• Nenhum resultado encontrado

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED): produtor e disseminador do modelo homogeinizador da avaliação externa e em larga escala no Brasil

ESTADO ANO IMPLANTA

4.2. O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED): produtor e disseminador do modelo homogeinizador da avaliação externa e em larga escala no Brasil

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), órgão da Faculdade de Educação (FACED), é vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora e tem assessorado dezoito estados brasileiros65 e, particularmente, aos seis estados nordestinos em análise, com centralidade na avaliação e gestão educacional. Portanto, consideramos relevante apresentar, inicialmente, a dimensão institucional, em termos de infraestrutura e de articulação técnico- financeira, estrutura peculiar voltada à processos de avaliação standartizada. Além dos sistemas de avaliação estaduais, o CAED assessora onze municípios e quatro instituições educacionais do setor privado.

Assim, em conformidade com as informações postadas em sua página na internet66, o CAED intitula-se especialista em programas de avaliação educacional, na formação de especialistas na área de gestão da educação pública e no desenvolvimento de tecnologias de

64 Disponível em: http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/.Acesso em: 20 jan. 2019.

65 Ver Portal da Avaliação do CAED. Disponível em: http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/. Acesso em: 10

jul. 2019. E também o RN Aprende. Disponível em: http://simais.caedufjf.net/, Acesso em: 10 jul. 2019.

administração escolar. Inicialmente, voltado à educação do seu estado de origem, Minas Gerais, desde os anos 90, tem se dedicado a elaborar e desenvolver programas estaduais e municipais destinados a mensurar o rendimento de estudantes das escolas públicas.

Concomitantemente a essa atividade de assessoria aos estados e municípios brasileiros, mais diretamente relacionada aos sistemas de avaliação da Educação Básica, o CAED atua na formação, qualificação e aprimoramento dos profissionais da educação e no desenvolvimento de software para a gestão de escolas públicas na perspectiva de modernizar a gestão educacional (como os projetos SisLAME67 e SIMADE).

O SisLAME focaliza a gestão e o controle escolar; já o SIMADE concentra-se na administração escolar. Em ambos o acesso é restrito às equipes das secretarias estaduais ou municipais, requerendo login e senha para o seu manuseio. Segundo a coordenação do CAED, referindo-se ao SisLAME, esse sistema objetiva contribuir para a excelência e qualidade da gestão educacional, por meio de ferramentas que subsidiarão a tomada de decisões, como: "o diário de classe on line, o acesso dos pais ao sistema, a migração dos dados para o Censo Escolar e principalmente no que diz respeito à parte gerencial, com a utilização do Business Intelligence68, uma eficiente ferramenta de gestão administrativa”69.

No âmbito da formação, o CAED oferece cursos de extensão, aperfeiçoamento, graduação e especialização a distância, e o curso de mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública, desde o ano de 200970.

Ainda em paralelo a essa ampla atuação voltada para a educação pública nacional, o CAED desenvolve sistemas de avaliação em larga escala também na África, em Moçambique, e aplicou o modelo do Encceja em países da Europa, Ásia e Oceania, em articulação com o governo central brasileiro. Contudo, a sua atuação não se restringe apenas ao setor público, pois

67 O SisLAME é um sistema de gestão de escolas e redes de ensino, que vem sendo implantado pelo CAEd, em

parceria com prefeituras municipais e governos estaduais. Desenvolvido com tecnologias avançadas, o SisLAME pode ser utilizado por órgãos municipais e estaduais de educação de todos os portes, modernizando e simplificando o trabalho administrativo, além de contribuir para a melhoria do trabalho pedagógico. Na parceria com as prefeituras municipais e governos estaduais, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece: a implantação, atualização e manutenção do SisLAME; o treinamento de funcionários para as operações do sistema na escola e na secretaria de educação; e a assistência técnica permanente através de telefone (0800), email, fax, acesso remoto ou atendimento presencial. Diversas escolas municipais têm sido beneficiadas em estados como: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Piauí e Rondônia (site página da CAED).

68 Business Intelligence é o nome utilizado pelas empresas para definir um conjunto de estratégias que envolvem

a captura e a análise de dados para processos de tomada de decisão. Disponível em: https://introduceti.com.br/blog/o-que-e-bi-business-intelligence/. Acesso em: 10 jul. 2019.

69 Disponível em: http://www.gestao.caedufjf.net/ . Acesso em: 20 abri. 2019. 70 Disponível em: (http://www.formacao.caedufjf.net/). Acesso em: 20 abr. 2019.

ele assessora iniciativas privadas, a exemplo da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Unibanco e da Fundação Oi Futuro71.

Aqui fazemos referência a Ball (2014), em seu discurso na conferência de encerramento da 36ª reunião da ANPED, ao registrar importante alerta aos pesquisadores, convocando-nos a pensar além das burocracias, para pensar na política feita e divulgada dentro das redes, entre hierarquias e evitar o territorialismo metodológico. Compreende ele que uma das formas de governança do Estado neoliberal, é constituir-se num contratante. Estabelecendo metas, assume o papel de monitor e financiador em relação a fornecedores novos e diversos. Nesse espaço, em que a política vira uma "commodity", ou seja, algo para comprar e vender, de modo que companhias de conhecimento estão no coração desse processo, como consultores, avaliadores e formuladores de políticas.

Portanto, é nesse contexto e referendando essa crítica de Stephen Ball, que nos propomos demarcar alguns aspectos da estrutura organizacional e das relações institucionais do CAED, como órgão principal na veículação de um discurso homogeneizador e também oficial, particularmente, para os estados da Região Nordeste que elegemos como elementos da pesquisa - Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

É ampla a estrutura organizacional do CAED, tanto a parte física como a técnica, enquanto órgão de uma universidade federal. São cinco unidades, assim como são denominados os seus setores, compreendendo as instâncias de pesquisa, avaliação, formação, sistemas de gestão e a de administração. Para comportar as unidades, o Centro possui ampla estrutura física, ocupando quatro espaços na cidade de Juiz de Fora72.

