• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DE PESSOAS A atuação da área de gestão de pessoas nas organizações está rela-

Origem e Evolução da Gestão de Pessoas

6. POLÍTICAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DE PESSOAS A atuação da área de gestão de pessoas nas organizações está rela-

cionada à criação e à implementação de políticas e práticas ligadas ao seu objeto de atuação, as pessoas.

Os principais processos (práticas) de gestão de pessoas são: recruta- mento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvi- mento, desenho, descrição e análise de cargos, recompensas, higiene e se- gurança e auditoria.

As principais políticas de gestão de pessoas, também chamadas de subsistemas, são: recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, trein- amento e desenvolvimento, remuneração, saúde ocupacional e monitora- mento de pessoas.

Questão de Concurso

(Cespe/MPE-PI/Analista Ministerial/2012) Os processos de gestão de pessoas incluem recrutamento e seleção, desenvolvimento e recompensas, desenho e descrição de cargos e avaliação de desempenho.

No entanto, esta configuração não é universal. Devido à sua caracter- ística contingencial, a configuração das políticas de gestão de pessoas de cada organização é definida de acordo com a situação e o ambiente em que está inserida. Ou seja, a configuração da área de gestão de pessoas so- fre variações de empresa para empresa.

Chiavenato (2006), autor muito cobrado pelas bancas organizadoras de concurso público, divide os subsistemas de gestão de pessoas em seis políticas, quais sejam:

• Política de agregar pessoas: são os processos utilizados para in- cluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem planejamento de RH, pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, bem como estar relacionada à adaptação dos novos participantes ao am- biente organizacional.

• Política de aplicar pessoas: são os processos utilizados para a in- tegração dos novos participantes ao ambiente organizacional (pro- gramas de integração), desenhar as atividades que as pessoas real- izarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. In- cluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, movimentação interna (transferências, re- moções, alocações) e avaliação de desempenho.

• Política de recompensar pessoas: são os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades indi- viduais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios.

• Política de manter pessoas: são os serviços sociais, como criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem programas de higiene e segurança, qualidade de vida (QVT) e manutenção de relações sindicais.

• Política de desenvolver pessoas: são os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, desenvolvi- mento organizacional e planejamento de carreiras.

• Política de monitorar pessoas: são os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados, sistemas de informações ger- enciais e auditoria.

Questão de Concurso

(FCC/TRT 8ª Região/Analista Judiciário/2010 – Adaptada) O processo de agregar pessoas é utilizado para acompanhar e controlar as atividades das novas pessoas que ingressam na corporação e de verificar seus resultados. Gabarito: errado. Trata-se do processo de monitorar pessoas.

ATENÇÃO!

As questões de provas podem apresentar cinco, ao invés de seis polític- as. Alguns referenciais teóricos apresentam as políticas de recompensar e manter como uma única política, chamada de manutenção de pessoas.

Quadro-resumo das políticas, segundo Chiavenato

Processo Objetivo Atividades

Aplicar O que as pessoas farão naempresa. Descrição de Cargos eAvaliação de desempenho.

Recompensar Como incentivar as pessoas. Remuneração e benefícios.

Desenvolver Como preparar e desenvolveras pessoas. TreinamentoDesenvolvimento. e

Manter

Como criar condições psicológicas e ambientais satisfatórias.

Higiene, Segurança e QVT.

Monitorar Como acompanhar e contro-lar as atividades das pessoas.

Banco de Dados e Sistem- as de Informações Gerenciais.

Questão de Concurso

(Cespe/MPU/Técnico Administrativo/2010) Considere que Carlos, técnico administrativo do MPU, esteja desenvolvendo um trabalho de descrição e análise dos cargos que compõem a estrutura administrativa desse Ministério. Nessa situação, Carlos está desenvolvendo ações de uma política de recursos humanos do processo de agregar pessoas.

Gabarito: errado. Trata-se do processo de aplicar pessoas.

Todas essas políticas estão intimamente relacionadas entre si, de tal maneira que se interpenetram e se influenciam reciprocamente. Cada política tende a favorecer ou prejudicar as demais, quando bem ou mal utilizadas. Um processo malfeito de agregar pessoas passa a exigir um

processo de desenvolver pessoas mais intenso para compensar as suas fal- has. Além do mais, todas essas políticas são desenhadas de acordo com as exigências das influências ambientais externas e das influências organiza- cionais internas para obter a melhor compatibilização entre si. Trata-se, pois, de um modelo de diagnóstico de gestão de pessoas.

Diferentemente de Chiavenato, Dutra (2002) propõe um modelo de Gestão dividido em três categorias de processos: movimentação, desen- volvimento e valorização.

Quadro-resumo de categorias de processos (Dutra)

Categoria Práticas

Movimentação Recrutamento e Seleção. Internalização, Transferên- cias, Promoções e Recolocação.

Desenvolvimento Capacitação, Gestão de Carreira e Gestão deDesempenho. Valorização Remuneração, Benefícios, Serviços e Facilidades.

Questão de Concurso

(FCC/TRT 24ª Região/Analista Judiciário/2011) O modelo de gestão de pessoas é a maneira pela qual a empresa se organiza para gerenciar e orient- ar o comportamento humano no trabalho, sendo composto por processos e práticas, que são classificados quanto a sua natureza, objetivos e parâmetros em três categorias: movimentação, desenvolvimento e valorização. As prát- icas de capacitação, carreira e desempenho das pessoas estão vinculadas: a) à categoria movimentação.

b) à categoria desenvolvimento. c) à categoria valorização.

d) às categorias movimentação e valorização. e) às categorias desenvolvimento e valorização.

Gabarito: b. Segundo Dutra (2002), estão inseridas na categoria de desenvolvimento.

Os assuntos tratados pela área de gestão de pessoas podem ser classi- ficados como voltados para o ambiente interno ou externo, referindo-se tanto a aspectos internos da organização (abordagem introversiva) como a aspectos externos ou ambientais (abordagem extroversiva).

Documentos relacionados