• Nenhum resultado encontrado

3 RECONSTITUINDO A FORMULAÇÃO DO PROBLEMA E AS DECISÕES METODOLÓGICAS DA PESQUISA

3.2 DECISÕES METODOLÓGICAS DA PESQUISA

3.2.3 Procedimentos de coleta de dados e instrumentos

Os procedimentos de coleta dos dados foram divididos em duas etapas: a primeira correspondeu à observação direta e intensiva das aulas cursadas pela primeira turma (T1) e a segunda àquela na qual foram efetuadas tanto as observações diretas das aulas da segunda (T2) e terceira turma (T3) quanto à realização da intervenção com a implantação de um fórum de discussão da disciplina na Internet, como um ambiente no interior da homepage da própria disciplina. Também nos três semestres letivos se procedeu a observação indireta do movimento de utilização da Biblioteca pelos participantes da amostra, a realização de grupos focais com os alunos, com as bibliotecárias e entrevistas com o professor.

As informações obtidas por meio da observação intensiva junto à turma T1 foram comparadas àquelas levantadas a partir da intervenção sob a forma de um fórum de discussão promovido junto às turmas T2 e T3.

3.2.3.1 Observação direta

Na observação direta, a pesquisadora acompanhou um montante de 70 aulas, (26 da T1, 28 da T2 e 16 da T3), sendo 42 aulas teóricas (14 da T1, 15 da T2 e 13 da T3) e 28 aulas práticas (12 da T1, 13 da T2 e 3 da T3).

Na primeira sessão de observação, a pesquisadora foi apresentada a cada turma pelo professor, ocasião na qual foi solicitada e obtida, sem qualquer restrição, autorização para o acompanhamento das aulas.

Em todas as sessões a pesquisadora se posicionou fisicamente ao fundo da sala, de modo que a sua presença não viesse a perturbar o andamento normal das atividades e com discrição procurou registrar a dinâmica das aulas.

Na observação intensiva foi utilizado o diário de campo para o registro das informações obtidas durante o acompanhamento das aulas e das atividades extra-sala de aula.

O diário de campo foi composto de cinco blocos de folhas de registro cursivo das informações como a dinâmica das aulas, as práticas de comunicação docente e discente, o número e o tipo de manifestações dos estudantes, a freqüência da produção de anotações entre os alunos, o tipo e o número de materiais informacionais em mãos dos estudantes, a freqüência dos alunos para a exposição de dúvidas, comentários, citações de outras fontes etc., Além disso, o diário constou do registro quanto ao uso da oralidade, da escrita e das tecnologias mais recentes tanto pelo professor quanto pelos alunos, bem como a indicações de

novas fontes de leitura pelo professor, o estabelecimento do debate no transcorrer das aulas e suas repercussões.

3.2.3.2 Intervenção: fórum de discussão e informativo da biblioteca

Ao se tomar como referência os resultados do estudo piloto que indicaram a necessidade da realização de atividades planejadas e direcionadas ao estímulo da troca de informações, e relacionando-os ainda aos resultados obtidos por Matta (2001) que apontaram para a importância de se testar novas estratégias que assegurem o êxito de atividades de caráter mais coletivo, nas quais ocorram ações colaborativas no grupo, decidiu-se pela proposição de um fórum de discussão com o objetivo de introduzir algumas condições de incentivo ao debate e à expressão escrita em um ambiente favorável ao compartilhamento de idéias.

A intervenção foi realizada a partir da homepage da disciplina que, além do que já era oferecido anteriormente, também passou a representar um ambiente de debate entre os estudantes, por meio da participação no fórum de discussão, e ainda de contato do professor e seus alunos com a Biblioteca por meio do seu boletim informativo.

A homepage já oferece acesso à bibliografia básica, entretanto, com a intervenção, a Biblioteca complementou essas informações, disponibilizando ainda a imagem digitalizada das capas e os números de chamada no acervo de cada material indicado. Além disso, procedeu-se o levantamento das fontes disponíveis acerca dos temas abordados pelo programa da disciplina e seus respectivos números de chamada, representando referências cruzadas para outros textos existentes no acervo, como também para materiais disponíveis na Internet, consolidando os boletins informativos e a oferta de novas rotas de leituras.

Dentre as atividades da disciplina, o professor solicitou a leitura integral de alguns textos, com debate entre os estudantes no interior do fórum de discussão, no qual eles puderam expor livremente suas dúvidas, comentários, discordâncias ou concordâncias em relação ao conteúdo do material, como também destacando trechos do texto por eles considerados relevantes ou que não foram compreendidos. Enfim, pretendeu-se que esse espaço representasse uma possibilidade de exposição das reflexões geradas no ato da leitura favorecendo o debate e a troca de informações no grupo.

Assim, o fórum de discussão representou para os alunos mais uma possibilidade de exercício da leitura, da escrita e do debate acadêmico, enfim de construção do espaço crítico e de comunicação, proporcionando ainda a visualização do esforço de aprendizado que pode

subsidiar ações docentes futuras. A comunicação desenvolvida nesse ambiente foi sistematicamente acompanhada pela pesquisadora, que colecionou os destaques, as anotações de leitura, a exposição de dúvidas e os diálogos que foram estabelecidos, entre outras manifestações.

Como procedimento de coleta de dados no fórum de discussão, a pesquisadora efetuou a gravação e a impressão de todas as manifestações (comentários, réplicas e tréplicas) postadas pelos alunos para segurança da manutenção do registro dessas informações.

