• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1 PLANOS ELABORADOS PELA SOLIMAR NO RN NA ABORDAGEM DO

Como já foi mencionado anteriormente, a empresa Solimar International, sediada em Washington, foi contratada pelo estado do RN no ano de 2016, para a realização de alguns estudos e produtos na área do Turismo, estabelecendo um prazo de um ano, iniciando em 1º de fevereiro de 2016 e com conclusão de término em 1º de fevereiro de 2017.

Sobre o processo de contratação da empresa, destaca-se algumas falas da Secretaria de Turismo Do Estado, órgão responsável pelo processo.

[SETUR/RN] Foi por meio de licitação, foi uma, esse trabalho foi contratado com recursos do projeto Governo Cidadão, que é recurso do contrato de empréstimo do banco mundial, então foi uma licitação publicada.

[SETUR/RN] Inicialmente faz uma manifestação de interesse, onde recebemos mais de 20 empresas que tinham interesse de acordo com as regras do banco, é, como devido ao valor estimado, então ela abrangia o mercado nacional e internacional e as 6 melhores empresas manifestaram interesse dentro dos critérios técnicos pré- estabelecidos no termo de referência e na pontuação prevista na manifestação de interesse.

[SETUR/RN] Foram solicitadas que em seguida enviassem uma proposta financeira e uma proposta técnica de trabalho, onde mais uma vez tinham critérios de pontuação, a empresa vencedora que foi a Solimar, uma empresa americana especializada em marketing.

Sobre o processo licitatório, destaca-se que aconteceu dentre as regras e os parâmetros exigidos, sendo esses estabelecidos com base na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que estabelece as normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 1993).

De acordo com a Solimar International, o Rio Grande do Norte no ano de 2016, possuía um cenário superior ao que se refere ao número de turistas e infraestrutura

aprimorada, tendo assim um aumento de números como destino turístico nacional e internacional.

Diante disso, a empresa procurou implementar um plano de desenvolvimento e marketing estratégico de longo prazo para a promoção e comercialização do destino, para ajudar no desenvolvimento e ascensão de atrair mais fatores, delineando assim, diretrizes e ações estratégicas para identificar as vantagens competitivas do Rio Grande do Norte como destino (SOLIMAR INTERNATIONAL, 2016).

A partir dessa análise, realizou-se algumas atividades, visando a elaboração do produto final, o Plano De Desenvolvimento e Marketing Estratégico do Estado. Foram feitos levantamentos para identificar e estudar a Oferta Turística, meios para quantificar e qualificar a demanda turística, identificação do perfil socioeconômico dos visitantes, seus hábitos, principais motivações e avaliações de bens e serviços oferecidos, diagnóstico do atual setor de turismo no Rio Grande do Norte, uma análise do mercado de turismo e demanda por turismo em todo o estado e definição de propostas para o desenvolvimento do setor turístico no Estado, por meio de um Plano de Ação (SOLIMAR INTERNATIONAL, 2016).

Na concepção de papel do Estado, pode-se afirmar que é dever do Estado e de seus agentes competentes a criação, formulação e implementação de políticas públicas, e para isso é necessário a produção de documentos e produtos, como afirmam Dias e Matos (2012, p.5 e 11) “A função do governo, na direção ou processo de administração do Estado, é aplicar as leis e políticas públicas [...] o governo é obrigado a atender e resolver os problemas e levar adiante o processo de planejamento, elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas [...]”.

Diante disso, observa-se que todas essas atividades cabem ao órgão governamental de turismo realizar, pois são produtos específicos da área no qual a SETUR está inserida, sendo pertinente compreender os fatores influenciadores para a terceirização dessa produção de documentos estratégicos para a política pública estadual.

Todos esses trabalhos, tinham como objetivo final, apresentar um estudo da oferta turística do estado; o desenvolvimento de um diagnóstico; um relatório do estudo da demanda turística; as estratégias de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte; a criação de um Plano de Marketing; de um Plano de Investimentos e o Plano Estratégico de Turismo do Rio Grande do Norte, que abordasse todos os relatórios anteriores.

O processo de construção destes planos, foi realizado em parceria com os Conselhos de Turismo dos polos do RN, dividido em etapas, segundo o representante da SETUR e dos membros dos conselhos de turismo dos polos Agreste-Trairi e Seridó como pode-se visualizar nas falas a seguir.

[M1] O trabalho elaborado feito de forma participativa, tanto nos municípios, como o trade de turismo que trabalha no estado, foram etapas de oficinas, um trabalho realizado ao longo de quase 2 anos. [M2] Foi feito, é justamente como já falei, a empresa participava da, inicialmente ela participou das reuniões, explanou como seria feito, como seria a metodologia pra confecção desse material, a formatação desse material e em seguida reuniões os técnicos da Solimar participava, fazendo as oficinas, interagindo.

[M3] Fiz parte do comitê de avaliação das etapas entregues de cada módulo e parte da comissão de criação da nova identidade de marketing e campanha “tudo começa aqui”. Também estive presente em vários encontros da empresa com os municípios, onde foi possível notar que foi aberto a sociedade a participação na construção de cada etapa, seja ela no diagnóstico e nas etapas de planejamento das ações, todos puderam opinar.

Nota-se a partir das falas que o processo de discussão e apresentação de metodologias da Solimar na visão dos membros dos polos, foi participativo, buscando o envolvimento de atores do turismo, bem como da própria sociedade, o que é relevante na perspectiva de resultados mais condizentes com a realidade local. Nesse contexto, de acordo com Dantas (2018) a participação e integração dos atores torna o processo de planejamento mais assertivo e significativo na solução de problemas.

É importante compreender que a terceirização das políticas públicas, pode ser vista como uma forma de complementar o serviço público, no qual um ente complementaria e reforçaria a atuação do outro, onde diante disso o Estado não se desresponsabilizaria de suas funções, principalmente na de garantir políticas públicas de qualidade a população, mas sim, estabeleceria parcerias com caráter complementar para auxiliar no desenvolvimento de suas ações (VIDIGAL; SUGUIHIRO, 2012).

Porém, é necessário buscar entender as consequências e motivações para realização desse processo de transferência de obrigação e atribuições para as empresas de consultoria, que poderá realizar ou não uma produção que responda e

contribua positivamente para o desenvolvimento do turismo na localidade, de forma que seja justificada o investimento do estado em uma contratação internacional para construção de uma política local.

4.2 ASPECTOS INFLUENCIADORES PARA A SETUR TERCEIRIZAR A

Documentos relacionados