• Nenhum resultado encontrado

4 A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO

4.2 ORGANIZAÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES E MATERIAIS DA OLIMPÍADA

4.2.2 O Portal da Olimpíada

O Portal da Olimpíada, disponível em <www.escrevendoofuturo.org.br>, reúne as ações do programa. A página oficial da Olimpíada é um ambiente virtual direcionado a professores e demais profissionais engajados com o ensino de leitura e escrita que desejam continuar sua formação, refletindo sobre o ensino, atualizando-se teoricamente, revendo seus processos de ensino de leitura e escrita, de avaliação etc. No Portal, educadores envolvidos com a Língua Portuguesa encontram materiais didáticos, textos teóricos, sugestões de metodologias, cursos online, notícias sobre a Olimpíada e o ensino de língua, além de poderem interagir com outros profissionais da área16.

A interação entre os professores é justamente um ponto bastante explorado pelo Portal. Percebe-se que a OLPEF tem a intenção de manter um diálogo com e entre professores de todo o país. Para isso, conforme figura 3 e figura 4, há diversos espaços no site destinados a relatos de experiências de professores, nos quais podemos aprender com as práticas de nossos colegas docentes, como o Lente de aumento na escrita, conforme figura 3, que divulga estudos realizados em cima de alguns dos trabalhos apresentados em 2015 no Seminário Internacional Práticas de escrita: da cultura local à sala de aula, no qual professores de escolas públicas de todo o país apresentaram projetos realizados com seus alunos; o Projetos de Escrita no qual são divulgados projetos que visam ao letramento elaborados por professores que também participaram do Seminário Internacional Escrevendo o Futuro: da cultura local à sala de aula; e o Relatos de Prática, nos quais são divulgados os relatos de prática dos professores participantes do concurso.

16 Como um ambiente virtual, o Portal da Olimpíada está em constante atualização. Os espaços descritos neste capítulo foram analisados em dezembro de 2018, não sendo possível saber até quando permanecerão como o descrito na página da Olimpíada.

Figura 3 – Espaço Na prática: Relatos de prática; Lente de aumento na escrita; Projetos de escrita

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/formacao-continua. Acesso em dez 2018.

Ademais desses espaços em que podemos ler e ouvir relatos de profissionais do ensino de escrita, há os ambientes em que professores podem dialogar – num sentido mais estrito de “conversa”. Há, por exemplo, o ambiente Fórum, no qual professores podem acessar, ler e responder a tópicos relacionados à prática docente no ensino de língua. O Pérolas da Imaculada, conforme figura 4, é um ambiente do Portal no qual a professora Maria Imaculada Pereira, com mais de 35 anos de experiência no ensino público, relata em vídeos algumas das “pérolas” vividas em suas salas de aulas. A partir do relato, outros professores colaboradores da OLPEF publicam um vídeo debatendo algumas questões pedagógicas desencadeadas por Imaculada. Também, a cada vídeo, um novo tópico é criado no Fórum para que todos possam conversar sobre tais questões. Ainda nesse sentido de manter uma conversa com e entre professores, há o Pergunte à Olímpia, conforme figura 4, personagem que representa a visão metodológica da Olimpíada para a qual profissionais da área do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa podem enviar suas dúvidas relacionadas ao seu fazer docente.

Figura 4 – Pergunte à Olímpia e Pérolas da Imaculada

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/formacao-continua. Acesso em dez 2018.

Todo o Portal da Olimpíada é pensado como uma ferramenta de formação docente e, claro, todos os ambientes acima mencionados propiciam, através da troca de experiência entre professores, formação continuada, pois os professores podem rever sua metodologia, ter novas ideias, podem tirar dúvidas, podem, inclusive, encontrar possibilidades de ensinar mais próximas de suas realidades do que das possibilidades apresentadas em documentos oficiais e materiais didáticos. De uma maneira geral, o site é construído para possibilitar o diálogo e a troca de experiências, havendo sempre uma preocupação com a prática docente, em pensar não somente em propostas e modelos teóricos, mas também em transpor isso para a realidade da sala de aula. Não desconsiderando esses espaços de diálogo como espaços de formação, existem alguns ambientes no Portal que se destinam à formação docente num sentido mais estrito, nos quais os professores podem traçar caminhos mais individualizados, como cursos online, materiais teóricos, palestras etc.

Uma das seções de formação é o Literatura em movimento, conforme figura 5, no qual encontramos uma série de pesquisas, artigos, entrevistas e indicações de leitura para se trabalhar com o ensino de literatura. Na seção Vídeos, há um espaço destinado a publicações de diversos vídeos com palestras e seminários relativos ao ensino de leitura e escrita. Outro ambiente interessante no que diz respeito à formação continuada é o Pautas de Formação, conforme figura 6. Nesse ambiente, são sugeridas pautas de formação, ou seja, roteiros de estudo e reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita, para serem realizados presencialmente com grupos de professores, com o objetivo de oferecer instrumentos para que coordenadores pedagógicos, diretores e professores possam organizar grupos de estudo presenciais que disseminem uma prática de ensino de leitura e escrita baseada em situações concretas de uso da língua.

