• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2: METODOLOGIA DE PESQUISA

2.4 Geração de Dados

2.4.1 Primeira fase

Na primeira fase, 34 (trinta e quatro) alunos participaram efetivamente da pesquisa durante o primeiro semestre de 2011 durante a Unidade Curricular Ensino de Língua Inglesa e Literaturas, preenchendo o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) e respondendo aos exercícios AL.

Durante as aulas da base Ensino de Literatura, os alunos estudaram os conceitos da Micropragmática (referência, tempos verbais, pressupostos, subentendidos e atos de fala), da Macropragmática (pressupostos pragmáticos e atos pragmáticos) e da Pragmática Literária (discurso e voz). Esses conceitos foram utilizados em diferentes exercícios para, assim, serem usados na análise dos contos trabalhados nessa fase.

A seleção desses conceitos da Pragmática justifica-se pela necessidade de o aluno compreender não apenas noções de análise literário-pragmática, como discurso e voz, mas também componentes linguísticos como aspectos verbais e referências pronominais que os ajudassem na análise dos contos. Ademais, os conceitos de pressupostos, subentendidos e atos de fala, não no campo semântico apenas, mas no pragmático, visaram à análise, pelo aluno, do componente não verbal dos enunciados (quer literários ou não). Diante disso, buscamos, através desses conceitos, o desenvolvimento do conhecimento linguístico-pragmático do aluno e a sua compreensão de textos literários.

Foi possível verificar, na seção 2.2.1, a partir do cronograma, que três exercícios AL foram respondidos pelos alunos, sendo o primeiro referente ao conto Strong Horse Tea, o segundo ao conto The Revenge of Hannah Kemhuff e o terceiro ao conto Everyday Use. Abaixo encontram-se as três atividades de análise da primeira fase.

Exercício de análise 1: Strong Horse Tea

Até esse momento do nosso curso, verificamos a pertinência de algumas ferramentas da Pragmática, área da Linguística voltada ao estudo do uso da língua por seus usuários reais, concretos, na análise de textos literários. Compreendemos que textos orais e escritos estão permeados de pressupostos e subentendidos. Diante disso, ao participarmos da enunciação (nesse caso literária), buscamos ser co-enunciadores do discurso literário através da compreensão desses pressupostos e dessas enunciações. Com isso em mente, peço que respondam às perguntas abaixo conforme a sua compreensão do conto Strong Horse Tea.

Pensando no enredo do conto, o que é pressuposto e subentendido nos excertos abaixo:

1. Rannie está conversando com o carteiro: (p. 91)

She (Rannie) clung to the side, gabbing away (chatting) about “Snooks” and “NEWmonia” and “shots” (vaccine) and how she wanted a REAL doctor.

___________________________________________________________________ 2. Discurso do narrador ou do carteiro? (p. 91)

Why did colored folks always want you to do something for them?

___________________________________________________________________ 3. Pensamento do carteiro (p. 91)

Magic that if it didn't work on whites probably would on blacks.

___________________________________________________________________ 4. Respostas do carteiro aos apelos de Rannie Mae: (p. 91)

"We'll see what we can do!" "We'll do what we can!"

___________________________________________________________________ 5. Por que Ronnie ficou pálida? (p. 94)

"He (the mailman) done fetched the doctor," Sarah said, rubbing her dish with her hand. "What you reckon brung me over here in this here flood? Wasn't no desire to see no rainbows, I can tell you."

Rannie Toomer paled.

___________________________________________________________________ 6. O que você entendeu sobre o “strong horse tea”? O que seria esse tea?

___________________________________________________________________ 7. O que aconteceu com Snooks? (p. 97)

(...) the frail breathing had stopped with the thunder, not to come again.

___________________________________________________________________ 8. Você acredita que o conhecimento de pressupostos e subentendidos ajudou-o(a)

a ampliar seus conhecimentos da Língua Inglesa? Por quê?

9. Você acredita que o conhecimento de pressupostos e subentendidos ajudou-o(a) a melhor entender a enunciação literária? Por quê?

