• Nenhum resultado encontrado

Principais fatores que podem restringir os investimentos em inovação tecnológica

4 ANÁLISE DOS DADOS

4.2 Principais fatores que podem restringir os investimentos em inovação tecnológica

Quanto aos principais fatores que podem restringir os investimentos em inovação tecnológica, cinco pessoas entrevistadas afirmaram que as limitações em seu orçamento podem restringir esses investimentos e duas informaram que a falta de identificação do departamento que irá se beneficiar do bônus da inovação pode representar um impedimento. Aponte-se, também, que duas pessoas afirmaram que a falta de uma legislação em proteção das companhias que investem em tecnologia e a falta de barreiras tarifárias para a proteção dos produtos nacionais são fatores que influenciam negativamente a decisão pelo investimento em inovação tecnológica e uma informou que o cenário econômico pode impedir o investimento e somente um dos entrevistados deixou de responder esta questão.

0 1 2 3 4 5 6

Assessores tributários Departamento tributário Cada unidade de negócio é responsável pela identificação de incentivos

A Figura 16 indica os principais fatores que podem restringir os investimentos em inovação tecnológica:

Figura 16: Principais fatores que podem restringir os investimentos em inovação tecnológica

Em relação aos fatores externos que poderiam influenciar negativamente as empresas a investir em inovação tecnológica, uma das pessoas entrevistadas fez referência à política governamental, às barreiras tarifárias e às crises e três mencionaram as exigências do governo. Registre-se, ainda, que quatro executivos entrevistados consideraram que a inovação tecnológica não está sujeita a fatores internos, mas, por outro lado, um dos entrevistados julgou que os fatores externos estimulam os investimentos. Por fim, três pessoas entrevistadas não responderam a esta questão.

A Figura 17 demonstra os fatores externos que impedem as empresas de utilizar o Incentivo Fiscal da Inovação Tecnológica.

0 1 2 3 4 5 6 Limitações do Budget Identificação do departamento que será beneficiado com o incentivo Falta de uma legislação específica para proteção das empresas que investem e inovação e falta de barreiras tarifárias Em seu segmento de atuação o investimento em inovação tecnológica não é fator relevante O cenário econômico pode representar uma fator negativo

Figura 17: Fatores externos que impedem as empresas de investir em inovação tecnológica

A partir das informações trazidas pelos executivos entrevistados e, também, pela PINTEC (2005, p. 24), verifica-se que não seria possível que as empresas investissem em inovação tecnológica devido: i) a fatores macroeconômicos e microeconômicos, ii) a fatores relacionados ao ambiente interno (rigidez organizacional), iii) a deficiências técnicas (escassez de serviços técnicos externos adequados e falta de pessoal qualificado), iv) à falta de informações sobre tecnologia e sobre mercados. Conforme dados fornecidos pela PINTEC (2005, p. 24), há, ainda, outros elementos que restringem o investimento das empresas em inovação tecnológica, tais como: i) as condições do mercado, as dificuldades de demanda agregada ou setorial, ii) as dificuldades de oferta (concorrencial ou de capacidade instalada), iii) a falta de informações sobre tecnologia e sobre mercados, iv) a escassez de possibilidades de cooperação com outras empresas ou instituições e v) as dificuldades para se adequar a padrões, normas e regulamentações.

Outros fatores apresentados pela OCDE (2004, p. 48) que restringem os investimentos em inovação tecnológica estão relacionados à política fiscal, às exigências contábeis, às exigências industriais, às exigências ambientais, ao padrão de saúde, ao controle de qualidade e à padronização. Podem ser indicados, também, o sistema legal de direitos de propriedade industrial e, por conseguinte, os problemas de garantia dos direitos de propriedade, a operação dos sistemas de patente e ―copyright‖ e a operação do mercado de capitais.

0 1 2 3 4 5 Políticas governamentais, barreiras tarifárias e crises externas Investimentos em inovação não estão sujeitos a fatores

externos

Exigências do governo Pergunta não respondida

Nas entrevistas feitas neste estudo, somente um executivo entrevistado considerou que a falta de garantia dos direitos de propriedade industrial, de patentes e de ―copyright‖ poderia influenciar a decisão pelo não investimento em inovação tecnológica. Os demais fatores apontados como restritivos pela OCDE não foram citados por nenhum dos entrevistados.

