• Nenhum resultado encontrado

Qual impacto das normas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis nos indicadores financeiro-econômicos e desempenho das empresas do setor da construção civil?

Objetivo do Estudo é demonstrar o impacto dos CPCs sobre o desempenho das empresas do setor de construção civil, analisando as demonstrações contábeis dos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010 com a novas normas contábeis.

3.1 Justificativas e Contribuições do Estudo

O Brasil passou por um momento de grande expansão no setor da construção civil em virtude de vários fatores que criaram condições de crescimento no ano de 2006. Na época, o superávit primário, reserva em dólar, a grande liquidez mundial, atraiu grandes investimentos para o Brasil.

A queda da taxa de juros foi imprescindível à comercialização dos produtos imobiliários, que têm um longo ciclo. Além disso, o governo brasileiro criou medidas para priorizar o setor de construção no país e tornou mais acessível o crédito imobiliário.

O mercado investidor e seus analistas classificaram o setor da construção civil em dois grandes setores, como: 1) setor de construção de grandes obras ou construção pesadas, como por exemplo, construção de estradas, ferrovias e etc; e 2) e o setor imobiliário, como por exemplo prédios comerciais, residenciais e outros. Este último setor é objeto de estudo desta dissertação e tem como objetivo analisar o seu aspecto contábil.

O tema visa apresentar o impacto nas análises das Demonstrações Contábeis com as mudanças de critérios contábeis para as normas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, como por exemplo: as depreciações, que antes eram apresentadas em sua maioria, conforme o Regulamento do Imposto de Renda; ajuste a valor presente; o leasing financeiro, que era registrado como despesa de aluguel (veículo) e que reduzia o lucro líquido da empresa, agora com o novo critério a “essência sobre a forma” passa a ser registrado como imobilizado, aumentando o ativo da empresa.

O trabalho contribui para analisar as variações do setor, apenas com as mudanças contábeis, não levando em conta, o crescimento orgânico da empresa.

3.2 Referencial Teórico

Com intuito de analisar o processo de convergência iniciado pela Lei 11.638/07, por meio do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, que tem adaptado e publicado, desde 2008, as novas normas contábeis, o estudo procura identificar o impacto da adoção das normas International Financial Reporting Standards - IFRS sobre os indicadores econômico- financeiros das empresas de serviços.

Segundo Almeida (2007, p. 2), os usuários têm expectativa que as informações contábeis sejam transparentes, confiáveis, objetivas, relevantes e comparáveis a nível internacional com outras sociedades.

Iudícibus (2010, p. 21) descreve que com a adoção das normas internacionais e a prevalência da essência sobre a forma, tanto o auditor quanto o contador devem conhecer muito bem a operação a ser contabilizada e as circunstâncias que as cercam. Não basta apenas contabilizar o que está escrito, mas é necessário ter certeza de que o documento formal represente, realmente, a essência econômica dos fatos sendo registrados.

Para Marion (2013, p.3) a Contabilidade no Brasil sofre forte impacto da globalização dos mercados econômicos e o processo de harmonização internacional da Contabilidade visa unificar a linguagem financeira dos negócios.

3.3 Percurso Metodológico

Este trabalho está baseado em pesquisa quantitativa, bibliográfica e documental para segregar os principais indicadores econômico-financeiros, das empresas de serviços, bem como pesquisa descritiva, para observar e analisar as descrições objetivas, por meio de dados práticos coletados.

Para Marconi e Lakatos (2010, p. 166) “A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda a bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, livros, pesquisas, monografias, teses [...]”.

Conforme Leite (2008, p. 47) “A pesquisa bibliográfica é o tipo de pesquisa que mais se usa entre os pesquisadores, por ter como fonte quase que exclusivamente os livros, Biblioteca”.

Segundo Silva (2010, p. 54) a pesquisa bibliográfica é realizada pela maioria dos pesquisadores mesmo em seu preâmbulo, sendo que esta pesquisa explica e discute um tema ou problema com base em referências teóricas já publicadas.

A pesquisa foi feita com as empresas listadas na bolsa de valores, pela disponibilização dos dados financeiros como, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado de Exercícios, Notas Explicativas e outras informações pertinentes às demonstrações financeiras.

Conforme Marconi e Lakatos (2010, p.157) “A característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fonte primárias”.

Segundo Leite (2008, p. 53) a pesquisa documental é comumente e especificamente para colher dados e informações importantes na descrição de fatos ocorridos, de usos e costumes de povos e indivíduos.

Para Silva (2010, p. 55) a pesquisa documental é uma investigação em documentos conservados nos órgãos públicos e privados, tais como registros, anais, regulamentos, circulares, balancetes etc.

Foram analisadas parte das empresas listadas na BM& Bovespa e que no ano de 2014, representaram 42% de toda a Receita Bruta das empresas com capital aberto no Brasil.

O período retirado foi de 2007, 2008, 2009 e 2010, período em que se deu o início da transição para as normais internacionais de contabilidade. Serão analisados os Balanços e Demonstrações de Resultados consolidados e emitidos nestes períodos e que foram apresentados aos acionistas por meio do site oficial da empresa.

A análise será feita por meio dos relatórios anuais emitidos pela administração das empresas e, com auxílio dos indicadores econômico-financeiros, com o objetivo de detectar possíveis variações patrimoniais em função da harmonização contábil.

Documentos relacionados