• Nenhum resultado encontrado

PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS FLORESTAIS EM ÂMBITO FEDERAL

CAPÍTULO III GESTÃO FLORESTAL NO BRASIL

3.2. POLÍTICAS, PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS FLORESTAIS

3.2.1 PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS FLORESTAIS EM ÂMBITO FEDERAL

Os principais planos que apresentam interface com a gestão florestal sob responsabilidade do MMA até o ano de 2007 são: Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas (PNAP) com seu Programa Áreas Protegidas do Brasil, que é um dos programas do

Plano Plurianual do governo federal (PPA 2004-2007)53 e o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal com seu Programa de Prevenção e Combate ao Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais – Florescer, também constante no PPA 2004-2007.

Os programas do PPA 2004-2007 que apresentam interface com a gestão florestal sob responsabilidade do MMA são:

• Amazônia Sustentável: Objetiva promover o desenvolvimento da Amazônia mediante o uso sustentável de seus recursos naturais.

• Comunidades Tradicionais: Objetiva melhorar a qualidade de vida dos integrantes de comunidades tradicionais, por meio de assistência técnica e financeira a empreendimentos produtivos e a iniciativas de auto-organização associadas à gestão ambiental.

• Conservação e Recuperação dos Biomas Brasileiros: Objetiva conservar e recuperar os biomas brasileiros da Mata Atlântica e Campos Sulinos, do Cerrado e Caatinga e da Zona Costeira e Marinha.

• Conservação e Uso Sustentável de Recursos Genéticos: Objetiva promover o acesso, o uso sustentável, a biossegurança e a repartição dos benefícios decorrentes da utilização dos recursos genéticos e do conhecimento tradicional associado.

• Conservação, Uso Sustentável e Recuperação da Biodiversidade: Objetiva conhecer e conservar a diversidade biológica e promover a utilização sustentável de seus componentes.

• Desenvolvimento Sustentável do Pantanal: Objetiva promover o desenvolvimento sustentável da bacia do Alto Paraguai, incentivando atividades econômicas ambientalmente compatíveis com o ecossistema.

• Nacional de Ecoturismo: Objetiva promover o ecoturismo associado à conservação de bens e serviços ambientais.

• Nacional de Florestas: Objetiva promover o manejo sustentável e o uso múltiplo de florestas nativas públicas e privadas e a expansão sustentável da base florestal plantada.

53

Plano Plurianual: estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos. Acessado no site: http://www9.senado.gov.br/portal/page/portal/orcamento_senado/PPA/Elaboracao:PL, em março de 2009.

• Zoneamento Ecológico-Econômico: Objetiva promover o zoneamento ecológico-econômico para planejar e organizar, de forma sustentável, o processo de uso e ocupação, subsidiando o ordenamento territorial do País. Os principais planos, programas e projetos relacionados à área florestal em execução até dezembro de 2007 estão descritos no Quadro 1.

Existem políticas de outros ministérios que interferem diretamente na gestão florestal, como a Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR e Política Nacional de Ordenamento Territorial – PNOT sob responsabilidade do Ministério de Integração Nacional. O objetivo dessas políticas é proporcionar o desenvolvimento sustentável, mediante ações articuladas pelo Governo, com a participação da iniciativa privada, em consonância com os planos e políticas nacionais, estaduais e locais. O plano destas políticas que mais influencia a gestão florestal é o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (LC 124/07), que compreende programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas de desenvolvimento econômico e social da Amazônia.

Programas Objetivos/Ações Estratégicas Situação em

2007 Resultados

PRONABIO

– ESNBIO e PRONABIO são os principais instrumentos de política no sentido de assegurar

a conservação da diversidade biológica

brasileira.

Em execução

A criação e a implantação de áreas protegidas por meio de planejamento sistemático para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade os diferentes biomas brasileiros são objeto de discussão e apreciação nas reuniões do Conselho Nacional de Biodiversidade – CONABIO.

ARPA

É um programa do governo federal,

coordenadopelo MMA, com duração prevista de dez anos, cujo objetivo é expandir, consolidar e manter uma parte do SNUC no bioma Amazônia, protegendo pelo menos 500 mil quilômetros quadrados.

Em execução

Criou 18 milhões de hectares de novas unidades de conservação de uso sustentável e proteção integral. Consolidou 7 milhões de hectares de unidades de conservação de proteção integral existentes.