4.2.1 Análise de viabilidade e fonte de recursos dos projetos de inovação tecnológica

Em relação aos riscos dos projetos, dez executivos entrevistados afirmaram que os projetos que envolvem o desenvolvimento de inovação tecnológica passam por uma análise de viabilidade, ou seja, risco e retorno, e somente um dos entrevistados informou que não realiza qualquer análise de viabilidade.

Corroborando o entendimento de ASSAF NETO (2006, p. 59-74) de que os investimentos em inovação envolvem risco e devem ser avaliados em termos da relação risco- retorno, 99% das empresas realizam estudos de viabilidade dos projetos.

No que se refere à fonte de recursos para esses projetos, dez pessoas entrevistadas informaram que utilizam recursos próprios para a realização dos projetos que envolvem inovação tecnológica e somente um dos entrevistados informou que utiliza recursos públicos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDS). Este último afirmou, ainda, que a opção pela utilização de recursos do governo deve-se ao fato de a taxa de juros ser muito atrativa.

Em relação às linhas de financiamento disponíveis para as empresas investirem em inovação tecnológica, quatro pessoas entrevistadas afirmaram que não há muitas linhas de financiamento disponíveis, sete afirmaram que há diversas linhas de financiamento, mas que não as utiliza, e somente um dos entrevistados informou ter utilizado esse tipo de recurso.

A Figura 18 evidencia que os projetos de inovação passam por uma análise de viabilidade e que a origem dos recursos para os investimentos em inovação tecnológica são próprios:

Figura 18: Análise da viabilidade dos projetos e origem dos recursos financeiros

Em relação aos custos, riscos e fontes de financiamentos apropriados – citados pela PINTEC (2005, p. 24) como fatores que restringem os investimentos em inovação tecnológica –, as entrevistas demonstraram que todos os projetos, antes da decisão pelo investimento, passam por uma análise de risco quanto às fontes de financiamento. Nas entrevistas feitas, 99% dos executivos afirmaram que utilizam recursos próprios, não corroborando, assim, com as considerações trazidas pela PINTEC.

Outra afirmação feita está relacionada à falta de mecanismos de apoio e linhas de financiamento adequados para P&D. Essa afirmação apresenta concordância parcial com as respostas verificadas nas entrevistas, pois quatro executivos entrevistados afirmaram que há no mercado poucas linhas de financiamento disponíveis para os investimentos em inovação, entretanto, sete afirmaram que há muitas linhas de financiamento disponíveis para as empresas que queiram investir em inovação tecnológica.

4.2.2 Retorno dos investimentos em inovação tecnológica

No que diz respeito ao retorno dos investimentos, oito pessoas entrevistadas informaram que não utilizam qualquer índice para análise do retorno dos investimentos em inovação tecnológica. Já três informaram que utilizam os seguintes indicadores:

0 2 4 6 8 10 12 Os projetos que envolvem inovação tecnológica passam por uma análise de

risco

Os projetos que envolvem inovação

tecnológica não passam por uma análise de risco

Utilização de recursos próprios

Utilização de recursos governamentais

 índice de reincidência de reclamações dos clientes;

 índice para mensurar a rentabilidade e o retorno dos investimentos;  índice que avalia o número de patentes, marcas e desenhos industrias;  índice que considera a lucratividade projetada em relação à real.

A Figura 19 apresenta as empresas que utilizam e as que não utilizam índices para avaliar o retorno dos investimentos em inovação tecnológica:

Figura 19: Empresas que utilizam e empresas que não utilizam índices para avaliar o retorno dos investimentos em inovação tecnológica

Segundo a OCDE (2004, p.78-82), a falta de indicadores para descrever os efeitos da inovação no desempenho da empresa pode representar um impedimento para que as empresas invistam em inovação. Entretanto, a partir das entrevistas realizadas, observou-se que 70% das empresas não utilizam quaisquer indicadores para mensurar o retorno dos investimentos em inovação e isso não impede a realização de investimentos.

4.3 Principais fatores que DIFICULTAM ou IMPEDEM as empresas brasileiras de