Figura 5 – Literatura em movimento

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/blog/literatura-em- movimento/. Acesso em dez 2018.

Figura 6 – Pautas de formação

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/formacao/na- pratica/pautas-de-formacao#. Acesso em dez 2018.

Existem também os cursos online oferecidos pela Olimpíada desde 2005. Em 2018, conforme figura 7, foram oferecidos os seguintes cursos: Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas, o qual desenvolve uma sequência didática para que o professor compreenda como trabalhar com essa metodologia; Caminhos da Escrita, o qual pretende desenvolver uma compreensão das práticas de letramento e como abordá-las em sala de aula; Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula, o qual oferece reflexões teóricas e sugestões práticas para o trabalho com a leitura e a escrita; Nas tramas do texto, o qual proporciona a reflexão sobre questões teóricas e práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de textos; e Avaliação textual: propostas e análises, o qual promove a reflexão e prática do processo de avaliação de textos nos gêneros participantes da Olimpíada: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.

Figura 7 – Cursos online

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/formacao-continua. Acesso em dez 2018.

Todos os cursos são autoformativos e autoinstrucionais, isto é, elaborados de modo que o próprio cursista realize as atividades e avaliações sem um mediador – com exceção do curso Caminhos da Escrita, em que existem tarefas realizadas coletivamente e tarefas comentadas por mediadores. Os cursos contam com recursos como videoaulas; leituras, atividades comentadas; também há fóruns nos quais será possível trocar ideias com outros colegas. Os estudos podem ser feitos no horário definido pelo cursista, desde de que dentro do prazo definido para cada curso, ofertados, em geral, semestralmente. Ao final, caso tenha completado as etapas, os participantes recebem certificados.

Outra ferramenta que objetiva a formação a distância para educadores refletirem sobre o ensino de Língua Portuguesa com o foco na leitura e na escrita é o Percursos Formativos. O Percursos é, conforme Figura 8, uma espécie de mapa interativo em que o professor vai traçando seu percurso para encontrar materiais didáticos, de contribuição teórica e de orientação prática para ampliar seu conhecimento acerca do ensino e aprendizagem da leitura, escrita e oralidade.

Figura 8 – Percursos Formativos

Fonte: https://www.escrevendoofuturo.org.br/percursos. Acesso em dez 2018.

Chama-nos a atenção positivamente o fato de que a avaliação, ao menos nos instrumentos de formação oferecidos pelo Portal, é um item recorrente: há um curso específico sobre o tema; no Percurso Formativo, no item Escrita, há uma seção específica que trata de avaliação textual – Aprimoramento de Texto. Ademais, foi criado um espaço na página para concentrar conteúdos sobre análise e avaliação de textos – o Especial Avaliação de Textos 2016, conforme figura 9.

Figura 9 – Especial Avaliação de Textos

Fonte: https://www.escrevendoofuturo.org.br/blog/especial-avaliacao2016/. Acesso em dez 2018.

Nesse especial, o qual visa a auxiliar professores em relação a esse assunto tão delicado à rotina escolar, há uma seleção de hiperlinks que levam a conteúdos anteriormente

publicados pela Olimpíada, como textos da Revista Na ponta do lápis, o item Aprimoramento de Texto, do Percursos Formativos, vídeo da seção Pérolas da Imaculada e o próprio curso sobre Avaliação de Textos. Além de reunir esses materiais que tratam sobre avaliação que estavam “espalhados” pelo Portal, a seção apresenta novos conteúdos, como entrevistas e estudos sobre avaliação textual. Também foram publicadas análises feitas por colaboradores da OLPEF em textos representantes dos quatro gêneros abordados pela Olimpíada.

O Portal da Olimpíada ainda conta com uma biblioteca virtual. São publicados nesse espaço, por exemplo, textos de alunos participantes dos concursos. Após cada concurso, é lançado o livro Textos dos finalistas, conforme figura 10, o qual, como indica o nome, contém os textos finalistas de cada edição da Olimpíada. Também há o material Versos de diversos lugares, conforme figura 11, que publica gravações de trechos dos poemas semifinalistas com a voz dos próprios alunos participantes. Além desses textos, há indicações de leituras, com dicas e resenhas de livros, desde romances e biografias a textos que teorizam o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa.

Figura 10 – Textos dos Finalistas

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas- publicacoes/textos-dos-finalistas/artigo/2290/texto-dos-alunos-finalistas-de-2016. Acesso em dez 2018.

Figura 11 – Versos de diversos lugares

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/recursos- didaticos/versos-de-diversos-lugares/artigo/1817/cd-versos-de-diversos-lugares. Acesso em dez 2018.