Além desses espaços, o CAED estruturou seis escritórios regionais, para apoiar a construção de itens para compor o Banco de Itens da Pesquisa de Avaliação e a aplicação dos testes no âmbito da Pesquisa de Avaliação, localizados, em Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Fortaleza-CE e Vitória-ES, dois deles na Região Nordeste e nos estados que abraçaram essa política de avaliação standartizada desde o início dos anos 2000. O quinto escritório foi instalado em Belo Horizonte-MG, onde são implantados os sistemas informatizados, inclusive o Portal da Avaliação, que vai ser material de análise da nossa investigação. E, o sexto

71 Disponível em: http://institucional.caed.ufjf.br/. Acesso em: 20 abr. 2019.

72Unidade São Mateus – Av. Presidente Itamar Franco (Antiga Av. Independência) nº 3090 – São Mateus, CEP

36025-290 – Juiz de Fora/MG. Unidade Dom Orione – Rua Eugênio Nascimento, 620, Dom Orione (ao lado da Embrapa), CEP 36038-330 – Juiz de Fora – MG – Tel.: (32) 4009-9300. Unidade BR-040 – BR-040 KM 783 Módulo 5 e 6, Galpão 2, Fazenda Cachoeirinha São Pedro – Sentido BH-RJ (em frente ao Carretão Gaúcho), CEP: 36039-080 – Juiz de Fora/MG. Suporte - Rua Eugênio Nascimento, 620, Dom Orione (ao lado da Embrapa), CEP 36038-330 – Juiz de Fora – MG – Tel.: (32) 4009-9300.

escritório, em Brasília, temporariamente, para atender as demandas do PROJOVEM. (BRASIL, 2014).

Para movimentar essa estrutura, o CAED atua com milhares de profissionais selecionados por meio de processo seletivo clássico (análise de currículo, aplicação de prova didática e realização de entrevistas). A exemplo, no ano de 2017, foram lançados sete editais de processo seletivo, demonstrando uma alta demanda de pessoal para realização das atividades em diversos estados e municípios brasileiros. Os contratos com os profissionais selecionados são feitos na modalidade de prestação de serviços, por tempo determinado, vinculados à FADEPE - Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão da UFJF73.

A relação entre o CAED e o governo federal, data dos anos 1990 e materializa-se por uma diversidade de projetos, formalizados oficialmente, por convênios e financiamento de programas e projetos relacionados a avaliação da aprendizagem em larga escala, em nível nacional e sofre continuidade até o ano de 2018. Essa assessoria vincula-se diretamente ao INEP, como partícipe de um consórcio de três instituições: o CAED, a Fundação Cesgranrio74 e o Cespe/UNB75, responsáveis pela realização das operações de aplicação dos testes nos estados e municípios, bem como pelo processamento e uma estimativa preliminar das medidas de desempenho estudantil. (BRASIL, 2014)76.

Dessa forma, fica perceptível que há uma articulação do Estado brasileiro em consolidar uma política de avaliação nacional da Educação Básica não somente por meio da instalação do Saeb, mas também em fomentar sistemas de avaliação próprios para os entes federados, com centralidade na avaliação de desempenho dos alunos e na implantação de sistemas de monitoramento, do que se ensina e do se aprende nas escolas públicas estaduais e municipais. O CAED, nesse contexto, é concebido como uma companhia de conhecimento, como denomina Ball (2014), contratada para disseminar um modelo hegemônico de avaliação e de gestão educacional, nas instâncias subnacionais do país, merecendo uma análise mais detalhada sobre a sua atuação à luz de algumas temáticas atuais, como por exemplo, relações entre o

73 Disponível em: http://institucional.caed.ufjf.br/. Acesso em: 20 abr. 2019.

74 Fundação privada, fundada em 04/01/1973, atua em pesquisas acadêmicas, socioeconômicas e culturais, projetos

de apoio às escolas de Ensino Fundamental e Médio. Para ver mais, disponível em: http://www.cesgranrio.org.br/institucional/historia.aspx. Acesso em: 20 fev. 2019.

75 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UNB). Disponível em:

https://www.cebraspe.org.br/. Acesso em: 20 fev. 2019.

76

Relatório nº 201314714, do Ministério da Transparência, fiscalização e controle, relativo ao Convênio n°782.617/2013, sobre atividades do CAED. Disponível em: https://auditoria.cgu.gov.br/download/10375.pdf. Acesso em: 14 fev. 2019.

público e o privado, e sobre o financiamento da educação, o que não o faremos, em virtude de o nosso objeto de estudo estar focado nas políticas de avaliação e accountability em educação.

Portanto, após discorrer sobre alguns aspectos da estrutura organizacional e das relações institucionais do CAED, na próxima sessão, apresentaremos as revistas das "Coleções" de cada um dos seis estado do Nordeste (AL – CE – PB – PE –PI –RN), publicadas no Portal da Avaliação – CAED/UFJF, cuja produção foi realizada pelo CAED e de autoria das secretarias de educação, versando sobre concepções, resultados e orientações de usos das informações geradas pelas avaliações. Essas revistas são produzidas e distribuidas às equipes do órgão central das secretarias de educação estaduais e das gerências regionais, como também para os gestores escolares e os professores das disciplinas avaliadas (Língua Portuguesa e Matemática, sobretudo), representando o discurso oficial da educação estadual.

4.3 Os discursos que circulam sobre avaliação educacional nas Revistas do Portal da