Em síntese, a intervenção representou as seguintes etapas:

a) a homepage da disciplina apresentou um espaço de interação com a biblioteca por meio dos informativos;

b) a biblioteca ofereceu o ponto de acesso de cada material indicado na bibliografia junto ao seu acervo (número de chamada), como também suas respectivas capas; c) por meio de um link na homepage da disciplina, o aluno era conduzido ao fórum

de discussão, no qual ele poderia registrar seus comentários sobre os textos selecionados pelo docente para o debate, registrando livremente seus comentários e observações, como também réplicas e tréplicas aos comentários de outros colegas.

3.2.3.3 Observação indireta

Paralelamente, foi realizado um acompanhamento do movimento de utilização da Biblioteca da Faculdade pelo grupo, observando-se a intensidade da realização de leituras e a freqüência delas em relação à disciplina acompanhada.

Para tanto, estabeleceu-se contato com a equipe da Biblioteca para autorização quanto à realização da observação indireta do movimento de empréstimos, quando a sua responsável técnica concordou em disponibilizar sistematicamente os instrumentos de registro desse movimento realizado pelos alunos das turmas T1, T2 e T3.

O controle do movimento de retirada de materiais que compõem o acervo da Biblioteca, pelos alunos da disciplina, foi realizado diariamente tomando por base as fichas de

controle do empréstimo. Esse acompanhamento diário ocorreu com o apoio sistemático da

3.2.3.4 Grupos focais, entrevistas e aplicação de questionários

No período que antecedeu ao semestre letivo cursado pela T1, o professor foi consultado e, posteriormente, foi entrevistado para a obtenção das informações sobre sua metodologia de trabalho, programa e bibliografia básica da disciplina, dificuldades, expectativas de trabalho e avaliações quanto à participação discente nas atividades da disciplina. No transcorrer do período de observação, a pesquisadora manteve uma interlocução constante com o docente, tendo realizado ainda uma última entrevista, ao término do último semestre letivo acompanhado.

As entrevistas foram semi-estruturadas e realizadas em um processo de integração e cooperação com o professor. O roteiro seguido na realização da primeira entrevista buscou assegurar a obtenção de informações sobre a história da homepage construída para a disciplina, a compreensão e a importância dela na visão docente; sobre o papel da biblioteca e do laboratório; a avaliação das atividades práticas da disciplina; tendo-se acrescentado ao roteiro, a partir da experiência com o fórum de discussão, a avaliação do docente acerca do fórum; da participação discente nas aulas, do desenvolvimento dos alunos; e sua avaliação sobre a participação da pesquisadora nas atividades. (Apêndice A).

A segunda entrevista teve apenas o objetivo de complementar as informações, especialmente para identificação de possíveis mudanças de interpretação do docente depois da segunda experiência do fórum e sobre a participação discente nas aulas teóricas e práticas. (Apêndice B).

Em cada turma acompanhada, no encerramento do semestre, também foram realizados grupos focais com os estudantes. Antes da realização desses grupos focais, sempre com um intervalo de quinze dias de antecedência, foram aplicados questionários junto às duas turmas nas quais se procedeu à intervenção, com o objetivo de complementar a coleta de dados e efetuar o cruzamento de informações de caráter qualitativo e quantitativo.

A realização dos grupos focais junto aos estudantes permitiu a promoção de uma discussão coletiva, na qual foi possível verificar como eles percebiam as repercussões da utilização das tecnologias mais recentes pelo professor no próprio comportamento que assumiam em sala de aula, como também no ato de estudar em outros ambientes. Os alunos também foram convidados a discutir sobre o papel das diversas tecnologias no aprendizado; suas estratégias de acompanhamento das aulas; motivação para participação; sobre as práticas de leitura e o papel da biblioteca e do laboratório. (Apêndice C).

Ao final do primeiro semestre de observação, também foi realizado um grupo focal

com duas das três bibliotecárias que atuam na Biblioteca da FFCH. No dia marcado para a

realização do grupo focal, uma delas teve um problema de saúde, o que motivou a sua ausência. O dia, horário e local de realização desse grupo focal foram determinados pelas bibliotecárias, que preferiram um ambiente reservado da seção de periódicos da própria Biblioteca, em um dia e horário de não atendimento ao público.

A realização do grupo focal com as bibliotecárias revelou a posição ocupada pela Biblioteca na Universidade, suas dificuldades e perspectivas. O tema central foi a atuação da Biblioteca no ensino da graduação, buscando-se ainda abordar a interação dos professores e alunos com a Biblioteca; o papel da Biblioteca no ensino universitário e sua possível contribuição para a expansão da leitura entre os estudantes. (Apêndice D).

As entrevistas semi-estruturadas com o professor e os grupos focais com os alunos e bibliotecárias foram realizadas utilizando-se vídeo-filmadora. Além desses instrumentos de coleta foram aplicados questionários junto aos alunos das turmas T2 e T3, como também empregados registros do acompanhamento das ações no interior da homepage da disciplina.

Os questionários aplicados junto aos estudantes que integraram as turmas T2 e T3, os quais participaram da intervenção realizada por esta pesquisa, foi estruturado de questões abertas e fechadas por meio das quais se buscou levantar informações pessoais e relacionadas às atividades de ensino-aprendizagem, de modo que se pudesse avaliar a compreensão do aluno quanto à metodologia adotada pela disciplina; sobre a sua participação em sala de aula; a utilização dos recursos oferecidos na homepage, sobre o fórum de discussão e o acesso a textos para leitura. (Apêndice E).