• Nenhum resultado encontrado

De acordo Severino (2002), os procedimentos operacionais para a coleta de dados devem ser traduzidos em técnicas cuja pesquisa está delineada. Então, para a coleta, registro e análise dos dados, os processos-básicos se resumem em documentação e estudo de campo.

A documentação, segundo Severino (2002), é uma técnica para identificar, levantar e explorar documentos, que serviram de fontes para o objeto da pesquisa e o registro das informações, utilizadas no desenvolvimento da Tese. Esse processo se deu por meio do levantamento de dados secundários referentes aos indicadores de desempenho operacional dos portos marítimos do Sul do Brasil, disponibilizados pelo Sistema de Informações Gerenciais

(SIG) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), referentes aos grupos de mercadorias do recorte temporal de 2010 a 2016 e dados coletados no período de 22/04/2017 a 01/06/2017.

A estratégia para analisar a eficiência portuária por meio de dados de corte transversal é utilizada em diversos trabalhos, como os de Barros (2003), Cullinane e Wang (2006), Nwanosike, Nicoleta e Warnock-Smith (2012) e, por isso, parece bastante adequada para o que se propõe nesta Tese, principalmente devido aos dados disponíveis serem excassos.

Adicionalmente aos dados do SIG, foram coletadas informações técnicas e de infraestrutura dos portos, constantes nos Planos Mestres, elaborados e disponibilizados pela Secretaria dos Portos da Presidência da República (SEP/PR) e nos endereços eletrônicos de cada instalação portuária, na Internet. Ainda, com o intuito de preencher as lacunas referentes aos dados dos relatórios oficiais, utilizou-se da técnica de estudo de campo, que segundo Gil (2002, p. 53), possui a tendência de “utilizar muito mais técnicas de observação do que de interrogação, [...] muito mais o aprofundamento das questões propostas do que a distribuição das características da população segundo determinadas variáveis”.

O estudo de campo implica em um planejamento mais flexível e, segundo Gil (2002), até permite que os objetivos possam ser reformulados ao longo do processo de pesquisa. Assim, nesta pesquisa foi aplicado por meio de duas estratégias sugeridas por Vergara (2004): a observação não participante e entrevistas.

4.2.1 Observação não participante

Para a observação não participante, os portos selecionados foram o de Paranaguá, por concentrar o maior volume da região analisada e o Porto de São Francisco do Sul, pela proximidade do primeiro e apresentar uma evolução referente aos carregamentos de granéis sólidos no período. As observações se deram por meio da técnica de aprendizagem acadêmica denominada de visitas técnicas, que segundo Marconi e Lakatos (2003), permite ao pesquisador uma experiência direta com a situação em estudo.

As visitas técnicas foram agendadas por meio dos endereços eletrônicos dos portos, confirmadas por telefone e ocorreram nos dias 08, 10 e 31 de agosto de 2016. No Porto de Paranaguá ocorreram em duas etapas, sendo a primeira na manha do dia 08 de agosto de 2016, com duração de duas horas, quando foram observadas as instalações administrativas, o cais público, os armazéns e silos do porto. A segunda etapa ocorreu em 10 de agosto de 2016, no terminal de contêineres TCP, com duração de uma hora e trinta minutos, onde foi possível

observar os processos e atividades dos terminais de carga geral, cargas frigorificadas e pátios de armazenagem.

No Porto de São Francisco do Sul, o processo ocorreu no dia 31 de agosto de 2016, no período da tarde e teve duração de três horas. As informações fornecidas pelo técnico que acompanhou as visitas foram anotadas e detalhes das instalações, registrados com fotos.

4.2.2 Entrevistas

Complementarmente às visitas técnicas, foram realizadas entrevistas com os gestores da logística dos portos, cujo propósito foi o de conhecer os processos de carga e descarga de granéis sólidos. De acordo com Moreira (2002, p. 54), essa estratégia é definida como “uma conversa entre duas ou mais pessoas com um propósito específico em mente”. Segundo Richardson (1999), as entrevistas podem ser não estruturadas ou totalmente abertas, parcialmente estruturadas ou semiabertas, e totalmente estruturadas ou fechadas.

Por não estar no escopo da Tese compreender o comportamento dos entrevistados, mas sim levantar dados técnicos para serem confrontados com os relatórios oficiais ou sanar dúvidas geradas durante as visitas técnicas, optou-se por questões não estruturadas. Sobre essa estratégia, Roesch (1999) sugere ter cautela quanto ao entrevistado poder falar livremente, sem interrupções ou intervenções e isso implica em uma dificuldade maior para tratar e analisar os dados. Para contornar esse problema é importante listar tópicos para conduzir a pesquisa ou transformá-los em questões que orientem a entrevista.

As questões formuladas para os gestores da logística dos portos (APÊNDICE A) seguiram um roteiro de questões abertas, previamente elaboradas em um formato pelo qual as respostas pudessem ser facilmente categorizadas. Para Roesch (1999), por meio desse tipo de coleta de dados o entrevistado possui mais liberdade para expor os fatos e as informações, assim elas tendem ser mais ricas.

A entrevista com os gestores da logística do Porto de Paranaguá ocorreu no dia 08 de agosto de 2016, com duração de uma hora e trinta minutos. Aplicou-se essa técnica em dois gestores, que explicaram todos os processos de movimentação de granéis, a forma como organizam o fluxo das mercadorias, dos veículos, embarcações e pessoas.

No Porto de São Francisco do Sul, por solicitação da administração do porto, houve a necessidade de enviar o formulário da entrevista por correio eletrônico para análise prévia. Assim, no dia 31 de agosto de 2016, a entrevista foi realizada com um funcionário do porto, que expôs as respostas durante a visita técnica.

Os dados das entrevistas foram organizados, classificados, categorizados e confrontados com o arcabouço teórico sobre eficiência portuária, compuseram as variáveis da função objetivo e restrições modeladas para o problema de Pesquisa Operacional, relatado na próxima seção.