Programa Amazônia Sustentável –

PAS

Implantar um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia brasileira, pautado na valorização da potencialidade de seu enorme patrimônio natural e sócio-cultural. Suas estratégias estão voltadas para a geração de emprego e renda, a

redução das desigualdades sociais, a

viabilização das atividades econômicas

inovadoras, bem como para o uso sustentável dos recursos naturais. O PAS constitui um conjunto de estratégias e orientações para as políticas dos governos federal, estaduais e municipais. Em execução (Prorrogado até 2010) Programa Zoneamento Ecológico- Econômico – ZEE Brasil

Apoiar técnica e operacionalmente as iniciativas de projetos de ZEE no País, nas dimensões sub- regionais, estaduais e locais, incentivando as discussões sobre a ocupação do território, bem como a geração de propostas sustentáveis de uso dos recursos naturais.

Em execução (Prorrogado até 2010)

Programas Objetivos/Ações Estratégicas Situação em

2007 Resultados

PROECOTUR

O ecoturismo é a principal atividade turística que tem uma relação com os recursos florestais. O ecoturismo, quando bem administrado, é uma das atividades de menor impacto sobre as florestas. Esta atividade está difundida em todo o Brasil, entretanto, tem se destacado no Estado do Amazonas e em Mato Grosso, na região do Pantanal.

Em execução

a segunda

fase

Diagnostico da oferta efetiva e o potencial da Amazônia Legal, destacando a qualidade dos serviços, a singularidade da oferta turística, os entraves e lacunas das atividades do segmento na região. Estudo analítico sobre a atividade turística da Amazônia no mercado nacional e internacional, avalia as tendências de mercado, o perfil da demanda e as motivações.

Programa de Desenvolvimento Socioambiental da Produção Familiar Rural – GESTAR

Promover o equilíbrio entre a conservação dos recursos naturais e a produção familiar rural por

meio da gestão ambiental territorial, do

planejamento integrado das unidades produtivas e da prestação de serviços ambientais.

Em execução.

Foi iniciado

em 2003 sem término determinado.

Embora ainda esteja em execução, este Programa já obteve resultados quanto à prestação de assistência técnica e extensão rural diferenciada, diagnósticos de unidades produtivas, planos de utilização das unidades de produção elaborados e revisados, implantação de conselhos gestores e acordos comunitários celebrados e revisados. Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil – PPG7

Maximizar os benefícios ambientais das florestas tropicais de forma consistente com as metas de

desenvolvimento do Brasil por meio do

desenvolvimento sustentável que contribuirá com a redução contínua do índice de desmatamento.

Em execução

(Decreto nº.

563, de

05/06/92).

Inovação na gestão ambiental, expansão de áreas protegidas, incentivo à produção sustentável, ciência e tecnologia voltada à produção sustentável, envolvimento da sociedade civil, prevenção de desmatamento e queimadas e, apoio à formulação de políticas públicas.

Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal – PROARCO

O objetivo geral do PROARCO é identificar as áreas de maior risco de ocorrência de incêndios florestais por meio da implantação de um sistema de monitoramento e avaliação de risco para a tomada de decisões. O sistema é apoiado nas técnicas de geoprocessamento e previsão meteorológica. É um programa de execução contínua

Programas Objetivos/Ações Estratégicas Situação em 2007 Resultados Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável do Bioma Cerrado – Programa Cerrado Sustentável

Promover a conservação, a restauração, a

recuperação e o manejo sustentável de

ecossistemas do bioma Cerrado, bem como a

valorização e o

reconhecimento de suas populações tradicionais.

Instituído no âmbito do MMA pelo Decreto nº. 5.577, de 08/11/2006. Programa Nacional de Combate ao Desmatamento na Amazônia (BRA 01/31)

Combater o desmatamento na Amazônia por meio do monitoramento da alteração da cobertura vegetal na Amazônia Legal e a geração de material de apoio para as ações de fiscalização. Em execução. Foi iniciado em 1997 sem previsão de encerramento. Programa de Conservação, Uso Sustentável e Recuperação da Biodiversidade (PPA 0508)

Conhecer, conservar, recuperar e usar

sustentavelmente a diversidade biológica e os recursos genéticos, promover a biossegurança, o acesso

e a repartição dos benefícios decorrentes do uso dos recursos genéticos e do conhecimento tradicional associado.

Em execução (Prorrogado até 2011)

Levantamento de espécies de orquídeas no Brasil e a divulgação da importância das orquídeas no País e no mundo.

Quadro 1: Principais Programas e Projetos Florestais em Âmbito Federal até dezembro de 2007.

* Fonte: Adaptado de Geo Brasil Florestas (no prelo).