• Nenhum resultado encontrado

Através de uma avaliação realizada em empresas das áreas metalmecânica e agroindustrial de pequeno e médio porte, localizadas na cidade de Panambi – RS é possível elencar os principais problemas e desafios que estas empresas enfrentam. Comparando-se as informações obtidas com as justificativas apresentadas no item 1.1 deste trabalho e considerando o cenário apresentado por Erixon (1998), constata-se uma grande semelhança nos desafios encontrados com o que é apresentado como o novo paradigma da customização em massa.

Como agravante no cenário local, é necessário citar casos de carência de organização das empresas em suas diferentes áreas, principalmente no gerenciamento da produção, além da escassez de estratégias gerais como um todo. Alguns destes problemas são gerados pela falta de planejamento dos produtos, que por sua vez, é causado pela ausência de metodologias adequadas de projeto e de desenvolvimento.

O método proposto pode contribuir para oferecer soluções que partem de uma reestruturação dos conceitos de engenharia, espalhando-se para diferentes áreas que estão diretamente ligadas ao processo de produção dos produtos modulares. Outra contribuição importante é a composição de objetivos de projeto conectados às estratégias da empresa. Caso tais estratégias não estejam claras, o método força a equipe de desenvolvimento a buscar informações nos setores administrativos e de gerenciamento, instigando os envolvidos a esclarecer ou criar metas e objetivos.

Dentre os problemas e desafios encontrados nas empresas, podem-se relacionar os seguintes, descrevendo a contribuição que o método e a modularização de produtos pode trazer em cada caso.

Demanda por uma maior variedade de produtos

Os clientes buscam soluções individualizadas, propõem personalizações em várias linhas de produtos existentes, desejam a criação de novos produtos para atender a suas necessidades.

Contribuição: um novo projeto ou uma reavaliação com alta modularidade integra os requisitos exigidos pelos clientes e as necessidades e estratégias da empresa;

Modificações nos produtos existentes para atender a demanda

Para atender os clientes e oferecer opcionais os produtos são modificados, porém tais modificações não são previstas ou programadas no projeto original.

Contribuição: um projeto modular parte do princípio de oferecer vários produtos com vários opcionais através da padronização de interfaces, além disso, futuras modificações de peças, matéria-prima, upgrades e novos opcionais já podem ser previstos no projeto.

Aumento do tempo de produção

Para adaptar os produtos e atender as necessidades dos clientes muitas horas de trabalho são necessárias, reduzindo a capacidade da empresa em atender o mercado com mais agilidade.

Contribuição: a pré-montagem e o teste separado de módulos, além da diferenciação tardia na linha de produção permitem que a empresa atenda o mercado com agilidade. A produção também ocorre de forma modular através da montagem de módulos, não sendo necessárias modificações ou adaptações de última hora.

Desperdício de recursos

Muito retrabalho é necessário até que as alterações requeridas pelos clientes sejam atendidas, material é desperdiçado, assim como a mão de obra.

Contribuição: uma forte padronização é realizada ao projetar os módulos, o projeto modular prevê a possibilidade de automação de processos e otimização do uso da mão de obra e materiais.

Perda da qualidade dos produtos

Os produtos não são corretamente testados, pois não existem planos de inspeção que contemplem todas as variações ofertadas ao mercado.

Contribuição: todos os módulos são testados separadamente antes de serem inseridos na montagem final, o controle de qualidade possui um feedback mais rápido e evita a propagação de erros durante a produção.

Diminuição do controle do processo

Não é possível estimar corretamente o tempo de produção e a quantidade de material que é utilizada no processo, aumentam as dificuldades de organização e previsão de demanda.

Contribuição: a produção é planejada para cada tipo de módulo, é possível obter um controle individual da produção.

Aumento significativo dos itens de estoque

Muitos itens exclusivos e especiais são introduzidos no sistema de gerenciamento das empresas para atender aos clientes específicos, não há total controle sobre estes itens em curto prazo.

Contribuição: o gerenciamento da variedade e dos opcionais é previsto em projeto, pode-se armazenar módulos completos montados e testados ao invés de peças ou componentes individuais.

Compras descentralizadas

O setor de compras tem dificuldades em trabalhar com diversos itens exclusivos de diferentes fornecedores, é difícil comprar em quantidade e o custo com a logística aumenta.

Contribuição: um produto modular pode ser projetado para facilitar a aquisição de módulos prontos no mercado, podem-se agrupar materiais de um mesmo fornecedor em um módulo para facilitar a compra e a logística.

Dificuldade na manutenção dos produtos

A manutenção dos produtos adaptados fornecidos ao cliente se torna complexa, na maioria dos casos não pode ser feita a distância, pois não é possível substituir partes ou componentes defeituosos de forma simples.

Contribuição: os módulos podem ser substituídos com facilidade permitindo agilidade no atendimento ao cliente e economia de tempo para a empresa, os módulos defeituosos são consertados na fábrica e não em campo.

Carência de documentação e padronização

Diversas alterações são feitas na última hora durante a produção e não são documentadas, causando vários transtornos e falta de informações.

Contribuição da modularização: um projeto modular exige uma documentação detalhada, isto contribui para o aumento de informações sobre o produto e o processo.

Aumento geral do custo

Todos esses fatores combinados geram um maior custo operacional e por consequência aumento do preço dos produtos, reduzindo os lucros.

Contribuição: se aplicada corretamente a modularização pode contribuir para a melhora geral da organização da empresa, além de um processo de produção padronizado, atendendo uma quantidade maior de clientes com uma variedade maior de produtos. Ao final todos estes fatores combinados podem aumentar o lucro.