência Familiar e Comunitária e Primeira Infância;

– consolidação do Observatório Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes como ferramenta estratégica de gestão de informação dos seus direitos;

– articulação de fóruns, movimentos, comitês e redes que atuam na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente;

- fortalecimento e qualificação dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente.

EIXO 5 – Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

As iniciativas exclusivas do eixo 5 são:

– cooperação internacional e relações multilaterais para implementação das normativas e dos acordos internacionais de promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente;

– implementação dos módulos do SIPIA;

– regulamentação dos repasses fundo a fundo para a execução da política de direitos humanos para infância e adolescência.

4.2. O Plano Plurianual 2012-2015 Adolescente

No intuito de destacar os adolescentes de 12 a 18 anos de idade, selecionaram-se as iniciativas do PPA 2012-2015 que destacam adolescentes em seu público-alvo.

Percebe-se uma quase ausência desse segmento nas políticas públicas presentes no PPA 2012-2015. As poucas iniciativas que os beneficiam explicitamente são agrupadas com demais grupos etários, como crianças e jovens, não apresentando indicadores e demais informações que permitam verificar o impacto dessas políticas nesse público etário específico.

26 Outro detalhe é que, no PPA 2012-2015, a política de juventude é concebida para pessoas a partir dos 15 anos de idade, portanto algumas ações foram inseridas na análise do OCA ainda que compreendam um público maior em seu atendimento.

As iniciativas que apresentam recorte mais direto para adolescentes no PPA 2012-2015 são descritas a seguir.

EIXO1 – Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes

– promoção e garantia da atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens;

– atenção de referência e pesquisa clínica em saúde da mulher, criança e adolescente e em doenças infecciosas, na Fiocruz;

– apoio e fortalecimento das Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e de Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde como estratégia norteadora das ações em saúde para a população juvenil;

– apoio e acompanhamento de medidas de proteção a crianças, adolescentes e jovens negros/as em situação de vulnerabilidade social;

– atenção a crianças e adolescentes em situação de desastre ou no contexto de grandes eventos e empreendimentos.

EIXO 2 – Proteção e Defesa dos Direitos

– apoio à construção, reforma e equipagem de unidades de atendimento a crianças e adolescentes com direitos ameaçados, violados ou restritos, com foco na implantação de núcleos de atenção a vítimas de violência e autores de ato infracional;

– aprimoramento de mecanismos de denúncia, notificação e monitoramento de violações de direitos de crianças e adolescentes;

– atenção a crianças e adolescentes em situação de desastre ou no contexto de grandes eventos e empreendimentos, que também está no eixo 1.

27 EIXO 3 – Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes

– construção do Plano Nacional de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra, com ênfase na elaboração de diagnóstico sobre a mortalidade da juventude negra, no estabelecimento de pacto com os entes federados e na participação da sociedade civil;

– desenvolvimento e difusão de metodologias de empoderamento e participação cidadã de crianças e adolescentes, de autodefesa a violações, de prevenção a acidentes e desastres e para o uso seguro e responsável das tecnologias de informação e comunicação.

EIXO 4 – Controle Social da Efetivação dos Direitos

– articulação, coordenação, pactuação e monitoramento das responsabilidades intra e intergovernamental na gestão do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e nos demais planos temáticos (Violência Sexual, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), Convivência Familiar e Comunitária e Primeira Infância), que também podem pertencer ao eixo 5.

EIXO 5 – Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

– apoio e fortalecimento das Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e de Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde como estratégia norteadora das ações em saúde para a população juvenil, que também aparecem no eixo 1.

A política para adolescentes é estruturada com a política da infância e, no PPA 2012-2014, também foi pensada com a política para a juventude. Muitas ações específicas para adolescentes ficaram escondidas dentro de grandes iniciativas, como parte do PETI, o ProJovem Adolescente e o SINASE. Elas existem, mas aparecem agrupadas com tantas outras iniciativas do PPA 2012-2015 que dificultam o monitoramento e o acesso às informações sobre o atendimento a esse público específico.

28

No documento RELATÓRIO CRIANÇAS Locais. (páginas 91-98)

Documentos relacionados