___________________________________________________________________

Nome: ________________________________________________Semestre: _____ Lembre-se de que o nome é para o controle do pesquisador. Em nenhum momento da pesquisa, o nome do pesquisado será revelado.

Exercício de análise 2: The Revenge of Hannah Kemhuff

Até esse momento do nosso curso, verificamos a pertinência de algumas ferramentas da Pragmática (pressupostos e subentendidos) na análise de textos literários. Dando continuidade aos estudos pragmáticos, percebemos a importância do entendimento dos aspectos verbais e as relações de tempo (speech time, event time e reference time), bem como dos atos de fala (locutionary act, illocutionary act e perlocutionary act) 14.

Responda às perguntas abaixo sobre o conto The Revenge of Hannah Kemhuff. 1. Pensando no aspecto perfeito do verbo, estabeleça a relação de tempo do

seguinte enunciado de Hannah:

“And that’s when I began to notice that all the people in the black line had dressed themselves in tatters.” (p. 64)

Passado simples: _____________________________________________________ Passado perfeito: _____________________________________________________ Qual a importância desse enunciado no contexto do enredo?

___________________________________________________________________ 2. Pensando nas relações de tempo, analise a fala de Hannah no relato da sua

vida a Tante Rosie:

“(...) I have always been proud. My father, you know, used to be one of the biggest colored peanut growers in Cherokee County and we never had to ask nobody for nothing.” (p. 62).

Speech time: ________________________________________________________ Event time: __________________________________________________________ Reference time: ______________________________________________________ Qual a importância desse enunciado para o entendimento do conto?

___________________________________________________________________ 3. O que podemos pressupor sobre a posição de Sarah em relação aos negros a

partir dos enunciados abaixo?

14 Locutionary act – o enunciado; illocutionary act – a função ou intenção ao enunicar; perlocutionary act – o efeito produzido.

Narradora: “I work for Tantie Rosie, the rootworker. I’m learning the profession.” (p. 75).

Sarah: “Whatever for? (...) everybody always said that rootworking was just a whole lot of n---, I mean colored foolishness.” (p. 75)

(...)

Narrator: “Prove?” (p. 75)

Sarah: “Why, not that I’m afraid of any of this nigger magic!” (p. 76).

___________________________________________________________________ 4. Pensando nos atos de fala, analise o ato locucionário (declaration) abaixo.

Locutionary act: Narrador: “What Mrs. Kemhuff wants are some nail parings, not many, just a few; some hair (that from a comb will do), some water and some feces – and if you don’t feel like doing either number one or number two, I will wait – and a bit of clothing, something with some of your odor on it.” (p. 78)

Illocutionary act: ______________________________________________________ Perlocutionary act: ____________________________________________________ 5. A partir dos contos Strong Horse Tea e The Revenge of Hannah Kemhuff, qual é

a concepção da mulher negra que você constrói nessas enunciações?

___________________________________________________________________ 6. Você acredita que o conhecimento de aspectos verbais, relações de tempo e

atos de fala ajudou-o(a) a ampliar seus conhecimentos da Língua Inglesa? Por quê?

___________________________________________________________________ 7. Você acredita que o conhecimento de aspectos verbais, relações de tempo e

atos de fala ajudou-o(a) a melhor entender a enunciação literária? Por quê? ___________________________________________________________________

Nome: ____________________________________________Semestre: _________ Lembre-se de que o nome é para o controle do pesquisador. Em nenhum momento da pesquisa, o nome do pesquisado será revelado.

Exercício de análise 3: Everyday Use

Durante este semestre, verificamos a pertinência de algumas ferramentas da Pragmática na análise de textos literários. Dando continuidade aos estudos pragmáticos, adicionamos o estudo dos diversos discursos (direto, indireto e indireto livre). Responda às perguntas abaixo sobre o conto Everyday Use.

1. O conto em estudo é narrado em primeira pessoa. A narradora, mãe de Maggie e Dee, faz a seguinte pergunta:

Que pressupostos/subentendidos podemos estabelecer em relação à posição racial/social que a narradora acredita ter?

