• Nenhum resultado encontrado

O período de prova

3.2. População e sujeitos da pesquisa

Tendo em consideração que o Universo diz respeito a todos os sujeitos, fenómenos ou observações passiveis de serem reunidas como obedecendo a determinada característica, optamos para o presente estudo usar o termo População, pois, Almeida e Freire, (1997) alertam que “ nas ciências sociais e humanas é difícil trabalhar com o Universo, nós trabalhamos ao nível da população”. Estes autores definem a População como sendo “o conjunto dos indivíduos, casos ou observações de onde se quer estudar o fenómeno” (cit.

ibida).

Antropologicamente entendemos que a nossa pesquisa é fundamentalmente etnográfica pois, como refere Vieira, (1998: 50), “nas ciências humanas e sociais sabe-se que

o objeto, as pessoas e as suas relações, têm significados próprios. Os atores dão sentido e significado às suas práticas. O objetivo último do método etnográfico é justamente captar estes significados”.

Assim, trabalhamos junto dos pais e encarregados de educação para entendermos a influência daquilo que são seus valores no abandono escolar; o significado que dão à escola e a vida adulta no seu contexto social.

No âmbito das práticas escolares vigentes nas escolas do EP2 do distrito de Malema trabalhamos com os professores e técnicos de educação aos níveis provincial e distrital. Estes fenómenos foram observados e analisados do ponto de vista dos nativos macuas do distrito. Pelo que citamos, o estudo requereu a participação de diferentes tipos de informantes, designadamente alunos, professores, pais e/ou familiares dos educandos, funcionários da Direção provincial de Educação, dos serviços distritais de Educação e líderes comunitários. A amostra dos alunos é constituída pelos alunos selecionados em cinco escolas do EP2 do distrito de Malema.

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS, ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE

LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS 127

3.2.1. Os alunos

Os alunos/as foram selecionados usando o método aleatória simples, em cada escola escolhida para o efeito.

Richardson (1999: 144) afirma que a distribuição aleatória dos sujeitos entre os diferentes grupos em estudo permite a constituição de grupos estatisticamente iguais. Contudo, observa que tal não significa que os grupos sejam iguais em todas as possíveis variáveis, mas que, se existirem diferenças, estas serão menores que as semelhanças.

O método aleatória simples dá a cada elemento da população igual possibilidade de ser selecionado (Carmo e Ferreira, 2008). Assim, a amostra dos alunos das seis escolas é composta por 360 alunos da 6ª e 7a classe na totalidade. Cada escola está representada por 60 alunos, dos quais 30 da 6ª e 30 da 7a classes. O cálculo do tamanho da amostra foi feito em função da população de alunos que frequentavam o EP2 em 2013 que era de mais de 5935 no distrito de Malema.

Tabela no 8: Estimativa do número dos alunos n em função do número da População N

(adaptada de Krejcie e Morgan, 1970)

± N População ± n sujeitos ± N População ± n sujeitos ± N População ± n sujeitos 100 80 600 230 1500 320 200 130 700 245 2000 330 300 165 800 260 3000 350 400 190 900 270 5000 360 500 215 1000 280 10000 370

Fonte: Almeida e Freire, (1997)

Ao optarmos pela presente tabela de estimação da amostra em função da População estudantil alvo da nossa pesquisa não pretendemos garantir a representatividade e significância da amostra dos alunos das escolas do distrito de Malema, por se tratar basicamente de pesquisa qualitativa. Pois, segundo Freire Almeida, (1997), para que a amostra seja representativa devem-se cumprir as seguintes exigências:

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS, ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE

LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS 128

 Conhecimento prévio das características da população, relevantes para o estudo em questão;

 O conhecimento da distribuição da população por tais características (variáveis) identificadas e;

 A utilização de um procedimento correto de amostragem (ex. procedimentos de amostragem probabilísticos … aleatoriedade).

Assim, neste trabalho, o número relativamente maior dos alunos que responderam o questionário não tem como objetivo à tomada de decisões com base em resultados estatísticos complexos, mas para disponibilização de uma maior quantidade de unidades de sentido nas informações recolhidas para a nossa análise qualitativa, por se tratar de um estudo de caso.

3.2.2. Os professores

Os 12 professores foram retirados da população de professores do Ensino Primário do 2o grau (EP2) do distrito de Malema, dois em cada escola selecionada para o efeito.

A escolha dos mesmos foi feita pelo método de etapas múltiplas. Este método permite primeiro, identificar o grupo alvo conhecedor do assunto a inquirir e, seguidamente, selecionar aleatoriamente os elementos a fazer parte dos sujeitos.

Segundo Lévin e Fox, (2004: 182), este método é utilizado para minimizar os custos de pesquisas que exigem que os entrevistadores viagem até muitas localidades longínquas e dispersas. O método traz vantagem porque permite aplicar o método aleatório simples nas suas múltiplas etapas.

3.2.3. Pais e encarregados de educação e líderes comunitários do distrito de

Malema

A seleção dos pais e encarregados de educação, assim como dos líderes da população local em número de 15 elementos no total, foi realizada usando dois métodos: intencional e o método por acessibilidade. Estes métodos facilitaram o pesquisador entrevistar elementos da população acessíveis naquele momento, e/ou que possuíam informações pertinentes ao estudo.

Referindo-se ao método não aleatório, intencional em particular, Marconi e Lakatos, (2002: 52) argumentam que o pesquisador não contacta qualquer indivíduo, mas aquele que,

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS, ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE

LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS 129

segundo seu entender (pela função desempenhada, cargo ocupado, prestígio social), exerce as funções de líder de opinião na comunidade.

O método não aleatório intencional foi também aplicado para a seleção de cinco (5) funcionários dos (SDEC) de Malema e da (DPEC) de Nampula - Província e outros locais respetivamente que também foram entrevistados.

3.2.4. Escolas

As escolas que participaram para a recolha dos dados de entrevistas e questionário do estudo, foram selecionados por conveniência e localização. Este método foi escolhido devido à sua capacidade de garantir a seleção de escolas com alunos que possuam características supostamente favoráveis aos indicadores em pesquisa.

O método não aleatório por conveniência pouco difere da amostragem intencional pois baseia-se exclusivamente no que é conveniente para o pesquisador. Isto é, o pesquisador inclui somente os casos mais convenientes em sua amostra (Levin e Fox, 2004: 178). Muito usada em estudos exploratórios cujos resultados não podem ser generalizadas para toda a população (Carmo e Ferreira, 2008: 215).