• Nenhum resultado encontrado

Na delimitação da pesquisa, decidiu-se investigar uma escola municipal, cujo critério de seleção foi o de apresentar o maior quantitativo de alunos beneficiários pelo PBF.

Após a identificação da escola, com base em dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social35, optou-se por uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental para concentrar a investigação acerca do rendimento escolar, por ser o ano que encerra a primeira etapa do Ensino Fundamental, na qual se espera que o(a) educando(a) disponha das aptidões necessárias para prosseguir na etapa posterior. O critério de escolha se deu em

35

virtude ainda de a turma ter tido apenas um professo(a) titular, de ter oferecido, do ponto de vista do objeto intencionado, melhores condições para a investigação, como a possibilidade de passar um tempo maior com os(as) alunos(as) para dispor de informações mais precisas acerca do desempenho em sala de aula e por possibilitar o acompanhamento maior de um quantitativo maior das aulas por disciplinas.

Quanto aos sujeitos investigados, optou-se por quatro grupos de indivíduos, os quais, direta e indiretamente, inter-relacionavam-se através do PBF: professores, alunos beneficiários, pais ou mães dos alunos beneficiários e coordenador(a) municipal do PBF. Os grupos foram evidenciados com o propósito de identificar, através de diferentes percepções, o compromisso com o rendimento escolar.

O critério estabelecido para a seleção dos alunos foi o de ser beneficiário do PBF. A escolha se deu após a professora fazer uma breve apresentação dos(as) alunos(as) para a pesquisadora, sem o conhecimento da turma. Para compor o quantitativo de quatro sujeitos para este grupo, a escolha foi aleatória. Assim, foram selecionados dois meninos e duas meninas, priorizando apenas a equidade de gênero, a fim de não direcionar os resultados. O objetivo foi analisar como os(as) alunos(as) beneficiários(as) percebem o compromisso com as condicionalidades do PBF em relação à educação e, através dos resultados, comparar as informações com os resultados dos demais grupos de sujeitos inseridos na pesquisa.

Na formação do segundo grupo, dois professores foram selecionados de modo proposital. O primeiro, por atuar na turma investigada; o segundo, por ter acompanhado a mesma turma o ano anterior. Para este grupo, o objetivo foi analisar, do ponto de vista de ambos os professores, avanços e limites no rendimento escolar dos(as) alunos(as) investigados.

Para formar o grupo dos pais, considerou-se a filiação dos(as) alunos(as) investigados(as). Em relação a este grupo, objetivou-se analisar o comportamento da família em relação às condicionalidades referentes à educação, com vistas ao cumprimento e manutenção do PBF.

Em relação ao coordenador do programa, não houve escolha, por se tratar de um cargo cujas atribuições são designadas a um único servidor público. Neste caso, o objetivo estava direcionado para a análise da funcionalidade e da relação do programa com os resultados educacionais apresentados pelo Município em questão.

De posse dos resultados, buscou-se construir uma análise crítica a partir da comparação dos dados coletados entre os sujeitos pesquisados e a concepção acerca do programa e do rendimento escolar.

Desenvolvida no município alagoano de Marechal Deodoro36, a pesquisa estabeleceu como campo de investigação a escola pública municipal que apresentou o maior número de alunos beneficiários do PBF em 2013. Antes de iniciar a investigação, a secretaria municipal de educação de Marechal Deodoro foi informada sobre a realização da investigação e dos procedimentos a serem desenvolvidos na escola selecionada.

A escola funciona nos turnos matutino e vespertino, com Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. No momento da coleta de informações, apresentava um quantitativo de 876 alunos matriculados (CENSO ESCOLAR, 2013).

A escola funciona com 15 salas de aula, sendo pela manhã do 1º ao 5º ano e a tarde com turmas de 4º e 5º ano e turmas de 6º ao 9º ano. Também possui sala de leitura e desenvolve atividades relacionadas ao estímulo da aprendizagem envolvendo os estudantes em ações financiadas pelo Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola), como, por exemplo, a banda fanfarra da escola e pelo Programa Mais Educação, com atividades pedagógicas em tempo integral (Diário de campo, 18/11/2013).

Para dar prosseguimento à investigação, foi estabelecido pela pesquisadora que o ano/série alvo da investigação seria o 5º ano do Ensino Fundamental, conforme mencionado no início deste capítulo, na medida em que é nessa etapa que ocorre o fechamento de ciclo de alfabetização. Trata-se, pois, de um ano determinante na aprendizagem do estudante, correspondente à finalização dos anos iniciais, determinando se o estudante está apto ou não para iniciar os anos finais, que compreendem do 6º ao 9º ano nesta fase da Educação Básica.

