• Nenhum resultado encontrado

Com vistas a responder ao problema de investigação proposto, os procedimentos da pesquisa envolveram: 1. Levantamento de pesquisas; 2. Organização e seleção do material encontrado; 3. Descrição das pesquisas selecionadas; 4. Análise das pesquisas selecionadas.

Para o levantamento de pesquisas, procedeu-se à busca na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Portal CAPES), no intuito de localizar pesquisas de mestrado e/ou doutorado que relacionassem metodologias, Matemática e alunos surdos nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Referidas bases de dados foram escolhidas por se tratarem de bases de busca de referência no levantamento de produções científicas, em nível de mestrado e doutorado, contendo trabalhos produzidos nos Programas de Pós-graduação brasileiros.

A busca foi efetuada valendo-se dos seguintes critérios: 1) utilização das mesmas palavras-chave em ambas as bases de dados; 2) utilização do caractere AND para que as plataformas incluíssem todas as palavras-chave digitadas na busca. A partir da definição dos critérios, procedeu-se à busca, com diferentes combinações das palavras-chave, em três momentos: 1) busca por surdo AND matemática AND metodologia e surdez AND matemática AND metodologia, em ambas as bases de dados; 2) busca por surdo AND matemática AND fundamental e surdez AND matemática AND fundamental, em ambas as bases de dados; 3) busca por surdo AND matemática AND metodologia AND fundamental e surdez AND matemática AND metodologia AND fundamental, em ambas as bases de dados.

Cumpre esclarecer que os descritores/palavras-chave foram combinados dessa maneira para possibilitar o levantamento do maior número de pesquisas possível que atendessem à delimitação proposta.

Quadro 7. Número de pesquisas encontradas conforme os descritores utilizados

Descritores BDTD Portal CAPES

surdo AND matemática

AND metodologia 64 28

surdez AND matemática

AND metodologia 26 14

surdo AND matemática

AND fundamental 59 40

surdez AND matemática

AND fundamental 17 28

surdo AND matemática AND metodologia AND fundamental

27 10

surdez AND matemática AND metodologia AND fundamental

7 3

Fonte: autoria própria

Somando todos os resultados, 123 pesquisas foram encontradas no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal CAPES e 200 pesquisas localizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, de acordo com a busca realizada. Com o levantamento efetuado, prosseguiu-se para a segunda etapa: a organização e a seleção do material encontrado.

Mesmo com descritores tão específicos – surdez, surdo, matemática, metodologia e fundamental –, as buscas realizadas retornaram dados que não apresentavam conexão com os descritores. Por exemplo: pesquisas acerca de temáticas relacionadas a Ensino Médio, cegueira, a outras áreas do conhecimento como Física, Ciências, Português, Biologia, Química, dentre outras, estavam dentro dos resultados encontrados. Diante disso, o primeiro critério de exclusão utilizado foi: selecionar estudos que atendiam estritamente à delimitação exigida pelos descritores. Para atender a esse critério, foi necessário ler os resumos das pesquisas encontradas. Em alguns casos, o próprio título já indicava que o estudo localizado não se encaixava nas exigências de delimitação desta pesquisa.

Quadro 8. Número de pesquisas selecionadas após aplicação do primeiro critério de exclusão

Descritores BDTD Portal CAPES

surdo AND matemática AND metodologia 6 4

surdez AND matemática AND metodologia 1 0

surdo AND matemática AND fundamental 14 14

surdez AND matemática AND fundamental 2 10

surdo AND matemática AND metodologia AND

fundamental 4 4

surdez AND matemática AND metodologia AND

fundamental 0 0

Fonte: autoria própria.

Assim, diante do primeiro critério de exclusão utilizado, o número de pesquisas foi alterado de 323 pesquisas encontradas para 59 selecionadas, de acordo com a delimitação exigida pelos descritores. Em seguida, procedeu-se ao cruzamento dos dados de ambas as bases consultadas no levantamento no intuito de eliminar duplicidades, considerando que determinadas pesquisas foram localizadas tanto no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal CAPES quanto na base de dados da BDTD. Portanto, o segundo critério de exclusão utilizado foi: eliminar os dados duplicados, por meio do cruzamento dos resultados encontrados em ambas as bases de busca. Ao remover as duplicidades, o número de pesquisas foi reduzido para 26.

Procedeu-se, então, à leitura do Resumo e Introdução das 26 pesquisas selecionadas. Após a realização das leituras, identificou-se que algumas delas, apesar de apresentarem as palavras-chave utilizadas no levantamento em seu conteúdo, não respondiam o problema de pesquisa proposto nesta investigação. Nesse sentido, o terceiro e último critério utilizado para excluir pesquisas que não atendessem ao objetivo da busca realizada foi: selecionar, apenas, pesquisas que fossem capazes de responder ao problema central desta investigação: diante do desenvolvimento dos alunos surdos como seres ativos na construção do próprio conhecimento, quais metodologias são mais apropriadas para ensinar Matemática a eles nos primeiros anos do Ensino Fundamental?

Finalmente, as pesquisas selecionadas, a fim de responder ao problema de investigação proposto, foram:

Quadro 9. Pesquisas selecionadas para análise

BOHM, F. C. Multiplicação: ensinar e aprender em turmas de alunos surdos do Ensino Fundamental na Escola Especial Professor Alfredo Dub. 2018. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

CASTRO, F. J. S. Tutorial do software TUXMATH: uma multimídia em Libras. 2018. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - Mestrado Profissional, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

COLLAÇO, G. A. M. Uma sequência didática com materiais manipulativos no ensino da Matemática para alunos surdos no ensino fundamental fase I. 2018. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino, Centro de Educação, Letras e Saúde, Universidade Federal do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.

FERNANDO, O. A. Investigação sobre materiais manipuláveis e jogos de Matemática utilizados por professores no ensino de crianças surdas nos anos iniciais. 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino, Universidade Federal do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2015.

LEITE, M. D. Design da interação de interfaces educativas para o ensino de Matemática para crianças e jovens surdos. 2007. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

MOURA, A. Q. Educação matemática e crianças surdas: explorando possibilidades em um cenário para investigação. 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus Rio Claro, Rio Claro, 2015.

NASSIM JÚNIOR, O. E. O ensino da Matemática e os alunos surdos: as possibilidades da Linguagem Logo. 2010. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2010.

QUEIROZ, T. V. Quais fatores interferem na resolução de problemas de multiplicação por crianças surdas: a língua ou suportes de representação? 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

RODRIGUES, R. S. Matemática na educação de surdos: investigando propostas de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2013.

SANTOS, M. C. C. Investigação matemática em sala de aula: uma proposta para a inclusão do aluno surdo no ensino regular. 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- graduação em Educação para Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí, Jataí, 2015.

SANTOS, V. S. M. Bilinguismo e ensino de Matemática: a aprendizagem de situações- problema por alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental I. 2018. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática,

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí, Jataí, 2018.

SILVA, J. A. T. A ludomatemática na educação de estudantes surdos(as) na perspectiva inclusiva. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIMA, Universidade Federal de Sergipe – UFS, São Cristóvão, 2019.

Fonte: autoria própria.

Assim sendo, doze pesquisas que tratam de metodologias no ensino da Matemática para alunos surdos nos primeiros anos do Ensino Fundamental foram selecionadas para o estudo de metanálise desta investigação e, portanto, lidas na íntegra. A seguir, serão resumidamente descritas e, posteriormente, analisadas conforme as categorias elaboradas e à luz do referencial teórico.

4.4 Breve descrição das pesquisas selecionadas