___________________________________________________________________ 2. Analise as orações abaixo em discurso direto.

“Wa-su-zo-Tean-o!” she (Dee) says, coming on in that gliding way the dress makes her move. (…) and he (Dee’s partner) follows up with “Asalamalakim, my mother and sister!”

Qual a importância dos verbos say e follow estarem no presente nesse discurso direto?

___________________________________________________________________ 3. O que podemos pressupor/subentender sobre a posição de Maggie na herança

cultural (heritage) dos negros a partir do discurso direto da narradora? “She can always make some more.” I said. “Maggie knows how to quilt.”

___________________________________________________________________ O que podemos pressupor/subentender sobre a posição de Dee na herança cultural (heritage) dos negros a partir do discurso da narradora?

Mama: “What would you do with them (the quilts)? Dee: “Hang them,” she said.

___________________________________________________________________ 4. O que podemos pressupor/subentender sobre o conflito de concepção de

heritage na fala de Dee, que é apresentada em discurso direto.

“Your heritage,” she said. And then she turned to Maggie, kissed her, and said, “You ought to try to make something of yourself, too, Maggie. It’s really a new day for us. But from the way you and Mama still live you’d never know it.”

___________________________________________________________________ 5. Ao comparar os três contos que trabalhamos neste semestre, qual é a visão da

mãe negra representada nas três obras?

___________________________________________________________________ 6. Você acredita que o conhecimento dos diferentes tipos de discurso ajudou-o(a) a

ampliar seus conhecimentos da Língua Inglesa? Por quê?

___________________________________________________________________ 7. Você acredita que o conhecimento dos diferentes tipos de discurso ajudou-o(a) a

melhor entender a enunciação literária? Por quê?

Nome: ____________________________________________Semestre: _________ Lembre-se de que o nome é para o controle do pesquisador. Em nenhum momento da pesquisa, o nome do pesquisado será revelado.

Como já mencionado, também foi pedido aos alunos que respondessem ao questionário intitulado Relato Final (stimulated recall). Eles o fizeram no dia 17 de junho, no final do semestre, após a execução de todos os três exercícios AL.

Stimulated Recall Caro(a) aluno(a),

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer-lhe por ter respondido aos exercícios de análise dos contos literários Strong Horse Tea, The Revenge of Hannah Kemhuff e Everyday Use. Peço, ainda, que responda às perguntas abaixo sobre o seu conhecimento da Língua Inglesa e sobre a sua experiência durante a execução dos exercícios.

1. Como você considera o seu conhecimento do inglês?

Básico Intermediário Avançado Proficiente

2. Você é professor(a) de inglês? Sim. Há ____________ ano(s). Não.

3. Você estudou inglês apenas no ensino regular. apenas em cursos livres.

no ensino regular e em cursos livres.

4. Quanto tempo você tem de aprendizado formal de inglês?

___________________________________________________________________

5. Alguma observação importante sobre a sua formação em Língua Inglesa? Por favor, escreva abaixo.

6. Como você se sentiu ao fazer os exercícios de análise literária a partir da pragmática?

Exemplos: nervoso(a), ansioso(a), temeroso(a), contente, desafiado(a), tranquilo(a), etc.

___________________________________________________________________ 7. Que fatores ajudaram-no(a) a responder às perguntas das análises dos contos? ___________________________________________________________________

8. Que fatores dificultaram a sua análise dos contos?

___________________________________________________________________

9. Em termos gerais, como foi a sua experiência de participar da pesquisa Linguística Aplicada: aportes da pragmática para a análise literária?

___________________________________________________________________ 10. Em termos gerais, você acredita que o uso da Pragmática ajudou-o(a) tanto no

desenvolvimento da sua competência linguística da Língua Inglesa quanto nas análises literárias de obras escritas em inglês?

___________________________________________________________________

Nome: ____________________________________________Semestre: _________ Lembre-se de que o nome é para o controle do pesquisador. Em nenhum momento da pesquisa, o nome do pesquisado será revelado.