• Nenhum resultado encontrado

5. OS NÚMEROS OFICIAIS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR

5.2 A ESCOLA CARACTERIZAÇÃO GLOBAL

5.2.2 População escolar

No ano lectivo de 2005/2006 a EB 2/3 de Miragaia contou com 359 alunos, número inferior ao ano lectivo anterior, no qual registou um total de 385 alunos. A escola funcionou no ano lectivo de 2005/2006 com 19 turmas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico: 4 Cursos de Educação e Formação, 1 de PIEF33 e 14 do ensino regular (ver quadro 10).

Quadro 10 – N.º de turmas e n.º de alunos matriculados no ano lectivo de 2005/2006

Ano de escolaridade Turmas N.º de alunos

5.º ano 3 56 6.º ano 4 79 6.º ano (PIEF) 1 22 7.º ano 3 59 8.º ano 2 46 8.º ano (CEF) M1 e M234 2 40 9.º ano 2 38

9.º ano (CEF) – IRC e IO35 2 19

Total 19 359

Fonte: EB 2/3 de Miragaia.

33 Planos Integrados de Educação e Formação 34 Empregados de mesa

A diminuição do número de alunos por um lado e o insucesso e abandono escolar (saída da escola antes dos 16 anos de idade sem o 9º ano de escolaridade obrigatória completo) por outro, levou a escola a apostar na abertura de dois Cursos Educação e Formação (CEF) no ano lectivo de 2002/2003, que permitem aos alunos a conclusão do ensino básico e lhes conferem certificação profissional de nível 2.

A avaliação feita aos cursos que abriram no primeiro ano de implementação foi bastante positiva: “As duas turmas criadas obtiveram um sucesso de 70% e motivaram alguns alunos ao ponto de desejarem prosseguir percursos de nível secundário, situação que anteriormente nem colocavam” (Projecto Educativo:19). Os cursos profissionais constituem desde essa data uma oferta curricular da escola que visa essencialmente a conclusão do 9.º ano de escolaridade de jovens em risco de abandono. No ano lectivo de 2005/2006 funcionaram quatro turmas dos Cursos de Educação e Formação: duas turmas dos cursos de empregados de mesa, uma turma de instaladores e reparadores de computadores e uma de operadores de informática.

A oferta curricular abrange também os Planos Integrados de Educação e Formação (PIEF) destinados a jovens em situação de risco de abandono escolar e visa a conclusão do 6.º ano de escolaridade. Funcionou no ano lectivo de 2005/2006 uma turma PIEF na escola. Esta aposta formativa enquadra-se num trabalho de intervenção social mais amplo, visando a qualificação pessoal e profissional dos jovens e o combate à entrada precoce no mercado de trabalho. Segundo os dados recolhidos na EB 2/3 de Miragaia o abandono escolar situa-se no ano lectivo de 2005/06 nos 3,5% e o insucesso escolar nos 16,31%. Se compararmos os dados da escola no que diz respeito ao abandono com a média do continente em 2001, que se situava nos 2,7%36, verificamos que o valor apresentado pela escola é bastante superior.

Bastante elucidativos das dificuldades económicas das famílias dos alunos são os dados relativos ao número de alunos beneficiários dos Serviços de Acção Social Escolar (SASE) no ano lectivo de 2004/2005, que indicavam que 201 alunos

(52%) eram beneficiários deste apoio, dos quais 176 se encontravam no escalão A (o escalão no qual estão incluídos os agregados familiares com rendimentos económicos mais baixos) e apenas 25 no escalão B. Segundo os dados apurados para o ano lectivo de 2005/06 estes números não sofreram grandes alterações. O número de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) foi de 11 no ano lectivo de 2005/06. Dentro desta designação compreendem-se deficientes motores, auditivos e visuais, alunos com problemas de foro cognitivo, emocional e comportamental, bem como todos aqueles que apresentam necessidades transitórias de apoio e baixo rendimento escolar (Projecto Educativo:21).

Segundo os dados estatísticos da escola referentes ao ano lectivo de 2004/2005, o corpo docente da escola dispõe de 38 docentes do quadro de nomeação definitiva, 8 do quadro de zona pedagógica e 14 contratados. Maioritariamente feminino, pois 48 docentes são do sexo feminino e apenas 12 do masculino. Apesar de não terem sido disponibilizados os dados relativos ao ano lectivo de 2005/2006, a situação não é muito diferente da apresentada. Contudo, o projecto educativo do agrupamento refere que 50% do corpo docente deste agrupamento não é fixo. Ao nível do pessoal não docente a escola conta com uma psicóloga, vinte e um auxiliares de acção educativa - sendo que apenas sete pertencem ao quadro - um auxiliar de manutenção, dois Guardas-nocturnos e oito assistentes administrativos, sendo dois deles especialistas.

Quadro 11 – N.º de Funcionários, segundo o vínculo contratual no ano lectivo de 2005/06

Categoria Quadro Contrato por tempo

indeterminado

Contrato a termo certo

Auxiliares de Acção Educativa 7 11 3

Auxiliar de Manutenção 1 - -

Guarda-nocturno 2 - -

Assistentes Administrativos 4 2 -

Assistentes Administrativos Especialistas 2 - -

Técnica Superior de 1.ª Classe (Psicóloga) 1 - -

Técnica Profissional Principal 1 - -

Se observarmos a escola EB 2/3 de Miragaia a partir do Miradouro das Virtudes, vemos um edifício branco com uma vista privilegiada sobre o Rio Douro, sobre o velho casario de Miragaia, situado na encosta, num local de difícil acessibilidade. No que diz respeito às instalações, numa primeira observação, verificamos que o edifício necessita de uma pintura exterior, decorridos nove anos da sua inauguração, pois evidencia um claro desgaste.

O edifício é constituído por volumes desnivelados, com comunicação entre si, através de espaços de ligação amplos e dispõe de: 9 salas de aula normais; 9 salas específicas - educação musical, educação visual e tecnológica, educação tecnológica - 3 laboratórios e uma sala de TIC; centros de recursos (biblioteca, sala de informática, sala de audiovisuais, sala de estudo, ludoteca e ginásio). Existe também um campo de jogos ao ar livre com tabelas de basket e um razoável espaço de recreio.

No espaço exterior à escola existe um horto em socalco, um espaço cuidado e bastante aprazível para os alunos. Poderia ser uma área de recreio excelente, não fossem as regras da escola não o permitir, resultado de saídas sem regresso por parte de alguns alunos.