• Nenhum resultado encontrado

6.4.1

Designação dos bornes

Nas designações dos bornes segundo a IEC/EN 60034-8 são válidas as seguintes definições para as máquinas de corrente trifásica:

Tabela 6-1 Designações dos bornes no exemplo 1U1-1 1 U 1 - 1 Designação

x Indicativo numérico para classificação de polos em máquinas com possibilidade de comutação de polos, desde que aplicável. Um algarismo mais baixo corres‐ ponde a uma velocidade inferior. Exceção para enrolamento subdividido. x Designação das fases U, V, W

x Indicativo numérico para o início do enrolamento (1) ou fim do enrolamento (2), ou se existir mais do que uma ligação por enrolamento

x Indicativo numérico adicional se, em caso de vários bornes com a mesma desig‐ nação, for obrigatória a ligação de cabos de rede paralelos

6.4.2

Selecção de cabos

Respeite os critérios seguintes quando seleccionar os cabos de ligação: ● Intensidade de corrente de referência

● Tensão de referência

● Se necessário, o factor de serviço

● Condições em função da instalação, por exemplo, temperatura ambiente, tipo de cablagem, secção transversal de cabo condicionadas pelo comprimento de cabo necessário etc.

● Requisitos da norma IEC/EN 60204‑1

● Dimensionamento para cablagem agrupada, por ex., conforme a norma DIN VDE 0298 parte 4 ou CEI 60364-5-52

● Requisitos da norma IEC/EN 60079-14 ● Indicações do projecto

6.4.3

Ligação do condutor de ligação à terra

A secção transversal do condutor de ligação à terra da máquina deve estar em conformidade com as disposições de construção, p. ex. segundo CEI 60034-1.

Secção transversal exterior S mm²

Secção transversal do condutor de ligação à terra mm² 35 25 50 25 70 35 95 50 120 70 150 70 185 95 240 120 300 150 400 185

No alojamento do estator há um parafuso sextavado com arruela de pressão e arruela de mola no ponto de conexão marcado para o condutor de (ligação à) terra. O condutor de ligação à terra pode ser ligado das seguintes formas:

● Com cabos de vários fios com terminais de cabos ● com fitas planas com a respectiva extremidade

Alternativamente, pode ligar o condutor de (ligação à) terra sem terminais de cabos através de uma placa de fixação no ponto de conexão marcado.

Ligação do condutor de ligação à terra

● Na caixa de terminais devem ser utilizados os terminais de ligação assinalados para o condutor de ligação à terra.

● Certifique-se de que a superfície de ligação está limpa e protegida contra corrosão com o produto apropriado, por ex., com vaselina sem ácido.

● Disponha a arruela elástica e a arruela plana por baixo da cabeça do parafuso.

● Verifique se não é excedida a espessura de aperto máxima admissível de 10 mm relativamente ao terminal do cabo ou à fita plana.

● Fixe o parafuso de fixação de acordo com a tabela seguinte. Estes variam consoante a utilização de terminais de cabos ou bornes de ligação à terra.

Parafuso Profundidade de apa‐

rafusamento Binário de aperto No caso de utilização de terminais de cabos M6 M8 > 8 mm>6 mm 20 Nm8 Nm M12 x 25 > 16 mm 38 Nm M16 x 35 > 20 mm 92 Nm No caso de utilização de bornes de ligação à terra M6 > 9 mm 8 Nm M8 > 12 mm 20 Nm M10 > 15 mm 40 Nm M12 > 18 mm 70 Nm M16 > 20 mm 170 Nm Ver também

Operação no conversor (Página 109)

6.4.4

Ligar a blindagem metálica à caixa de bornes

Se possuir cabos armados com metal que são introduzidos na caixa de bornes ou na caixa de bornes auxiliar com circuitos eléctricos sem segurança intrínseca, então faça a ligação à terra da blindagem metálica na caixa de bornes. São permitidos outros pontos de ligação à terra. ● Nas caixas de bornes com peça interna de ligação à terra ligue a blindagem metálica na

peça interna de ligação à terra.

● Nas caixas de bornes sem peça interna de ligação à terra ligue a blindagem metálica a um dos bornes de ligação à terra verde-amarelo.

6.4.5

Ligação sem caixa de bornes

Se a máquina foi encomendada com cabos conduzidos para fora, ou seja, sem caixa de bornes, é necessário efectuar uma ligação correcta dos cabos numa caixa de bornes exterior.

AVISO

Concepção técnica incorrecta

Se, durante a ligação, não forem observadas as indicações técnicas, p. ex., classe de protecção, entreferros mínimos ou linhas de fuga, podem ocorrer avarias. Estas avarias podem ter como consequência directa ou indirecta a morte, ferimentos graves ou danos materiais.

● Certificar-se de que a caixa de bornes exterior foi concebida em conformidade com as indicações na placa de características e para a respectiva aplicação.

Caso as máquinas tenham sido encomendadas com cabos conduzidos para fora, deve ter-se em atenção as condições aplicáveis à zona 2. Pressupõe-se que o comprador bem como o construtor e o proprietário da instalação conhecem e cumprem estas condições.

6.4.6

Sentido de rotação

Se a máquina possuir uma ou duas extremidades do eixo com diâmetros diferentes, o sentido de rotação com vista para o lado frontal da única ou da extremidade mais espessa do eixo é definido da seguinte forma:

● Se os cabos de rede forem ligados com a sequência de fases L1, L2, L3 a U, V, W ou,

conforme NEMA, a T1 T2 T3, é criado um sentido de rotação no sentido dos ponteiros do

relógio (marcha para a direita).

● Se forem trocadas duas ligações, por ex., L1, L2, L3 em V, U, W ou, conforme NEMA, em

T2 T1 T3, é criado o sentido de rotação oposto aos dos ponteiros do relógio (marcha para

a esquerda).

● As máquinas que só podem trabalhar com um determinado sentido de rotação, são assinaladas na placa de características com uma seta do sentido de rotação e as designações dos bornes na respectiva sequência de fases necessária.

Verifique as indicações antes da ligação dos cabos de alimentação de rede. ATENÇÃO

Sentido de rotação errado

Se a máquina for operada de uma forma diferente da encomendada, ou seja, no sentido de rotação errado, a refrigeração não será suficiente. Como consequência podem ocorrer danos na máquina.

Respeite as indicações relativas ao sentido de rotações na placa de características.

6.4.7

Placa de introdução sem orifícios

No caso de uma placa de introdução sem orifícios, é possível adaptar o número e tamanho das uniões roscadas de cabos às condições de utilização.

1. Desaparafuse a placa de introdução dos cabos.

2. Faça o número de furos ou roscas necessário com os tamanhos necessários na placa de introdução dos cabos. A espessura da placa é seleccionada de forma a ser atingido um número suficiente de passos de rosca ao abrir as roscas.

Tenha em atenção que você é responsável por manter uma resistência suficiente da placa de introdução, após a abertura de roscas.

3. Monte a placa de introdução dos cabos e os cabos com as uniões roscadas dos cabos na caixa de bornes.

Fazer os furos na placa de passagem de cabos

Se fizer furos na placa de passagem de cabos num motor com proteção contra explosões, guarde na documentação do motor os dados dos furos acrescentados:

● Número e tamanho dos furos

● Forma da rosca, p. ex. métrica ou NPT

Encontra dados relativos à instalação de tubagens ou acessórios, na CEI / EN 60079-14.