• Nenhum resultado encontrado

4 INFLUÊNCIA DO CONSELHO COMUNITÁRIO CONSULTIVO E

4.3 PRINCIPAIS DEMANDAS DO CCC PARA O COFIC/PÓLO

Anualmente, foram escolhidos, pelos próprios conselheiros, os assuntos prioritários que o Conselho Comunitário desejou discutir, dar encaminhamento ou ver solucionados. Além das prioridades definidas como metas anuais, outros temas surgiram em função de demandas diversas. Analisando as atas de reuniões do CCC e do Conselho de Administração do COFIC e, ainda, os relatórios de atividades anuais do Comitê, verificou-se que ocorreram ações e/ou respostas por parte das empresas, do COFIC ou do setor público, para a maioria das solicitações do CCC. Também diversos assuntos e/ou reclamações do Conselho Comunitário não foram atendidos. Algumas demandas do CCC ainda estão sendo atendidas de forma lenta e gradual, tais como: conservação e ampliação do anel florestal que circunda o Pólo; melhor fiscalização do anel florestal; melhoria das condições das pistas de acesso ao Pólo e as cidades vizinhas; melhoria das condições de segurança e saúde ocupacional dos contratados, entre outras questões que estão sendo atendidas de forma parcial.

Para as demandas com atendimento parcial foram adotadas diversas medidas corretivas, no entanto, algumas delas vão exigir ações continuadas, como por exemplo nas pistas de acesso ao Pólo, que mudam o estado de conservação, naturalmente, com o passar do

tempo. Outra demanda que exigirá ações continuadas são as condições de segurança e saúde ocupacional do contratados, que requerem mitigações diferenciadas para cada empresa contratante e contratada, ou até mesmo para a especificidade do serviço a realizar.

Um exemplo da maneira como o próprio Conselho Comunitário definiu suas prioridades anuais é apresentado abaixo:

Ainda com relação às prioridades para 98, os conselheiros fizeram as seguintes sugestões: Formação de 3 comissões para discutir, previamente, assuntos nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente, que em seguida seriam colocados em plenário. Apresentação, pela Cetrel, de balanço sobre qualidade do ar, do ambiente marinho na área de influência do emissário e das águas subterrâneas. Informações sobre a barreira hidráulica e qualidade do lençol subterrâneo. Retomada da discussão sobre o Anel Florestal. Análise dos desdobramentos dos assuntos já discutidos (CCC, 1997b, p. 4).

Na reunião do CCC de fevereiro de 1998, definiram-se as prioridades e criaram-se grupos de trabalhos, formados também por conselheiros, para encaminha-las. Os conselheiros queriam participar ativamente das possíveis soluções de questões por eles apontadas e que ainda não percebiam ações concretas para resolução.

O Quadro 7 abaixo apresenta um resumo das principais demandas do CCC, os seus respectivos destinatários e situação quanto às respostas/soluções. Muitas das questões escolhidas pelo CCC como prioridade, foram atendidas de forma parcial ou, ainda carecem de ações continuadas, como por exemplo, a melhoria da segurança e saúde dos trabalhadores prestadores de serviços no Pólo e outras demandas citadas anteriormente, que não tiveram totalmente o atendimento do CCC.

Para melhor entendimento do leitor, define-se nesta dissertação como atendimento total de uma determinada demanda do CCC, a não existência de pendências de ações a serem adotadas. Citamos como exemplo de demanda deste tipo, uma solicitação do CCC para uma determinada empresa dar explicações de um acidente ocorrido. Caso o CCC entenda que não sejam necessárias outras explicações, ou de se intensificar a investigação do acidente, a demanda citada foi considerada atendida. Alguns exemplos de demandas atendidas totalmente estão citadas no Apêndice A, nos itens 7, 10, 17, 20, 21, 22, 31, 34, 39, 40, 57.

Quadro 7: Principais solicitações e demandas do CCC entre 1995 a fev 2002

Para as empresas / COFIC Para órgãos públicos Subtotal de solicitações Ano Quantidade de solicitações Atendimento total ou parcial % atendido Quantidade de solicitações Atendimento total ou parcial % atendido 1995 15 15 100 6 4 67 21 1996 8 7 88 6 4 67 14 1997 3 2 67 2 2 100 5 1998 11 10 91 3 1 33 14 1999 4 4 100 1 0 0 5 2000 7 7 100 0 NA 7 2001 1 1 100 3 3 100 4 Fev 2002 3 3 100 2 2 100 5 Total 52 49 94 23 16 70 75 Total de solicitações/reclamações/sugestões = 75

Média anual de solicitações/reclamações/sugestões = 9,4

Média de solicitações/reclamações/sugestões por reuniões = 1,6 Percentual de atendimento das empresas = 94 %

Percentual de atendimento do setor público = 70 % Percentual total de atendimento = 87 %

Fonte : Construção do autor a partir de COFIC e CCC (1995 – fev 2002)

No Quadro 7 acima, observa-se uma quantidade de 75 solicitações, as mais significativas do CCC, ao longo de 8 anos, com uma média de 9,4 demandas anuais. Destas, 69% foram destinadas ao COFIC e às empresas do Pólo e 31% ao setor público. Este atendeu 70% dos pedidos a ele destinados, enquanto o setor privado (empresas do Pólo e COFIC) atendeu a 94% das solicitações sob a sua responsabilidade. Vale ressaltar que muitas das questões aqui classificadas como atendidas, carecem ainda de complementação, pois foram

resolvidas de forma parcial ou, ainda, as soluções estão em andamento (como é o caso da melhoria das condições de segurança dos contratados, ou da melhoria das pistas de acesso ao Pólo, ou ainda a implantação do PEC).