Outro espaço da biblioteca da Olimpíada é destinado à publicação de estudos sobre a OLPEF. Há os estudos feitos pela própria Olimpíada, como o Caracterização dos Semifinalistas, conforme figura 12, com o intuito de caracterizar os semifinalistas do programa, de 2002 a 2012, e verificar se uma maior presença do projeto nas escolas estaria associada a um melhor desempenho de seus alunos no teste de Leitura da Prova Brasil; e o O que nos dizem os textos dos alunos, conforme figura 13, que analisou uma amostra representativa dos textos participantes do concurso de 2010 para buscar fazer um diagnóstico da metodologia da OLPEF, verificando quais conhecimentos estavam sendo adquiridos e quais ainda precisam receber um maior investimento. Há ainda os estudos externos sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa; são teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e artigos disponibilizados da seção Banco Acadêmico, conforme figura 14.

Figura 12 – Caracterização dos alunos semifinalistas

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas- publicacoes/estudos/caracterizacao-dos-semifinalistas. Acesso em dez 2018.

Figura 13 – O que nos dizem os textos dos alunos

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas- publicacoes/estudos/o-que-nos-dizem-os-textos-dos-alunos. Acesso em dez 2018.

Figura 14 – Banco acadêmico

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/biblioteca/#/banco- academico. Acesso em dez 2018.

Além disso, encontra-se na biblioteca a revista Na Ponta do Lápis, conforme figura 15. A revista publica quadrimestralmente17 desde 2005 e em versão virtual desde 2008 artigos, entrevistas, textos literários, relatos de prática e outros conteúdos envolvendo a Olimpíada. É considerada pela própria OLPEF sua publicação oficial para divulgação da metodologia do programa e é destinada a educadores e professores da rede pública brasileira que trabalham com leitura e escrita em língua portuguesa. Com uma linguagem simples e concisa, que conversa com professores das mais variadas realidades e formações, a revista busca estabelecer um contato entre a fundamentação teórica do programa e as práticas da sala de aula. Cabe destacar que há um número razoável de textos relacionados à avaliação publicados ao longo das edições – os quais aparecerão no próximo capítulo, em que descreverei materiais de orientação teórica da Olimpíada que envolvem avaliação –, assim como há uma edição específica sobre avaliação, Avaliar X Corrigir: como perceber e levar em conta o “eu” que está no texto do seu aluno?, publicada em maio de 2014. Novamente, a avaliação aparece como tema frequente nos materiais de orientação teórica para os professores.

17 Apesar de o periódico dizer-se de publicação quadrimestral, às vezes, torna público apenas um ou dois números por ano, como em 2012, 2014, 2015, 2016 e 2018.

Figura 15 – Acervo da revista Na ponta do lápis

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas- publicacoes/revista/acervo/artigo/2391/revista-na-ponta-do-lapis. Acesso em dez 2018.

Outra publicação que pode ser encontrada na biblioteca é a Coleção da Olimpíada, conforme figura 16, composta pelos Cadernos do Professor, material que, como já dito, propõe um conjunto de atividades para se trabalhar com um gênero em sala de aula. A coleção também conta com outros materiais complementares, como o especial Turbine suas oficinas, conforme figura 17, o qual contém conteúdos que complementam e ampliam o trabalho dos Cadernos do Professor na medida em que aprofunda alguns aspectos das sequências didáticas propostas. Ademais, são disponibilizados a Coletânea de textos, a qual contém os textos trabalhados nos cadernos, e o Áudio dos textos da Coleção da Olimpíada, o qual contém a versão gravada dos textos trabalhados. Também encontramos, entre os materiais complementares, os Jogos de Aprendizagem, ferramentas que abordam, de maneira lúdica, aspectos dos gêneros das sequências didáticas.

Figura 16 – Coleção da Olimpíada18

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas- publicacoes/colecao-da-olimpiada/artigo/1991/colecao-da-olimpiada. Acesso em mar 2019.

Figura 17 – Turbine suas oficinas. Especiais por gênero – Poema 2016

Fonte: Portal da Olimpíada. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/blog/especial-poema2016/. Acesso em dez 2018.

A Coleção da Olimpíada também existe em versão física, composta por quatro Cadernos do Professor, Coletânea de textos (impressos) e CD-ROM com os Cadernos Virtuais, a Coletânea de textos (para projeção) e Áudios. A Coleção foi enviada, nos anos de 2010, 2012 e 2014, para as escolas públicas brasileiras que atendiam a pelo menos um dos 18 Nesta imagem, já podemos observar a inclusão do gênero documentário entre os gêneros da Coleção da Olimpíada. Visto que o caderno virtual correspondente ao gênero documentário passou a figurar nos materiais da Olimpíada após a análise feita neste trabalho, sua análise não estará presente nesta dissertação. Cabe ressaltar que os demais cadernos, conforme acesso ao Portal após o lançamento da sexta edição da Olimpíada, em 2019, permanecem os mesmos.

anos do 5º ano do EF ao 3º ano do EM e para as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação. Entretanto, a partir de 2016, ano em que foram feitas atualizações na coleção, o material não foi mais distribuído fisicamente. Os professores têm hoje acesso à versão virtual, publicada no Portal da Olimpíada. Em sua versão virtual, os Cadernos do Professor ganham o nome de Cadernos Virtuais, sobre os quais discutirei no seguinte subcapítulo.