• Nenhum resultado encontrado

Principais autores que trataram (e tratam) sobre o conceito da opinião pública:

UNIDADE IV – TROCAS SIMBÓLICAS E O IMAGINÁRIO DO CONSUMO NA PUBLICIDADE Objetivos: Analisar as interações dos discursos publicitários com os aspectos emocionais das

Unidade 2 Principais autores que trataram (e tratam) sobre o conceito da opinião pública:

1.3 – Formação da opinião pública. A pesquisa nesse processo de formação. 1.3.1 – Os chamados formadores de Opinião Pública.

Unidade 2 – Principais autores que trataram (e tratam) sobre o conceito da opinião pública:

Objetivos: Proporcionar ao aluno conhecimento e reflexão sobre os seguintes autores: Habermas, Bourdieu, Ortega Y Gasset e W. Lippman, para que haja conhecimento teórico sobre o assunto a partir de seus principais autores.

Conteúdo:

2.1 – Habermas: conceito de esfera pública. 2.2 – Ortega Y Gasset: massas

2.3 – Bourdieu: a opinião pública não existe.

2.4 – W. Lippman: a relação entre indústria cultural e opinião pública.

Unidade 3 – A pesquisa de Opinião Pública– conceitos e técnicas do processo de pesquisa de Opinião Pública.

Objetivos: Avaliar os resultados que a pesquisa de Opinião Pública pode trazer como forma de formação política e social de um povo. Identificar os impactos da Opinião Pública no ambiente institucional e político. Instruir e capacitar o aluno para a prática da pesquisa social, com enfoque nas pesquisas de Opinião Pública.

Conteúdo:

3.1 – A pesquisa e a democracia.

3.2 – Planejamento de pesquisa de Opinião Pública.

3.3 – Pesquisa Quantitativa – O que é/ Método e Procedimentos. 3.4 – Digitação e elaboração de tabelas para análise dos dados

3.5 – Elaboração do relatório constando análise, conclusão e recomendações.

Aulas expositivas e dialogadas versando sobre os tópicos supracitados, desenvolvimento de trabalhos individuais ou em grupo, exercícios e testes sem prévio aviso a fim de verificar o nível de aprendizado alcançado com vistas a uma avaliação de ensino. Debates, estudos de caso, leitura de texto em sala de aula e leitura de livro para realização de trabalhos e exercícios.

ATIVIDADES DISCENTES

Realização de leitura de um livro indicado para realização de artigo científico de acordo com as Normas da ABNT. Escolha de um Tema da atualidade para realização de uma pesquisa de Opinião.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Será realizada por intermédio de avaliação do desempenho de cada aluno tomando como base as atividades realizadas em sala de aula e trabalhos em grupo. Além do

questionamento e arguição no momento da apresentação dos trabalhos e prova escrita.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORRÊA, Tupã Gomes. Contato imediato com a Opinião Pública. São Paulo: Global, 1993. FIGUEREDO, Rubens & CERVELLINI, Silva. O que é Opinião Pública? São Paulo: Brasiliense, 1996.

GASSET, Ortega Y. A Rebelião das Massas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HABERMAS, Jurgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública: Investigações sobre uma sociedade burguesa. São Paulo: Ed. Unesp, 1990.

LIPPMANN, Walter. Opinião Pública. Petrópolis: Ed. Vozes, 2008.

BOURDIEU, Pierre. In: THIOLLENT, Michel. Crítica Metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1981. p. 137-151.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALMEIDA, Alberto Carlos. A cabeça do brasileiro. São Paulo: Record, 2007. ANTONIACI Simone Tuzzo. Deslumbramento Coletivo – Opinião Pública, Mídia e

Universidade de São Paulo: Annablume, 2005 – Reimpressão: setembro de 2009. ATTUCH, Leonardo. A CPI que abalou o Brasil – Os bastidores da Imprensa e os segredos do PT. São Paulo: Futura, 2006. (Livro para leitura e elaboração do artigo científico)

ROBERTO Castro Neves. Crises Empresariais com a OPINIÃO PÚBLICA. Rio de Janeiro: Ed. Mauad, 2010.

PLANO DE ENSINO

CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE

CÓDIGO UVA8004 CARGA HORÁRIA 60H

EMENTA

Estudo do método científico, dos tipos de conhecimento e dos tipos de pesquisa.

Desenvolvimento e organização do trabalho acadêmico. Aplicação de Normas e padrões da ABNT.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Identificar a importância da metodologia científica na universidade e, especificamente, no seu curso.

Correlacionar ciência e conhecimento científico, identificando-os em sua área de estudo. Desenvolver atividades utilizando o método científico.

Elaborar trabalhos acadêmicos usando as normas técnicas vigentes e organizando a construção de um artigo científico seguindo orientações do tutor.

PROGRAMA DETALHADO UNIDADE 1

A Metodologia Científica e a Pesquisa na Universidade Objetivos

Identificar a importância da metodologia científica na universidade e especificamente no seu curso.

Conteúdos

1.1 Origem, evolução e aplicação do conhecimento científico na universidade. 1.2 O estudo na universidade: métodos e estratégias.

1.3 Tipos de trabalhos acadêmicos.

UNIDADE 2

CONHECIMENTO E CIÊNCIA Objetivos

Correlacionar ciência e conhecimento científico.

Identificar ciência e conhecimento científico em sua área de estudo.

Conteúdos

2.1 Natureza humana: conhecimento e saber.

2.2 Tipos de conhecimento: teológico, filosófico, empírico e científico.

2.3 Ciência e suas características, e as implicações do conhecimento científico para o aluno universitário.

UNIDADE 3

Método Científico: Noções Gerais e Importância Objetivos

Desenvolver atividades utilizando o método científico.

Conteúdos

3.1 Conceitos: método, teoria, lei científica e paradigmas. 3.2 Métodos: indutivo, dedutivo e hipotético-dedutivo. 3.3 Definição do problema de pesquisa e das hipóteses

UNIDADE 4

O TRABALHO ACADÊMICO – O ARTIGO CIENTÍFICO Objetivos

Elaborar um artigo científico, em todas as suas etapas, com base no método científico e nas normas técnicas da ABNT.

Conteúdos

4.1. Planejando um artigo científico 4.2. Escrevendo um artigo científico 4.3. Apresentando um artigo científico

METODOLOGIA

A metodologia adotada é predominantemente à distância, mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por uma equipe que envolve o Tutor a distância, Tutor presencial, Monitor e Coordenação. O conteúdo da disciplina será discutido no AVA, sendo apresentado através de várias mídias, incluindo textos, imagens, animações, vídeos e livros, tanto impressos como digitais. As atividades serão apresentadas e realizadas no AVA, envolvendo sessões de autoestudo, interação com os colegas, com o Tutor e com o Monitor através de fóruns e outros meios, bem como avaliações on-line. Para a construção do conhecimento, é indispensável a leitura dos trechos indicados do livro didático e da bibliografia complementar, assistir às videoaulas, participar dos fóruns de discussão e realizar todas as atividades indicadas no roteiro de estudos e no PID.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão: participação regular e relevante nos fóruns temáticos de discussão mediados pelos professores; resolução de listas de exercícios propostos; execução de atividades colaborativas realizadas em grupo; pesquisa sobre os temas abordados pelo programa e discutidos nos fóruns temáticos no conteúdo didático disponibilizado no AVA, no livro texto da disciplina e na bibliografia complementar.