Os motivos pelos quais o setor público atendeu as demandas do CCC, em menor percentual do que o setor privado, não foram devidamente investigados por não se tratar do foco deste trabalho de dissertação. Entretanto, supõe-se, com base em dados secundários de entrevistas de pessoas do Pólo e conselheiros comunitários a revistas e jornais locais e institucionais, que as empresas têm maior facilidade para responder aos pedidos e fazer pequenos investimentos do que o governo. Outra possível razão deve-se ao maior interesse das empresas do Pólo em estreitar o relacionamento com as comunidades vizinhas e de mostrar-lhes que a nova relação direta, empresa-comunidade, através do CCC, pode realmente contribuir para a solução de problemas de SSMA no Pólo. Tal interesse neste estreitamento de relacionamento está respaldado num dos princípios do AR e também atende a RSC. Pode-se ainda atribuir o melhor resultado do setor privado, às características das demandas a ele destinadas, tais como: relatos de acidentes; informações sobre a qualidade do ar e água subterrânea no Pólo; explicações de fechamentos de empresas; informações sobre riscos de dutos do Pólo para as comunidades; instalação de empresa no Pólo e os seus sistemas de SSMA versus eventuais riscos para as populações vizinhas ao Complexo Industrial, dentre outros casos de demandas. Já as destinadas ao setor público foram em grande parte relacionadas à infra-estrutura e/ou de segurança pública, solicitações comuns a toda sociedade e que o setor público tem dificuldade de atender.

Dentre as principais demandas consideradas nesta dissertação como não- atendidas, citamos, como exemplos: a fiscalização do governo e policiamento no Anel Florestal para conservá-lo e evitar invasões; a fiscalização do setor público no transporte de produtos perigosos circulando nas cidades vizinhas ao Pólo; o retorno do representante do CRA às reuniões do CCC; discussão sobre exploração de areia em Camaçari para uso na construção civil; discussão de casos de lesões em trabalhadores, por esforço repetitivo, numa empresa instalada no Pólo e não associada ao COFIC (única empresa do Pólo não associada ao COFIC); discussão da relação acidente versus redução de pessoal nas empresas versus treinamento em SSMA.

Nos Gráficos 4.5, 4.6 e 4.7 abaixo, vê-se mais claramente a evolução sobre as demandas do CCC ao longo dos anos. Nota-se que o número das demandas caiu ano a ano, exceto em 1998 para a iniciativa privada. A principal razão da queda na quantidade das solicitações foi o estabelecimento de metas e definição de prioridades anuais para escolhas das demandas do CCC. O Conselho Comunitário passou a não somente apontar os problemas e a fazer reclamações, mas também buscar as soluções. Para tanto, o CCC criou grupos de trabalhos para acompanhar a execução das suas solicitações. Essa nova postura dos conselheiros, criando grupos de trabalhos e participando deles para terem atendidas as suas solicitações e reclamações, mostra que eles deixaram apenas de denunciar ou reclamar anormalidades, para se engajarem na resolução dos casos. Também indica, talvez, impaciência dos mesmos, visto que, para algumas demandas não se tinha respostas satisfatórias, como por exemplo, na questão do Anel Florestal e no Plano de Emergência das Comunidades Vizinhas (PEC).

Gráfico 4.5: Demandas do CCC para o setor privado e público por ano

Demandas do CCC para as Empresas, COFIC e Setor Público

0 5 10 15 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 fev/02 Setor Privado Setor Público

Fonte: Construção do autor a partir de CCC (1995 – fev 2002)

Gráfico 4.6: Demandas total do CCC por ano

Total de Demandas do CCC por ano - Setor Público e Privado

0 5 10 15 20 25 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 fev/02 Total de Demandas

Gráfico 4.7: Percentual de demandas do CCC atendidas pelo setor privado e público

Percentual de Demandas do CCC Atendidas

20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 fev/02 Total S Público Total S Privado

Fonte: Construção do autor a partir de CCC (1995 – fev 2002)

O Quadro 8, a seguir, divide as principais demandas em sete categorias. Elas foram selecionadas e classificadas como “principais demandas” devido as freqüentes citações nas várias atas de reunião do CCC, ou porque houve desdobramento com presença de autoridades em reunião do Conselho Comunitário, ou porque o assunto foi discutido no Conselho de Administração do COFIC, ou ainda porque foi respondida por alguma empresa. No Apêndice A é apresentada uma lista com as 75 “principais demandas” do CCC, desde o inicio de funcionamento de Conselho Comunitário, até fevereiro de 2002.

Quadro 8: Categorizações das demandas total do CCC por ano

Classificação das Demandas Código Quantidade % Assuntos ligados à preservação do Meio Ambiente e

relacionados com Pólo/comunidade.

MA 21 28 Temas relacionados com Segurança e Saúde

Ocupacional de empregados diretos e/ou contratados do Pólo.

SSO 18 24

Assuntos relacionados aos Riscos do Pólo com o potencial de atingir as cidades vizinhas.

R 12 16 Demandas envolvendo acidentes do trabalho e/ou

ambientais, ligados as empresas do Pólo.

Outros assuntos de interesse geral da comunidade (com freqüência menor do que 3 vezes no período).

G 08 10,7 Temas ligados a infra-estrutura da região do Pólo e

de interesse dos dois municípios.

I 04 5,3

Divulgação do CCC na comunidade D 03 4

Total T 75 100

Fonte: Construção do autor a partir de CCC (1995 – fev 2002)

4.4 EXEMPLOS DE CASOS/DEMANDAS DO CCC E OS RESPECTIVOS