• Nenhum resultado encontrado

Resultados positivos obtidos

2. REALIZAÇÃO/EXECUÇÃO

5.7.4. PROBLEMAS ENCONTRADOS

Durante a realização do projeto, foram levantados alguns problemas que merecem atenção e resolução:

− Escola e o Plano Político Pedagógico (PPP) – A escola quando da confecção do PPP, não aborda qualquer aspecto quanto à implantação e forma de utilização do laboratório de informática ou a concepção filosófica e metodológica de utilização que o envolve, o que é necessário.

− Hierarquia de Comando – Há hierarquia acentuada, dificultando o trabalho na escola e em especial no desenvolvimento de um projeto transdisciplinar, pois este necessita prerrogativas e autonomia, como toda escola deve ter.

− Suporte e Manutenção dos Equipamentos – Num jogo de empurra/empurra, os responsáveis (PROCOMP/SED/NTE) não assumem nem resolvem os problemas, sejam eles com respeito aos programas ou com os equipamentos, restando à escola a contratação de técnicos habilitados ou reparos necessários.

− Núcleo de Tecnologia (NTE) – Sem proposta clara de treinamento e com pessoal despreparado, pouco participam na escola no fomento e desenvolvimento dos projetos.

− Utilização do Laboratório para Outros Fins – Este laboratório em específico foi utilizado para outros trabalhos, cuja finalidade é adversa da proposição de uso do Laboratório de informática das escolas.

O estudo de caso teve como finalidade demonstrar a possibilidade de uma nova forma de utilização dos laboratórios de informática, bem como suas reais possibilidades de integração transdisciplinar, buscando sempre a superação das dificuldades encontradas no cotidiano escolar, deixando para trás uma “Escola Real” com forte influência da instrução, para uma “Escola Informatizada” baseada na construção do conhecimento.

A conclusão a que se chegou quanto à metodologia transdisciplinar é que, esta, leva os professores a integrarem-se com maior facilidade. Integrando projeto, laboratório de informática e a metodologia transdisciplinar, observa-se o enorme interesse despertado nos envolvidos com o projeto, ampliando significativamente a incorporação da informática e a aceitação da nova forma de trabalho.

CAPÍTULO VI

6. CONCLUSÕES

Da proposição de procedimentos para elaboração de projetos, tem-se clara noção de que estes possuem eficácia e norteiam o direcionamento das pesquisas, apesar de se ter entendimento de que cada projeto deverá seguir suas especificidades e adequar-se ou acrescentar tópicos ao fluxograma se necessário for, além de trilhar pelos caminhos informatizados.

Uso da informática na escola e a integração do laboratório aos saberes e conhecimentos, não só é necessário como urgente, haja vista o atraso que já se encontra a escola. A necessidade de pensar a forma de utilização dessa tecnologia traz no bojo da discussão, a forma de implementação e de que metodologia será a de maior eficácia, discussão esta de suma importância.

A forma de utilizar os laboratórios de informática poderá ser efetivada utilizando-se a metodologia transdisciplinar, integrando várias disciplinas, professores e alunos, na busca de transcendê-las e da construção do conhecimento.

Ao utilizar-se da metodologia transdisciplinar observou-se a possibilidade de trocas, aprendizagens e indagações entre os professores e alunos envolvidos no processo, bem como a união entre as disciplinas através dos pontos em comum numa busca incessante na direção da transposição desses.

O laboratório poderá ser um meio como outros tantos (retro, quadro...) para atingir os objetivos propostos, viabilizando as aprendizagens dos programas, softwares e conteúdos em conjunto com as atividades desenvolvidas.

Deverá haver a modificação da postura do professor frente à utilização dos laboratórios de informática, modificação essa no âmbito conceitual e prático, haja vista que esses são utilizados apenas para jogos e brincadeiras, digitação de trabalhos, busca de informações ou utilização de software sem a busca do conhecimento de forma colaborativa.

A forma de trabalho através de projetos é eficaz à medida que esses avaliam os interesses dos envolvidos, buscando temas, grupos e formas de trabalho diversificadas, tendo o aluno como ator, diretor, artista principal e coadjuvante desse espetáculo, com a participação de orientação dos professores para o desenvolvimento dos passos acordados inicialmente.

O aluno participou ativamente do processo decisório, das definições, escolhas e avaliações que permearam o projeto, buscando e redirecionando os passos do trabalho. Esse envolvimento do aluno deu-se no momento de redigir os ofícios e solicitações, no desenvolvimento, preenchimento e argumentação dos requisitos de pesquisa, na visitação às entidades, na formulação dos relatórios, cartazes e apresentações dos resultados obtidos, entre outras formas.

As mudanças necessárias em função da forma e das possibilidades de utilização estão ligadas diretamente a forma de entender a educação e suas relações com as pessoas e o mundo, não obstante o professor deve ser o maior conhecedor e incentivador dessa modificação.

6.1. LIMITAÇÕES

O presente trabalho limitou-se a buscar referências sobre a escola e suas deficiências, a transdisciplinaridade como metodologia inovadora e com possibilidades de modificação da “ESCOLA REAL”, o estudo através de projetos e a utilização da informática para permear as disciplinas. Objetivo maior é o de encontrar caminhos através de um fluxograma, para aplicação do projeto transdisciplinar utilizando o laboratório de informática.

Não trás estudo aprofundado sobre a avaliação sistemática sobre os alunos, do trabalho em equipes, da aprendizagem efetiva através de projetos, da formação dos professores para utilização das novas tecnologias e em especial o uso dos laboratórios de informática e o layout dos laboratórios utilizados nas escolas.

Para esses pontos, há que se ter estudos, no sentido de corroborar o presente trabalho, o que possibilitará a certeza de que este é efetivamente uma das maneiras de uso dos laboratórios de informática utilizando projetos através da metodologia transdisciplinar.

6.2. RECOMENDAÇÕES

Documentos relacionados