O processo de observação em sala de aula teve durabilidade de quatro semanas. Iniciado no mês de novembro de 2013, sua conclusão se deu em dezembro do mesmo ano.

Os sujeitos principais da pesquisa foram escolhidos a partir da observação realizada em sala de aula, demandando um quantitativo de quatro alunos, obedecendo ao critério de 50% meninos e 50% meninas. Para dar continuidade, foram inseridos ao quadro de sujeitos quatro mães37, a professora titular e uma professora dos alunos do ano anterior.

Diante da necessidade de esclarecimentos sobre o que não estava exposto, o ambiente escolar se apresentou, pois, como possibilidade de estudo dentro do objetivo proposto.

A escola e a educação podem ser compreendidas, não pelas aparências ou pelo currículo expresso ou aparente. O significado maior se encontra no currículo oculto, nos valores, nas ideologias, nos mecanismos de poder implícitos nas relações pedagógicas. A educação está fortemente determinada pelos mecanismos ocultos, pelas estruturas de poder, sociais e econômicas e pelos valores dominantes. (GAMBOA, 2008, p. 131).

36

A escolha do Município em evidência se deu, a principio, em função do quantitativo de famílias beneficiárias do PBF, por não apresentar estudos relacionados a temática apresentada nesta pesquisa e por ser a terra natal da pesquisadora.

37

Em relação ao desenvolvimento e funcionamento do PBF em Marechal Deodoro, também faz parte do quadro de sujeitos o(a) coordenador(a) municipal do programa, que desenvolve suas atribuições a partir das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A abordagem foi viabilizada a partir da explicação e esclarecimentos sobre a pesquisa, no momento de apresentação e conquista da turma e da professora. A observação foi fundamental para as primeiras aproximações. Durante esse processo, os alunos se mostravam curiosos, pois queriam saber o que aconteceria com a presença de alguém que os observava.

A segunda etapa da pesquisa na referida escola foi intensificada pela realização das entrevistas semiestruturadas com a professora titular, com a professora do ano anterior, com os alunos e seus pais e com o coordenador municipal do PBF no município. Para cada um dos sujeitos, a entrevista foi conduzida de acordo com a especificidade de suas atividades escolares e/ou extraescolares. A professora e os alunos foram entrevistados na própria escola em momentos diferenciados. Os pais foram entrevistados em suas residências, o que proporcionou maior disponibilidade e descontração durante a entrevista. A entrevista com o coordenador do PBF no município ocorreu na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para a etapa de elaboração das entrevistas, levou-se em consideração a função desempenhada por cada sujeito investigado. Quanto à aplicação das entrevistas, tomou-se o cuidado de explicitar o objetivo geral, permitindo aos sujeitos o entendimento do que lhe fora interpelado. A obtenção de uma entrevista de boa qualidade requer do pesquisador a promoção de um clima de descontração, espontaneidade e interação, bem como a demonstração de credibilidade e confiabilidade nas informações transmitidas, pertinente para ambas as partes. Assim, o envolvimento entre pesquisadora e sujeitos no presente estudo prevaleceu de modo a oportunizar descontração durante as entrevistas, mantendo-se, ao mesmo tempo, o cuidado para não desviar o objetivo das entrevistas.

A terceira etapa se voltou para o estudo de documentos da escola alvo da pesquisa, como diário de classe, quadro do quantitativo de alunos, quadro dos resultados finais do ano letivo, fichas individuais dos alunos e relatórios individuais do rendimento escolar dos alunos. A quarta etapa foi direcionada para a investigação do desenvolvimento e aplicabilidade do PBF no município, cuja fonte de dados estava localizada na Secretaria Municipal de Assistência Social. Durante esse processo, foram disponibilizados os dados quantitativos acerca dos alunos beneficiários por escolas e as informações sobre a funcionalidade do programa no município, evidenciando a condicionalidade da área da educação. Também foram enfatizadas ações ligadas ao programa desenvolvidas no município.

Dando continuidade à investigação, a observação em sala e o acesso às atividades escritas pelos sujeitos/alunos foram utilizados como fontes para análise do rendimento escolar, do ambiente escolar, da prática pedagógica e do processo de aprendizagem. ―Conhecer é compreender os fenômenos em suas diversas manifestações e nos contextos de onde se expressam‖, observa Gamboa (2008, p. 33).

Ademais, a coleta de dados também contemplou a análise de fontes, como registros nas pastas individuais dos alunos e relatório descritivo do desempenho escolar ao longo do ano letivo anterior, na qual contempla o caráter exploratório, visto que a investigação se deu a partir de um fenômeno dentro do seu contexto real, utilizando-se de fontes bibliográficas e documentais.